O despertar docente : experiência e afeto na construção de um professor de teatro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felix, Juliano Camargo da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/258658
Resumo: O trabalho reflete sobre a construção da identidade docente do autor, a partir da narrativa de duas experiências marcantes e decisórias da sua trajetória na arte e na educação: uma como ator do Grupo de Teatro Leva Eu, da cidade de Viamão/RS; e outra como professor da Oficina de Extensão de Teatro, no Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS/Campus Viamão. Movido pelo desejo de compreender a sua própria construção como professor de teatro, o autor vasculha memórias da sua infância e juventude e rememora vivências do seu passado remoto e recente, criando uma linha – não necessariamente cronológica – de memórias, que lhe permite revisitar experiências da sua formação pessoal, artística e docente. O diálogo com teóricos do campo das artes da cena e da educação possibilita-lhe uma visão atualizada e crítica das diferentes vivências relacionadas à construção da sua identidade docente, apontando, dentre outros aspectos, uma pedagogia singular, cujo processo de conscientização se faz no decorrer da sua formação acadêmica e na medida das relações entre a prática e a reflexão.
id UFRGS-2_42490e6dbca33dd3068fc7e755729170
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258658
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Felix, Juliano Camargo da SilvaSantos, Vera Lucia Bertoni dos2023-05-30T03:30:24Z2023http://hdl.handle.net/10183/258658001170056O trabalho reflete sobre a construção da identidade docente do autor, a partir da narrativa de duas experiências marcantes e decisórias da sua trajetória na arte e na educação: uma como ator do Grupo de Teatro Leva Eu, da cidade de Viamão/RS; e outra como professor da Oficina de Extensão de Teatro, no Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS/Campus Viamão. Movido pelo desejo de compreender a sua própria construção como professor de teatro, o autor vasculha memórias da sua infância e juventude e rememora vivências do seu passado remoto e recente, criando uma linha – não necessariamente cronológica – de memórias, que lhe permite revisitar experiências da sua formação pessoal, artística e docente. O diálogo com teóricos do campo das artes da cena e da educação possibilita-lhe uma visão atualizada e crítica das diferentes vivências relacionadas à construção da sua identidade docente, apontando, dentre outros aspectos, uma pedagogia singular, cujo processo de conscientização se faz no decorrer da sua formação acadêmica e na medida das relações entre a prática e a reflexão.The work reflects on the construction of the author's teaching identity, based on the narrative of two remarkable and decisive experiences of his trajectory in art and education: one as an actor in the Leva Eu Theater Group, in the city of Viamão/RS; and another as a professor at the Theater Extension Workshop at the Federal Institute of Rio Grande do Sul – IFRS/Campus Viamão. Moved by the desire to understand his own construction as a theater teacher, the author searches through memories of his childhood and youth and recalls experiences from his remote and recent past, creating a line – not necessarily chronological – of memories, which allows him to revisit experiences from their personal, artistic and teaching formation. Dialogue with theorists in the field of performing arts and education provides an updated and critical view of the different experiences related to the construction of their teaching identity, pointing out, among other aspects, a unique pedagogy, whose awareness process is carried out in the course of of their academic training and the extent of the relationship between practice and reflection.application/pdfporTeatroEducaçãoAfetoIdentidadeFormação docenteTheaterEducationAffectionIdentityTeacher trainingO despertar docente : experiência e afeto na construção de um professor de teatroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2023Teatro: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001170056.pdf.txt001170056.pdf.txtExtracted Texttext/plain77826http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258658/2/001170056.pdf.txtdac2dc33e39cb78ac2c8720d9e4aab51MD52ORIGINAL001170056.pdfTexto completoapplication/pdf2338382http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258658/1/001170056.pdf51659ead700b0c37755954ba9633dd5cMD5110183/2586582023-05-31 03:26:48.578751oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258658Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-31T06:26:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O despertar docente : experiência e afeto na construção de um professor de teatro
title O despertar docente : experiência e afeto na construção de um professor de teatro
spellingShingle O despertar docente : experiência e afeto na construção de um professor de teatro
Felix, Juliano Camargo da Silva
Teatro
Educação
Afeto
Identidade
Formação docente
Theater
Education
Affection
Identity
Teacher training
title_short O despertar docente : experiência e afeto na construção de um professor de teatro
title_full O despertar docente : experiência e afeto na construção de um professor de teatro
title_fullStr O despertar docente : experiência e afeto na construção de um professor de teatro
title_full_unstemmed O despertar docente : experiência e afeto na construção de um professor de teatro
title_sort O despertar docente : experiência e afeto na construção de um professor de teatro
author Felix, Juliano Camargo da Silva
author_facet Felix, Juliano Camargo da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Felix, Juliano Camargo da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Vera Lucia Bertoni dos
contributor_str_mv Santos, Vera Lucia Bertoni dos
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro
Educação
Afeto
Identidade
Formação docente
topic Teatro
Educação
Afeto
Identidade
Formação docente
Theater
Education
Affection
Identity
Teacher training
dc.subject.eng.fl_str_mv Theater
Education
Affection
Identity
Teacher training
description O trabalho reflete sobre a construção da identidade docente do autor, a partir da narrativa de duas experiências marcantes e decisórias da sua trajetória na arte e na educação: uma como ator do Grupo de Teatro Leva Eu, da cidade de Viamão/RS; e outra como professor da Oficina de Extensão de Teatro, no Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS/Campus Viamão. Movido pelo desejo de compreender a sua própria construção como professor de teatro, o autor vasculha memórias da sua infância e juventude e rememora vivências do seu passado remoto e recente, criando uma linha – não necessariamente cronológica – de memórias, que lhe permite revisitar experiências da sua formação pessoal, artística e docente. O diálogo com teóricos do campo das artes da cena e da educação possibilita-lhe uma visão atualizada e crítica das diferentes vivências relacionadas à construção da sua identidade docente, apontando, dentre outros aspectos, uma pedagogia singular, cujo processo de conscientização se faz no decorrer da sua formação acadêmica e na medida das relações entre a prática e a reflexão.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-30T03:30:24Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/258658
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001170056
url http://hdl.handle.net/10183/258658
identifier_str_mv 001170056
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258658/2/001170056.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258658/1/001170056.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dac2dc33e39cb78ac2c8720d9e4aab51
51659ead700b0c37755954ba9633dd5c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224660307673088