O avanço das grandes redes de varejo e as estratégias de sobrevivência dos petshops de bairro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/273652 |
Resumo: | Impulsionado pelo fenômeno da humanização dos animais de estimação, o mercado de petshop no Brasil tem obtido destacado desempenho econômico na última década. Dominado anteriormente por empresas de bairro, atualmente, temos acompanhado um processo de expansão de grandes redes varejistas em todo território nacional. Portanto, a presente pesquisa se propõe a analisar quais são estratégias de sobrevivência dos petshops de bairro diante desse cenário. O conceito de estratégia foi abrangido pela ótica dos pensadores da Escola de Design. No que se refere a procedimentos metodológicos, o trabalho realizou um estudo de múltiplos casos, através de entrevistas com três empresários do setor pet da cidade de Porto Alegre. A pesquisa, a qual serve como fonte de conhecimento para empreendedores do mercado de petshop, evidenciou as tendências e alternativas mercadológicas para o segmento, além das principais estratégias de sobrevivência, a exemplo da necessidade de proporcionar um atendimento altamente qualificado, caracterizado por uma relação de personalização e individualização das necessidades de cada cliente. |
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Mello, Mateus Dionizio deZen, Aurora Carneiro2024-03-16T05:05:53Z2023http://hdl.handle.net/10183/273652001197454Impulsionado pelo fenômeno da humanização dos animais de estimação, o mercado de petshop no Brasil tem obtido destacado desempenho econômico na última década. Dominado anteriormente por empresas de bairro, atualmente, temos acompanhado um processo de expansão de grandes redes varejistas em todo território nacional. Portanto, a presente pesquisa se propõe a analisar quais são estratégias de sobrevivência dos petshops de bairro diante desse cenário. O conceito de estratégia foi abrangido pela ótica dos pensadores da Escola de Design. No que se refere a procedimentos metodológicos, o trabalho realizou um estudo de múltiplos casos, através de entrevistas com três empresários do setor pet da cidade de Porto Alegre. A pesquisa, a qual serve como fonte de conhecimento para empreendedores do mercado de petshop, evidenciou as tendências e alternativas mercadológicas para o segmento, além das principais estratégias de sobrevivência, a exemplo da necessidade de proporcionar um atendimento altamente qualificado, caracterizado por uma relação de personalização e individualização das necessidades de cada cliente.Driven by the phenomenon of the humanization of pets, the petshop market in Brazil has achieved outstanding economic performance in the last decade. Previously dominated by neighborhood companies, we are currently following a process of expansion of large retail chains throughout the national territory. Therefore, this research proposes to analyze what are the survival strategies of neighborhood petshops in this scenario. The concept of strategy was covered by the perspective of thinkers from the School of Design. With regard to methodological procedures, the work carried out a study of multiple cases, through interviews with three entrepreneurs from the pet sector in the city of Porto Alegre. The research, which serves as a source of knowledge for entrepreneurs in the petshop market, highlighted trends and market alternatives for the segment, in addition to the main survival strategies, such as the need to provide highly qualified service, characterized by a relationship of personalization and individualization of the needs of each client.application/pdfporEstratégia empresarialPet shopDesignVarejoInvestidoresStrategyRetailPetshopSurvival strategiesO avanço das grandes redes de varejo e as estratégias de sobrevivência dos petshops de bairroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2023Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001197454.pdf.txt001197454.pdf.txtExtracted Texttext/plain112089http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273652/2/001197454.pdf.txtf7434b6108cd18464c88a43e700c28aaMD52ORIGINAL001197454.pdfTexto completoapplication/pdf352208http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273652/1/001197454.pdfef520b43c4edd7dbab85dccb9bbbae95MD5110183/2736522024-03-17 04:56:08.686795oai:www.lume.ufrgs.br:10183/273652Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-03-17T07:56:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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