Comparação entre os critérios de avaliação envolvidos nos sistemas de certificação de edificações aqua e leed for schools

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Librelotto, Giordano Rubert
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/26045
Resumo: Cada vez mais o termo sustentabilidade vem sendo discutido em todos os meios da sociedade, e a construção civil, como parcela importante da mesma, não poderia deixar de tratar sobre este assunto. Ao começar a pensar em reduzir impactos causados sobre o ambiente e também em proporcionar melhor qualidade de vida às pesssoas, o setor da construção civil acabou se inserindo no contexto da sustentabilidade ambiental que, por definição, visa satisfazer as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de as futuras gerações satisfazerem suas próprias necessidades. Baseado nessa crescente preocupação, começaram a surgir, em diferentes países, sistemas de classificação de edificações, a partir de critérios de sustentabilidade ambiental, em diferentes categorias. Com este propósito, o objetivo deste trabalho consiste na comparação dos critérios de avaliação de dois sistemas de certificação de edificações bastante distintos, tanto no método de avaliação, quanto nas preocupações envolvidas em seus créditos e categorias, o LEED for Schools (para escolas), norte-americano e o AQUA, brasileiro. A metodologia utilizada neste estudo compreendeu a análise detalhada de ambos os sistemas, procurando avaliar as principais considerações entre os assuntos envolvidos. Como resultado, é possível analisar as prioridades que norteiam cada sistema, dentro dele próprio ou através da comparação de um sistema com o outro, onde o LEED proporciona um maior enfoque para a gestão da energia, enquanto o AQUA, detém a maioria das suas preocupações para a questão da qualidade dos espaços interiores e saúde dos ocupantes.
id UFRGS-2_425fe90cfa5f17d3c3acdfd800d2ef16
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/26045
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Librelotto, Giordano RubertSattler, Miguel Aloysio2010-09-29T04:19:13Z2010http://hdl.handle.net/10183/26045000755523Cada vez mais o termo sustentabilidade vem sendo discutido em todos os meios da sociedade, e a construção civil, como parcela importante da mesma, não poderia deixar de tratar sobre este assunto. Ao começar a pensar em reduzir impactos causados sobre o ambiente e também em proporcionar melhor qualidade de vida às pesssoas, o setor da construção civil acabou se inserindo no contexto da sustentabilidade ambiental que, por definição, visa satisfazer as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de as futuras gerações satisfazerem suas próprias necessidades. Baseado nessa crescente preocupação, começaram a surgir, em diferentes países, sistemas de classificação de edificações, a partir de critérios de sustentabilidade ambiental, em diferentes categorias. Com este propósito, o objetivo deste trabalho consiste na comparação dos critérios de avaliação de dois sistemas de certificação de edificações bastante distintos, tanto no método de avaliação, quanto nas preocupações envolvidas em seus créditos e categorias, o LEED for Schools (para escolas), norte-americano e o AQUA, brasileiro. A metodologia utilizada neste estudo compreendeu a análise detalhada de ambos os sistemas, procurando avaliar as principais considerações entre os assuntos envolvidos. Como resultado, é possível analisar as prioridades que norteiam cada sistema, dentro dele próprio ou através da comparação de um sistema com o outro, onde o LEED proporciona um maior enfoque para a gestão da energia, enquanto o AQUA, detém a maioria das suas preocupações para a questão da qualidade dos espaços interiores e saúde dos ocupantes.application/pdfporEngenharia civilComparação entre os critérios de avaliação envolvidos nos sistemas de certificação de edificações aqua e leed for schoolsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2010Engenharia Civilgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000755523.pdf.txt000755523.pdf.txtExtracted Texttext/plain189806http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26045/2/000755523.pdf.txt4efe43087a1e70670ea6f042864d0834MD52ORIGINAL000755523.pdf000755523.pdfTexto completoapplication/pdf673986http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26045/1/000755523.pdf23076d61da16f85df3071643f8aac905MD51THUMBNAIL000755523.pdf.jpg000755523.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1104http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26045/3/000755523.pdf.jpgf9611bd36b1f7743befc715d5da62484MD5310183/260452018-10-09 08:29:09.823oai:www.lume.ufrgs.br:10183/26045Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:29:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comparação entre os critérios de avaliação envolvidos nos sistemas de certificação de edificações aqua e leed for schools
title Comparação entre os critérios de avaliação envolvidos nos sistemas de certificação de edificações aqua e leed for schools
spellingShingle Comparação entre os critérios de avaliação envolvidos nos sistemas de certificação de edificações aqua e leed for schools
Librelotto, Giordano Rubert
Engenharia civil
title_short Comparação entre os critérios de avaliação envolvidos nos sistemas de certificação de edificações aqua e leed for schools
title_full Comparação entre os critérios de avaliação envolvidos nos sistemas de certificação de edificações aqua e leed for schools
title_fullStr Comparação entre os critérios de avaliação envolvidos nos sistemas de certificação de edificações aqua e leed for schools
title_full_unstemmed Comparação entre os critérios de avaliação envolvidos nos sistemas de certificação de edificações aqua e leed for schools
title_sort Comparação entre os critérios de avaliação envolvidos nos sistemas de certificação de edificações aqua e leed for schools
author Librelotto, Giordano Rubert
author_facet Librelotto, Giordano Rubert
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Librelotto, Giordano Rubert
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sattler, Miguel Aloysio
contributor_str_mv Sattler, Miguel Aloysio
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia civil
topic Engenharia civil
description Cada vez mais o termo sustentabilidade vem sendo discutido em todos os meios da sociedade, e a construção civil, como parcela importante da mesma, não poderia deixar de tratar sobre este assunto. Ao começar a pensar em reduzir impactos causados sobre o ambiente e também em proporcionar melhor qualidade de vida às pesssoas, o setor da construção civil acabou se inserindo no contexto da sustentabilidade ambiental que, por definição, visa satisfazer as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de as futuras gerações satisfazerem suas próprias necessidades. Baseado nessa crescente preocupação, começaram a surgir, em diferentes países, sistemas de classificação de edificações, a partir de critérios de sustentabilidade ambiental, em diferentes categorias. Com este propósito, o objetivo deste trabalho consiste na comparação dos critérios de avaliação de dois sistemas de certificação de edificações bastante distintos, tanto no método de avaliação, quanto nas preocupações envolvidas em seus créditos e categorias, o LEED for Schools (para escolas), norte-americano e o AQUA, brasileiro. A metodologia utilizada neste estudo compreendeu a análise detalhada de ambos os sistemas, procurando avaliar as principais considerações entre os assuntos envolvidos. Como resultado, é possível analisar as prioridades que norteiam cada sistema, dentro dele próprio ou através da comparação de um sistema com o outro, onde o LEED proporciona um maior enfoque para a gestão da energia, enquanto o AQUA, detém a maioria das suas preocupações para a questão da qualidade dos espaços interiores e saúde dos ocupantes.
publishDate 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-09-29T04:19:13Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/26045
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000755523
url http://hdl.handle.net/10183/26045
identifier_str_mv 000755523
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26045/2/000755523.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26045/1/000755523.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26045/3/000755523.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4efe43087a1e70670ea6f042864d0834
23076d61da16f85df3071643f8aac905
f9611bd36b1f7743befc715d5da62484
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224400084664320