Educação sexual nas escolas: a necessidade de uma política pública - estudo de caso no município de Araricá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zamin, Camila
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/70388
Resumo: Este estudo objetivou verificar se as escolas do município de Araricá possuem ações de educação em saúde sexual e corporeidade no projeto político pedagógico que auxiliem por sua transversalidade a produção de cuidados integrais capazes de promover saúde. Visando atingir tal objetivo, foi utilizada uma abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, a partir do instrumento de pesquisa, contendo uma entrevista semi-estruturada. O estudo foi realizado no município de Araricá. Primeiramente foram convidadas para participar do estudo as cinco escolas do município, contudo, somente três escolas responderam ao instrumento de pesquisa, isto é, três professoras participaram como representantes das instituições de ensino. Os dados foram coletados e classificados em dois temas, sendo que o primeiro ficou intitulado de Ações de educação em saúde sexual e o segundo nomeado de Dificuldades enfrentadas frente a temática de orientação sexual. Após, foram analisados e em seguida submetidos a análises, utilizando como parâmetros as anotações dos sujeitos do estudo, acrescido da opinião da autora e confrontado com a literatura pesquisada. Os resultados obtidos revelaram que os sujeitos do estudo manifestam dificuldades para desenvolver trabalhos de orientação sexual dentro da escola. Além disso, evidenciou-se que as escolas que participaram da pesquisa não possuem projeto político pedagógico formalizado. Assim, os resultados reforçam a necessidade de conscientização de que a escola precisa definir o trabalho de Orientação Sexual como uma de suas competências. Ficou notável que ainda ocorrem falhas no ensino de educação sexual, e essas lacunas deixadas pelo processo ensino/aprendizagem contribui para que a criança e o adolescente fiquem mais vulneráveis a acidentes como a contaminação por doenças sexualmente transmissíveis, a gravidez indesejada, ao abuso sexual ou ainda a fatores como a timidez e à culpa, que podem comprometer seriamente suas relações sociais no decorrer da vida. É necessário que as crianças e os adolescentes tenham um conhecimento crítico sobre o tema para que possam ponderar decisões e fazer escolhas adequadas e conscientes em relação a sua sexualidade. Espero, então, que através deste estudo de caso, possamos criar uma política pública para implantar formalmente a orientação sexual nas escolas do município de Araricá.
id UFRGS-2_4390fffb1d69bfb442c7822bd3a8b0e1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/70388
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Zamin, CamilaAlbuquerque, Paulo Peixoto deAdamski, Liége2013-04-18T01:55:17Z2012http://hdl.handle.net/10183/70388000869975Este estudo objetivou verificar se as escolas do município de Araricá possuem ações de educação em saúde sexual e corporeidade no projeto político pedagógico que auxiliem por sua transversalidade a produção de cuidados integrais capazes de promover saúde. Visando atingir tal objetivo, foi utilizada uma abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, a partir do instrumento de pesquisa, contendo uma entrevista semi-estruturada. O estudo foi realizado no município de Araricá. Primeiramente foram convidadas para participar do estudo as cinco escolas do município, contudo, somente três escolas responderam ao instrumento de pesquisa, isto é, três professoras participaram como representantes das instituições de ensino. Os dados foram coletados e classificados em dois temas, sendo que o primeiro ficou intitulado de Ações de educação em saúde sexual e o segundo nomeado de Dificuldades enfrentadas frente a temática de orientação sexual. Após, foram analisados e em seguida submetidos a análises, utilizando como parâmetros as anotações dos sujeitos do estudo, acrescido da opinião da autora e confrontado com a literatura pesquisada. Os resultados obtidos revelaram que os sujeitos do estudo manifestam dificuldades para desenvolver trabalhos de orientação sexual dentro da escola. Além disso, evidenciou-se que as escolas que participaram da pesquisa não possuem projeto político pedagógico formalizado. Assim, os resultados reforçam a necessidade de conscientização de que a escola precisa definir o trabalho de Orientação Sexual como uma de suas competências. Ficou notável que ainda ocorrem falhas no ensino de educação sexual, e essas lacunas deixadas pelo processo ensino/aprendizagem contribui para que a criança e o adolescente fiquem mais vulneráveis a acidentes como a contaminação por doenças sexualmente transmissíveis, a gravidez indesejada, ao abuso sexual ou ainda a fatores como a timidez e à culpa, que podem comprometer seriamente suas relações sociais no decorrer da vida. É necessário que as crianças e os adolescentes tenham um conhecimento crítico sobre o tema para que possam ponderar decisões e fazer escolhas adequadas e conscientes em relação a sua sexualidade. Espero, então, que através deste estudo de caso, possamos criar uma política pública para implantar formalmente a orientação sexual nas escolas do município de Araricá.This study aimed to determine whether schools have the city of Araricá actions of health education and sexual embodiment in political pedagogical project to assist in the production of its pervasive comprehensive care that promote health. In order to achieve this goal, we used a qualitative, descriptive and exploratory, as the research instrument, containing a semi-structured interview. The study was conducted at Araricá. First were invited to participate in the study of the five schools of the city, however, only three schools responded to the survey instrument, namely, three teachers participated as representatives of educational institutions. Data were collected and classified into two themes, the first of which was titled Actions sexual health education and the second named Difficulties faced forward the issue of sexual orientation. After we analyzed and then subjected to analysis, using as parameters the notes of the study subjects, plus the author's opinions and confronted with the literature. The results revealed that the study subjects manifested difficulties in developing the work of sexual orientation within the school. Moreover, it became clear that the schools that participated in the survey do not have formal political pedagogical project. Thus, the results reinforce the need for awareness that the school needs to set the work of sexual orientation as one of its powers. It was remarkable that even failures occur in the teaching of sex education, and the gaps left by the teaching / learning process contributes to children and adolescents are more vulnerable to accidents and contamination by sexually transmitted diseases, unwanted pregnancy, sexual abuse or to factors such as shyness and guilt, which can seriously compromise their social relationships throughout life. It is necessary that children and teenagers have a critical knowledge on the subject so they can weigh decisions and make appropriate choices and conscious about their sexuality. So I hope that through this case study, we can create a public policy to deploy formal sexual orientation in schools in the city of Araricá.application/pdfporEducação sexualPolíticas públicasOrientação sexualSexual orientationSchoolEducationEducação sexual nas escolas: a necessidade de uma política pública - estudo de caso no município de Araricáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Gestão em Saúde UABinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000869975.pdf000869975.pdfTexto completoapplication/pdf421023http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70388/1/000869975.pdfb3422cab7d5c45d3379dc6ff4b9f50d5MD51TEXT000869975.pdf.txt000869975.pdf.txtExtracted Texttext/plain84722http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70388/2/000869975.pdf.txt1f8e90467ac59e063c44d7b78112a80dMD52THUMBNAIL000869975.pdf.jpg000869975.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg969http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70388/3/000869975.pdf.jpg0b38da14ce4309a6ba05ff2680ac2a59MD5310183/703882018-10-15 09:17:02.925oai:www.lume.ufrgs.br:10183/70388Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T12:17:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação sexual nas escolas: a necessidade de uma política pública - estudo de caso no município de Araricá
title Educação sexual nas escolas: a necessidade de uma política pública - estudo de caso no município de Araricá
spellingShingle Educação sexual nas escolas: a necessidade de uma política pública - estudo de caso no município de Araricá
Zamin, Camila
Educação sexual
Políticas públicas
Orientação sexual
Sexual orientation
School
Education
title_short Educação sexual nas escolas: a necessidade de uma política pública - estudo de caso no município de Araricá
title_full Educação sexual nas escolas: a necessidade de uma política pública - estudo de caso no município de Araricá
title_fullStr Educação sexual nas escolas: a necessidade de uma política pública - estudo de caso no município de Araricá
title_full_unstemmed Educação sexual nas escolas: a necessidade de uma política pública - estudo de caso no município de Araricá
title_sort Educação sexual nas escolas: a necessidade de uma política pública - estudo de caso no município de Araricá
author Zamin, Camila
author_facet Zamin, Camila
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zamin, Camila
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Albuquerque, Paulo Peixoto de
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Adamski, Liége
contributor_str_mv Albuquerque, Paulo Peixoto de
Adamski, Liége
dc.subject.por.fl_str_mv Educação sexual
Políticas públicas
Orientação sexual
topic Educação sexual
Políticas públicas
Orientação sexual
Sexual orientation
School
Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Sexual orientation
School
Education
description Este estudo objetivou verificar se as escolas do município de Araricá possuem ações de educação em saúde sexual e corporeidade no projeto político pedagógico que auxiliem por sua transversalidade a produção de cuidados integrais capazes de promover saúde. Visando atingir tal objetivo, foi utilizada uma abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, a partir do instrumento de pesquisa, contendo uma entrevista semi-estruturada. O estudo foi realizado no município de Araricá. Primeiramente foram convidadas para participar do estudo as cinco escolas do município, contudo, somente três escolas responderam ao instrumento de pesquisa, isto é, três professoras participaram como representantes das instituições de ensino. Os dados foram coletados e classificados em dois temas, sendo que o primeiro ficou intitulado de Ações de educação em saúde sexual e o segundo nomeado de Dificuldades enfrentadas frente a temática de orientação sexual. Após, foram analisados e em seguida submetidos a análises, utilizando como parâmetros as anotações dos sujeitos do estudo, acrescido da opinião da autora e confrontado com a literatura pesquisada. Os resultados obtidos revelaram que os sujeitos do estudo manifestam dificuldades para desenvolver trabalhos de orientação sexual dentro da escola. Além disso, evidenciou-se que as escolas que participaram da pesquisa não possuem projeto político pedagógico formalizado. Assim, os resultados reforçam a necessidade de conscientização de que a escola precisa definir o trabalho de Orientação Sexual como uma de suas competências. Ficou notável que ainda ocorrem falhas no ensino de educação sexual, e essas lacunas deixadas pelo processo ensino/aprendizagem contribui para que a criança e o adolescente fiquem mais vulneráveis a acidentes como a contaminação por doenças sexualmente transmissíveis, a gravidez indesejada, ao abuso sexual ou ainda a fatores como a timidez e à culpa, que podem comprometer seriamente suas relações sociais no decorrer da vida. É necessário que as crianças e os adolescentes tenham um conhecimento crítico sobre o tema para que possam ponderar decisões e fazer escolhas adequadas e conscientes em relação a sua sexualidade. Espero, então, que através deste estudo de caso, possamos criar uma política pública para implantar formalmente a orientação sexual nas escolas do município de Araricá.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-04-18T01:55:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/70388
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000869975
url http://hdl.handle.net/10183/70388
identifier_str_mv 000869975
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70388/1/000869975.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70388/2/000869975.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70388/3/000869975.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b3422cab7d5c45d3379dc6ff4b9f50d5
1f8e90467ac59e063c44d7b78112a80d
0b38da14ce4309a6ba05ff2680ac2a59
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447104962691072