Desenvolvimento fonético-fonológico bi/multilíngue e atenção : questões teóricas abordadas no Speech Learning Model (SLM/SLM-r) e desafios futuros para a pesquisa em segunda língua (L2)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/230974 |
Resumo: | Neste artigo, propomos uma discussão teórica sobre as possíveis implicações atencionais no desenvolvimento fonético-fo-nológico bi/multilíngue. Para isso, partimos dos apontamentos feitos no Speech Learning Model, ao longo dos anos (FLEGE, 1995, 2003; FLEGE; BOHN, 2021), em relação ao componente cognitivo aten-cional. Discutiremos as seguintes questões latentes sobre atenção, não aprofundadas no SLM/SLM-r: (i) a possível relação direta entre pro-ficiência e refinamento de categorias fonético-fonológicas; (ii) a con-jugação entre percepção-produção, a qual perpassa, inevitavelmente, um contínuo de processamento entre armazenamento e recuperação de informações psico-acústicas; e (iii) o impacto metodológico de se considerar o construto ‘atenção’, associado ao SLM/SLM-r, nas cole-tas de dados de produção bi/multilíngue. Tais lacunas psico-cognitivas dentro do modelo e, de forma geral, dentro da área de pesquisa, cons-tituem desafios teóricos e metodológicos nos estudos de desenvolvi-mento bi/multilíngue, ainda mais numa perspectiva psicolinguística. Dessa forma, abrir o perímetro investigativo para questões mais amplas que envolvem a cognição bi/multilíngue pode contribuir, teórica e metodologicamente, para um maior entendimento do complexo processo de ensino-aprendizagem do componente fonético-fonológico de L2. |
id |
UFRGS-2_432c443d17b1450a7c4ca3a5e4a7a73b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230974 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Bruna da Rosa de LosAlves, Ubiratã Kickhöfel2021-10-20T04:23:22Z20211980-0614http://hdl.handle.net/10183/230974001132311Neste artigo, propomos uma discussão teórica sobre as possíveis implicações atencionais no desenvolvimento fonético-fo-nológico bi/multilíngue. Para isso, partimos dos apontamentos feitos no Speech Learning Model, ao longo dos anos (FLEGE, 1995, 2003; FLEGE; BOHN, 2021), em relação ao componente cognitivo aten-cional. Discutiremos as seguintes questões latentes sobre atenção, não aprofundadas no SLM/SLM-r: (i) a possível relação direta entre pro-ficiência e refinamento de categorias fonético-fonológicas; (ii) a con-jugação entre percepção-produção, a qual perpassa, inevitavelmente, um contínuo de processamento entre armazenamento e recuperação de informações psico-acústicas; e (iii) o impacto metodológico de se considerar o construto ‘atenção’, associado ao SLM/SLM-r, nas cole-tas de dados de produção bi/multilíngue. Tais lacunas psico-cognitivas dentro do modelo e, de forma geral, dentro da área de pesquisa, cons-tituem desafios teóricos e metodológicos nos estudos de desenvolvi-mento bi/multilíngue, ainda mais numa perspectiva psicolinguística. Dessa forma, abrir o perímetro investigativo para questões mais amplas que envolvem a cognição bi/multilíngue pode contribuir, teórica e metodologicamente, para um maior entendimento do complexo processo de ensino-aprendizagem do componente fonético-fonológico de L2.In this article, we propose a theoretical discussion on the possible attentional implications in bi/multilingual phonetic-phonological development. For this, we start from the comments on the attentional cognitive component which were made in the Speech Learning Model over the years (FLEGE, 1995, 2003; FLEGE; BOHN, 2021). We will discuss the following latent issues about attention, which have not been fully addressed in the SLM/SLM-r: (i) the possible direct relationship between proficiency and the refinement of phonetic-phonological categories; (ii) the perception-production link, which inevitably permeates a continuum of processing between storage and retrieval of psycho-acoustic information; and (iii) the methodological impact of considering the attentional construct associated with the SLM/SLM-r in bilingual speech production. Such psycho-cognitive gaps within the model and, in general, within the research area, constitute theoretical and methodological challenges in bi/multilingual development studies, even more so from a psycholinguistic perspective. Thus, opening discussions aiming to broader issues involving bi/multilingual cognition can theoretically and methodologically contribute to a greater understanding of the complex L2 speech teaching-learning process.application/pdfporRevista X. Curitiba, PR. Vol. 16, n. 5 (2021), p. 1203-1230BilingüismoMultilinguismoFonéticaFonologiaAquisição da linguagem (segunda língua)Phonetic-phonological developmentSLM/SLM-rBi/multilingualismAttentionDesenvolvimento fonético-fonológico bi/multilíngue e atenção : questões teóricas abordadas no Speech Learning Model (SLM/SLM-r) e desafios futuros para a pesquisa em segunda língua (L2)Bi/multilingual phonetic-phonological development and attention : theorical issues addressed in the Speech Learning Model (SLM/SLM-r) and future challengues for second language (L2) researchinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001132311.pdf.txt001132311.pdf.txtExtracted Texttext/plain77211http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230974/2/001132311.pdf.txt0dec98ee409a8054ec9cb1d5e54f2e88MD52ORIGINAL001132311.pdfTexto completoapplication/pdf557282http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230974/1/001132311.pdf70359e32132de4f757b9a16c7a1458b4MD5110183/2309742023-07-14 03:31:49.12996oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230974Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-14T06:31:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Desenvolvimento fonético-fonológico bi/multilíngue e atenção : questões teóricas abordadas no Speech Learning Model (SLM/SLM-r) e desafios futuros para a pesquisa em segunda língua (L2) |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Bi/multilingual phonetic-phonological development and attention : theorical issues addressed in the Speech Learning Model (SLM/SLM-r) and future challengues for second language (L2) research |
title |
Desenvolvimento fonético-fonológico bi/multilíngue e atenção : questões teóricas abordadas no Speech Learning Model (SLM/SLM-r) e desafios futuros para a pesquisa em segunda língua (L2) |
spellingShingle |
Desenvolvimento fonético-fonológico bi/multilíngue e atenção : questões teóricas abordadas no Speech Learning Model (SLM/SLM-r) e desafios futuros para a pesquisa em segunda língua (L2) Santos, Bruna da Rosa de Los Bilingüismo Multilinguismo Fonética Fonologia Aquisição da linguagem (segunda língua) Phonetic-phonological development SLM/SLM-r Bi/multilingualism Attention |
title_short |
Desenvolvimento fonético-fonológico bi/multilíngue e atenção : questões teóricas abordadas no Speech Learning Model (SLM/SLM-r) e desafios futuros para a pesquisa em segunda língua (L2) |
title_full |
Desenvolvimento fonético-fonológico bi/multilíngue e atenção : questões teóricas abordadas no Speech Learning Model (SLM/SLM-r) e desafios futuros para a pesquisa em segunda língua (L2) |
title_fullStr |
Desenvolvimento fonético-fonológico bi/multilíngue e atenção : questões teóricas abordadas no Speech Learning Model (SLM/SLM-r) e desafios futuros para a pesquisa em segunda língua (L2) |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento fonético-fonológico bi/multilíngue e atenção : questões teóricas abordadas no Speech Learning Model (SLM/SLM-r) e desafios futuros para a pesquisa em segunda língua (L2) |
title_sort |
Desenvolvimento fonético-fonológico bi/multilíngue e atenção : questões teóricas abordadas no Speech Learning Model (SLM/SLM-r) e desafios futuros para a pesquisa em segunda língua (L2) |
author |
Santos, Bruna da Rosa de Los |
author_facet |
Santos, Bruna da Rosa de Los Alves, Ubiratã Kickhöfel |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Ubiratã Kickhöfel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Bruna da Rosa de Los Alves, Ubiratã Kickhöfel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bilingüismo Multilinguismo Fonética Fonologia Aquisição da linguagem (segunda língua) |
topic |
Bilingüismo Multilinguismo Fonética Fonologia Aquisição da linguagem (segunda língua) Phonetic-phonological development SLM/SLM-r Bi/multilingualism Attention |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Phonetic-phonological development SLM/SLM-r Bi/multilingualism Attention |
description |
Neste artigo, propomos uma discussão teórica sobre as possíveis implicações atencionais no desenvolvimento fonético-fo-nológico bi/multilíngue. Para isso, partimos dos apontamentos feitos no Speech Learning Model, ao longo dos anos (FLEGE, 1995, 2003; FLEGE; BOHN, 2021), em relação ao componente cognitivo aten-cional. Discutiremos as seguintes questões latentes sobre atenção, não aprofundadas no SLM/SLM-r: (i) a possível relação direta entre pro-ficiência e refinamento de categorias fonético-fonológicas; (ii) a con-jugação entre percepção-produção, a qual perpassa, inevitavelmente, um contínuo de processamento entre armazenamento e recuperação de informações psico-acústicas; e (iii) o impacto metodológico de se considerar o construto ‘atenção’, associado ao SLM/SLM-r, nas cole-tas de dados de produção bi/multilíngue. Tais lacunas psico-cognitivas dentro do modelo e, de forma geral, dentro da área de pesquisa, cons-tituem desafios teóricos e metodológicos nos estudos de desenvolvi-mento bi/multilíngue, ainda mais numa perspectiva psicolinguística. Dessa forma, abrir o perímetro investigativo para questões mais amplas que envolvem a cognição bi/multilíngue pode contribuir, teórica e metodologicamente, para um maior entendimento do complexo processo de ensino-aprendizagem do componente fonético-fonológico de L2. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-10-20T04:23:22Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/230974 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1980-0614 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001132311 |
identifier_str_mv |
1980-0614 001132311 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/230974 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista X. Curitiba, PR. Vol. 16, n. 5 (2021), p. 1203-1230 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230974/2/001132311.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230974/1/001132311.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0dec98ee409a8054ec9cb1d5e54f2e88 70359e32132de4f757b9a16c7a1458b4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225039516794880 |