Redes sociais : um novo mundo para os idosos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wasserman, Camila
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Grande, Tássia Priscila Fagundes, Machado, Letícia Sophia Rocha, Behar, Patrícia Alejandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/230532
Resumo: Ao longo dos anos ocorreram mudanças significativas na sociedade, principalmente em relação às tecnologias e a expectativa de vida. Os idosos estão cada vez mais utilizando as tecnologias, incluindo as redes sociais. Para este tipo de público, as redes sociais estão se tornando um local não apenas como forma de passatempo, mas como fonte de novos conhecimentos, comunicação e interações. O presente artigo relata uma pesquisa realizada sobre redes sociais com 27 idosos que participam de um curso de inclusão digital desenvolvido na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A pesquisa não tem o propósito de objetivar unicamente a melhoria das ferramentas nas redes sociais, mas sim de analisar questões relativas a aspectos psicológicos, gerontológicos e educacionais envolvidos.
id UFRGS-2_43ce1449969eb0443765e581e49bba67
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230532
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Wasserman, CamilaGrande, Tássia Priscila FagundesMachado, Letícia Sophia RochaBehar, Patrícia Alejandra2021-10-06T04:15:19Z20121679-1916http://hdl.handle.net/10183/230532000939519Ao longo dos anos ocorreram mudanças significativas na sociedade, principalmente em relação às tecnologias e a expectativa de vida. Os idosos estão cada vez mais utilizando as tecnologias, incluindo as redes sociais. Para este tipo de público, as redes sociais estão se tornando um local não apenas como forma de passatempo, mas como fonte de novos conhecimentos, comunicação e interações. O presente artigo relata uma pesquisa realizada sobre redes sociais com 27 idosos que participam de um curso de inclusão digital desenvolvido na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A pesquisa não tem o propósito de objetivar unicamente a melhoria das ferramentas nas redes sociais, mas sim de analisar questões relativas a aspectos psicológicos, gerontológicos e educacionais envolvidos.Over the years significant changes have occurred in society, especially in relation to technology and life expectancy. The elderly are increasingly using technology, including social networks. For this type of public social networks are becoming a place not only as a hobby, but as a source of new knowledge, communication and interactions. This article reports a survey on social networks with 27 seniors participating in a course designed for digital inclusion at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). The research is not intended to target only the improvement of social networking tools, but rather to analyze issues related to psychological, and educational gerontology involved.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 10, n. 1 (jul. 2012), 10 f.Computador na educaçãoRedes sociaisIdosoSocial networksElderlyEducationRedes sociais : um novo mundo para os idososNetworks : a new world for the elderlyinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000939519.pdf.txt000939519.pdf.txtExtracted Texttext/plain29083http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230532/2/000939519.pdf.txtf08636942512a1b54730f10651f1b5dcMD52ORIGINAL000939519.pdfTexto completoapplication/pdf128819http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230532/1/000939519.pdf5b8eba6555140f7c10d335ea0fbf6279MD5110183/2305322024-01-27 06:02:02.830785oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230532Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-01-27T08:02:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Redes sociais : um novo mundo para os idosos
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Networks : a new world for the elderly
title Redes sociais : um novo mundo para os idosos
spellingShingle Redes sociais : um novo mundo para os idosos
Wasserman, Camila
Computador na educação
Redes sociais
Idoso
Social networks
Elderly
Education
title_short Redes sociais : um novo mundo para os idosos
title_full Redes sociais : um novo mundo para os idosos
title_fullStr Redes sociais : um novo mundo para os idosos
title_full_unstemmed Redes sociais : um novo mundo para os idosos
title_sort Redes sociais : um novo mundo para os idosos
author Wasserman, Camila
author_facet Wasserman, Camila
Grande, Tássia Priscila Fagundes
Machado, Letícia Sophia Rocha
Behar, Patrícia Alejandra
author_role author
author2 Grande, Tássia Priscila Fagundes
Machado, Letícia Sophia Rocha
Behar, Patrícia Alejandra
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wasserman, Camila
Grande, Tássia Priscila Fagundes
Machado, Letícia Sophia Rocha
Behar, Patrícia Alejandra
dc.subject.por.fl_str_mv Computador na educação
Redes sociais
Idoso
topic Computador na educação
Redes sociais
Idoso
Social networks
Elderly
Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Social networks
Elderly
Education
description Ao longo dos anos ocorreram mudanças significativas na sociedade, principalmente em relação às tecnologias e a expectativa de vida. Os idosos estão cada vez mais utilizando as tecnologias, incluindo as redes sociais. Para este tipo de público, as redes sociais estão se tornando um local não apenas como forma de passatempo, mas como fonte de novos conhecimentos, comunicação e interações. O presente artigo relata uma pesquisa realizada sobre redes sociais com 27 idosos que participam de um curso de inclusão digital desenvolvido na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A pesquisa não tem o propósito de objetivar unicamente a melhoria das ferramentas nas redes sociais, mas sim de analisar questões relativas a aspectos psicológicos, gerontológicos e educacionais envolvidos.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-06T04:15:19Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/230532
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000939519
identifier_str_mv 1679-1916
000939519
url http://hdl.handle.net/10183/230532
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 10, n. 1 (jul. 2012), 10 f.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230532/2/000939519.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230532/1/000939519.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f08636942512a1b54730f10651f1b5dc
5b8eba6555140f7c10d335ea0fbf6279
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225038336098304