O avanço das grandes redes de varejo e as estratégias de sobrevivência dos petshops de bairro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Mateus Dionizio de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/273652
Resumo: Impulsionado pelo fenômeno da humanização dos animais de estimação, o mercado de petshop no Brasil tem obtido destacado desempenho econômico na última década. Dominado anteriormente por empresas de bairro, atualmente, temos acompanhado um processo de expansão de grandes redes varejistas em todo território nacional. Portanto, a presente pesquisa se propõe a analisar quais são estratégias de sobrevivência dos petshops de bairro diante desse cenário. O conceito de estratégia foi abrangido pela ótica dos pensadores da Escola de Design. No que se refere a procedimentos metodológicos, o trabalho realizou um estudo de múltiplos casos, através de entrevistas com três empresários do setor pet da cidade de Porto Alegre. A pesquisa, a qual serve como fonte de conhecimento para empreendedores do mercado de petshop, evidenciou as tendências e alternativas mercadológicas para o segmento, além das principais estratégias de sobrevivência, a exemplo da necessidade de proporcionar um atendimento altamente qualificado, caracterizado por uma relação de personalização e individualização das necessidades de cada cliente.
id UFRGS-2_4351cd255c7bbba85ed404bd7eb83a85
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/273652
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Mello, Mateus Dionizio deZen, Aurora Carneiro2024-03-16T05:05:53Z2023http://hdl.handle.net/10183/273652001197454Impulsionado pelo fenômeno da humanização dos animais de estimação, o mercado de petshop no Brasil tem obtido destacado desempenho econômico na última década. Dominado anteriormente por empresas de bairro, atualmente, temos acompanhado um processo de expansão de grandes redes varejistas em todo território nacional. Portanto, a presente pesquisa se propõe a analisar quais são estratégias de sobrevivência dos petshops de bairro diante desse cenário. O conceito de estratégia foi abrangido pela ótica dos pensadores da Escola de Design. No que se refere a procedimentos metodológicos, o trabalho realizou um estudo de múltiplos casos, através de entrevistas com três empresários do setor pet da cidade de Porto Alegre. A pesquisa, a qual serve como fonte de conhecimento para empreendedores do mercado de petshop, evidenciou as tendências e alternativas mercadológicas para o segmento, além das principais estratégias de sobrevivência, a exemplo da necessidade de proporcionar um atendimento altamente qualificado, caracterizado por uma relação de personalização e individualização das necessidades de cada cliente.Driven by the phenomenon of the humanization of pets, the petshop market in Brazil has achieved outstanding economic performance in the last decade. Previously dominated by neighborhood companies, we are currently following a process of expansion of large retail chains throughout the national territory. Therefore, this research proposes to analyze what are the survival strategies of neighborhood petshops in this scenario. The concept of strategy was covered by the perspective of thinkers from the School of Design. With regard to methodological procedures, the work carried out a study of multiple cases, through interviews with three entrepreneurs from the pet sector in the city of Porto Alegre. The research, which serves as a source of knowledge for entrepreneurs in the petshop market, highlighted trends and market alternatives for the segment, in addition to the main survival strategies, such as the need to provide highly qualified service, characterized by a relationship of personalization and individualization of the needs of each client.application/pdfporEstratégia empresarialPet shopDesignVarejoInvestidoresStrategyRetailPetshopSurvival strategiesO avanço das grandes redes de varejo e as estratégias de sobrevivência dos petshops de bairroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2023Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001197454.pdf.txt001197454.pdf.txtExtracted Texttext/plain112089http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273652/2/001197454.pdf.txtf7434b6108cd18464c88a43e700c28aaMD52ORIGINAL001197454.pdfTexto completoapplication/pdf352208http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273652/1/001197454.pdfef520b43c4edd7dbab85dccb9bbbae95MD5110183/2736522024-03-17 04:56:08.686795oai:www.lume.ufrgs.br:10183/273652Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-03-17T07:56:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O avanço das grandes redes de varejo e as estratégias de sobrevivência dos petshops de bairro
title O avanço das grandes redes de varejo e as estratégias de sobrevivência dos petshops de bairro
spellingShingle O avanço das grandes redes de varejo e as estratégias de sobrevivência dos petshops de bairro
Mello, Mateus Dionizio de
Estratégia empresarial
Pet shop
Design
Varejo
Investidores
Strategy
Retail
Petshop
Survival strategies
title_short O avanço das grandes redes de varejo e as estratégias de sobrevivência dos petshops de bairro
title_full O avanço das grandes redes de varejo e as estratégias de sobrevivência dos petshops de bairro
title_fullStr O avanço das grandes redes de varejo e as estratégias de sobrevivência dos petshops de bairro
title_full_unstemmed O avanço das grandes redes de varejo e as estratégias de sobrevivência dos petshops de bairro
title_sort O avanço das grandes redes de varejo e as estratégias de sobrevivência dos petshops de bairro
author Mello, Mateus Dionizio de
author_facet Mello, Mateus Dionizio de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Mateus Dionizio de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Zen, Aurora Carneiro
contributor_str_mv Zen, Aurora Carneiro
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia empresarial
Pet shop
Design
Varejo
Investidores
topic Estratégia empresarial
Pet shop
Design
Varejo
Investidores
Strategy
Retail
Petshop
Survival strategies
dc.subject.eng.fl_str_mv Strategy
Retail
Petshop
Survival strategies
description Impulsionado pelo fenômeno da humanização dos animais de estimação, o mercado de petshop no Brasil tem obtido destacado desempenho econômico na última década. Dominado anteriormente por empresas de bairro, atualmente, temos acompanhado um processo de expansão de grandes redes varejistas em todo território nacional. Portanto, a presente pesquisa se propõe a analisar quais são estratégias de sobrevivência dos petshops de bairro diante desse cenário. O conceito de estratégia foi abrangido pela ótica dos pensadores da Escola de Design. No que se refere a procedimentos metodológicos, o trabalho realizou um estudo de múltiplos casos, através de entrevistas com três empresários do setor pet da cidade de Porto Alegre. A pesquisa, a qual serve como fonte de conhecimento para empreendedores do mercado de petshop, evidenciou as tendências e alternativas mercadológicas para o segmento, além das principais estratégias de sobrevivência, a exemplo da necessidade de proporcionar um atendimento altamente qualificado, caracterizado por uma relação de personalização e individualização das necessidades de cada cliente.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-16T05:05:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/273652
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001197454
url http://hdl.handle.net/10183/273652
identifier_str_mv 001197454
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273652/2/001197454.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273652/1/001197454.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f7434b6108cd18464c88a43e700c28aa
ef520b43c4edd7dbab85dccb9bbbae95
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224678954500096