Heroínas negras na sala de aula : um relato de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/262052 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo contribuir para reflexões e análises, a partir de um projeto de estágio obrigatório realizado no Colégio de Aplicação da UFRGS (CAp), a importância, as razões e os possíveis impactos do estudo de mulheres negras na sala de aula. A partir do relato do projeto de estágio e do contexto social escolar do Brasil, pode-se observar a importância do estudo da literatura de autoria feminina negra para fins de luta e resistência em uma sociedade machista, patriarcal e racista como a brasileira, e como o papel do educador e da escola é de extrema importância para a mitigação desses preconceitos e conservadorismos. Para embasar a discussão, foram utilizadas referências como: Djamila Ribeiro, Bell Hooks, Paulo Freire, dentre outros filósofos/as, professores/as e ativistas. |
id |
UFRGS-2_42dbfd565e72f75c23ec7015e5c0ab71 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262052 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bührer, Maria EduardaSchulz, Lia2023-07-12T03:35:10Z2023http://hdl.handle.net/10183/262052001172874Este trabalho tem como objetivo contribuir para reflexões e análises, a partir de um projeto de estágio obrigatório realizado no Colégio de Aplicação da UFRGS (CAp), a importância, as razões e os possíveis impactos do estudo de mulheres negras na sala de aula. A partir do relato do projeto de estágio e do contexto social escolar do Brasil, pode-se observar a importância do estudo da literatura de autoria feminina negra para fins de luta e resistência em uma sociedade machista, patriarcal e racista como a brasileira, e como o papel do educador e da escola é de extrema importância para a mitigação desses preconceitos e conservadorismos. Para embasar a discussão, foram utilizadas referências como: Djamila Ribeiro, Bell Hooks, Paulo Freire, dentre outros filósofos/as, professores/as e ativistas.This paper aims to contribute to reflections and analysis, based on a non-mandatory internship project carried out at the Colégio de Aplicação da UFRGS (CAp), the importance, reasons and possible impacts of the study of black women in the classroom. From the report of the internship project and the social context of the Brazilian school, it is possible to observe the importance of the study of literature written by black women for the purposes resistance in a sexist, patriarchal, and racist society such as the Brazilian one, and how the role of the educator and the school is extremely important in the mitigation of these prejudices and conservatism. For this, references such as Djamila Ribeiro, Bell Hooks, Paulo Freire, among other philosophers, teachers and activists were used.application/pdfporNegras na literaturaHeroínas na literaturaMulher negraSala de aulaEscritoras negrasBlack womenClassroomResistanceHeroínas negras na sala de aula : um relato de experiênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2023Letras: Português e Inglês: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001172874.pdf.txt001172874.pdf.txtExtracted Texttext/plain63558http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262052/2/001172874.pdf.txt1ba4e76d8289b5bb69129caf2884d463MD52ORIGINAL001172874.pdfTexto completoapplication/pdf2363382http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262052/1/001172874.pdfad059d054410292809a3ec88c8814bc3MD5110183/2620522023-07-13 03:35:50.917748oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262052Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-13T06:35:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Heroínas negras na sala de aula : um relato de experiência |
title |
Heroínas negras na sala de aula : um relato de experiência |
spellingShingle |
Heroínas negras na sala de aula : um relato de experiência Bührer, Maria Eduarda Negras na literatura Heroínas na literatura Mulher negra Sala de aula Escritoras negras Black women Classroom Resistance |
title_short |
Heroínas negras na sala de aula : um relato de experiência |
title_full |
Heroínas negras na sala de aula : um relato de experiência |
title_fullStr |
Heroínas negras na sala de aula : um relato de experiência |
title_full_unstemmed |
Heroínas negras na sala de aula : um relato de experiência |
title_sort |
Heroínas negras na sala de aula : um relato de experiência |
author |
Bührer, Maria Eduarda |
author_facet |
Bührer, Maria Eduarda |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bührer, Maria Eduarda |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Schulz, Lia |
contributor_str_mv |
Schulz, Lia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Negras na literatura Heroínas na literatura Mulher negra Sala de aula Escritoras negras |
topic |
Negras na literatura Heroínas na literatura Mulher negra Sala de aula Escritoras negras Black women Classroom Resistance |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Black women Classroom Resistance |
description |
Este trabalho tem como objetivo contribuir para reflexões e análises, a partir de um projeto de estágio obrigatório realizado no Colégio de Aplicação da UFRGS (CAp), a importância, as razões e os possíveis impactos do estudo de mulheres negras na sala de aula. A partir do relato do projeto de estágio e do contexto social escolar do Brasil, pode-se observar a importância do estudo da literatura de autoria feminina negra para fins de luta e resistência em uma sociedade machista, patriarcal e racista como a brasileira, e como o papel do educador e da escola é de extrema importância para a mitigação desses preconceitos e conservadorismos. Para embasar a discussão, foram utilizadas referências como: Djamila Ribeiro, Bell Hooks, Paulo Freire, dentre outros filósofos/as, professores/as e ativistas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-12T03:35:10Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/262052 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001172874 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/262052 |
identifier_str_mv |
001172874 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262052/2/001172874.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262052/1/001172874.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1ba4e76d8289b5bb69129caf2884d463 ad059d054410292809a3ec88c8814bc3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224664535531520 |