Educação a distância : um estudo da mudança organizacional no processo inicial de implantação da modalidade em uma instituição de ensino superior privada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/169440 |
Resumo: | Este estudo procurou analisar o processo de mudança organizacional relacionado à fase inicial de implantação da Educação a Distância (EaD) em uma Instituição de Ensino Superior (IES) situada na região oeste do Estado do Paraná, que já atua há 15 (quinze) anos no ensino presencial e, em 2014, iniciou a implantação da EaD. Foi desenvolvido, a partir das categorias de análise propostas pelo estudo de Schröeder (2009), um estudo de caso com triangulação de fontes de dados (observação participante, documentos institucionais e entrevistas). Os resultados foram categorizados em termos de valores, conteúdos, tecnologia, gestão, institucionalização e interação. Embora a EaD ainda se encontre em fase inicial de implementação na IES, a pesquisa aponta elementos significativos à análise, destacando-se nos resultados, principalmente, o nível de impacto cultural que a implantação promove até o ponto estudado, bem como a necessidade de criação de ferramentas estratégicas para o processo de gestão da EaD. |
id |
UFRGS-2_44947ebe153d1646cd28a7075813410f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169440 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ferreira, Jaqueline Aparecida GurgaczSchröeder, Christine da Silva2017-10-12T02:49:31Z20172237-7956http://hdl.handle.net/10183/169440001048691Este estudo procurou analisar o processo de mudança organizacional relacionado à fase inicial de implantação da Educação a Distância (EaD) em uma Instituição de Ensino Superior (IES) situada na região oeste do Estado do Paraná, que já atua há 15 (quinze) anos no ensino presencial e, em 2014, iniciou a implantação da EaD. Foi desenvolvido, a partir das categorias de análise propostas pelo estudo de Schröeder (2009), um estudo de caso com triangulação de fontes de dados (observação participante, documentos institucionais e entrevistas). Os resultados foram categorizados em termos de valores, conteúdos, tecnologia, gestão, institucionalização e interação. Embora a EaD ainda se encontre em fase inicial de implementação na IES, a pesquisa aponta elementos significativos à análise, destacando-se nos resultados, principalmente, o nível de impacto cultural que a implantação promove até o ponto estudado, bem como a necessidade de criação de ferramentas estratégicas para o processo de gestão da EaD.This study aimed to analyze the process of organizational change related to the initial implementation of distance education process in a higher education institution located in the western region of Paraná, Brazil, which has been already operating for fifteen (15) years in traditional education and in 2014 started the implementation of distance education. From the categories of analysis proposed by Schröeder (2009), it was developed a case study with triangulation of data sources (participant observation, institutional documents and interviews). The results were categorized in terms of values, content, technology, management, institutionalization and interaction. Although distance education is still in the initial stage of implementation in the institution, the research shows significant elements to the analysis, especially the level of cultural impact that the implementation promotes, as well as the need to create strategic tools for the management process of distance education.application/pdfporRevista de Administração IMED [recurso eletrônico]. Passo Fundo, RS. Vol. 7, n. 1 (jan./jun. 2017), p. 49-69Mudança organizacionalEnsino superiorEducação a distânciaOrganizational changeHigher educationDistance educationEducação a distância : um estudo da mudança organizacional no processo inicial de implantação da modalidade em uma instituição de ensino superior privadaDistance education : a study of organizational change in initial development process of distance education in a higher education private institutioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001048691.pdf001048691.pdfTexto completoapplication/pdf250089http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169440/1/001048691.pdfd89d833790e225c40de960bda24a9642MD51TEXT001048691.pdf.txt001048691.pdf.txtExtracted Texttext/plain54595http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169440/2/001048691.pdf.txt5ba216ba4c0a6b2c1e189cc61c2e13ddMD52THUMBNAIL001048691.pdf.jpg001048691.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1676http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169440/3/001048691.pdf.jpg4bd333bbefe821402da6ea3abf3bd86dMD5310183/1694402018-10-29 09:01:37.719oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169440Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T12:01:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação a distância : um estudo da mudança organizacional no processo inicial de implantação da modalidade em uma instituição de ensino superior privada |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Distance education : a study of organizational change in initial development process of distance education in a higher education private institution |
title |
Educação a distância : um estudo da mudança organizacional no processo inicial de implantação da modalidade em uma instituição de ensino superior privada |
spellingShingle |
Educação a distância : um estudo da mudança organizacional no processo inicial de implantação da modalidade em uma instituição de ensino superior privada Ferreira, Jaqueline Aparecida Gurgacz Mudança organizacional Ensino superior Educação a distância Organizational change Higher education Distance education |
title_short |
Educação a distância : um estudo da mudança organizacional no processo inicial de implantação da modalidade em uma instituição de ensino superior privada |
title_full |
Educação a distância : um estudo da mudança organizacional no processo inicial de implantação da modalidade em uma instituição de ensino superior privada |
title_fullStr |
Educação a distância : um estudo da mudança organizacional no processo inicial de implantação da modalidade em uma instituição de ensino superior privada |
title_full_unstemmed |
Educação a distância : um estudo da mudança organizacional no processo inicial de implantação da modalidade em uma instituição de ensino superior privada |
title_sort |
Educação a distância : um estudo da mudança organizacional no processo inicial de implantação da modalidade em uma instituição de ensino superior privada |
author |
Ferreira, Jaqueline Aparecida Gurgacz |
author_facet |
Ferreira, Jaqueline Aparecida Gurgacz Schröeder, Christine da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Schröeder, Christine da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Jaqueline Aparecida Gurgacz Schröeder, Christine da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mudança organizacional Ensino superior Educação a distância |
topic |
Mudança organizacional Ensino superior Educação a distância Organizational change Higher education Distance education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Organizational change Higher education Distance education |
description |
Este estudo procurou analisar o processo de mudança organizacional relacionado à fase inicial de implantação da Educação a Distância (EaD) em uma Instituição de Ensino Superior (IES) situada na região oeste do Estado do Paraná, que já atua há 15 (quinze) anos no ensino presencial e, em 2014, iniciou a implantação da EaD. Foi desenvolvido, a partir das categorias de análise propostas pelo estudo de Schröeder (2009), um estudo de caso com triangulação de fontes de dados (observação participante, documentos institucionais e entrevistas). Os resultados foram categorizados em termos de valores, conteúdos, tecnologia, gestão, institucionalização e interação. Embora a EaD ainda se encontre em fase inicial de implementação na IES, a pesquisa aponta elementos significativos à análise, destacando-se nos resultados, principalmente, o nível de impacto cultural que a implantação promove até o ponto estudado, bem como a necessidade de criação de ferramentas estratégicas para o processo de gestão da EaD. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-10-12T02:49:31Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/169440 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2237-7956 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001048691 |
identifier_str_mv |
2237-7956 001048691 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/169440 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista de Administração IMED [recurso eletrônico]. Passo Fundo, RS. Vol. 7, n. 1 (jan./jun. 2017), p. 49-69 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169440/1/001048691.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169440/2/001048691.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169440/3/001048691.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d89d833790e225c40de960bda24a9642 5ba216ba4c0a6b2c1e189cc61c2e13dd 4bd333bbefe821402da6ea3abf3bd86d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447646554292224 |