Aprendizagem transformadora : integrando a reflexão crítica na formação gerencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Closs, Lisiane Quadrado
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Antonello, Cláudia Simone
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/107170
Resumo: Dadas as crescentes demandas por aprendizagens exigidas de gestores no atual contexto e a importância de seu papel tanto para as organizações como para a sociedade, sugere-se a necessidade de uma ampliação de perspectivas para a educação gerencial. As instituições de ensino em Administração vêm sofrendo diversas críticas oriundas da corrente gerencialista liderada por Mintzberg, que destaca a importância da reflexão para a aprendizagem gerencial; e da filiada aos Critical Management Studies, que enfatiza o papel da reflexão crítica, passível de estimular uma ampliação de consciência para enfrentar as problemáticas atuais. Em levantamento realizado sobre estudos desenvolvidos no Brasil enfocando a aprendizagem gerencial, corrobora-se a importância da reflexão nos processos de aprendizagem de gestores e a importância do papel da reflexão crítica. Essa última, no entanto, ainda é pouco evidenciada no meio gerencial ou na educação de gestores. Sugere-se que a teoria da aprendizagem transformadora possa contribuir para ampliar as perspectivas da aprendizagem gerencial, a partir do suscitar de reflexões críticas que favorecem o pensamento autônomo, a liberação de pressupostos condicionados sobre o mundo, sobre os outros e sobre si, cruciais para o mundo do trabalho, para a cidadania e para a tomada de decisões morais.
id UFRGS-2_623371258d364ceaa1a73c2c0ce59f44
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/107170
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Closs, Lisiane QuadradoAntonello, Cláudia Simone2014-11-20T02:15:30Z20081679-1827http://hdl.handle.net/10183/107170000734557Dadas as crescentes demandas por aprendizagens exigidas de gestores no atual contexto e a importância de seu papel tanto para as organizações como para a sociedade, sugere-se a necessidade de uma ampliação de perspectivas para a educação gerencial. As instituições de ensino em Administração vêm sofrendo diversas críticas oriundas da corrente gerencialista liderada por Mintzberg, que destaca a importância da reflexão para a aprendizagem gerencial; e da filiada aos Critical Management Studies, que enfatiza o papel da reflexão crítica, passível de estimular uma ampliação de consciência para enfrentar as problemáticas atuais. Em levantamento realizado sobre estudos desenvolvidos no Brasil enfocando a aprendizagem gerencial, corrobora-se a importância da reflexão nos processos de aprendizagem de gestores e a importância do papel da reflexão crítica. Essa última, no entanto, ainda é pouco evidenciada no meio gerencial ou na educação de gestores. Sugere-se que a teoria da aprendizagem transformadora possa contribuir para ampliar as perspectivas da aprendizagem gerencial, a partir do suscitar de reflexões críticas que favorecem o pensamento autônomo, a liberação de pressupostos condicionados sobre o mundo, sobre os outros e sobre si, cruciais para o mundo do trabalho, para a cidadania e para a tomada de decisões morais.Due to the growing requests demanded from managers within the present context and their role for organizations and society’s importance, a need for broadening management education perspectives is suggested. Business education has been criticized either by scholars that point out the reflection’s importance and by those that emphasize the critical reflection’s role for management learning. A review of Brazilian studies developed in the management learning field corroborate the reflection and the critical reflection’s importance for learning processes, although the last one is still least evident in business or in management education. It is proposed that transformative learning theory might contribute to management learning, stimulating critical reflection that benefits autonomous thinking and liberates conditioned assumptions regarding the world, others and ourselves, crucial for work, citizenship and for moral decision making.application/pdfporGestão.Org : Revista eletrônica de gestão organizacional. Recife, PE. Vol. 6, ed. esp., (nov. 2008), p. 59-69Aprendizagem empresarialGestores : EmpresasPensamento críticoÉtica empresarialLearningManagersManagement educationCritical reflectionTransformative learningAprendizagem transformadora : integrando a reflexão crítica na formação gerencialTransformative learning : integrating critical reflection in management education and developmentinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000734557.pdf000734557.pdfTexto completoapplication/pdf260637http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107170/1/000734557.pdf2c1d0738b403ebc82ad84f27e9105bdeMD51TEXT000734557.pdf.txt000734557.pdf.txtExtracted Texttext/plain45568http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107170/2/000734557.pdf.txt8627c521bfd1389fab3aed0e4ac69aedMD52THUMBNAIL000734557.pdf.jpg000734557.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1244http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107170/3/000734557.pdf.jpgee0579f7026e057d6ec73a9e606e9f95MD5310183/1071702018-10-22 08:06:15.017oai:www.lume.ufrgs.br:10183/107170Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T11:06:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aprendizagem transformadora : integrando a reflexão crítica na formação gerencial
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Transformative learning : integrating critical reflection in management education and development
title Aprendizagem transformadora : integrando a reflexão crítica na formação gerencial
spellingShingle Aprendizagem transformadora : integrando a reflexão crítica na formação gerencial
Closs, Lisiane Quadrado
Aprendizagem empresarial
Gestores : Empresas
Pensamento crítico
Ética empresarial
Learning
Managers
Management education
Critical reflection
Transformative learning
title_short Aprendizagem transformadora : integrando a reflexão crítica na formação gerencial
title_full Aprendizagem transformadora : integrando a reflexão crítica na formação gerencial
title_fullStr Aprendizagem transformadora : integrando a reflexão crítica na formação gerencial
title_full_unstemmed Aprendizagem transformadora : integrando a reflexão crítica na formação gerencial
title_sort Aprendizagem transformadora : integrando a reflexão crítica na formação gerencial
author Closs, Lisiane Quadrado
author_facet Closs, Lisiane Quadrado
Antonello, Cláudia Simone
author_role author
author2 Antonello, Cláudia Simone
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Closs, Lisiane Quadrado
Antonello, Cláudia Simone
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem empresarial
Gestores : Empresas
Pensamento crítico
Ética empresarial
topic Aprendizagem empresarial
Gestores : Empresas
Pensamento crítico
Ética empresarial
Learning
Managers
Management education
Critical reflection
Transformative learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Learning
Managers
Management education
Critical reflection
Transformative learning
description Dadas as crescentes demandas por aprendizagens exigidas de gestores no atual contexto e a importância de seu papel tanto para as organizações como para a sociedade, sugere-se a necessidade de uma ampliação de perspectivas para a educação gerencial. As instituições de ensino em Administração vêm sofrendo diversas críticas oriundas da corrente gerencialista liderada por Mintzberg, que destaca a importância da reflexão para a aprendizagem gerencial; e da filiada aos Critical Management Studies, que enfatiza o papel da reflexão crítica, passível de estimular uma ampliação de consciência para enfrentar as problemáticas atuais. Em levantamento realizado sobre estudos desenvolvidos no Brasil enfocando a aprendizagem gerencial, corrobora-se a importância da reflexão nos processos de aprendizagem de gestores e a importância do papel da reflexão crítica. Essa última, no entanto, ainda é pouco evidenciada no meio gerencial ou na educação de gestores. Sugere-se que a teoria da aprendizagem transformadora possa contribuir para ampliar as perspectivas da aprendizagem gerencial, a partir do suscitar de reflexões críticas que favorecem o pensamento autônomo, a liberação de pressupostos condicionados sobre o mundo, sobre os outros e sobre si, cruciais para o mundo do trabalho, para a cidadania e para a tomada de decisões morais.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-11-20T02:15:30Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/107170
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1827
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000734557
identifier_str_mv 1679-1827
000734557
url http://hdl.handle.net/10183/107170
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Gestão.Org : Revista eletrônica de gestão organizacional. Recife, PE. Vol. 6, ed. esp., (nov. 2008), p. 59-69
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107170/1/000734557.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107170/2/000734557.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107170/3/000734557.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2c1d0738b403ebc82ad84f27e9105bde
8627c521bfd1389fab3aed0e4ac69aed
ee0579f7026e057d6ec73a9e606e9f95
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447566810087424