WIKI : uma proposta de colaboração para aprofundar conhecimentos de matemática financeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Kátia Coelho da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/95762
Resumo: O presente trabalho apresenta um estudo sobre o uso do Wiki como ferramenta de aprendizagem colaborativa para a construção de conceitos relacionados à Matemática Financeira. Apresenta-se a aprendizagem colaborativa como uma forma de tornar o aluno um ser mais ativo e responsável no seu processo de ensino aprendizagem. Baseando-se nos princípios da teoria sociointeracionista de Vygotsky, destaca-se a importância da construção coletiva do conhecimento, fruto das interações sociais. Visando auxiliar esse processo, buscou-se como referência as pesquisas na área de aprendizagem colaborativa apoiada por computador, dentro da qual destaca-se o uso do Wiki como ferramenta que favorece a aprendizagem e a colaboração entre alunos e professores. Dentro dessa perspectiva, analisou-se o uso da ferramenta Wiki com alunos de sexta série do ensino fundamental como um ambiente colaborativo para expor pesquisas referentes a termos utilizados na linguagem financeira. A partir da análise da pesquisa, concluiu-se que é possível utilizar o ambiente Wiki com os alunos para tornar a aprendizagem mais dinâmica e colaborativa, tornando professor e aluno produtores de conhecimento. Dentro da proposta realizada, notou-se que os alunos precisam de mais momentos que permitam o trabalho colaborativo, além de uma proposta que seja desafiante, convidando-os a estar presentes no ambiente e sugerindo possíveis intervenções entre eles. Sendo assim, o Wiki tem um grande potencial a ser explorado na esfera educacional, a partir de uma proposta de aprendizagem colaborativa apoiada por computador.
id UFRGS-2_43e59c1214785ccba3353d79916cd8c5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95762
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rocha, Kátia Coelho daSchmitt, Marcelo Augusto Rauh2014-05-30T02:06:07Z2012http://hdl.handle.net/10183/95762000914902O presente trabalho apresenta um estudo sobre o uso do Wiki como ferramenta de aprendizagem colaborativa para a construção de conceitos relacionados à Matemática Financeira. Apresenta-se a aprendizagem colaborativa como uma forma de tornar o aluno um ser mais ativo e responsável no seu processo de ensino aprendizagem. Baseando-se nos princípios da teoria sociointeracionista de Vygotsky, destaca-se a importância da construção coletiva do conhecimento, fruto das interações sociais. Visando auxiliar esse processo, buscou-se como referência as pesquisas na área de aprendizagem colaborativa apoiada por computador, dentro da qual destaca-se o uso do Wiki como ferramenta que favorece a aprendizagem e a colaboração entre alunos e professores. Dentro dessa perspectiva, analisou-se o uso da ferramenta Wiki com alunos de sexta série do ensino fundamental como um ambiente colaborativo para expor pesquisas referentes a termos utilizados na linguagem financeira. A partir da análise da pesquisa, concluiu-se que é possível utilizar o ambiente Wiki com os alunos para tornar a aprendizagem mais dinâmica e colaborativa, tornando professor e aluno produtores de conhecimento. Dentro da proposta realizada, notou-se que os alunos precisam de mais momentos que permitam o trabalho colaborativo, além de uma proposta que seja desafiante, convidando-os a estar presentes no ambiente e sugerindo possíveis intervenções entre eles. Sendo assim, o Wiki tem um grande potencial a ser explorado na esfera educacional, a partir de uma proposta de aprendizagem colaborativa apoiada por computador.This paper presents a study on using Wiki as a collaborative learning tool for building concepts related to Financial Mathematical. It presents collaborative learning as a way to turn the student into a more active and responsible in the teaching and learning process. Based on the principles of Vygotsky’s social interactionist theory, it is highlighted the importance of collective construction of knowledge through social interactions. To aid this process we sought for references on computer-supported collaborative learning researches, highlighting the use of Wiki as a tool which promotes learning and collaboration among students and teachers. Within this perspective, we analyzed the use of the Wiki tool with sixth grade students as a collaborative environment to expose research regarding terms used in financial language. From the analysis of the research, it was concluded that it is possible to use Wiki with students to make learning more dynamic and collaborative, turning the teacher and the students into knowledge producers. It was noted that students need more time to allow collaborative work, besides a challenging proposal, inviting them to be present in the environment and suggesting possible interventions among them. Thus, Wiki has a great potential to be explored in the educational sphere, from a proposed computer-supported collaborative learning.application/pdfporMatemáticaEnsinoAprendizagem colaborativaCollaborative learningWikiLearning mathematicsWIKI : uma proposta de colaboração para aprofundar conhecimentos de matemática financeirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000914902.pdf000914902.pdfTexto completoapplication/pdf1781643http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95762/1/000914902.pdf3cc7c9f1330359a75d1eb3d43e9387bbMD51TEXT000914902.pdf.txt000914902.pdf.txtExtracted Texttext/plain100647http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95762/2/000914902.pdf.txtca47a7032c841746321adfeed79a5f57MD52THUMBNAIL000914902.pdf.jpg000914902.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1017http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95762/3/000914902.pdf.jpgebd7cce725b152069a7098ff0a56f01bMD5310183/957622018-10-15 07:52:18.942oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95762Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T10:52:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv WIKI : uma proposta de colaboração para aprofundar conhecimentos de matemática financeira
title WIKI : uma proposta de colaboração para aprofundar conhecimentos de matemática financeira
spellingShingle WIKI : uma proposta de colaboração para aprofundar conhecimentos de matemática financeira
Rocha, Kátia Coelho da
Matemática
Ensino
Aprendizagem colaborativa
Collaborative learning
Wiki
Learning mathematics
title_short WIKI : uma proposta de colaboração para aprofundar conhecimentos de matemática financeira
title_full WIKI : uma proposta de colaboração para aprofundar conhecimentos de matemática financeira
title_fullStr WIKI : uma proposta de colaboração para aprofundar conhecimentos de matemática financeira
title_full_unstemmed WIKI : uma proposta de colaboração para aprofundar conhecimentos de matemática financeira
title_sort WIKI : uma proposta de colaboração para aprofundar conhecimentos de matemática financeira
author Rocha, Kátia Coelho da
author_facet Rocha, Kátia Coelho da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Kátia Coelho da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schmitt, Marcelo Augusto Rauh
contributor_str_mv Schmitt, Marcelo Augusto Rauh
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Ensino
Aprendizagem colaborativa
topic Matemática
Ensino
Aprendizagem colaborativa
Collaborative learning
Wiki
Learning mathematics
dc.subject.eng.fl_str_mv Collaborative learning
Wiki
Learning mathematics
description O presente trabalho apresenta um estudo sobre o uso do Wiki como ferramenta de aprendizagem colaborativa para a construção de conceitos relacionados à Matemática Financeira. Apresenta-se a aprendizagem colaborativa como uma forma de tornar o aluno um ser mais ativo e responsável no seu processo de ensino aprendizagem. Baseando-se nos princípios da teoria sociointeracionista de Vygotsky, destaca-se a importância da construção coletiva do conhecimento, fruto das interações sociais. Visando auxiliar esse processo, buscou-se como referência as pesquisas na área de aprendizagem colaborativa apoiada por computador, dentro da qual destaca-se o uso do Wiki como ferramenta que favorece a aprendizagem e a colaboração entre alunos e professores. Dentro dessa perspectiva, analisou-se o uso da ferramenta Wiki com alunos de sexta série do ensino fundamental como um ambiente colaborativo para expor pesquisas referentes a termos utilizados na linguagem financeira. A partir da análise da pesquisa, concluiu-se que é possível utilizar o ambiente Wiki com os alunos para tornar a aprendizagem mais dinâmica e colaborativa, tornando professor e aluno produtores de conhecimento. Dentro da proposta realizada, notou-se que os alunos precisam de mais momentos que permitam o trabalho colaborativo, além de uma proposta que seja desafiante, convidando-os a estar presentes no ambiente e sugerindo possíveis intervenções entre eles. Sendo assim, o Wiki tem um grande potencial a ser explorado na esfera educacional, a partir de uma proposta de aprendizagem colaborativa apoiada por computador.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-05-30T02:06:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/95762
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000914902
url http://hdl.handle.net/10183/95762
identifier_str_mv 000914902
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95762/1/000914902.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95762/2/000914902.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95762/3/000914902.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3cc7c9f1330359a75d1eb3d43e9387bb
ca47a7032c841746321adfeed79a5f57
ebd7cce725b152069a7098ff0a56f01b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447126515122176