Aprendizagem transformadora : integrando a reflexão crítica na formação gerencial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/107170 |
Resumo: | Dadas as crescentes demandas por aprendizagens exigidas de gestores no atual contexto e a importância de seu papel tanto para as organizações como para a sociedade, sugere-se a necessidade de uma ampliação de perspectivas para a educação gerencial. As instituições de ensino em Administração vêm sofrendo diversas críticas oriundas da corrente gerencialista liderada por Mintzberg, que destaca a importância da reflexão para a aprendizagem gerencial; e da filiada aos Critical Management Studies, que enfatiza o papel da reflexão crítica, passível de estimular uma ampliação de consciência para enfrentar as problemáticas atuais. Em levantamento realizado sobre estudos desenvolvidos no Brasil enfocando a aprendizagem gerencial, corrobora-se a importância da reflexão nos processos de aprendizagem de gestores e a importância do papel da reflexão crítica. Essa última, no entanto, ainda é pouco evidenciada no meio gerencial ou na educação de gestores. Sugere-se que a teoria da aprendizagem transformadora possa contribuir para ampliar as perspectivas da aprendizagem gerencial, a partir do suscitar de reflexões críticas que favorecem o pensamento autônomo, a liberação de pressupostos condicionados sobre o mundo, sobre os outros e sobre si, cruciais para o mundo do trabalho, para a cidadania e para a tomada de decisões morais. |
id |
UFRGS-2_623371258d364ceaa1a73c2c0ce59f44 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/107170 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Closs, Lisiane QuadradoAntonello, Cláudia Simone2014-11-20T02:15:30Z20081679-1827http://hdl.handle.net/10183/107170000734557Dadas as crescentes demandas por aprendizagens exigidas de gestores no atual contexto e a importância de seu papel tanto para as organizações como para a sociedade, sugere-se a necessidade de uma ampliação de perspectivas para a educação gerencial. As instituições de ensino em Administração vêm sofrendo diversas críticas oriundas da corrente gerencialista liderada por Mintzberg, que destaca a importância da reflexão para a aprendizagem gerencial; e da filiada aos Critical Management Studies, que enfatiza o papel da reflexão crítica, passível de estimular uma ampliação de consciência para enfrentar as problemáticas atuais. Em levantamento realizado sobre estudos desenvolvidos no Brasil enfocando a aprendizagem gerencial, corrobora-se a importância da reflexão nos processos de aprendizagem de gestores e a importância do papel da reflexão crítica. Essa última, no entanto, ainda é pouco evidenciada no meio gerencial ou na educação de gestores. Sugere-se que a teoria da aprendizagem transformadora possa contribuir para ampliar as perspectivas da aprendizagem gerencial, a partir do suscitar de reflexões críticas que favorecem o pensamento autônomo, a liberação de pressupostos condicionados sobre o mundo, sobre os outros e sobre si, cruciais para o mundo do trabalho, para a cidadania e para a tomada de decisões morais.Due to the growing requests demanded from managers within the present context and their role for organizations and society’s importance, a need for broadening management education perspectives is suggested. Business education has been criticized either by scholars that point out the reflection’s importance and by those that emphasize the critical reflection’s role for management learning. A review of Brazilian studies developed in the management learning field corroborate the reflection and the critical reflection’s importance for learning processes, although the last one is still least evident in business or in management education. It is proposed that transformative learning theory might contribute to management learning, stimulating critical reflection that benefits autonomous thinking and liberates conditioned assumptions regarding the world, others and ourselves, crucial for work, citizenship and for moral decision making.application/pdfporGestão.Org : Revista eletrônica de gestão organizacional. Recife, PE. Vol. 6, ed. esp., (nov. 2008), p. 59-69Aprendizagem empresarialGestores : EmpresasPensamento críticoÉtica empresarialLearningManagersManagement educationCritical reflectionTransformative learningAprendizagem transformadora : integrando a reflexão crítica na formação gerencialTransformative learning : integrating critical reflection in management education and developmentinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000734557.pdf000734557.pdfTexto completoapplication/pdf260637http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107170/1/000734557.pdf2c1d0738b403ebc82ad84f27e9105bdeMD51TEXT000734557.pdf.txt000734557.pdf.txtExtracted Texttext/plain45568http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107170/2/000734557.pdf.txt8627c521bfd1389fab3aed0e4ac69aedMD52THUMBNAIL000734557.pdf.jpg000734557.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1244http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107170/3/000734557.pdf.jpgee0579f7026e057d6ec73a9e606e9f95MD5310183/1071702018-10-22 08:06:15.017oai:www.lume.ufrgs.br:10183/107170Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T11:06:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aprendizagem transformadora : integrando a reflexão crítica na formação gerencial |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Transformative learning : integrating critical reflection in management education and development |
title |
Aprendizagem transformadora : integrando a reflexão crítica na formação gerencial |
spellingShingle |
Aprendizagem transformadora : integrando a reflexão crítica na formação gerencial Closs, Lisiane Quadrado Aprendizagem empresarial Gestores : Empresas Pensamento crítico Ética empresarial Learning Managers Management education Critical reflection Transformative learning |
title_short |
Aprendizagem transformadora : integrando a reflexão crítica na formação gerencial |
title_full |
Aprendizagem transformadora : integrando a reflexão crítica na formação gerencial |
title_fullStr |
Aprendizagem transformadora : integrando a reflexão crítica na formação gerencial |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem transformadora : integrando a reflexão crítica na formação gerencial |
title_sort |
Aprendizagem transformadora : integrando a reflexão crítica na formação gerencial |
author |
Closs, Lisiane Quadrado |
author_facet |
Closs, Lisiane Quadrado Antonello, Cláudia Simone |
author_role |
author |
author2 |
Antonello, Cláudia Simone |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Closs, Lisiane Quadrado Antonello, Cláudia Simone |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem empresarial Gestores : Empresas Pensamento crítico Ética empresarial |
topic |
Aprendizagem empresarial Gestores : Empresas Pensamento crítico Ética empresarial Learning Managers Management education Critical reflection Transformative learning |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Learning Managers Management education Critical reflection Transformative learning |
description |
Dadas as crescentes demandas por aprendizagens exigidas de gestores no atual contexto e a importância de seu papel tanto para as organizações como para a sociedade, sugere-se a necessidade de uma ampliação de perspectivas para a educação gerencial. As instituições de ensino em Administração vêm sofrendo diversas críticas oriundas da corrente gerencialista liderada por Mintzberg, que destaca a importância da reflexão para a aprendizagem gerencial; e da filiada aos Critical Management Studies, que enfatiza o papel da reflexão crítica, passível de estimular uma ampliação de consciência para enfrentar as problemáticas atuais. Em levantamento realizado sobre estudos desenvolvidos no Brasil enfocando a aprendizagem gerencial, corrobora-se a importância da reflexão nos processos de aprendizagem de gestores e a importância do papel da reflexão crítica. Essa última, no entanto, ainda é pouco evidenciada no meio gerencial ou na educação de gestores. Sugere-se que a teoria da aprendizagem transformadora possa contribuir para ampliar as perspectivas da aprendizagem gerencial, a partir do suscitar de reflexões críticas que favorecem o pensamento autônomo, a liberação de pressupostos condicionados sobre o mundo, sobre os outros e sobre si, cruciais para o mundo do trabalho, para a cidadania e para a tomada de decisões morais. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-11-20T02:15:30Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/107170 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1827 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000734557 |
identifier_str_mv |
1679-1827 000734557 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/107170 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Gestão.Org : Revista eletrônica de gestão organizacional. Recife, PE. Vol. 6, ed. esp., (nov. 2008), p. 59-69 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107170/1/000734557.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107170/2/000734557.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107170/3/000734557.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2c1d0738b403ebc82ad84f27e9105bde 8627c521bfd1389fab3aed0e4ac69aed ee0579f7026e057d6ec73a9e606e9f95 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447566810087424 |