Plano de qualificação institucional : instrumento de Negociação Coletiva de Desempenho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/61815 |
Resumo: | Os avanços da negociação coletiva no setor público, a exemplo da ratificação da Convenção nº 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) de 1978, aprovada no Congresso Nacional em abril de 2010, desencadearam a necessidade de obtenção de subsídios para sua efetiva implementação. Nesse sentido, o presente artigo representa um estudo alicerçado nos resultados de uma pesquisa para a elaboração do Plano de Qualificação Institucional (PQI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) cuja questão primordial consiste em apurar se os Técnico-Administrativos em Educação podem alcançar seus objetivos simultaneamente com os da instituição. Para tanto, tomou-se como referencial teórico a avaliação de desempenho individual e institucional, em conformidade com as respectivas exigências legais e em consonância com a situação na instituição pesquisada, tendo por norte a negociação coletiva como forma de resolução de conflitos. Através da análise do capital humano, da percepção dos técnico-administrativos e dos dirigentes, aprofundou-se a discussão dos resultados, os quais acabaram por revelar um considerável desconhecimento por parte dos técnicos pesquisados no que diz respeito aos assuntos ligados às relações trabalhistas, além da ausência de normas institucionais contendo critérios relacionados à capacitação e desenvolvimento. O estudo mostrou-se eficaz para contribuir na construção democrática do PQI. Todas essas considerações convergem para a importância do acesso à informação, que é um dos princípios da negociação coletiva. Finalmente, evidenciou-se que a falta de informações é capaz de frustrar ou desviar o rumo de uma negociação coletiva, o que pode ser ocasionado tanto pela sonegação da instituição quanto por parte do servidor. |
id |
UFRGS-2_436c4408819be20b9ee302e3ad412b31 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/61815 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Costa, Gabriel Antônio daNão disponível2012-12-11T01:38:12Z2010http://hdl.handle.net/10183/61815000866676Os avanços da negociação coletiva no setor público, a exemplo da ratificação da Convenção nº 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) de 1978, aprovada no Congresso Nacional em abril de 2010, desencadearam a necessidade de obtenção de subsídios para sua efetiva implementação. Nesse sentido, o presente artigo representa um estudo alicerçado nos resultados de uma pesquisa para a elaboração do Plano de Qualificação Institucional (PQI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) cuja questão primordial consiste em apurar se os Técnico-Administrativos em Educação podem alcançar seus objetivos simultaneamente com os da instituição. Para tanto, tomou-se como referencial teórico a avaliação de desempenho individual e institucional, em conformidade com as respectivas exigências legais e em consonância com a situação na instituição pesquisada, tendo por norte a negociação coletiva como forma de resolução de conflitos. Através da análise do capital humano, da percepção dos técnico-administrativos e dos dirigentes, aprofundou-se a discussão dos resultados, os quais acabaram por revelar um considerável desconhecimento por parte dos técnicos pesquisados no que diz respeito aos assuntos ligados às relações trabalhistas, além da ausência de normas institucionais contendo critérios relacionados à capacitação e desenvolvimento. O estudo mostrou-se eficaz para contribuir na construção democrática do PQI. Todas essas considerações convergem para a importância do acesso à informação, que é um dos princípios da negociação coletiva. Finalmente, evidenciou-se que a falta de informações é capaz de frustrar ou desviar o rumo de uma negociação coletiva, o que pode ser ocasionado tanto pela sonegação da instituição quanto por parte do servidor.application/pdfporNegociação coletivaAvaliação de desempenhoAvaliação institucionalPlano de qualificação institucional : instrumento de Negociação Coletiva de Desempenhoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Negociação Coletiva a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000866676.pdf000866676.pdfTexto completoapplication/pdf405716http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61815/1/000866676.pdfb14f93d6b362ef1d5a37a002ded08cb6MD51TEXT000866676.pdf.txt000866676.pdf.txtExtracted Texttext/plain154564http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61815/2/000866676.pdf.txt05f076cceb4139a6c1abb6287c080ffeMD52THUMBNAIL000866676.pdf.jpg000866676.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1530http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61815/3/000866676.pdf.jpge93d8d74f7b4d7ddc882dc4b2ea160bcMD5310183/618152023-01-05 06:08:12.358889oai:www.lume.ufrgs.br:10183/61815Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-05T08:08:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Plano de qualificação institucional : instrumento de Negociação Coletiva de Desempenho |
title |
Plano de qualificação institucional : instrumento de Negociação Coletiva de Desempenho |
spellingShingle |
Plano de qualificação institucional : instrumento de Negociação Coletiva de Desempenho Costa, Gabriel Antônio da Negociação coletiva Avaliação de desempenho Avaliação institucional |
title_short |
Plano de qualificação institucional : instrumento de Negociação Coletiva de Desempenho |
title_full |
Plano de qualificação institucional : instrumento de Negociação Coletiva de Desempenho |
title_fullStr |
Plano de qualificação institucional : instrumento de Negociação Coletiva de Desempenho |
title_full_unstemmed |
Plano de qualificação institucional : instrumento de Negociação Coletiva de Desempenho |
title_sort |
Plano de qualificação institucional : instrumento de Negociação Coletiva de Desempenho |
author |
Costa, Gabriel Antônio da |
author_facet |
Costa, Gabriel Antônio da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Gabriel Antônio da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Não disponível |
contributor_str_mv |
Não disponível |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Negociação coletiva Avaliação de desempenho Avaliação institucional |
topic |
Negociação coletiva Avaliação de desempenho Avaliação institucional |
description |
Os avanços da negociação coletiva no setor público, a exemplo da ratificação da Convenção nº 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) de 1978, aprovada no Congresso Nacional em abril de 2010, desencadearam a necessidade de obtenção de subsídios para sua efetiva implementação. Nesse sentido, o presente artigo representa um estudo alicerçado nos resultados de uma pesquisa para a elaboração do Plano de Qualificação Institucional (PQI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) cuja questão primordial consiste em apurar se os Técnico-Administrativos em Educação podem alcançar seus objetivos simultaneamente com os da instituição. Para tanto, tomou-se como referencial teórico a avaliação de desempenho individual e institucional, em conformidade com as respectivas exigências legais e em consonância com a situação na instituição pesquisada, tendo por norte a negociação coletiva como forma de resolução de conflitos. Através da análise do capital humano, da percepção dos técnico-administrativos e dos dirigentes, aprofundou-se a discussão dos resultados, os quais acabaram por revelar um considerável desconhecimento por parte dos técnicos pesquisados no que diz respeito aos assuntos ligados às relações trabalhistas, além da ausência de normas institucionais contendo critérios relacionados à capacitação e desenvolvimento. O estudo mostrou-se eficaz para contribuir na construção democrática do PQI. Todas essas considerações convergem para a importância do acesso à informação, que é um dos princípios da negociação coletiva. Finalmente, evidenciou-se que a falta de informações é capaz de frustrar ou desviar o rumo de uma negociação coletiva, o que pode ser ocasionado tanto pela sonegação da instituição quanto por parte do servidor. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-12-11T01:38:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/61815 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000866676 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/61815 |
identifier_str_mv |
000866676 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61815/1/000866676.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61815/2/000866676.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61815/3/000866676.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b14f93d6b362ef1d5a37a002ded08cb6 05f076cceb4139a6c1abb6287c080ffe e93d8d74f7b4d7ddc882dc4b2ea160bc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447095725785088 |