A sociologia no ensino fundamental : o caso de São Leopoldo (RS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, André Furtado da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/276515
Resumo: O ensino de sociologia no ensino fundamental é um fenômeno presente no país, ainda que pouco tematizado. Há algumas iniciativas em curso no Brasil e este trabalho pretende conhecer e localizar estas experiências, buscando entender o processo de implementação nos municípios em que os gestores resolveram disponibilizar a sociologia para alunos dos anos finais do ensino fundamental. Como critério de reconhecimento dessas experiências, estabelecemos como condição, para considerar uma experiência válida, a ocorrência de: 1. legislação municipal instituindo a oferta da disciplina nas grades curriculares; 2. diretrizes curriculares municipais, indicando a instituição da disciplina; 3. produção acadêmica que analise experiências em andamento, esclarecendo que as práticas analisadas neste trabalho são referentes às redes públicas de ensino. Após, apresentamos o estudo de caso realizado sobre a experiência do município de São Leopoldo (RS), assim como a entrevista semiestruturada realizada com uma docente de sociologia da rede municipal. O momento atual indica a fragilidade da sociologia como componente curricular do Ensino Médio e gera preocupação quanto ao futuro de sua permanência, por isso se faz necessário explorar outras possibilidades e contextos educacionais com capacidade de proporcionar experiências educativas para o ensino e aprendizagem da sociologia, com perspectivas e potencial para abrir novas frentes e fortalecer o desenvolvimento do campo das ciências sociais na educação básica.
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