Heroínas negras na sala de aula : um relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bührer, Maria Eduarda
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/262052
Resumo: Este trabalho tem como objetivo contribuir para reflexões e análises, a partir de um projeto de estágio obrigatório realizado no Colégio de Aplicação da UFRGS (CAp), a importância, as razões e os possíveis impactos do estudo de mulheres negras na sala de aula. A partir do relato do projeto de estágio e do contexto social escolar do Brasil, pode-se observar a importância do estudo da literatura de autoria feminina negra para fins de luta e resistência em uma sociedade machista, patriarcal e racista como a brasileira, e como o papel do educador e da escola é de extrema importância para a mitigação desses preconceitos e conservadorismos. Para embasar a discussão, foram utilizadas referências como: Djamila Ribeiro, Bell Hooks, Paulo Freire, dentre outros filósofos/as, professores/as e ativistas.
id UFRGS-2_42dbfd565e72f75c23ec7015e5c0ab71
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262052
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bührer, Maria EduardaSchulz, Lia2023-07-12T03:35:10Z2023http://hdl.handle.net/10183/262052001172874Este trabalho tem como objetivo contribuir para reflexões e análises, a partir de um projeto de estágio obrigatório realizado no Colégio de Aplicação da UFRGS (CAp), a importância, as razões e os possíveis impactos do estudo de mulheres negras na sala de aula. A partir do relato do projeto de estágio e do contexto social escolar do Brasil, pode-se observar a importância do estudo da literatura de autoria feminina negra para fins de luta e resistência em uma sociedade machista, patriarcal e racista como a brasileira, e como o papel do educador e da escola é de extrema importância para a mitigação desses preconceitos e conservadorismos. Para embasar a discussão, foram utilizadas referências como: Djamila Ribeiro, Bell Hooks, Paulo Freire, dentre outros filósofos/as, professores/as e ativistas.This paper aims to contribute to reflections and analysis, based on a non-mandatory internship project carried out at the Colégio de Aplicação da UFRGS (CAp), the importance, reasons and possible impacts of the study of black women in the classroom. From the report of the internship project and the social context of the Brazilian school, it is possible to observe the importance of the study of literature written by black women for the purposes resistance in a sexist, patriarchal, and racist society such as the Brazilian one, and how the role of the educator and the school is extremely important in the mitigation of these prejudices and conservatism. For this, references such as Djamila Ribeiro, Bell Hooks, Paulo Freire, among other philosophers, teachers and activists were used.application/pdfporNegras na literaturaHeroínas na literaturaMulher negraSala de aulaEscritoras negrasBlack womenClassroomResistanceHeroínas negras na sala de aula : um relato de experiênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2023Letras: Português e Inglês: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001172874.pdf.txt001172874.pdf.txtExtracted Texttext/plain63558http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262052/2/001172874.pdf.txt1ba4e76d8289b5bb69129caf2884d463MD52ORIGINAL001172874.pdfTexto completoapplication/pdf2363382http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262052/1/001172874.pdfad059d054410292809a3ec88c8814bc3MD5110183/2620522023-07-13 03:35:50.917748oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262052Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-13T06:35:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Heroínas negras na sala de aula : um relato de experiência
title Heroínas negras na sala de aula : um relato de experiência
spellingShingle Heroínas negras na sala de aula : um relato de experiência
Bührer, Maria Eduarda
Negras na literatura
Heroínas na literatura
Mulher negra
Sala de aula
Escritoras negras
Black women
Classroom
Resistance
title_short Heroínas negras na sala de aula : um relato de experiência
title_full Heroínas negras na sala de aula : um relato de experiência
title_fullStr Heroínas negras na sala de aula : um relato de experiência
title_full_unstemmed Heroínas negras na sala de aula : um relato de experiência
title_sort Heroínas negras na sala de aula : um relato de experiência
author Bührer, Maria Eduarda
author_facet Bührer, Maria Eduarda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bührer, Maria Eduarda
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schulz, Lia
contributor_str_mv Schulz, Lia
dc.subject.por.fl_str_mv Negras na literatura
Heroínas na literatura
Mulher negra
Sala de aula
Escritoras negras
topic Negras na literatura
Heroínas na literatura
Mulher negra
Sala de aula
Escritoras negras
Black women
Classroom
Resistance
dc.subject.eng.fl_str_mv Black women
Classroom
Resistance
description Este trabalho tem como objetivo contribuir para reflexões e análises, a partir de um projeto de estágio obrigatório realizado no Colégio de Aplicação da UFRGS (CAp), a importância, as razões e os possíveis impactos do estudo de mulheres negras na sala de aula. A partir do relato do projeto de estágio e do contexto social escolar do Brasil, pode-se observar a importância do estudo da literatura de autoria feminina negra para fins de luta e resistência em uma sociedade machista, patriarcal e racista como a brasileira, e como o papel do educador e da escola é de extrema importância para a mitigação desses preconceitos e conservadorismos. Para embasar a discussão, foram utilizadas referências como: Djamila Ribeiro, Bell Hooks, Paulo Freire, dentre outros filósofos/as, professores/as e ativistas.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-12T03:35:10Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/262052
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001172874
url http://hdl.handle.net/10183/262052
identifier_str_mv 001172874
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262052/2/001172874.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262052/1/001172874.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1ba4e76d8289b5bb69129caf2884d463
ad059d054410292809a3ec88c8814bc3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224664535531520