Registros de representação semiótica e o uso de tecnologias no ensino e na aprendizagem de proporcionalidade Educação de Jovens e Adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Luana Garcia da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/169088
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo realizar uma investigação a respeito de como se dá a construção e compreensão de conceitos de proporcionalidade pelos alunos de duas turmas, uma de primeiro ano e uma de segundo ano do ensino médio, da Educação de Jovens e Adultos do Colégio de Aplicação da UFRGS. Dando atenção ao formalismo inerente ao ensino e a aprendizagem da matemática, se busca compreender quais as representações feitas pelos alunos da EJA ao trabalharem com proporcionalidade utilizando a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) como recurso? Com o intuito de organizar o trabalho e de estabelecer a articulação entre pesquisa e ação didática, o planejamento e operacionalização da pesquisa foram baseados na teoria da Engenharia Didática. Em cada turma foram realizadas práticas independentes, ou seja, para cada turma desenvolveu-se uma aplicação da mesma metodologia. A partir da teoria dos Registros de Representação Semiótica, foi realizada a análise dos dados coletados em busca da compreensão de como se dão as representações feitas pelos alunos da EJA ao trabalharem com proporcionalidade utilizando tecnologia. Os resultados apontam que os alunos foram capazes de transitar pelas atividades cognitivas descritas pela teoria dos Registros de Representações Semióticas, a saber, tratamento e conversão.
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