A utilização do laboratório de informática, pelos professores do ensino fundamental, como recurso pedagógico análise do caso da Escola Estadual Mascarenhas de Moraes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Marlon Anfrizio
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/141369
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo pesquisar quais as limitações que estão colocadas na utilização do Laboratório de Informática, como recurso pedagógico, por parte dos professores do ensino fundamental de uma escola da rede pública estadual. Nossa pesquisa teve uma abordagem quantitativa referente ao instrumento aplicado para os professores, e qualitativa nos instrumentos aplicados ao Serviço de Supervisão Escolar e Direção da Escola. A análise dos instrumentos revelou a fragilidade da escola na utilização dos laboratórios de Informática como recurso pedagógico, sendo que a maior limitação, apontada pelo grupo de professores, foi a falta de formação continuada. Para fazer frente a essa necessidade, nosso estudo apresentou para o coletivo da escola um conjunto de ações, que de forma articulada, pretende qualificar o processo de formação dos professores do Ensino Fundamental.
id UFRGS-2_8043f1c113b5190e93ac94f9035da87d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141369
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pereira, Marlon AnfrizioEhrenbrink, Dolores Verruck2016-05-20T02:10:03Z2010http://hdl.handle.net/10183/141369000990963O presente trabalho teve como objetivo pesquisar quais as limitações que estão colocadas na utilização do Laboratório de Informática, como recurso pedagógico, por parte dos professores do ensino fundamental de uma escola da rede pública estadual. Nossa pesquisa teve uma abordagem quantitativa referente ao instrumento aplicado para os professores, e qualitativa nos instrumentos aplicados ao Serviço de Supervisão Escolar e Direção da Escola. A análise dos instrumentos revelou a fragilidade da escola na utilização dos laboratórios de Informática como recurso pedagógico, sendo que a maior limitação, apontada pelo grupo de professores, foi a falta de formação continuada. Para fazer frente a essa necessidade, nosso estudo apresentou para o coletivo da escola um conjunto de ações, que de forma articulada, pretende qualificar o processo de formação dos professores do Ensino Fundamental.This research aimed to investigate what limitations are placed on the use of the Computer Laboratory, as an educational resource for teachers in the elementary school, in a state public school. Our study was a quantitative approach regarding the instrument used for teachers, and qualitative tools used in the School Supervision Service and School Direction. The analysis revealed the fragility of the instruments of the school, the use of computer labs as a teaching resource, with the main limitation, as suggested by the group of teachers was the lack of continuing education. To meet this need, our study showed the collective of the school, a set of actions that a coordinated way, attempting to qualify the process of training teachers in primary schools.application/pdfporProfessorLaboratório de informáticaEnsino fundamentalTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Media in educationComputer labInformation technology and communicationContinuing teacher educationA utilização do laboratório de informática, pelos professores do ensino fundamental, como recurso pedagógico análise do caso da Escola Estadual Mascarenhas de Moraesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000990963.pdf000990963.pdfTexto completoapplication/pdf233930http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141369/1/000990963.pdf517f0a8e138b23b20df88e78c8b507ceMD51TEXT000990963.pdf.txt000990963.pdf.txtExtracted Texttext/plain67525http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141369/2/000990963.pdf.txtec8d69d8060243ec42b39d3caa66a0a8MD52THUMBNAIL000990963.pdf.jpg000990963.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1114http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141369/3/000990963.pdf.jpg0b4b56b026980e7be3045a9e22a8257eMD5310183/1413692018-10-25 10:03:54.589oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141369Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:03:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A utilização do laboratório de informática, pelos professores do ensino fundamental, como recurso pedagógico análise do caso da Escola Estadual Mascarenhas de Moraes
title A utilização do laboratório de informática, pelos professores do ensino fundamental, como recurso pedagógico análise do caso da Escola Estadual Mascarenhas de Moraes
spellingShingle A utilização do laboratório de informática, pelos professores do ensino fundamental, como recurso pedagógico análise do caso da Escola Estadual Mascarenhas de Moraes
Pereira, Marlon Anfrizio
Professor
Laboratório de informática
Ensino fundamental
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Media in education
Computer lab
Information technology and communication
Continuing teacher education
title_short A utilização do laboratório de informática, pelos professores do ensino fundamental, como recurso pedagógico análise do caso da Escola Estadual Mascarenhas de Moraes
title_full A utilização do laboratório de informática, pelos professores do ensino fundamental, como recurso pedagógico análise do caso da Escola Estadual Mascarenhas de Moraes
title_fullStr A utilização do laboratório de informática, pelos professores do ensino fundamental, como recurso pedagógico análise do caso da Escola Estadual Mascarenhas de Moraes
title_full_unstemmed A utilização do laboratório de informática, pelos professores do ensino fundamental, como recurso pedagógico análise do caso da Escola Estadual Mascarenhas de Moraes
title_sort A utilização do laboratório de informática, pelos professores do ensino fundamental, como recurso pedagógico análise do caso da Escola Estadual Mascarenhas de Moraes
author Pereira, Marlon Anfrizio
author_facet Pereira, Marlon Anfrizio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Marlon Anfrizio
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ehrenbrink, Dolores Verruck
contributor_str_mv Ehrenbrink, Dolores Verruck
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Laboratório de informática
Ensino fundamental
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
topic Professor
Laboratório de informática
Ensino fundamental
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Media in education
Computer lab
Information technology and communication
Continuing teacher education
dc.subject.eng.fl_str_mv Media in education
Computer lab
Information technology and communication
Continuing teacher education
description O presente trabalho teve como objetivo pesquisar quais as limitações que estão colocadas na utilização do Laboratório de Informática, como recurso pedagógico, por parte dos professores do ensino fundamental de uma escola da rede pública estadual. Nossa pesquisa teve uma abordagem quantitativa referente ao instrumento aplicado para os professores, e qualitativa nos instrumentos aplicados ao Serviço de Supervisão Escolar e Direção da Escola. A análise dos instrumentos revelou a fragilidade da escola na utilização dos laboratórios de Informática como recurso pedagógico, sendo que a maior limitação, apontada pelo grupo de professores, foi a falta de formação continuada. Para fazer frente a essa necessidade, nosso estudo apresentou para o coletivo da escola um conjunto de ações, que de forma articulada, pretende qualificar o processo de formação dos professores do Ensino Fundamental.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-20T02:10:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/141369
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000990963
url http://hdl.handle.net/10183/141369
identifier_str_mv 000990963
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141369/1/000990963.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141369/2/000990963.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141369/3/000990963.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 517f0a8e138b23b20df88e78c8b507ce
ec8d69d8060243ec42b39d3caa66a0a8
0b4b56b026980e7be3045a9e22a8257e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224509291757568