O uso pedagógico de um software de apresentação digital interativa (SADI) para a mediação de aula a distância na modalidade síncrona
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/203594 |
Resumo: | Sabe-se da necessidade e da preocupação em levar a Tecnologia de Comunicação Digital (TCD) para a sala de aula, a fim de incentivar e promover práticas educacionais enriquecedoras, atrelando ferramentas aos conteúdos a serem trabalhados no processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, o presente artigo tem como objetivo desenvolver um estudo de caso acerca de uma prática pedagógica a distância na modalidade síncrona e colaborativa, por meio de um Software de Apresentação Digital Interativa (SADI) e verificar o impacto desse no desenvolvimento de uma aula. Esse estudo, metodologicamente, seguiu pelos caminhos da pesquisa qualitativa, de tipo estudo de caso. A partir dessa experiência, foi verificado que o SADI Voice Thread mostra-se viável no uso síncrono e colaborativo. Além disso, oferece possibilidades de interação multimodal, que aproximaram os interlocutores, propiciaram mediação, colaboração, trocas mútuas, e ainda serviu como laboratório para que as participantes, todas professoras, pudessem encontrar novos caminhos para suas práticas pedagógicas. |
id |
UFRGS-2_4330803d298bf1a04da02775ef3816a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203594 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ludovico, Francieli MotterMachado, Aline DubalBarcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa2019-12-20T04:03:22Z20191807-1597http://hdl.handle.net/10183/203594001104418Sabe-se da necessidade e da preocupação em levar a Tecnologia de Comunicação Digital (TCD) para a sala de aula, a fim de incentivar e promover práticas educacionais enriquecedoras, atrelando ferramentas aos conteúdos a serem trabalhados no processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, o presente artigo tem como objetivo desenvolver um estudo de caso acerca de uma prática pedagógica a distância na modalidade síncrona e colaborativa, por meio de um Software de Apresentação Digital Interativa (SADI) e verificar o impacto desse no desenvolvimento de uma aula. Esse estudo, metodologicamente, seguiu pelos caminhos da pesquisa qualitativa, de tipo estudo de caso. A partir dessa experiência, foi verificado que o SADI Voice Thread mostra-se viável no uso síncrono e colaborativo. Além disso, oferece possibilidades de interação multimodal, que aproximaram os interlocutores, propiciaram mediação, colaboração, trocas mútuas, e ainda serviu como laboratório para que as participantes, todas professoras, pudessem encontrar novos caminhos para suas práticas pedagógicas.It is known about the need and concern in taking Digital Communication Technology to the classroom, in order to encourage and promote enriching pedagogical practices, tying tools to the contents to be worked in the teaching and learning process. Thus, the present article aims to develop a case study about a distance learning practice in a synchronous and collaborative mode, through an Interactive Digital Presentation Software (SADI), and to verify the impact of this practice in a class context. This study, methodologically, followed the qualitative perspective focusing on case study. From this experience, it was verified that the SADI Voice Thread is viable in synchronous and collaborative use. Besides that, it offers possibilities for multimodal interaction, which approached the interlocutors, enabled mediation, collaboration, mutual exchanges, and also served as a laboratory so that the participants, all teachers, could find new paths to their pedagogical practices.application/pdfporInterLetras. [Dourados, MS]. Vol. 8, n. 30 (out. 2019/mar. 2020), p. 1-14Ensino a distânciaEducaçãoPráticas pedagógicasTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Comunicação digitalVoice threadMediationDistance learningO uso pedagógico de um software de apresentação digital interativa (SADI) para a mediação de aula a distância na modalidade síncronainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001104418.pdf.txt001104418.pdf.txtExtracted Texttext/plain37121http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203594/2/001104418.pdf.txtfa720334b072b12398e7caaf3b828b18MD52ORIGINAL001104418.pdfTexto completoapplication/pdf507925http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203594/1/001104418.pdfa1cfcca53594e11edcc29f776b185005MD5110183/2035942023-04-13 03:24:29.79805oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203594Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-13T06:24:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso pedagógico de um software de apresentação digital interativa (SADI) para a mediação de aula a distância na modalidade síncrona |
title |
O uso pedagógico de um software de apresentação digital interativa (SADI) para a mediação de aula a distância na modalidade síncrona |
spellingShingle |
O uso pedagógico de um software de apresentação digital interativa (SADI) para a mediação de aula a distância na modalidade síncrona Ludovico, Francieli Motter Ensino a distância Educação Práticas pedagógicas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Comunicação digital Voice thread Mediation Distance learning |
title_short |
O uso pedagógico de um software de apresentação digital interativa (SADI) para a mediação de aula a distância na modalidade síncrona |
title_full |
O uso pedagógico de um software de apresentação digital interativa (SADI) para a mediação de aula a distância na modalidade síncrona |
title_fullStr |
O uso pedagógico de um software de apresentação digital interativa (SADI) para a mediação de aula a distância na modalidade síncrona |
title_full_unstemmed |
O uso pedagógico de um software de apresentação digital interativa (SADI) para a mediação de aula a distância na modalidade síncrona |
title_sort |
O uso pedagógico de um software de apresentação digital interativa (SADI) para a mediação de aula a distância na modalidade síncrona |
author |
Ludovico, Francieli Motter |
author_facet |
Ludovico, Francieli Motter Machado, Aline Dubal Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa |
author_role |
author |
author2 |
Machado, Aline Dubal Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ludovico, Francieli Motter Machado, Aline Dubal Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino a distância Educação Práticas pedagógicas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Comunicação digital |
topic |
Ensino a distância Educação Práticas pedagógicas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Comunicação digital Voice thread Mediation Distance learning |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Voice thread Mediation Distance learning |
description |
Sabe-se da necessidade e da preocupação em levar a Tecnologia de Comunicação Digital (TCD) para a sala de aula, a fim de incentivar e promover práticas educacionais enriquecedoras, atrelando ferramentas aos conteúdos a serem trabalhados no processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, o presente artigo tem como objetivo desenvolver um estudo de caso acerca de uma prática pedagógica a distância na modalidade síncrona e colaborativa, por meio de um Software de Apresentação Digital Interativa (SADI) e verificar o impacto desse no desenvolvimento de uma aula. Esse estudo, metodologicamente, seguiu pelos caminhos da pesquisa qualitativa, de tipo estudo de caso. A partir dessa experiência, foi verificado que o SADI Voice Thread mostra-se viável no uso síncrono e colaborativo. Além disso, oferece possibilidades de interação multimodal, que aproximaram os interlocutores, propiciaram mediação, colaboração, trocas mútuas, e ainda serviu como laboratório para que as participantes, todas professoras, pudessem encontrar novos caminhos para suas práticas pedagógicas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-12-20T04:03:22Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/203594 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1807-1597 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001104418 |
identifier_str_mv |
1807-1597 001104418 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/203594 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
InterLetras. [Dourados, MS]. Vol. 8, n. 30 (out. 2019/mar. 2020), p. 1-14 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203594/2/001104418.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203594/1/001104418.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fa720334b072b12398e7caaf3b828b18 a1cfcca53594e11edcc29f776b185005 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224980639252480 |