Educação a distância como estratégia educacional e organizacional: o caso de uma escola de Administração de uma universidade pública brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schröeder, Christine da Silva
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Klering, Luis Roque
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/7099
Resumo: O presente ensaio teórico-empírico tem por objetivo apresentar o caso de uma Escola de Administração que mantém cursos na modalidade de educação a distância (EAD) em uma grande universidade pública brasileira, relatando sua experiência, mais precisamente entre os anos de 2003 e 2009. As atividades de EAD na instituição foram desenvolvidas por um Núcleo de Aprendizagem Virtual (ou NAVI) que, por sua vez, desenvolveu uma plataforma de aprendizagem para cursos de extensão, graduação e pós-graduação. Nesse contexto, o ensino (ou educação) a distância é analisado enquanto estratégia educacional e, sobretudo, organizacional, sob diferentes perspectivas: a estratégica estrutural, a humana, a tecnológica, a cultural e a política, trazendo à instituição novos desafios e possibilidades, em especial no que concerne à focalização externa e de estruturação interna, aprofundando, assim, a criação e a avaliação de estratégias de uma modalidade emergente de aprendizagem: a educação a distância.
id FURG_0e1850b671fd94c359da6deb273d132e
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/7099
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Educação a distância como estratégia educacional e organizacional: o caso de uma escola de Administração de uma universidade pública brasileiraDistance education as an educational and organizational strategy: The case of a school of administration of a brazilian public universityEducação a distânciaEstratégiaPlataformaMudança organizacionalDistance educatIonStrategyVirtual environmentOrganizational changeO presente ensaio teórico-empírico tem por objetivo apresentar o caso de uma Escola de Administração que mantém cursos na modalidade de educação a distância (EAD) em uma grande universidade pública brasileira, relatando sua experiência, mais precisamente entre os anos de 2003 e 2009. As atividades de EAD na instituição foram desenvolvidas por um Núcleo de Aprendizagem Virtual (ou NAVI) que, por sua vez, desenvolveu uma plataforma de aprendizagem para cursos de extensão, graduação e pós-graduação. Nesse contexto, o ensino (ou educação) a distância é analisado enquanto estratégia educacional e, sobretudo, organizacional, sob diferentes perspectivas: a estratégica estrutural, a humana, a tecnológica, a cultural e a política, trazendo à instituição novos desafios e possibilidades, em especial no que concerne à focalização externa e de estruturação interna, aprofundando, assim, a criação e a avaliação de estratégias de uma modalidade emergente de aprendizagem: a educação a distância.This theoretical-practical essay aims to present the case of a School of Administration that maintains Distance Education programs in an important Brazilian public University by reporting its experience from 2003 to 2009. Distance Education was developed by a Virtual Learning Group which created a distance learning virtual environment to be used in all the University. Thus, Distance Education is analyzed as an educational and organizational strategy from different perspectives: strategic, structural, human, technological, cultural and political ones. This brings new challenges and possibilities to the institution, especially regarding external focus and internal structure, thus caring deeply with the creation and evaluation of strategies in an emergent way of learning: Distance Education.EDGRAF2017-03-07T02:37:14Z2017-03-07T02:37:14Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSCHRÖEDER, Christine da Silva; KLERING, Luis Roque. Educação a distância como estratégia educacional e organizacional: o caso de uma escola de Administração de uma universidade pública brasileira. Sinergia, v. 16, n. 1, p. 43-52, 2012. Disponível em: <https://seer.furg.br/sinergia/article/view/3925>. Acesso em: 5 dez. 2016.2236-7608http://repositorio.furg.br/handle/1/7099porSchröeder, Christine da SilvaKlering, Luis Roqueinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2017-03-07T02:37:14Zoai:repositorio.furg.br:1/7099Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2017-03-07T02:37:14Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação a distância como estratégia educacional e organizacional: o caso de uma escola de Administração de uma universidade pública brasileira
Distance education as an educational and organizational strategy: The case of a school of administration of a brazilian public university
title Educação a distância como estratégia educacional e organizacional: o caso de uma escola de Administração de uma universidade pública brasileira
spellingShingle Educação a distância como estratégia educacional e organizacional: o caso de uma escola de Administração de uma universidade pública brasileira
Schröeder, Christine da Silva
Educação a distância
Estratégia
Plataforma
Mudança organizacional
Distance educatIon
Strategy
Virtual environment
Organizational change
title_short Educação a distância como estratégia educacional e organizacional: o caso de uma escola de Administração de uma universidade pública brasileira
title_full Educação a distância como estratégia educacional e organizacional: o caso de uma escola de Administração de uma universidade pública brasileira
title_fullStr Educação a distância como estratégia educacional e organizacional: o caso de uma escola de Administração de uma universidade pública brasileira
title_full_unstemmed Educação a distância como estratégia educacional e organizacional: o caso de uma escola de Administração de uma universidade pública brasileira
title_sort Educação a distância como estratégia educacional e organizacional: o caso de uma escola de Administração de uma universidade pública brasileira
author Schröeder, Christine da Silva
author_facet Schröeder, Christine da Silva
Klering, Luis Roque
author_role author
author2 Klering, Luis Roque
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schröeder, Christine da Silva
Klering, Luis Roque
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância
Estratégia
Plataforma
Mudança organizacional
Distance educatIon
Strategy
Virtual environment
Organizational change
topic Educação a distância
Estratégia
Plataforma
Mudança organizacional
Distance educatIon
Strategy
Virtual environment
Organizational change
description O presente ensaio teórico-empírico tem por objetivo apresentar o caso de uma Escola de Administração que mantém cursos na modalidade de educação a distância (EAD) em uma grande universidade pública brasileira, relatando sua experiência, mais precisamente entre os anos de 2003 e 2009. As atividades de EAD na instituição foram desenvolvidas por um Núcleo de Aprendizagem Virtual (ou NAVI) que, por sua vez, desenvolveu uma plataforma de aprendizagem para cursos de extensão, graduação e pós-graduação. Nesse contexto, o ensino (ou educação) a distância é analisado enquanto estratégia educacional e, sobretudo, organizacional, sob diferentes perspectivas: a estratégica estrutural, a humana, a tecnológica, a cultural e a política, trazendo à instituição novos desafios e possibilidades, em especial no que concerne à focalização externa e de estruturação interna, aprofundando, assim, a criação e a avaliação de estratégias de uma modalidade emergente de aprendizagem: a educação a distância.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2017-03-07T02:37:14Z
2017-03-07T02:37:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SCHRÖEDER, Christine da Silva; KLERING, Luis Roque. Educação a distância como estratégia educacional e organizacional: o caso de uma escola de Administração de uma universidade pública brasileira. Sinergia, v. 16, n. 1, p. 43-52, 2012. Disponível em: <https://seer.furg.br/sinergia/article/view/3925>. Acesso em: 5 dez. 2016.
2236-7608
http://repositorio.furg.br/handle/1/7099
identifier_str_mv SCHRÖEDER, Christine da Silva; KLERING, Luis Roque. Educação a distância como estratégia educacional e organizacional: o caso de uma escola de Administração de uma universidade pública brasileira. Sinergia, v. 16, n. 1, p. 43-52, 2012. Disponível em: <https://seer.furg.br/sinergia/article/view/3925>. Acesso em: 5 dez. 2016.
2236-7608
url http://repositorio.furg.br/handle/1/7099
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDGRAF
publisher.none.fl_str_mv EDGRAF
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187245004292096