Desenvolvimento fonético-fonológico bi/multilíngue e atenção : questões teóricas abordadas no Speech Learning Model (SLM/SLM-r) e desafios futuros para a pesquisa em segunda língua (L2)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Bruna da Rosa de Los
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Alves, Ubiratã Kickhöfel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/230974
Resumo: Neste artigo, propomos uma discussão teórica sobre as possíveis implicações atencionais no desenvolvimento fonético-fo-nológico bi/multilíngue. Para isso, partimos dos apontamentos feitos no Speech Learning Model, ao longo dos anos (FLEGE, 1995, 2003; FLEGE; BOHN, 2021), em relação ao componente cognitivo aten-cional. Discutiremos as seguintes questões latentes sobre atenção, não aprofundadas no SLM/SLM-r: (i) a possível relação direta entre pro-ficiência e refinamento de categorias fonético-fonológicas; (ii) a con-jugação entre percepção-produção, a qual perpassa, inevitavelmente, um contínuo de processamento entre armazenamento e recuperação de informações psico-acústicas; e (iii) o impacto metodológico de se considerar o construto ‘atenção’, associado ao SLM/SLM-r, nas cole-tas de dados de produção bi/multilíngue. Tais lacunas psico-cognitivas dentro do modelo e, de forma geral, dentro da área de pesquisa, cons-tituem desafios teóricos e metodológicos nos estudos de desenvolvi-mento bi/multilíngue, ainda mais numa perspectiva psicolinguística. Dessa forma, abrir o perímetro investigativo para questões mais amplas que envolvem a cognição bi/multilíngue pode contribuir, teórica e metodologicamente, para um maior entendimento do complexo processo de ensino-aprendizagem do componente fonético-fonológico de L2.
id UFRGS-2_432c443d17b1450a7c4ca3a5e4a7a73b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230974
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Bruna da Rosa de LosAlves, Ubiratã Kickhöfel2021-10-20T04:23:22Z20211980-0614http://hdl.handle.net/10183/230974001132311Neste artigo, propomos uma discussão teórica sobre as possíveis implicações atencionais no desenvolvimento fonético-fo-nológico bi/multilíngue. Para isso, partimos dos apontamentos feitos no Speech Learning Model, ao longo dos anos (FLEGE, 1995, 2003; FLEGE; BOHN, 2021), em relação ao componente cognitivo aten-cional. Discutiremos as seguintes questões latentes sobre atenção, não aprofundadas no SLM/SLM-r: (i) a possível relação direta entre pro-ficiência e refinamento de categorias fonético-fonológicas; (ii) a con-jugação entre percepção-produção, a qual perpassa, inevitavelmente, um contínuo de processamento entre armazenamento e recuperação de informações psico-acústicas; e (iii) o impacto metodológico de se considerar o construto ‘atenção’, associado ao SLM/SLM-r, nas cole-tas de dados de produção bi/multilíngue. Tais lacunas psico-cognitivas dentro do modelo e, de forma geral, dentro da área de pesquisa, cons-tituem desafios teóricos e metodológicos nos estudos de desenvolvi-mento bi/multilíngue, ainda mais numa perspectiva psicolinguística. Dessa forma, abrir o perímetro investigativo para questões mais amplas que envolvem a cognição bi/multilíngue pode contribuir, teórica e metodologicamente, para um maior entendimento do complexo processo de ensino-aprendizagem do componente fonético-fonológico de L2.In this article, we propose a theoretical discussion on the possible attentional implications in bi/multilingual phonetic-phonological development. For this, we start from the comments on the attentional cognitive component which were made in the Speech Learning Model over the years (FLEGE, 1995, 2003; FLEGE; BOHN, 2021). We will discuss the following latent issues about attention, which have not been fully addressed in the SLM/SLM-r: (i) the possible direct relationship between proficiency and the refinement of phonetic-phonological categories; (ii) the perception-production link, which inevitably permeates a continuum of processing between storage and retrieval of psycho-acoustic information; and (iii) the methodological impact of considering the attentional construct associated with the SLM/SLM-r in bilingual speech production. Such psycho-cognitive gaps within the model and, in general, within the research area, constitute theoretical and methodological challenges in bi/multilingual development studies, even more so from a psycholinguistic perspective. Thus, opening discussions aiming to broader issues involving bi/multilingual cognition can theoretically and methodologically contribute to a greater understanding of the complex L2 speech teaching-learning process.application/pdfporRevista X. Curitiba, PR. Vol. 16, n. 5 (2021), p. 1203-1230BilingüismoMultilinguismoFonéticaFonologiaAquisição da linguagem (segunda língua)Phonetic-phonological developmentSLM/SLM-rBi/multilingualismAttentionDesenvolvimento fonético-fonológico bi/multilíngue e atenção : questões teóricas abordadas no Speech Learning Model (SLM/SLM-r) e desafios futuros para a pesquisa em segunda língua (L2)Bi/multilingual phonetic-phonological development and attention : theorical issues addressed in the Speech Learning Model (SLM/SLM-r) and future challengues for second language (L2) researchinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001132311.pdf.txt001132311.pdf.txtExtracted Texttext/plain77211http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230974/2/001132311.pdf.txt0dec98ee409a8054ec9cb1d5e54f2e88MD52ORIGINAL001132311.pdfTexto completoapplication/pdf557282http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230974/1/001132311.pdf70359e32132de4f757b9a16c7a1458b4MD5110183/2309742023-07-14 03:31:49.12996oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230974Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-14T06:31:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento fonético-fonológico bi/multilíngue e atenção : questões teóricas abordadas no Speech Learning Model (SLM/SLM-r) e desafios futuros para a pesquisa em segunda língua (L2)
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Bi/multilingual phonetic-phonological development and attention : theorical issues addressed in the Speech Learning Model (SLM/SLM-r) and future challengues for second language (L2) research
title Desenvolvimento fonético-fonológico bi/multilíngue e atenção : questões teóricas abordadas no Speech Learning Model (SLM/SLM-r) e desafios futuros para a pesquisa em segunda língua (L2)
spellingShingle Desenvolvimento fonético-fonológico bi/multilíngue e atenção : questões teóricas abordadas no Speech Learning Model (SLM/SLM-r) e desafios futuros para a pesquisa em segunda língua (L2)
Santos, Bruna da Rosa de Los
Bilingüismo
Multilinguismo
Fonética
Fonologia
Aquisição da linguagem (segunda língua)
Phonetic-phonological development
SLM/SLM-r
Bi/multilingualism
Attention
title_short Desenvolvimento fonético-fonológico bi/multilíngue e atenção : questões teóricas abordadas no Speech Learning Model (SLM/SLM-r) e desafios futuros para a pesquisa em segunda língua (L2)
title_full Desenvolvimento fonético-fonológico bi/multilíngue e atenção : questões teóricas abordadas no Speech Learning Model (SLM/SLM-r) e desafios futuros para a pesquisa em segunda língua (L2)
title_fullStr Desenvolvimento fonético-fonológico bi/multilíngue e atenção : questões teóricas abordadas no Speech Learning Model (SLM/SLM-r) e desafios futuros para a pesquisa em segunda língua (L2)
title_full_unstemmed Desenvolvimento fonético-fonológico bi/multilíngue e atenção : questões teóricas abordadas no Speech Learning Model (SLM/SLM-r) e desafios futuros para a pesquisa em segunda língua (L2)
title_sort Desenvolvimento fonético-fonológico bi/multilíngue e atenção : questões teóricas abordadas no Speech Learning Model (SLM/SLM-r) e desafios futuros para a pesquisa em segunda língua (L2)
author Santos, Bruna da Rosa de Los
author_facet Santos, Bruna da Rosa de Los
Alves, Ubiratã Kickhöfel
author_role author
author2 Alves, Ubiratã Kickhöfel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Bruna da Rosa de Los
Alves, Ubiratã Kickhöfel
dc.subject.por.fl_str_mv Bilingüismo
Multilinguismo
Fonética
Fonologia
Aquisição da linguagem (segunda língua)
topic Bilingüismo
Multilinguismo
Fonética
Fonologia
Aquisição da linguagem (segunda língua)
Phonetic-phonological development
SLM/SLM-r
Bi/multilingualism
Attention
dc.subject.eng.fl_str_mv Phonetic-phonological development
SLM/SLM-r
Bi/multilingualism
Attention
description Neste artigo, propomos uma discussão teórica sobre as possíveis implicações atencionais no desenvolvimento fonético-fo-nológico bi/multilíngue. Para isso, partimos dos apontamentos feitos no Speech Learning Model, ao longo dos anos (FLEGE, 1995, 2003; FLEGE; BOHN, 2021), em relação ao componente cognitivo aten-cional. Discutiremos as seguintes questões latentes sobre atenção, não aprofundadas no SLM/SLM-r: (i) a possível relação direta entre pro-ficiência e refinamento de categorias fonético-fonológicas; (ii) a con-jugação entre percepção-produção, a qual perpassa, inevitavelmente, um contínuo de processamento entre armazenamento e recuperação de informações psico-acústicas; e (iii) o impacto metodológico de se considerar o construto ‘atenção’, associado ao SLM/SLM-r, nas cole-tas de dados de produção bi/multilíngue. Tais lacunas psico-cognitivas dentro do modelo e, de forma geral, dentro da área de pesquisa, cons-tituem desafios teóricos e metodológicos nos estudos de desenvolvi-mento bi/multilíngue, ainda mais numa perspectiva psicolinguística. Dessa forma, abrir o perímetro investigativo para questões mais amplas que envolvem a cognição bi/multilíngue pode contribuir, teórica e metodologicamente, para um maior entendimento do complexo processo de ensino-aprendizagem do componente fonético-fonológico de L2.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-20T04:23:22Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/230974
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1980-0614
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001132311
identifier_str_mv 1980-0614
001132311
url http://hdl.handle.net/10183/230974
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista X. Curitiba, PR. Vol. 16, n. 5 (2021), p. 1203-1230
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230974/2/001132311.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230974/1/001132311.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0dec98ee409a8054ec9cb1d5e54f2e88
70359e32132de4f757b9a16c7a1458b4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225039516794880