YouTube e a disseminação de conteúdo científico na Internet: perspectivas sobre critérios de qualidade em vlogs

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Vanessa Likoski
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/169532
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo verificar a confiabilidade de informações de teor científicas veiculadas na internet, mais especificamente no YouTube. Trata esta ferramenta como repositório de conteúdo científico e seus vídeos como documentos, visto que o trabalho analisa seu conteúdo. É uma pesquisa qualitativa, visto que tem seu enfoque no fenômeno de divulgação científica nas redes sociais, documental, pois trata os vídeos como documentos e de caráter descritivo. O trabalho apresenta, também, uma ferramenta baseada na elaborada por Tomaél (2001), para verificar a qualidade de informação veiculada no YouTube, através dos vlogs científicos. Utiliza como ferramenta limitadora, a certificação brasileira de vlogs científicos, o Science Vlogs Brasil e elenca, dentro e fora da certificação os canais que atingem mais público. Apresenta seus resultados baseados nos critérios definidos na ferramenta, verificando os canais e vídeos que integraram a pesquisa. Ressalta que existem espaços para melhorias, mas a inciativa da certificação é válida e inovadora no campo da divulgação científica. Reforça que mais estudos precisam ser feitos na área, com o objetivo de aprofundar o entendimento deste fenômeno.
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