Arte conecta : narrativas visuais e ensino em espaços expandidos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/223224 |
Resumo: | Esta monografia, da área de Ensino de Artes Visuais, aborda a Arte como uma forma de comunicação que pode estimular os alunos a terem uma relação interessada com o aprendizado, através de narrativas visuais. Estas narrativas, construídas pelos alunos através do uso da fotografia, de vídeos, entre outras mídias, podem estimular o aprender de uma forma mais fluída e criativa. Considera-se aqui a escola como um espaço expandido, onde lugares e artefatos são espaços de aprendizado para além dos muros da escola, condição esta acentuada com o distanciamento social imposto pela Pandemia mundial. Para isso, apresento as práticas utilizadas no Estágio Obrigatório, realizado nas séries finais do Ensino Fundamental, no Colégio de Aplicação da UFRGS, em 2019, e o relato de professores de artes que estão trabalhando em atividades remotas, em um compartilhar de experiências e estímulo para alunos e professores – construindo esta narrativa através de conceitos como Pedagogia Cultural e Cultura visual, Narrativas Visuais na Arte Contemporânea e na Educação e considerando os apontamentos de Nicolas Mirzoelf, Fernando Hernández, Gillian Rose e Pablo Helguera, Raimundo Martins, Camille Paglia e o pós- estruturalista Stuart Hall, entre outros. Ao longo deste trabalho é possível constatar a importância e a viabilidade da aplicação de projetos de ensino que trabalhem com narrativas e cultura visual, mesmo à distância, tanto pela apresentação das práticas de ensino aplicadas em estágio, como nas narrativas de três professoras atuantes durante a pandemia. Com o uso de tecnologias existentes, digitais ou não, podemos construir caminhos e proporcionar aos alunos o contato com muitos meios para a criação de narrativas visuais, em propostas que visem um aprendizado em artes visuais rico de experiências e com o desenvolvimento de um pensamento crítico sobre a realidade que nos cerca. |
id |
UFRGS-2_43cdb226ddd2f04aa18c425d6dad096a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223224 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Azevedo, Jussara Moreira deHofstaetter, Andrea2021-07-06T04:46:02Z2021http://hdl.handle.net/10183/223224001127791Esta monografia, da área de Ensino de Artes Visuais, aborda a Arte como uma forma de comunicação que pode estimular os alunos a terem uma relação interessada com o aprendizado, através de narrativas visuais. Estas narrativas, construídas pelos alunos através do uso da fotografia, de vídeos, entre outras mídias, podem estimular o aprender de uma forma mais fluída e criativa. Considera-se aqui a escola como um espaço expandido, onde lugares e artefatos são espaços de aprendizado para além dos muros da escola, condição esta acentuada com o distanciamento social imposto pela Pandemia mundial. Para isso, apresento as práticas utilizadas no Estágio Obrigatório, realizado nas séries finais do Ensino Fundamental, no Colégio de Aplicação da UFRGS, em 2019, e o relato de professores de artes que estão trabalhando em atividades remotas, em um compartilhar de experiências e estímulo para alunos e professores – construindo esta narrativa através de conceitos como Pedagogia Cultural e Cultura visual, Narrativas Visuais na Arte Contemporânea e na Educação e considerando os apontamentos de Nicolas Mirzoelf, Fernando Hernández, Gillian Rose e Pablo Helguera, Raimundo Martins, Camille Paglia e o pós- estruturalista Stuart Hall, entre outros. Ao longo deste trabalho é possível constatar a importância e a viabilidade da aplicação de projetos de ensino que trabalhem com narrativas e cultura visual, mesmo à distância, tanto pela apresentação das práticas de ensino aplicadas em estágio, como nas narrativas de três professoras atuantes durante a pandemia. Com o uso de tecnologias existentes, digitais ou não, podemos construir caminhos e proporcionar aos alunos o contato com muitos meios para a criação de narrativas visuais, em propostas que visem um aprendizado em artes visuais rico de experiências e com o desenvolvimento de um pensamento crítico sobre a realidade que nos cerca.application/pdfporArte contemporâneaNarrativa visualPandemiasEnsino de artesArte conecta : narrativas visuais e ensino em espaços expandidosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2021Artes Visuais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001127791.pdf.txt001127791.pdf.txtExtracted Texttext/plain204021http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223224/2/001127791.pdf.txt7a7d03e729175acb7782aec9205bd74bMD52ORIGINAL001127791.pdfTexto completoapplication/pdf34661493http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223224/1/001127791.pdf9013cb0c0e718d8f71783d3e187bb6bbMD5110183/2232242023-05-04 04:03:05.532789oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223224Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-04T07:03:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Arte conecta : narrativas visuais e ensino em espaços expandidos |
title |
Arte conecta : narrativas visuais e ensino em espaços expandidos |
spellingShingle |
Arte conecta : narrativas visuais e ensino em espaços expandidos Azevedo, Jussara Moreira de Arte contemporânea Narrativa visual Pandemias Ensino de artes |
title_short |
Arte conecta : narrativas visuais e ensino em espaços expandidos |
title_full |
Arte conecta : narrativas visuais e ensino em espaços expandidos |
title_fullStr |
Arte conecta : narrativas visuais e ensino em espaços expandidos |
title_full_unstemmed |
Arte conecta : narrativas visuais e ensino em espaços expandidos |
title_sort |
Arte conecta : narrativas visuais e ensino em espaços expandidos |
author |
Azevedo, Jussara Moreira de |
author_facet |
Azevedo, Jussara Moreira de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Jussara Moreira de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Hofstaetter, Andrea |
contributor_str_mv |
Hofstaetter, Andrea |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte contemporânea Narrativa visual Pandemias Ensino de artes |
topic |
Arte contemporânea Narrativa visual Pandemias Ensino de artes |
description |
Esta monografia, da área de Ensino de Artes Visuais, aborda a Arte como uma forma de comunicação que pode estimular os alunos a terem uma relação interessada com o aprendizado, através de narrativas visuais. Estas narrativas, construídas pelos alunos através do uso da fotografia, de vídeos, entre outras mídias, podem estimular o aprender de uma forma mais fluída e criativa. Considera-se aqui a escola como um espaço expandido, onde lugares e artefatos são espaços de aprendizado para além dos muros da escola, condição esta acentuada com o distanciamento social imposto pela Pandemia mundial. Para isso, apresento as práticas utilizadas no Estágio Obrigatório, realizado nas séries finais do Ensino Fundamental, no Colégio de Aplicação da UFRGS, em 2019, e o relato de professores de artes que estão trabalhando em atividades remotas, em um compartilhar de experiências e estímulo para alunos e professores – construindo esta narrativa através de conceitos como Pedagogia Cultural e Cultura visual, Narrativas Visuais na Arte Contemporânea e na Educação e considerando os apontamentos de Nicolas Mirzoelf, Fernando Hernández, Gillian Rose e Pablo Helguera, Raimundo Martins, Camille Paglia e o pós- estruturalista Stuart Hall, entre outros. Ao longo deste trabalho é possível constatar a importância e a viabilidade da aplicação de projetos de ensino que trabalhem com narrativas e cultura visual, mesmo à distância, tanto pela apresentação das práticas de ensino aplicadas em estágio, como nas narrativas de três professoras atuantes durante a pandemia. Com o uso de tecnologias existentes, digitais ou não, podemos construir caminhos e proporcionar aos alunos o contato com muitos meios para a criação de narrativas visuais, em propostas que visem um aprendizado em artes visuais rico de experiências e com o desenvolvimento de um pensamento crítico sobre a realidade que nos cerca. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-06T04:46:02Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/223224 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001127791 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/223224 |
identifier_str_mv |
001127791 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223224/2/001127791.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223224/1/001127791.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7a7d03e729175acb7782aec9205bd74b 9013cb0c0e718d8f71783d3e187bb6bb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224608676839424 |