Competências e habilidades desenvolvidas com recursos tecnológicos de informação e comunicação e aplicação de projetos de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/71986 |
Resumo: | O presente texto de Trabalho de Conclusão de Curso faz uma análise profunda das habilidades que se espera da educação contemporânea, fazendo uso das novas tecnologias de comunicação e informação, desenvolvendo em sala de aula projetos de aprendizagens, como uma arquitetura pedagógica eficaz, que revela inteligências múltiplas, permitindo ao aluno ser autônomo, cooperador e atuante em sua própria aprendizagem. As teorias que sustentam as informações apresentadas neste texto são apoiadas por Freire, Piaget, Vygotski entre outros pensadores e estudiosos das teorias destes grandes nomes. Também se apóiam nos Parâmetros Curriculares Nacionais e Planos de Estudos do município de Sapiranga e no Projeto Político-Pedagógico do Centro Municipal de Educação Dr. Décio Gomes Pereira, onde foram aplicados projetos de aprendizagens com alunos de quarto ano do Ensino Fundamental, comprovando que é possível inovar na educação sem deixar de desenvolver as competências necessárias. |
id |
UFRGS-2_423404788a392836213afd2e63707cef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71986 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Lopes, Patrícia BárbaraZitkoski, Jaime Jose2013-05-28T01:45:06Z2010http://hdl.handle.net/10183/71986000880626O presente texto de Trabalho de Conclusão de Curso faz uma análise profunda das habilidades que se espera da educação contemporânea, fazendo uso das novas tecnologias de comunicação e informação, desenvolvendo em sala de aula projetos de aprendizagens, como uma arquitetura pedagógica eficaz, que revela inteligências múltiplas, permitindo ao aluno ser autônomo, cooperador e atuante em sua própria aprendizagem. As teorias que sustentam as informações apresentadas neste texto são apoiadas por Freire, Piaget, Vygotski entre outros pensadores e estudiosos das teorias destes grandes nomes. Também se apóiam nos Parâmetros Curriculares Nacionais e Planos de Estudos do município de Sapiranga e no Projeto Político-Pedagógico do Centro Municipal de Educação Dr. Décio Gomes Pereira, onde foram aplicados projetos de aprendizagens com alunos de quarto ano do Ensino Fundamental, comprovando que é possível inovar na educação sem deixar de desenvolver as competências necessárias.This text Working Completion of course does a thorough analysis of the skills expected of contemporary education, making use of new information and communication technologies, developing classroom learning projects as an effective pedagogical architecture, which shows intelligence multiple, allowing students to be autonomous, cooperative and active in their own learning. The theories that underpin the information presented in this paper are supported by Freire, Piaget, among others Vygotski thinkers and scholars of the theories of these great names. We also rely on the National Curriculum and Plans of the city of Sapiranga Studies and Political-pedagogic project of the Municipal Center for Education Dr. Decio Gomes Pereira, were applied learning projects with students from the fourth year of elementary school, proving that it ispossible to innovate in education while developing the necessary.application/pdfporCompetênciasHabilidadeTecnologia da informaçãoEducationSkills and expertiseTechnologiesArchitectures teachingLearning projectsCompetências e habilidades desenvolvidas com recursos tecnológicos de informação e comunicação e aplicação de projetos de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000880626.pdf000880626.pdfTexto completoapplication/pdf477726http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71986/1/000880626.pdf3a304770b4c3d84077d2177d6da13b26MD51TEXT000880626.pdf.txt000880626.pdf.txtExtracted Texttext/plain78095http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71986/2/000880626.pdf.txt0af9af4e0c3ed88c07221ba60d165758MD52THUMBNAIL000880626.pdf.jpg000880626.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1173http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71986/3/000880626.pdf.jpg859960ce95386b3b96e9911d3d8f6d99MD5310183/719862018-10-09 09:11:38.759oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71986Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:11:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Competências e habilidades desenvolvidas com recursos tecnológicos de informação e comunicação e aplicação de projetos de aprendizagem |
title |
Competências e habilidades desenvolvidas com recursos tecnológicos de informação e comunicação e aplicação de projetos de aprendizagem |
spellingShingle |
Competências e habilidades desenvolvidas com recursos tecnológicos de informação e comunicação e aplicação de projetos de aprendizagem Lopes, Patrícia Bárbara Competências Habilidade Tecnologia da informação Education Skills and expertise Technologies Architectures teaching Learning projects |
title_short |
Competências e habilidades desenvolvidas com recursos tecnológicos de informação e comunicação e aplicação de projetos de aprendizagem |
title_full |
Competências e habilidades desenvolvidas com recursos tecnológicos de informação e comunicação e aplicação de projetos de aprendizagem |
title_fullStr |
Competências e habilidades desenvolvidas com recursos tecnológicos de informação e comunicação e aplicação de projetos de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Competências e habilidades desenvolvidas com recursos tecnológicos de informação e comunicação e aplicação de projetos de aprendizagem |
title_sort |
Competências e habilidades desenvolvidas com recursos tecnológicos de informação e comunicação e aplicação de projetos de aprendizagem |
author |
Lopes, Patrícia Bárbara |
author_facet |
Lopes, Patrícia Bárbara |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Patrícia Bárbara |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Zitkoski, Jaime Jose |
contributor_str_mv |
Zitkoski, Jaime Jose |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competências Habilidade Tecnologia da informação |
topic |
Competências Habilidade Tecnologia da informação Education Skills and expertise Technologies Architectures teaching Learning projects |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education Skills and expertise Technologies Architectures teaching Learning projects |
description |
O presente texto de Trabalho de Conclusão de Curso faz uma análise profunda das habilidades que se espera da educação contemporânea, fazendo uso das novas tecnologias de comunicação e informação, desenvolvendo em sala de aula projetos de aprendizagens, como uma arquitetura pedagógica eficaz, que revela inteligências múltiplas, permitindo ao aluno ser autônomo, cooperador e atuante em sua própria aprendizagem. As teorias que sustentam as informações apresentadas neste texto são apoiadas por Freire, Piaget, Vygotski entre outros pensadores e estudiosos das teorias destes grandes nomes. Também se apóiam nos Parâmetros Curriculares Nacionais e Planos de Estudos do município de Sapiranga e no Projeto Político-Pedagógico do Centro Municipal de Educação Dr. Décio Gomes Pereira, onde foram aplicados projetos de aprendizagens com alunos de quarto ano do Ensino Fundamental, comprovando que é possível inovar na educação sem deixar de desenvolver as competências necessárias. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-05-28T01:45:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/71986 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000880626 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/71986 |
identifier_str_mv |
000880626 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71986/1/000880626.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71986/2/000880626.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71986/3/000880626.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3a304770b4c3d84077d2177d6da13b26 0af9af4e0c3ed88c07221ba60d165758 859960ce95386b3b96e9911d3d8f6d99 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447108085350400 |