Competências e habilidades desenvolvidas com recursos tecnológicos de informação e comunicação e aplicação de projetos de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Patrícia Bárbara
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/71986
Resumo: O presente texto de Trabalho de Conclusão de Curso faz uma análise profunda das habilidades que se espera da educação contemporânea, fazendo uso das novas tecnologias de comunicação e informação, desenvolvendo em sala de aula projetos de aprendizagens, como uma arquitetura pedagógica eficaz, que revela inteligências múltiplas, permitindo ao aluno ser autônomo, cooperador e atuante em sua própria aprendizagem. As teorias que sustentam as informações apresentadas neste texto são apoiadas por Freire, Piaget, Vygotski entre outros pensadores e estudiosos das teorias destes grandes nomes. Também se apóiam nos Parâmetros Curriculares Nacionais e Planos de Estudos do município de Sapiranga e no Projeto Político-Pedagógico do Centro Municipal de Educação Dr. Décio Gomes Pereira, onde foram aplicados projetos de aprendizagens com alunos de quarto ano do Ensino Fundamental, comprovando que é possível inovar na educação sem deixar de desenvolver as competências necessárias.
id UFRGS-2_423404788a392836213afd2e63707cef
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71986
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lopes, Patrícia BárbaraZitkoski, Jaime Jose2013-05-28T01:45:06Z2010http://hdl.handle.net/10183/71986000880626O presente texto de Trabalho de Conclusão de Curso faz uma análise profunda das habilidades que se espera da educação contemporânea, fazendo uso das novas tecnologias de comunicação e informação, desenvolvendo em sala de aula projetos de aprendizagens, como uma arquitetura pedagógica eficaz, que revela inteligências múltiplas, permitindo ao aluno ser autônomo, cooperador e atuante em sua própria aprendizagem. As teorias que sustentam as informações apresentadas neste texto são apoiadas por Freire, Piaget, Vygotski entre outros pensadores e estudiosos das teorias destes grandes nomes. Também se apóiam nos Parâmetros Curriculares Nacionais e Planos de Estudos do município de Sapiranga e no Projeto Político-Pedagógico do Centro Municipal de Educação Dr. Décio Gomes Pereira, onde foram aplicados projetos de aprendizagens com alunos de quarto ano do Ensino Fundamental, comprovando que é possível inovar na educação sem deixar de desenvolver as competências necessárias.This text Working Completion of course does a thorough analysis of the skills expected of contemporary education, making use of new information and communication technologies, developing classroom learning projects as an effective pedagogical architecture, which shows intelligence multiple, allowing students to be autonomous, cooperative and active in their own learning. The theories that underpin the information presented in this paper are supported by Freire, Piaget, among others Vygotski thinkers and scholars of the theories of these great names. We also rely on the National Curriculum and Plans of the city of Sapiranga Studies and Political-pedagogic project of the Municipal Center for Education Dr. Decio Gomes Pereira, were applied learning projects with students from the fourth year of elementary school, proving that it ispossible to innovate in education while developing the necessary.application/pdfporCompetênciasHabilidadeTecnologia da informaçãoEducationSkills and expertiseTechnologiesArchitectures teachingLearning projectsCompetências e habilidades desenvolvidas com recursos tecnológicos de informação e comunicação e aplicação de projetos de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000880626.pdf000880626.pdfTexto completoapplication/pdf477726http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71986/1/000880626.pdf3a304770b4c3d84077d2177d6da13b26MD51TEXT000880626.pdf.txt000880626.pdf.txtExtracted Texttext/plain78095http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71986/2/000880626.pdf.txt0af9af4e0c3ed88c07221ba60d165758MD52THUMBNAIL000880626.pdf.jpg000880626.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1173http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71986/3/000880626.pdf.jpg859960ce95386b3b96e9911d3d8f6d99MD5310183/719862018-10-09 09:11:38.759oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71986Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:11:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Competências e habilidades desenvolvidas com recursos tecnológicos de informação e comunicação e aplicação de projetos de aprendizagem
title Competências e habilidades desenvolvidas com recursos tecnológicos de informação e comunicação e aplicação de projetos de aprendizagem
spellingShingle Competências e habilidades desenvolvidas com recursos tecnológicos de informação e comunicação e aplicação de projetos de aprendizagem
Lopes, Patrícia Bárbara
Competências
Habilidade
Tecnologia da informação
Education
Skills and expertise
Technologies
Architectures teaching
Learning projects
title_short Competências e habilidades desenvolvidas com recursos tecnológicos de informação e comunicação e aplicação de projetos de aprendizagem
title_full Competências e habilidades desenvolvidas com recursos tecnológicos de informação e comunicação e aplicação de projetos de aprendizagem
title_fullStr Competências e habilidades desenvolvidas com recursos tecnológicos de informação e comunicação e aplicação de projetos de aprendizagem
title_full_unstemmed Competências e habilidades desenvolvidas com recursos tecnológicos de informação e comunicação e aplicação de projetos de aprendizagem
title_sort Competências e habilidades desenvolvidas com recursos tecnológicos de informação e comunicação e aplicação de projetos de aprendizagem
author Lopes, Patrícia Bárbara
author_facet Lopes, Patrícia Bárbara
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Patrícia Bárbara
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Zitkoski, Jaime Jose
contributor_str_mv Zitkoski, Jaime Jose
dc.subject.por.fl_str_mv Competências
Habilidade
Tecnologia da informação
topic Competências
Habilidade
Tecnologia da informação
Education
Skills and expertise
Technologies
Architectures teaching
Learning projects
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Skills and expertise
Technologies
Architectures teaching
Learning projects
description O presente texto de Trabalho de Conclusão de Curso faz uma análise profunda das habilidades que se espera da educação contemporânea, fazendo uso das novas tecnologias de comunicação e informação, desenvolvendo em sala de aula projetos de aprendizagens, como uma arquitetura pedagógica eficaz, que revela inteligências múltiplas, permitindo ao aluno ser autônomo, cooperador e atuante em sua própria aprendizagem. As teorias que sustentam as informações apresentadas neste texto são apoiadas por Freire, Piaget, Vygotski entre outros pensadores e estudiosos das teorias destes grandes nomes. Também se apóiam nos Parâmetros Curriculares Nacionais e Planos de Estudos do município de Sapiranga e no Projeto Político-Pedagógico do Centro Municipal de Educação Dr. Décio Gomes Pereira, onde foram aplicados projetos de aprendizagens com alunos de quarto ano do Ensino Fundamental, comprovando que é possível inovar na educação sem deixar de desenvolver as competências necessárias.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-05-28T01:45:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/71986
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000880626
url http://hdl.handle.net/10183/71986
identifier_str_mv 000880626
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71986/1/000880626.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71986/2/000880626.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71986/3/000880626.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3a304770b4c3d84077d2177d6da13b26
0af9af4e0c3ed88c07221ba60d165758
859960ce95386b3b96e9911d3d8f6d99
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447108085350400