Aprendizagem transformadora : a reflexão crítica na formação gerencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Closs, Lisiane Quadrado
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Antonello, Cláudia Simone
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/21298
Resumo: Dadas as crescentes demandas por aprendizagens exigidas de gestores no atual contexto e a importância de seu papel para as organizações e a sociedade, sugere-se a necessidade de ampliar perspectivas para a educação gerencial. Esta vem recebendo críticas de correntes que destacam tanto a importância da reflexão como da reflexão crítica para a aprendizagem. Apresenta-se um levantamento de estudos brasileiros realizados sobre aprendizagem gerencial que corrobora a importância de ambas nos seus processos de aprendizagem, embora a reflexão crítica ainda seja pouco evidenciada no meio gerencial ou na educação de gestores. Propõe-se que a teoria da aprendizagem transformadora possa contribuir para a aprendizagem gerencial, suscitando reflexões críticas que favoreçam o pensamento autônomo e a liberação de pressupostos condicionados sobre o mundo, sobre os outros e sobre si, cruciais para o mundo do trabalho, para a cidadania e para a tomada de decisões morais.
id UFRGS-2_447168f93d5a9825e6c91e45b1a635c6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/21298
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Closs, Lisiane QuadradoAntonello, Cláudia Simone2010-04-27T04:17:08Z20101679-3951http://hdl.handle.net/10183/21298000734256Dadas as crescentes demandas por aprendizagens exigidas de gestores no atual contexto e a importância de seu papel para as organizações e a sociedade, sugere-se a necessidade de ampliar perspectivas para a educação gerencial. Esta vem recebendo críticas de correntes que destacam tanto a importância da reflexão como da reflexão crítica para a aprendizagem. Apresenta-se um levantamento de estudos brasileiros realizados sobre aprendizagem gerencial que corrobora a importância de ambas nos seus processos de aprendizagem, embora a reflexão crítica ainda seja pouco evidenciada no meio gerencial ou na educação de gestores. Propõe-se que a teoria da aprendizagem transformadora possa contribuir para a aprendizagem gerencial, suscitando reflexões críticas que favoreçam o pensamento autônomo e a liberação de pressupostos condicionados sobre o mundo, sobre os outros e sobre si, cruciais para o mundo do trabalho, para a cidadania e para a tomada de decisões morais.Due to the growing learning requests demanded of managers in the actual context and the importance of their role for organizations and society, the need for broadening management education perspectives is suggested. Business education have been criticized either by scholars that point out the reflection importance as by those that emphasize the critical reflection role for management learning. The article presents Brazilian studies developed in the management learning field which corroborate the reflection and the critical reflection importance in learning processes, although the last one is still least evident in business or in management education. It is proposed that transformative learning theory might contribute to management learning, stimulating critical reflection that favors autonomous thinking and liberates conditioned assumptions about the world, about others and themselves, crucial for work, citizenship and for moral decision making.application/pdfporCadernos EBAPE.BR. Vol.8, n.1 (mar. 2010), p.19-37, artigo 2Aprendizagem : AdministracaoFormacao profissional : AdministradorGerenteLearningManagersManagement educationCritical reflectionTransformative learningAprendizagem transformadora : a reflexão crítica na formação gerencialTransformative learning: a critical reflection in managerial education info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000734256.pdf.txt000734256.pdf.txtExtracted Texttext/plain86660http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21298/2/000734256.pdf.txt587dc8d24147daeafa8d4fe55b03d973MD52ORIGINAL000734256.pdf000734256.pdfTexto completoapplication/pdf566746http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21298/1/000734256.pdf418b723162c7b52e0a6c3abed98e263dMD51THUMBNAIL000734256.pdf.jpg000734256.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2056http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21298/3/000734256.pdf.jpg4df5d51c7cee3bf052fa95a5b6661f44MD5310183/212982018-10-08 07:55:58.279oai:www.lume.ufrgs.br:10183/21298Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T10:55:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aprendizagem transformadora : a reflexão crítica na formação gerencial
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Transformative learning: a critical reflection in managerial education
title Aprendizagem transformadora : a reflexão crítica na formação gerencial
spellingShingle Aprendizagem transformadora : a reflexão crítica na formação gerencial
Closs, Lisiane Quadrado
Aprendizagem : Administracao
Formacao profissional : Administrador
Gerente
Learning
Managers
Management education
Critical reflection
Transformative learning
title_short Aprendizagem transformadora : a reflexão crítica na formação gerencial
title_full Aprendizagem transformadora : a reflexão crítica na formação gerencial
title_fullStr Aprendizagem transformadora : a reflexão crítica na formação gerencial
title_full_unstemmed Aprendizagem transformadora : a reflexão crítica na formação gerencial
title_sort Aprendizagem transformadora : a reflexão crítica na formação gerencial
author Closs, Lisiane Quadrado
author_facet Closs, Lisiane Quadrado
Antonello, Cláudia Simone
author_role author
author2 Antonello, Cláudia Simone
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Closs, Lisiane Quadrado
Antonello, Cláudia Simone
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem : Administracao
Formacao profissional : Administrador
Gerente
topic Aprendizagem : Administracao
Formacao profissional : Administrador
Gerente
Learning
Managers
Management education
Critical reflection
Transformative learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Learning
Managers
Management education
Critical reflection
Transformative learning
description Dadas as crescentes demandas por aprendizagens exigidas de gestores no atual contexto e a importância de seu papel para as organizações e a sociedade, sugere-se a necessidade de ampliar perspectivas para a educação gerencial. Esta vem recebendo críticas de correntes que destacam tanto a importância da reflexão como da reflexão crítica para a aprendizagem. Apresenta-se um levantamento de estudos brasileiros realizados sobre aprendizagem gerencial que corrobora a importância de ambas nos seus processos de aprendizagem, embora a reflexão crítica ainda seja pouco evidenciada no meio gerencial ou na educação de gestores. Propõe-se que a teoria da aprendizagem transformadora possa contribuir para a aprendizagem gerencial, suscitando reflexões críticas que favoreçam o pensamento autônomo e a liberação de pressupostos condicionados sobre o mundo, sobre os outros e sobre si, cruciais para o mundo do trabalho, para a cidadania e para a tomada de decisões morais.
publishDate 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-04-27T04:17:08Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/21298
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-3951
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000734256
identifier_str_mv 1679-3951
000734256
url http://hdl.handle.net/10183/21298
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Cadernos EBAPE.BR. Vol.8, n.1 (mar. 2010), p.19-37, artigo 2
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21298/2/000734256.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21298/1/000734256.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21298/3/000734256.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 587dc8d24147daeafa8d4fe55b03d973
418b723162c7b52e0a6c3abed98e263d
4df5d51c7cee3bf052fa95a5b6661f44
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447407381446656