A utilização do laboratório de informática, pelos professores do ensino fundamental, como recurso pedagógico análise do caso da Escola Estadual Mascarenhas de Moraes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/141369 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo pesquisar quais as limitações que estão colocadas na utilização do Laboratório de Informática, como recurso pedagógico, por parte dos professores do ensino fundamental de uma escola da rede pública estadual. Nossa pesquisa teve uma abordagem quantitativa referente ao instrumento aplicado para os professores, e qualitativa nos instrumentos aplicados ao Serviço de Supervisão Escolar e Direção da Escola. A análise dos instrumentos revelou a fragilidade da escola na utilização dos laboratórios de Informática como recurso pedagógico, sendo que a maior limitação, apontada pelo grupo de professores, foi a falta de formação continuada. Para fazer frente a essa necessidade, nosso estudo apresentou para o coletivo da escola um conjunto de ações, que de forma articulada, pretende qualificar o processo de formação dos professores do Ensino Fundamental. |
id |
UFRGS-2_8043f1c113b5190e93ac94f9035da87d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141369 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pereira, Marlon AnfrizioEhrenbrink, Dolores Verruck2016-05-20T02:10:03Z2010http://hdl.handle.net/10183/141369000990963O presente trabalho teve como objetivo pesquisar quais as limitações que estão colocadas na utilização do Laboratório de Informática, como recurso pedagógico, por parte dos professores do ensino fundamental de uma escola da rede pública estadual. Nossa pesquisa teve uma abordagem quantitativa referente ao instrumento aplicado para os professores, e qualitativa nos instrumentos aplicados ao Serviço de Supervisão Escolar e Direção da Escola. A análise dos instrumentos revelou a fragilidade da escola na utilização dos laboratórios de Informática como recurso pedagógico, sendo que a maior limitação, apontada pelo grupo de professores, foi a falta de formação continuada. Para fazer frente a essa necessidade, nosso estudo apresentou para o coletivo da escola um conjunto de ações, que de forma articulada, pretende qualificar o processo de formação dos professores do Ensino Fundamental.This research aimed to investigate what limitations are placed on the use of the Computer Laboratory, as an educational resource for teachers in the elementary school, in a state public school. Our study was a quantitative approach regarding the instrument used for teachers, and qualitative tools used in the School Supervision Service and School Direction. The analysis revealed the fragility of the instruments of the school, the use of computer labs as a teaching resource, with the main limitation, as suggested by the group of teachers was the lack of continuing education. To meet this need, our study showed the collective of the school, a set of actions that a coordinated way, attempting to qualify the process of training teachers in primary schools.application/pdfporProfessorLaboratório de informáticaEnsino fundamentalTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Media in educationComputer labInformation technology and communicationContinuing teacher educationA utilização do laboratório de informática, pelos professores do ensino fundamental, como recurso pedagógico análise do caso da Escola Estadual Mascarenhas de Moraesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000990963.pdf000990963.pdfTexto completoapplication/pdf233930http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141369/1/000990963.pdf517f0a8e138b23b20df88e78c8b507ceMD51TEXT000990963.pdf.txt000990963.pdf.txtExtracted Texttext/plain67525http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141369/2/000990963.pdf.txtec8d69d8060243ec42b39d3caa66a0a8MD52THUMBNAIL000990963.pdf.jpg000990963.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1114http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141369/3/000990963.pdf.jpg0b4b56b026980e7be3045a9e22a8257eMD5310183/1413692018-10-25 10:03:54.589oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141369Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:03:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A utilização do laboratório de informática, pelos professores do ensino fundamental, como recurso pedagógico análise do caso da Escola Estadual Mascarenhas de Moraes |
title |
A utilização do laboratório de informática, pelos professores do ensino fundamental, como recurso pedagógico análise do caso da Escola Estadual Mascarenhas de Moraes |
spellingShingle |
A utilização do laboratório de informática, pelos professores do ensino fundamental, como recurso pedagógico análise do caso da Escola Estadual Mascarenhas de Moraes Pereira, Marlon Anfrizio Professor Laboratório de informática Ensino fundamental Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Media in education Computer lab Information technology and communication Continuing teacher education |
title_short |
A utilização do laboratório de informática, pelos professores do ensino fundamental, como recurso pedagógico análise do caso da Escola Estadual Mascarenhas de Moraes |
title_full |
A utilização do laboratório de informática, pelos professores do ensino fundamental, como recurso pedagógico análise do caso da Escola Estadual Mascarenhas de Moraes |
title_fullStr |
A utilização do laboratório de informática, pelos professores do ensino fundamental, como recurso pedagógico análise do caso da Escola Estadual Mascarenhas de Moraes |
title_full_unstemmed |
A utilização do laboratório de informática, pelos professores do ensino fundamental, como recurso pedagógico análise do caso da Escola Estadual Mascarenhas de Moraes |
title_sort |
A utilização do laboratório de informática, pelos professores do ensino fundamental, como recurso pedagógico análise do caso da Escola Estadual Mascarenhas de Moraes |
author |
Pereira, Marlon Anfrizio |
author_facet |
Pereira, Marlon Anfrizio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Marlon Anfrizio |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ehrenbrink, Dolores Verruck |
contributor_str_mv |
Ehrenbrink, Dolores Verruck |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Laboratório de informática Ensino fundamental Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
topic |
Professor Laboratório de informática Ensino fundamental Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Media in education Computer lab Information technology and communication Continuing teacher education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Media in education Computer lab Information technology and communication Continuing teacher education |
description |
O presente trabalho teve como objetivo pesquisar quais as limitações que estão colocadas na utilização do Laboratório de Informática, como recurso pedagógico, por parte dos professores do ensino fundamental de uma escola da rede pública estadual. Nossa pesquisa teve uma abordagem quantitativa referente ao instrumento aplicado para os professores, e qualitativa nos instrumentos aplicados ao Serviço de Supervisão Escolar e Direção da Escola. A análise dos instrumentos revelou a fragilidade da escola na utilização dos laboratórios de Informática como recurso pedagógico, sendo que a maior limitação, apontada pelo grupo de professores, foi a falta de formação continuada. Para fazer frente a essa necessidade, nosso estudo apresentou para o coletivo da escola um conjunto de ações, que de forma articulada, pretende qualificar o processo de formação dos professores do Ensino Fundamental. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-20T02:10:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/141369 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000990963 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/141369 |
identifier_str_mv |
000990963 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141369/1/000990963.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141369/2/000990963.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141369/3/000990963.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
517f0a8e138b23b20df88e78c8b507ce ec8d69d8060243ec42b39d3caa66a0a8 0b4b56b026980e7be3045a9e22a8257e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447173716770816 |