Aprendizagem transformadora : a reflexão crítica na formação gerencial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/21298 |
Resumo: | Dadas as crescentes demandas por aprendizagens exigidas de gestores no atual contexto e a importância de seu papel para as organizações e a sociedade, sugere-se a necessidade de ampliar perspectivas para a educação gerencial. Esta vem recebendo críticas de correntes que destacam tanto a importância da reflexão como da reflexão crítica para a aprendizagem. Apresenta-se um levantamento de estudos brasileiros realizados sobre aprendizagem gerencial que corrobora a importância de ambas nos seus processos de aprendizagem, embora a reflexão crítica ainda seja pouco evidenciada no meio gerencial ou na educação de gestores. Propõe-se que a teoria da aprendizagem transformadora possa contribuir para a aprendizagem gerencial, suscitando reflexões críticas que favoreçam o pensamento autônomo e a liberação de pressupostos condicionados sobre o mundo, sobre os outros e sobre si, cruciais para o mundo do trabalho, para a cidadania e para a tomada de decisões morais. |
id |
UFRGS-2_447168f93d5a9825e6c91e45b1a635c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/21298 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Closs, Lisiane QuadradoAntonello, Cláudia Simone2010-04-27T04:17:08Z20101679-3951http://hdl.handle.net/10183/21298000734256Dadas as crescentes demandas por aprendizagens exigidas de gestores no atual contexto e a importância de seu papel para as organizações e a sociedade, sugere-se a necessidade de ampliar perspectivas para a educação gerencial. Esta vem recebendo críticas de correntes que destacam tanto a importância da reflexão como da reflexão crítica para a aprendizagem. Apresenta-se um levantamento de estudos brasileiros realizados sobre aprendizagem gerencial que corrobora a importância de ambas nos seus processos de aprendizagem, embora a reflexão crítica ainda seja pouco evidenciada no meio gerencial ou na educação de gestores. Propõe-se que a teoria da aprendizagem transformadora possa contribuir para a aprendizagem gerencial, suscitando reflexões críticas que favoreçam o pensamento autônomo e a liberação de pressupostos condicionados sobre o mundo, sobre os outros e sobre si, cruciais para o mundo do trabalho, para a cidadania e para a tomada de decisões morais.Due to the growing learning requests demanded of managers in the actual context and the importance of their role for organizations and society, the need for broadening management education perspectives is suggested. Business education have been criticized either by scholars that point out the reflection importance as by those that emphasize the critical reflection role for management learning. The article presents Brazilian studies developed in the management learning field which corroborate the reflection and the critical reflection importance in learning processes, although the last one is still least evident in business or in management education. It is proposed that transformative learning theory might contribute to management learning, stimulating critical reflection that favors autonomous thinking and liberates conditioned assumptions about the world, about others and themselves, crucial for work, citizenship and for moral decision making.application/pdfporCadernos EBAPE.BR. Vol.8, n.1 (mar. 2010), p.19-37, artigo 2Aprendizagem : AdministracaoFormacao profissional : AdministradorGerenteLearningManagersManagement educationCritical reflectionTransformative learningAprendizagem transformadora : a reflexão crítica na formação gerencialTransformative learning: a critical reflection in managerial education info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000734256.pdf.txt000734256.pdf.txtExtracted Texttext/plain86660http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21298/2/000734256.pdf.txt587dc8d24147daeafa8d4fe55b03d973MD52ORIGINAL000734256.pdf000734256.pdfTexto completoapplication/pdf566746http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21298/1/000734256.pdf418b723162c7b52e0a6c3abed98e263dMD51THUMBNAIL000734256.pdf.jpg000734256.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2056http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21298/3/000734256.pdf.jpg4df5d51c7cee3bf052fa95a5b6661f44MD5310183/212982018-10-08 07:55:58.279oai:www.lume.ufrgs.br:10183/21298Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T10:55:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aprendizagem transformadora : a reflexão crítica na formação gerencial |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Transformative learning: a critical reflection in managerial education |
title |
Aprendizagem transformadora : a reflexão crítica na formação gerencial |
spellingShingle |
Aprendizagem transformadora : a reflexão crítica na formação gerencial Closs, Lisiane Quadrado Aprendizagem : Administracao Formacao profissional : Administrador Gerente Learning Managers Management education Critical reflection Transformative learning |
title_short |
Aprendizagem transformadora : a reflexão crítica na formação gerencial |
title_full |
Aprendizagem transformadora : a reflexão crítica na formação gerencial |
title_fullStr |
Aprendizagem transformadora : a reflexão crítica na formação gerencial |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem transformadora : a reflexão crítica na formação gerencial |
title_sort |
Aprendizagem transformadora : a reflexão crítica na formação gerencial |
author |
Closs, Lisiane Quadrado |
author_facet |
Closs, Lisiane Quadrado Antonello, Cláudia Simone |
author_role |
author |
author2 |
Antonello, Cláudia Simone |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Closs, Lisiane Quadrado Antonello, Cláudia Simone |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem : Administracao Formacao profissional : Administrador Gerente |
topic |
Aprendizagem : Administracao Formacao profissional : Administrador Gerente Learning Managers Management education Critical reflection Transformative learning |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Learning Managers Management education Critical reflection Transformative learning |
description |
Dadas as crescentes demandas por aprendizagens exigidas de gestores no atual contexto e a importância de seu papel para as organizações e a sociedade, sugere-se a necessidade de ampliar perspectivas para a educação gerencial. Esta vem recebendo críticas de correntes que destacam tanto a importância da reflexão como da reflexão crítica para a aprendizagem. Apresenta-se um levantamento de estudos brasileiros realizados sobre aprendizagem gerencial que corrobora a importância de ambas nos seus processos de aprendizagem, embora a reflexão crítica ainda seja pouco evidenciada no meio gerencial ou na educação de gestores. Propõe-se que a teoria da aprendizagem transformadora possa contribuir para a aprendizagem gerencial, suscitando reflexões críticas que favoreçam o pensamento autônomo e a liberação de pressupostos condicionados sobre o mundo, sobre os outros e sobre si, cruciais para o mundo do trabalho, para a cidadania e para a tomada de decisões morais. |
publishDate |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-04-27T04:17:08Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/21298 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-3951 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000734256 |
identifier_str_mv |
1679-3951 000734256 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/21298 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Cadernos EBAPE.BR. Vol.8, n.1 (mar. 2010), p.19-37, artigo 2 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21298/2/000734256.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21298/1/000734256.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21298/3/000734256.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
587dc8d24147daeafa8d4fe55b03d973 418b723162c7b52e0a6c3abed98e263d 4df5d51c7cee3bf052fa95a5b6661f44 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447407381446656 |