A sociologia no ensino fundamental : o caso de São Leopoldo (RS)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/276515 |
Resumo: | O ensino de sociologia no ensino fundamental é um fenômeno presente no país, ainda que pouco tematizado. Há algumas iniciativas em curso no Brasil e este trabalho pretende conhecer e localizar estas experiências, buscando entender o processo de implementação nos municípios em que os gestores resolveram disponibilizar a sociologia para alunos dos anos finais do ensino fundamental. Como critério de reconhecimento dessas experiências, estabelecemos como condição, para considerar uma experiência válida, a ocorrência de: 1. legislação municipal instituindo a oferta da disciplina nas grades curriculares; 2. diretrizes curriculares municipais, indicando a instituição da disciplina; 3. produção acadêmica que analise experiências em andamento, esclarecendo que as práticas analisadas neste trabalho são referentes às redes públicas de ensino. Após, apresentamos o estudo de caso realizado sobre a experiência do município de São Leopoldo (RS), assim como a entrevista semiestruturada realizada com uma docente de sociologia da rede municipal. O momento atual indica a fragilidade da sociologia como componente curricular do Ensino Médio e gera preocupação quanto ao futuro de sua permanência, por isso se faz necessário explorar outras possibilidades e contextos educacionais com capacidade de proporcionar experiências educativas para o ensino e aprendizagem da sociologia, com perspectivas e potencial para abrir novas frentes e fortalecer o desenvolvimento do campo das ciências sociais na educação básica. |
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Rosa, André Furtado daCaprara, Bernardo Mattes2024-07-19T06:21:38Z2024http://hdl.handle.net/10183/276515001206486O ensino de sociologia no ensino fundamental é um fenômeno presente no país, ainda que pouco tematizado. Há algumas iniciativas em curso no Brasil e este trabalho pretende conhecer e localizar estas experiências, buscando entender o processo de implementação nos municípios em que os gestores resolveram disponibilizar a sociologia para alunos dos anos finais do ensino fundamental. Como critério de reconhecimento dessas experiências, estabelecemos como condição, para considerar uma experiência válida, a ocorrência de: 1. legislação municipal instituindo a oferta da disciplina nas grades curriculares; 2. diretrizes curriculares municipais, indicando a instituição da disciplina; 3. produção acadêmica que analise experiências em andamento, esclarecendo que as práticas analisadas neste trabalho são referentes às redes públicas de ensino. Após, apresentamos o estudo de caso realizado sobre a experiência do município de São Leopoldo (RS), assim como a entrevista semiestruturada realizada com uma docente de sociologia da rede municipal. O momento atual indica a fragilidade da sociologia como componente curricular do Ensino Médio e gera preocupação quanto ao futuro de sua permanência, por isso se faz necessário explorar outras possibilidades e contextos educacionais com capacidade de proporcionar experiências educativas para o ensino e aprendizagem da sociologia, com perspectivas e potencial para abrir novas frentes e fortalecer o desenvolvimento do campo das ciências sociais na educação básica.The teaching of sociology in elementary school is a phenomenon present in the country. There are some initiatives underway in Brazil and this work aims to understand and locate these experiences, seeking to understand the implementation process in the municipalities where managers decided to make sociology available to students in the final years of elementary school. As a criterion for recognizing these experiences, we establish as a condition, to consider a valid experience, the occurrence of: 1. municipal legislation establishing the offering of the subject in the curriculum; 2. municipal curricular guidelines, indicating the institution of the subject; 3. academic production that analyzes ongoing experiences, clarifying that the practices analyzed in this work refer to public education networks. Afterwards, we will analyze the case study carried out, on the experience of the municipality of São Leopoldo, as well as the semi-structured interview carried out with a sociology teacher from the municipal network. The current moment indicates the fragility of sociology as a curricular component of Basic Education and generates concern about the future of its permanence, which is why it is necessary to explore other possibilities and educational contexts with the capacity to provide educational experiences for the teaching and learning of sociology, with perspectives and potential to open new fronts and strengthen the development of the field of social sciences in basic education, one of these spaces that we deal with here is Elementary Education.application/pdfporSociologia da educaçãoEnsino de sociologiaEnsino fundamentalSão Leopoldo (RS)SociologyElementary educationA sociologia no ensino fundamental : o caso de São Leopoldo (RS)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2024Ciências Sociais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001206486.pdf.txt001206486.pdf.txtExtracted Texttext/plain75531http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276515/2/001206486.pdf.txtb5aeb48185b3432dd1b81ad95f85e196MD52ORIGINAL001206486.pdfTexto completoapplication/pdf299638http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276515/1/001206486.pdfb8cf2ea662a4899a71f1a65838dcbc7fMD5110183/2765152024-09-29 06:42:53.502002oai:www.lume.ufrgs.br:10183/276515Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-09-29T09:42:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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