Redes sociais : um novo mundo para os idosos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/230532 |
Resumo: | Ao longo dos anos ocorreram mudanças significativas na sociedade, principalmente em relação às tecnologias e a expectativa de vida. Os idosos estão cada vez mais utilizando as tecnologias, incluindo as redes sociais. Para este tipo de público, as redes sociais estão se tornando um local não apenas como forma de passatempo, mas como fonte de novos conhecimentos, comunicação e interações. O presente artigo relata uma pesquisa realizada sobre redes sociais com 27 idosos que participam de um curso de inclusão digital desenvolvido na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A pesquisa não tem o propósito de objetivar unicamente a melhoria das ferramentas nas redes sociais, mas sim de analisar questões relativas a aspectos psicológicos, gerontológicos e educacionais envolvidos. |
id |
UFRGS-2_43ce1449969eb0443765e581e49bba67 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230532 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Wasserman, CamilaGrande, Tássia Priscila FagundesMachado, Letícia Sophia RochaBehar, Patrícia Alejandra2021-10-06T04:15:19Z20121679-1916http://hdl.handle.net/10183/230532000939519Ao longo dos anos ocorreram mudanças significativas na sociedade, principalmente em relação às tecnologias e a expectativa de vida. Os idosos estão cada vez mais utilizando as tecnologias, incluindo as redes sociais. Para este tipo de público, as redes sociais estão se tornando um local não apenas como forma de passatempo, mas como fonte de novos conhecimentos, comunicação e interações. O presente artigo relata uma pesquisa realizada sobre redes sociais com 27 idosos que participam de um curso de inclusão digital desenvolvido na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A pesquisa não tem o propósito de objetivar unicamente a melhoria das ferramentas nas redes sociais, mas sim de analisar questões relativas a aspectos psicológicos, gerontológicos e educacionais envolvidos.Over the years significant changes have occurred in society, especially in relation to technology and life expectancy. The elderly are increasingly using technology, including social networks. For this type of public social networks are becoming a place not only as a hobby, but as a source of new knowledge, communication and interactions. This article reports a survey on social networks with 27 seniors participating in a course designed for digital inclusion at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). The research is not intended to target only the improvement of social networking tools, but rather to analyze issues related to psychological, and educational gerontology involved.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 10, n. 1 (jul. 2012), 10 f.Computador na educaçãoRedes sociaisIdosoSocial networksElderlyEducationRedes sociais : um novo mundo para os idososNetworks : a new world for the elderlyinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000939519.pdf.txt000939519.pdf.txtExtracted Texttext/plain29083http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230532/2/000939519.pdf.txtf08636942512a1b54730f10651f1b5dcMD52ORIGINAL000939519.pdfTexto completoapplication/pdf128819http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230532/1/000939519.pdf5b8eba6555140f7c10d335ea0fbf6279MD5110183/2305322024-01-27 06:02:02.830785oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230532Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-01-27T08:02:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Redes sociais : um novo mundo para os idosos |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Networks : a new world for the elderly |
title |
Redes sociais : um novo mundo para os idosos |
spellingShingle |
Redes sociais : um novo mundo para os idosos Wasserman, Camila Computador na educação Redes sociais Idoso Social networks Elderly Education |
title_short |
Redes sociais : um novo mundo para os idosos |
title_full |
Redes sociais : um novo mundo para os idosos |
title_fullStr |
Redes sociais : um novo mundo para os idosos |
title_full_unstemmed |
Redes sociais : um novo mundo para os idosos |
title_sort |
Redes sociais : um novo mundo para os idosos |
author |
Wasserman, Camila |
author_facet |
Wasserman, Camila Grande, Tássia Priscila Fagundes Machado, Letícia Sophia Rocha Behar, Patrícia Alejandra |
author_role |
author |
author2 |
Grande, Tássia Priscila Fagundes Machado, Letícia Sophia Rocha Behar, Patrícia Alejandra |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wasserman, Camila Grande, Tássia Priscila Fagundes Machado, Letícia Sophia Rocha Behar, Patrícia Alejandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Computador na educação Redes sociais Idoso |
topic |
Computador na educação Redes sociais Idoso Social networks Elderly Education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Social networks Elderly Education |
description |
Ao longo dos anos ocorreram mudanças significativas na sociedade, principalmente em relação às tecnologias e a expectativa de vida. Os idosos estão cada vez mais utilizando as tecnologias, incluindo as redes sociais. Para este tipo de público, as redes sociais estão se tornando um local não apenas como forma de passatempo, mas como fonte de novos conhecimentos, comunicação e interações. O presente artigo relata uma pesquisa realizada sobre redes sociais com 27 idosos que participam de um curso de inclusão digital desenvolvido na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A pesquisa não tem o propósito de objetivar unicamente a melhoria das ferramentas nas redes sociais, mas sim de analisar questões relativas a aspectos psicológicos, gerontológicos e educacionais envolvidos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-10-06T04:15:19Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/230532 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000939519 |
identifier_str_mv |
1679-1916 000939519 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/230532 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 10, n. 1 (jul. 2012), 10 f. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230532/2/000939519.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230532/1/000939519.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f08636942512a1b54730f10651f1b5dc 5b8eba6555140f7c10d335ea0fbf6279 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225038336098304 |