Comparação entre os critérios de avaliação envolvidos nos sistemas de certificação de edificações aqua e leed for schools
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/26045 |
Resumo: | Cada vez mais o termo sustentabilidade vem sendo discutido em todos os meios da sociedade, e a construção civil, como parcela importante da mesma, não poderia deixar de tratar sobre este assunto. Ao começar a pensar em reduzir impactos causados sobre o ambiente e também em proporcionar melhor qualidade de vida às pesssoas, o setor da construção civil acabou se inserindo no contexto da sustentabilidade ambiental que, por definição, visa satisfazer as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de as futuras gerações satisfazerem suas próprias necessidades. Baseado nessa crescente preocupação, começaram a surgir, em diferentes países, sistemas de classificação de edificações, a partir de critérios de sustentabilidade ambiental, em diferentes categorias. Com este propósito, o objetivo deste trabalho consiste na comparação dos critérios de avaliação de dois sistemas de certificação de edificações bastante distintos, tanto no método de avaliação, quanto nas preocupações envolvidas em seus créditos e categorias, o LEED for Schools (para escolas), norte-americano e o AQUA, brasileiro. A metodologia utilizada neste estudo compreendeu a análise detalhada de ambos os sistemas, procurando avaliar as principais considerações entre os assuntos envolvidos. Como resultado, é possível analisar as prioridades que norteiam cada sistema, dentro dele próprio ou através da comparação de um sistema com o outro, onde o LEED proporciona um maior enfoque para a gestão da energia, enquanto o AQUA, detém a maioria das suas preocupações para a questão da qualidade dos espaços interiores e saúde dos ocupantes. |
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