WIKI : uma proposta de colaboração para aprofundar conhecimentos de matemática financeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/95762 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta um estudo sobre o uso do Wiki como ferramenta de aprendizagem colaborativa para a construção de conceitos relacionados à Matemática Financeira. Apresenta-se a aprendizagem colaborativa como uma forma de tornar o aluno um ser mais ativo e responsável no seu processo de ensino aprendizagem. Baseando-se nos princípios da teoria sociointeracionista de Vygotsky, destaca-se a importância da construção coletiva do conhecimento, fruto das interações sociais. Visando auxiliar esse processo, buscou-se como referência as pesquisas na área de aprendizagem colaborativa apoiada por computador, dentro da qual destaca-se o uso do Wiki como ferramenta que favorece a aprendizagem e a colaboração entre alunos e professores. Dentro dessa perspectiva, analisou-se o uso da ferramenta Wiki com alunos de sexta série do ensino fundamental como um ambiente colaborativo para expor pesquisas referentes a termos utilizados na linguagem financeira. A partir da análise da pesquisa, concluiu-se que é possível utilizar o ambiente Wiki com os alunos para tornar a aprendizagem mais dinâmica e colaborativa, tornando professor e aluno produtores de conhecimento. Dentro da proposta realizada, notou-se que os alunos precisam de mais momentos que permitam o trabalho colaborativo, além de uma proposta que seja desafiante, convidando-os a estar presentes no ambiente e sugerindo possíveis intervenções entre eles. Sendo assim, o Wiki tem um grande potencial a ser explorado na esfera educacional, a partir de uma proposta de aprendizagem colaborativa apoiada por computador. |
id |
UFRGS-2_43e59c1214785ccba3353d79916cd8c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95762 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rocha, Kátia Coelho daSchmitt, Marcelo Augusto Rauh2014-05-30T02:06:07Z2012http://hdl.handle.net/10183/95762000914902O presente trabalho apresenta um estudo sobre o uso do Wiki como ferramenta de aprendizagem colaborativa para a construção de conceitos relacionados à Matemática Financeira. Apresenta-se a aprendizagem colaborativa como uma forma de tornar o aluno um ser mais ativo e responsável no seu processo de ensino aprendizagem. Baseando-se nos princípios da teoria sociointeracionista de Vygotsky, destaca-se a importância da construção coletiva do conhecimento, fruto das interações sociais. Visando auxiliar esse processo, buscou-se como referência as pesquisas na área de aprendizagem colaborativa apoiada por computador, dentro da qual destaca-se o uso do Wiki como ferramenta que favorece a aprendizagem e a colaboração entre alunos e professores. Dentro dessa perspectiva, analisou-se o uso da ferramenta Wiki com alunos de sexta série do ensino fundamental como um ambiente colaborativo para expor pesquisas referentes a termos utilizados na linguagem financeira. A partir da análise da pesquisa, concluiu-se que é possível utilizar o ambiente Wiki com os alunos para tornar a aprendizagem mais dinâmica e colaborativa, tornando professor e aluno produtores de conhecimento. Dentro da proposta realizada, notou-se que os alunos precisam de mais momentos que permitam o trabalho colaborativo, além de uma proposta que seja desafiante, convidando-os a estar presentes no ambiente e sugerindo possíveis intervenções entre eles. Sendo assim, o Wiki tem um grande potencial a ser explorado na esfera educacional, a partir de uma proposta de aprendizagem colaborativa apoiada por computador.This paper presents a study on using Wiki as a collaborative learning tool for building concepts related to Financial Mathematical. It presents collaborative learning as a way to turn the student into a more active and responsible in the teaching and learning process. Based on the principles of Vygotsky’s social interactionist theory, it is highlighted the importance of collective construction of knowledge through social interactions. To aid this process we sought for references on computer-supported collaborative learning researches, highlighting the use of Wiki as a tool which promotes learning and collaboration among students and teachers. Within this perspective, we analyzed the use of the Wiki tool with sixth grade students as a collaborative environment to expose research regarding terms used in financial language. From the analysis of the research, it was concluded that it is possible to use Wiki with students to make learning more dynamic and collaborative, turning the teacher and the students into knowledge producers. It was noted that students need more time to allow collaborative work, besides a challenging proposal, inviting them to be present in the environment and suggesting possible interventions among them. Thus, Wiki has a great potential to be explored in the educational sphere, from a proposed computer-supported collaborative learning.application/pdfporMatemáticaEnsinoAprendizagem colaborativaCollaborative learningWikiLearning mathematicsWIKI : uma proposta de colaboração para aprofundar conhecimentos de matemática financeirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000914902.pdf000914902.pdfTexto completoapplication/pdf1781643http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95762/1/000914902.pdf3cc7c9f1330359a75d1eb3d43e9387bbMD51TEXT000914902.pdf.txt000914902.pdf.txtExtracted Texttext/plain100647http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95762/2/000914902.pdf.txtca47a7032c841746321adfeed79a5f57MD52THUMBNAIL000914902.pdf.jpg000914902.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1017http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95762/3/000914902.pdf.jpgebd7cce725b152069a7098ff0a56f01bMD5310183/957622018-10-15 07:52:18.942oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95762Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T10:52:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
WIKI : uma proposta de colaboração para aprofundar conhecimentos de matemática financeira |
title |
WIKI : uma proposta de colaboração para aprofundar conhecimentos de matemática financeira |
spellingShingle |
WIKI : uma proposta de colaboração para aprofundar conhecimentos de matemática financeira Rocha, Kátia Coelho da Matemática Ensino Aprendizagem colaborativa Collaborative learning Wiki Learning mathematics |
title_short |
WIKI : uma proposta de colaboração para aprofundar conhecimentos de matemática financeira |
title_full |
WIKI : uma proposta de colaboração para aprofundar conhecimentos de matemática financeira |
title_fullStr |
WIKI : uma proposta de colaboração para aprofundar conhecimentos de matemática financeira |
title_full_unstemmed |
WIKI : uma proposta de colaboração para aprofundar conhecimentos de matemática financeira |
title_sort |
WIKI : uma proposta de colaboração para aprofundar conhecimentos de matemática financeira |
author |
Rocha, Kátia Coelho da |
author_facet |
Rocha, Kátia Coelho da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Kátia Coelho da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Schmitt, Marcelo Augusto Rauh |
contributor_str_mv |
Schmitt, Marcelo Augusto Rauh |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Ensino Aprendizagem colaborativa |
topic |
Matemática Ensino Aprendizagem colaborativa Collaborative learning Wiki Learning mathematics |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Collaborative learning Wiki Learning mathematics |
description |
O presente trabalho apresenta um estudo sobre o uso do Wiki como ferramenta de aprendizagem colaborativa para a construção de conceitos relacionados à Matemática Financeira. Apresenta-se a aprendizagem colaborativa como uma forma de tornar o aluno um ser mais ativo e responsável no seu processo de ensino aprendizagem. Baseando-se nos princípios da teoria sociointeracionista de Vygotsky, destaca-se a importância da construção coletiva do conhecimento, fruto das interações sociais. Visando auxiliar esse processo, buscou-se como referência as pesquisas na área de aprendizagem colaborativa apoiada por computador, dentro da qual destaca-se o uso do Wiki como ferramenta que favorece a aprendizagem e a colaboração entre alunos e professores. Dentro dessa perspectiva, analisou-se o uso da ferramenta Wiki com alunos de sexta série do ensino fundamental como um ambiente colaborativo para expor pesquisas referentes a termos utilizados na linguagem financeira. A partir da análise da pesquisa, concluiu-se que é possível utilizar o ambiente Wiki com os alunos para tornar a aprendizagem mais dinâmica e colaborativa, tornando professor e aluno produtores de conhecimento. Dentro da proposta realizada, notou-se que os alunos precisam de mais momentos que permitam o trabalho colaborativo, além de uma proposta que seja desafiante, convidando-os a estar presentes no ambiente e sugerindo possíveis intervenções entre eles. Sendo assim, o Wiki tem um grande potencial a ser explorado na esfera educacional, a partir de uma proposta de aprendizagem colaborativa apoiada por computador. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-05-30T02:06:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/95762 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000914902 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/95762 |
identifier_str_mv |
000914902 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95762/1/000914902.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95762/2/000914902.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95762/3/000914902.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3cc7c9f1330359a75d1eb3d43e9387bb ca47a7032c841746321adfeed79a5f57 ebd7cce725b152069a7098ff0a56f01b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447126515122176 |