Transformações contemporâneas e suas implicações nos processos de aprendizagem de gestores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Closs, Lisiane Quadrado
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/15604
Resumo: A aprendizagem torna-se vital para gestores que atuam em ambientes organizacionais envoltos em mudanças, complexidade, paradoxos e incertezas, permeados por inovações tecnológicas e desafiados por questões éticas, políticas, ambientais e econômicas. Este estudo propõe-se compreender os processos de aprendizagem de gestores e as implicações destas transformações em suas aprendizagens, nele integrando-se a teoria da aprendizagem transformadora, que enfatiza a reflexão crítica e o pensamento autônomo para analisar estas questões. Investigam-se, pela abordagem de história de vida, processos de aprendizagem de sete gestores e suas coletividades, em macrocontextos e em contextos específicos, integrando níveis de interação, aspectos objetivos e subjetivos. Os resultados revelam a interligação entre as aprendizagens ocorridas nos âmbitos profissional, pessoal e familiar, bem como entre desenvolvimento e aprendizagem, ao longo da vida. Destacam-se as aprendizagens envolvendo mudanças de esquemas de significados e transformações de perspectivas em mudanças profundas, além do papel da intuição e da emoção nesses processos. As mudanças contemporâneas que demandam aprendizagens incluem globalização e seus reflexos no contexto brasileiro; novas tecnologias; maior participação das mulheres no mercado de trabalho; responsabilidade sócio-ambiental. A análise das entrevistas dos sujeitos pesquisados evidenciou que estas mudanças implicam novos pensamentos, atitudes e sentimentos, nas carreiras e nos arranjos familiares. Neste movimento, são relevantes aprendizagens autodirigidas, constantes reciclagens de conhecimentos e superação de expectativas para o crescimento profissional. As carências de aprendizagem centram-se na ampliação de competências sociais relacionadas às interações (na gestão de pessoas, na criação e manutenção de networks e no equilíbrio entre as suas esferas de vida); à percepção de mudanças e previsão do futuro; ao autodesenvolvimento de paciência, de tolerância, de confiança e do controle da ansiedade, entre outros aspectos pouco contemplados pela educação gerencial.
id URGS_e3f5c81a218e4656984ab476768c9b95
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/15604
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Closs, Lisiane QuadradoAntonello, Cláudia Simone2009-04-23T14:13:46Z2009http://hdl.handle.net/10183/15604000687799A aprendizagem torna-se vital para gestores que atuam em ambientes organizacionais envoltos em mudanças, complexidade, paradoxos e incertezas, permeados por inovações tecnológicas e desafiados por questões éticas, políticas, ambientais e econômicas. Este estudo propõe-se compreender os processos de aprendizagem de gestores e as implicações destas transformações em suas aprendizagens, nele integrando-se a teoria da aprendizagem transformadora, que enfatiza a reflexão crítica e o pensamento autônomo para analisar estas questões. Investigam-se, pela abordagem de história de vida, processos de aprendizagem de sete gestores e suas coletividades, em macrocontextos e em contextos específicos, integrando níveis de interação, aspectos objetivos e subjetivos. Os resultados revelam a interligação entre as aprendizagens ocorridas nos âmbitos profissional, pessoal e familiar, bem como entre desenvolvimento e aprendizagem, ao longo da vida. Destacam-se as aprendizagens envolvendo mudanças de esquemas de significados e transformações de perspectivas em mudanças profundas, além do papel da intuição e da emoção nesses processos. As mudanças contemporâneas que demandam aprendizagens incluem globalização e seus reflexos no contexto brasileiro; novas tecnologias; maior participação das mulheres no mercado de trabalho; responsabilidade sócio-ambiental. A análise das entrevistas dos sujeitos pesquisados evidenciou que estas mudanças implicam novos pensamentos, atitudes e sentimentos, nas carreiras e nos arranjos familiares. Neste movimento, são relevantes aprendizagens autodirigidas, constantes reciclagens de conhecimentos e superação de expectativas para o crescimento profissional. As carências de aprendizagem centram-se na ampliação de competências sociais relacionadas às interações (na gestão de pessoas, na criação e manutenção de networks e no equilíbrio entre as suas esferas de vida); à percepção de mudanças e previsão do futuro; ao autodesenvolvimento de paciência, de tolerância, de confiança e do controle da ansiedade, entre outros aspectos pouco contemplados pela educação gerencial.Due to change, complexity, paradox and uncertainty in the organizational context, faced with technological innovations and with global ethical, political, environmental and socioeconomic problems, managerial learning becomes vital. The study aims to understand management learning processes and the implications of these transformations in their learning, integrating transformative learning theory, which emphasizes critical thinking and independent thought to analyze these issues. The life history approach is used to investigate processes of learning in macro contexts and in specific contexts, including levels of interaction, objective and subjective aspects of seven managers and their communities. The results show the link between learning occurring at the professional, personal and family levels as well as between development and lifelong learning. The study highlights learning process involving changes in meaning schemes and perspective transformation in deep changes, the role of intuition in complex problems and of emotion in these processes. Contemporary changes that require learning include globalization and its consequences in the Brazilian context, new technologies, the increased participation of women in the labor market and socio-environmental responsibility. These changes involve new thoughts, attitudes and feelings, in careers and family arrangements of the subjects studied. They also emphasize selfdirected learning, constant recycling of knowledge and the overcoming of expectations for professional growth. The learning needs focus on the development of social skills related to interactions (in the management of people, in the creation and maintenance of networks, and in the balance between their spheres of life); to the perception of changes and prediction of the future; to the self-development of patience, tolerance, control of anxiety and selfconfidence among other issues lacking in management education.application/pdfporAmbiente organizacionalGestores : EmpresasAprendizagem organizacionalGestão de pessoasManagement learningContemporary transformationsTransformative learningCritical reflectionTransformações contemporâneas e suas implicações nos processos de aprendizagem de gestoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2009doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000687799.pdf000687799.pdfTexto completoapplication/pdf848665http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15604/1/000687799.pdf1e8172f536caae908f58996c33832a5cMD51TEXT000687799.pdf.txt000687799.pdf.txtExtracted Texttext/plain653255http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15604/2/000687799.pdf.txtd19262466ff1c3d0be79723eebb05692MD52THUMBNAIL000687799.pdf.jpg000687799.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg953http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15604/3/000687799.pdf.jpgb672e042a762a988d252cdbe7c40fba5MD5310183/156042018-10-17 09:37:43.044oai:www.lume.ufrgs.br:10183/15604Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T12:37:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Transformações contemporâneas e suas implicações nos processos de aprendizagem de gestores
title Transformações contemporâneas e suas implicações nos processos de aprendizagem de gestores
spellingShingle Transformações contemporâneas e suas implicações nos processos de aprendizagem de gestores
Closs, Lisiane Quadrado
Ambiente organizacional
Gestores : Empresas
Aprendizagem organizacional
Gestão de pessoas
Management learning
Contemporary transformations
Transformative learning
Critical reflection
title_short Transformações contemporâneas e suas implicações nos processos de aprendizagem de gestores
title_full Transformações contemporâneas e suas implicações nos processos de aprendizagem de gestores
title_fullStr Transformações contemporâneas e suas implicações nos processos de aprendizagem de gestores
title_full_unstemmed Transformações contemporâneas e suas implicações nos processos de aprendizagem de gestores
title_sort Transformações contemporâneas e suas implicações nos processos de aprendizagem de gestores
author Closs, Lisiane Quadrado
author_facet Closs, Lisiane Quadrado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Closs, Lisiane Quadrado
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Antonello, Cláudia Simone
contributor_str_mv Antonello, Cláudia Simone
dc.subject.por.fl_str_mv Ambiente organizacional
Gestores : Empresas
Aprendizagem organizacional
Gestão de pessoas
topic Ambiente organizacional
Gestores : Empresas
Aprendizagem organizacional
Gestão de pessoas
Management learning
Contemporary transformations
Transformative learning
Critical reflection
dc.subject.eng.fl_str_mv Management learning
Contemporary transformations
Transformative learning
Critical reflection
description A aprendizagem torna-se vital para gestores que atuam em ambientes organizacionais envoltos em mudanças, complexidade, paradoxos e incertezas, permeados por inovações tecnológicas e desafiados por questões éticas, políticas, ambientais e econômicas. Este estudo propõe-se compreender os processos de aprendizagem de gestores e as implicações destas transformações em suas aprendizagens, nele integrando-se a teoria da aprendizagem transformadora, que enfatiza a reflexão crítica e o pensamento autônomo para analisar estas questões. Investigam-se, pela abordagem de história de vida, processos de aprendizagem de sete gestores e suas coletividades, em macrocontextos e em contextos específicos, integrando níveis de interação, aspectos objetivos e subjetivos. Os resultados revelam a interligação entre as aprendizagens ocorridas nos âmbitos profissional, pessoal e familiar, bem como entre desenvolvimento e aprendizagem, ao longo da vida. Destacam-se as aprendizagens envolvendo mudanças de esquemas de significados e transformações de perspectivas em mudanças profundas, além do papel da intuição e da emoção nesses processos. As mudanças contemporâneas que demandam aprendizagens incluem globalização e seus reflexos no contexto brasileiro; novas tecnologias; maior participação das mulheres no mercado de trabalho; responsabilidade sócio-ambiental. A análise das entrevistas dos sujeitos pesquisados evidenciou que estas mudanças implicam novos pensamentos, atitudes e sentimentos, nas carreiras e nos arranjos familiares. Neste movimento, são relevantes aprendizagens autodirigidas, constantes reciclagens de conhecimentos e superação de expectativas para o crescimento profissional. As carências de aprendizagem centram-se na ampliação de competências sociais relacionadas às interações (na gestão de pessoas, na criação e manutenção de networks e no equilíbrio entre as suas esferas de vida); à percepção de mudanças e previsão do futuro; ao autodesenvolvimento de paciência, de tolerância, de confiança e do controle da ansiedade, entre outros aspectos pouco contemplados pela educação gerencial.
publishDate 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-04-23T14:13:46Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/15604
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000687799
url http://hdl.handle.net/10183/15604
identifier_str_mv 000687799
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15604/1/000687799.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15604/2/000687799.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15604/3/000687799.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1e8172f536caae908f58996c33832a5c
d19262466ff1c3d0be79723eebb05692
b672e042a762a988d252cdbe7c40fba5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085142379626496