Educação a distância como estratégia educacional e organizacional: o caso de uma escola de Administração de uma universidade pública brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/7099 |
Resumo: | O presente ensaio teórico-empírico tem por objetivo apresentar o caso de uma Escola de Administração que mantém cursos na modalidade de educação a distância (EAD) em uma grande universidade pública brasileira, relatando sua experiência, mais precisamente entre os anos de 2003 e 2009. As atividades de EAD na instituição foram desenvolvidas por um Núcleo de Aprendizagem Virtual (ou NAVI) que, por sua vez, desenvolveu uma plataforma de aprendizagem para cursos de extensão, graduação e pós-graduação. Nesse contexto, o ensino (ou educação) a distância é analisado enquanto estratégia educacional e, sobretudo, organizacional, sob diferentes perspectivas: a estratégica estrutural, a humana, a tecnológica, a cultural e a política, trazendo à instituição novos desafios e possibilidades, em especial no que concerne à focalização externa e de estruturação interna, aprofundando, assim, a criação e a avaliação de estratégias de uma modalidade emergente de aprendizagem: a educação a distância. |
id |
FURG_0e1850b671fd94c359da6deb273d132e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/7099 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação a distância como estratégia educacional e organizacional: o caso de uma escola de Administração de uma universidade pública brasileiraDistance education as an educational and organizational strategy: The case of a school of administration of a brazilian public universityEducação a distânciaEstratégiaPlataformaMudança organizacionalDistance educatIonStrategyVirtual environmentOrganizational changeO presente ensaio teórico-empírico tem por objetivo apresentar o caso de uma Escola de Administração que mantém cursos na modalidade de educação a distância (EAD) em uma grande universidade pública brasileira, relatando sua experiência, mais precisamente entre os anos de 2003 e 2009. As atividades de EAD na instituição foram desenvolvidas por um Núcleo de Aprendizagem Virtual (ou NAVI) que, por sua vez, desenvolveu uma plataforma de aprendizagem para cursos de extensão, graduação e pós-graduação. Nesse contexto, o ensino (ou educação) a distância é analisado enquanto estratégia educacional e, sobretudo, organizacional, sob diferentes perspectivas: a estratégica estrutural, a humana, a tecnológica, a cultural e a política, trazendo à instituição novos desafios e possibilidades, em especial no que concerne à focalização externa e de estruturação interna, aprofundando, assim, a criação e a avaliação de estratégias de uma modalidade emergente de aprendizagem: a educação a distância.This theoretical-practical essay aims to present the case of a School of Administration that maintains Distance Education programs in an important Brazilian public University by reporting its experience from 2003 to 2009. Distance Education was developed by a Virtual Learning Group which created a distance learning virtual environment to be used in all the University. Thus, Distance Education is analyzed as an educational and organizational strategy from different perspectives: strategic, structural, human, technological, cultural and political ones. This brings new challenges and possibilities to the institution, especially regarding external focus and internal structure, thus caring deeply with the creation and evaluation of strategies in an emergent way of learning: Distance Education.EDGRAF2017-03-07T02:37:14Z2017-03-07T02:37:14Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSCHRÖEDER, Christine da Silva; KLERING, Luis Roque. Educação a distância como estratégia educacional e organizacional: o caso de uma escola de Administração de uma universidade pública brasileira. Sinergia, v. 16, n. 1, p. 43-52, 2012. Disponível em: <https://seer.furg.br/sinergia/article/view/3925>. Acesso em: 5 dez. 2016.2236-7608http://repositorio.furg.br/handle/1/7099porSchröeder, Christine da SilvaKlering, Luis Roqueinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2017-03-07T02:37:14Zoai:repositorio.furg.br:1/7099Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2017-03-07T02:37:14Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação a distância como estratégia educacional e organizacional: o caso de uma escola de Administração de uma universidade pública brasileira Distance education as an educational and organizational strategy: The case of a school of administration of a brazilian public university |
title |
Educação a distância como estratégia educacional e organizacional: o caso de uma escola de Administração de uma universidade pública brasileira |
spellingShingle |
Educação a distância como estratégia educacional e organizacional: o caso de uma escola de Administração de uma universidade pública brasileira Schröeder, Christine da Silva Educação a distância Estratégia Plataforma Mudança organizacional Distance educatIon Strategy Virtual environment Organizational change |
title_short |
Educação a distância como estratégia educacional e organizacional: o caso de uma escola de Administração de uma universidade pública brasileira |
title_full |
Educação a distância como estratégia educacional e organizacional: o caso de uma escola de Administração de uma universidade pública brasileira |
title_fullStr |
Educação a distância como estratégia educacional e organizacional: o caso de uma escola de Administração de uma universidade pública brasileira |
title_full_unstemmed |
Educação a distância como estratégia educacional e organizacional: o caso de uma escola de Administração de uma universidade pública brasileira |
title_sort |
Educação a distância como estratégia educacional e organizacional: o caso de uma escola de Administração de uma universidade pública brasileira |
author |
Schröeder, Christine da Silva |
author_facet |
Schröeder, Christine da Silva Klering, Luis Roque |
author_role |
author |
author2 |
Klering, Luis Roque |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schröeder, Christine da Silva Klering, Luis Roque |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a distância Estratégia Plataforma Mudança organizacional Distance educatIon Strategy Virtual environment Organizational change |
topic |
Educação a distância Estratégia Plataforma Mudança organizacional Distance educatIon Strategy Virtual environment Organizational change |
description |
O presente ensaio teórico-empírico tem por objetivo apresentar o caso de uma Escola de Administração que mantém cursos na modalidade de educação a distância (EAD) em uma grande universidade pública brasileira, relatando sua experiência, mais precisamente entre os anos de 2003 e 2009. As atividades de EAD na instituição foram desenvolvidas por um Núcleo de Aprendizagem Virtual (ou NAVI) que, por sua vez, desenvolveu uma plataforma de aprendizagem para cursos de extensão, graduação e pós-graduação. Nesse contexto, o ensino (ou educação) a distância é analisado enquanto estratégia educacional e, sobretudo, organizacional, sob diferentes perspectivas: a estratégica estrutural, a humana, a tecnológica, a cultural e a política, trazendo à instituição novos desafios e possibilidades, em especial no que concerne à focalização externa e de estruturação interna, aprofundando, assim, a criação e a avaliação de estratégias de uma modalidade emergente de aprendizagem: a educação a distância. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2017-03-07T02:37:14Z 2017-03-07T02:37:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SCHRÖEDER, Christine da Silva; KLERING, Luis Roque. Educação a distância como estratégia educacional e organizacional: o caso de uma escola de Administração de uma universidade pública brasileira. Sinergia, v. 16, n. 1, p. 43-52, 2012. Disponível em: <https://seer.furg.br/sinergia/article/view/3925>. Acesso em: 5 dez. 2016. 2236-7608 http://repositorio.furg.br/handle/1/7099 |
identifier_str_mv |
SCHRÖEDER, Christine da Silva; KLERING, Luis Roque. Educação a distância como estratégia educacional e organizacional: o caso de uma escola de Administração de uma universidade pública brasileira. Sinergia, v. 16, n. 1, p. 43-52, 2012. Disponível em: <https://seer.furg.br/sinergia/article/view/3925>. Acesso em: 5 dez. 2016. 2236-7608 |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/7099 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDGRAF |
publisher.none.fl_str_mv |
EDGRAF |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187245004292096 |