Educação a distância : um estudo da mudança organizacional no processo inicial de implantação da modalidade em uma instituição de ensino superior privada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Jaqueline Aparecida Gurgacz
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Schröeder, Christine da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/169440
Resumo: Este estudo procurou analisar o processo de mudança organizacional relacionado à fase inicial de implantação da Educação a Distância (EaD) em uma Instituição de Ensino Superior (IES) situada na região oeste do Estado do Paraná, que já atua há 15 (quinze) anos no ensino presencial e, em 2014, iniciou a implantação da EaD. Foi desenvolvido, a partir das categorias de análise propostas pelo estudo de Schröeder (2009), um estudo de caso com triangulação de fontes de dados (observação participante, documentos institucionais e entrevistas). Os resultados foram categorizados em termos de valores, conteúdos, tecnologia, gestão, institucionalização e interação. Embora a EaD ainda se encontre em fase inicial de implementação na IES, a pesquisa aponta elementos significativos à análise, destacando-se nos resultados, principalmente, o nível de impacto cultural que a implantação promove até o ponto estudado, bem como a necessidade de criação de ferramentas estratégicas para o processo de gestão da EaD.
id UFRGS-2_44947ebe153d1646cd28a7075813410f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169440
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ferreira, Jaqueline Aparecida GurgaczSchröeder, Christine da Silva2017-10-12T02:49:31Z20172237-7956http://hdl.handle.net/10183/169440001048691Este estudo procurou analisar o processo de mudança organizacional relacionado à fase inicial de implantação da Educação a Distância (EaD) em uma Instituição de Ensino Superior (IES) situada na região oeste do Estado do Paraná, que já atua há 15 (quinze) anos no ensino presencial e, em 2014, iniciou a implantação da EaD. Foi desenvolvido, a partir das categorias de análise propostas pelo estudo de Schröeder (2009), um estudo de caso com triangulação de fontes de dados (observação participante, documentos institucionais e entrevistas). Os resultados foram categorizados em termos de valores, conteúdos, tecnologia, gestão, institucionalização e interação. Embora a EaD ainda se encontre em fase inicial de implementação na IES, a pesquisa aponta elementos significativos à análise, destacando-se nos resultados, principalmente, o nível de impacto cultural que a implantação promove até o ponto estudado, bem como a necessidade de criação de ferramentas estratégicas para o processo de gestão da EaD.This study aimed to analyze the process of organizational change related to the initial implementation of distance education process in a higher education institution located in the western region of Paraná, Brazil, which has been already operating for fifteen (15) years in traditional education and in 2014 started the implementation of distance education. From the categories of analysis proposed by Schröeder (2009), it was developed a case study with triangulation of data sources (participant observation, institutional documents and interviews). The results were categorized in terms of values, content, technology, management, institutionalization and interaction. Although distance education is still in the initial stage of implementation in the institution, the research shows significant elements to the analysis, especially the level of cultural impact that the implementation promotes, as well as the need to create strategic tools for the management process of distance education.application/pdfporRevista de Administração IMED [recurso eletrônico]. Passo Fundo, RS. Vol. 7, n. 1 (jan./jun. 2017), p. 49-69Mudança organizacionalEnsino superiorEducação a distânciaOrganizational changeHigher educationDistance educationEducação a distância : um estudo da mudança organizacional no processo inicial de implantação da modalidade em uma instituição de ensino superior privadaDistance education : a study of organizational change in initial development process of distance education in a higher education private institutioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001048691.pdf001048691.pdfTexto completoapplication/pdf250089http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169440/1/001048691.pdfd89d833790e225c40de960bda24a9642MD51TEXT001048691.pdf.txt001048691.pdf.txtExtracted Texttext/plain54595http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169440/2/001048691.pdf.txt5ba216ba4c0a6b2c1e189cc61c2e13ddMD52THUMBNAIL001048691.pdf.jpg001048691.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1676http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169440/3/001048691.pdf.jpg4bd333bbefe821402da6ea3abf3bd86dMD5310183/1694402018-10-29 09:01:37.719oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169440Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T12:01:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação a distância : um estudo da mudança organizacional no processo inicial de implantação da modalidade em uma instituição de ensino superior privada
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Distance education : a study of organizational change in initial development process of distance education in a higher education private institution
title Educação a distância : um estudo da mudança organizacional no processo inicial de implantação da modalidade em uma instituição de ensino superior privada
spellingShingle Educação a distância : um estudo da mudança organizacional no processo inicial de implantação da modalidade em uma instituição de ensino superior privada
Ferreira, Jaqueline Aparecida Gurgacz
Mudança organizacional
Ensino superior
Educação a distância
Organizational change
Higher education
Distance education
title_short Educação a distância : um estudo da mudança organizacional no processo inicial de implantação da modalidade em uma instituição de ensino superior privada
title_full Educação a distância : um estudo da mudança organizacional no processo inicial de implantação da modalidade em uma instituição de ensino superior privada
title_fullStr Educação a distância : um estudo da mudança organizacional no processo inicial de implantação da modalidade em uma instituição de ensino superior privada
title_full_unstemmed Educação a distância : um estudo da mudança organizacional no processo inicial de implantação da modalidade em uma instituição de ensino superior privada
title_sort Educação a distância : um estudo da mudança organizacional no processo inicial de implantação da modalidade em uma instituição de ensino superior privada
author Ferreira, Jaqueline Aparecida Gurgacz
author_facet Ferreira, Jaqueline Aparecida Gurgacz
Schröeder, Christine da Silva
author_role author
author2 Schröeder, Christine da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Jaqueline Aparecida Gurgacz
Schröeder, Christine da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Mudança organizacional
Ensino superior
Educação a distância
topic Mudança organizacional
Ensino superior
Educação a distância
Organizational change
Higher education
Distance education
dc.subject.eng.fl_str_mv Organizational change
Higher education
Distance education
description Este estudo procurou analisar o processo de mudança organizacional relacionado à fase inicial de implantação da Educação a Distância (EaD) em uma Instituição de Ensino Superior (IES) situada na região oeste do Estado do Paraná, que já atua há 15 (quinze) anos no ensino presencial e, em 2014, iniciou a implantação da EaD. Foi desenvolvido, a partir das categorias de análise propostas pelo estudo de Schröeder (2009), um estudo de caso com triangulação de fontes de dados (observação participante, documentos institucionais e entrevistas). Os resultados foram categorizados em termos de valores, conteúdos, tecnologia, gestão, institucionalização e interação. Embora a EaD ainda se encontre em fase inicial de implementação na IES, a pesquisa aponta elementos significativos à análise, destacando-se nos resultados, principalmente, o nível de impacto cultural que a implantação promove até o ponto estudado, bem como a necessidade de criação de ferramentas estratégicas para o processo de gestão da EaD.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-10-12T02:49:31Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/169440
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2237-7956
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001048691
identifier_str_mv 2237-7956
001048691
url http://hdl.handle.net/10183/169440
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista de Administração IMED [recurso eletrônico]. Passo Fundo, RS. Vol. 7, n. 1 (jan./jun. 2017), p. 49-69
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169440/1/001048691.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169440/2/001048691.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169440/3/001048691.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d89d833790e225c40de960bda24a9642
5ba216ba4c0a6b2c1e189cc61c2e13dd
4bd333bbefe821402da6ea3abf3bd86d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447646554292224