Weekly frequency of a motor intervention program for day care babies

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gerzson, Laís Rodrigues
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Catarino, Bruna Maciel, Azevedo, Kelly Andara de, Demarco, Paula Ribeiro, Palma, Miriam Stock, Almeida, Carla Skilhan de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/150144
Resumo: O objetivo do estudo foi comparar o efeito de um Programa de Intervenção Motora no desenvolvimento de bebês de escolas de educação infantil públicas de Porto Alegre. Participaram do estudo 59 bebês, estratificados aleatoriamente em três grupos: 18 bebês atendidos três vezes por semana (G3X); 23 bebês atendidos uma vez por semana (G1X) e 18 bebês do grupo controle (GC). Foram realizadas tarefas de perseguição visual (três minutos), manipulação de objetos (sete minutos) e força, mobilidade e estabilização (dez minutos). O instrumento utilizado foi a Alberta Infant Motor Scale (AIMS) para avaliar o desenvolvimento motor dos bebês. Os resultados do estudo mostraram que os bebês do G1X foram os que melhoraram na classificação (p=0,007); nas posturas, foram os bebês do G3X que obtiveram diferença significativa maior na postura prono, sentado e em pé, mesmo sendo mais novos. Em conclusão, os bebês que realizaram intervenção motora, uma ou três vezes por semana, obtiveram melhores resultados quando comparados ao grupo controle.
id UFRGS-2_44a49c3d7cfa7c6099b42945bd345859
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/150144
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gerzson, Laís RodriguesCatarino, Bruna MacielAzevedo, Kelly Andara deDemarco, Paula RibeiroPalma, Miriam StockAlmeida, Carla Skilhan de2016-12-16T02:17:17Z20161809-2950http://hdl.handle.net/10183/150144001003290O objetivo do estudo foi comparar o efeito de um Programa de Intervenção Motora no desenvolvimento de bebês de escolas de educação infantil públicas de Porto Alegre. Participaram do estudo 59 bebês, estratificados aleatoriamente em três grupos: 18 bebês atendidos três vezes por semana (G3X); 23 bebês atendidos uma vez por semana (G1X) e 18 bebês do grupo controle (GC). Foram realizadas tarefas de perseguição visual (três minutos), manipulação de objetos (sete minutos) e força, mobilidade e estabilização (dez minutos). O instrumento utilizado foi a Alberta Infant Motor Scale (AIMS) para avaliar o desenvolvimento motor dos bebês. Os resultados do estudo mostraram que os bebês do G1X foram os que melhoraram na classificação (p=0,007); nas posturas, foram os bebês do G3X que obtiveram diferença significativa maior na postura prono, sentado e em pé, mesmo sendo mais novos. Em conclusão, os bebês que realizaram intervenção motora, uma ou três vezes por semana, obtiveram melhores resultados quando comparados ao grupo controle.The main goal of this research was to compare the effect of a Motor Intervention Program (MIP) on the development of babies in public preschools in Porto Alegre. The study included 59 infants, stratified randomly into three groups: 18 infants met three times a week (3X G); 23 babies met once a week (1XG); and 18 control individuals (CG). Visual (three minutes), manipulation of objects (seven minutes) and strength, mobility, and stabilization (ten minutes) tasks were performed. The instrument used was the Alberta Infant Motor Scale (AIMS) to evaluate the babies’ motor development. The study results showed an improved classification from 1XG babies (p = 0.007). The 3XG babies had the most significant difference in the prone posture, sitting and standing, despite being younger. In conclusion, the babies who underwent motor intervention one or three times a week had better results when compared to the control group.Este estudio tiene por objeto comparar el resultado de un programa de intervención motora en el desarrollo de bebés en un jardín de infantes públicos de la ciudad de Porto Alegre, Brasil. Del estudio, participaron 59 bebés, clasificados aleatoriamente en tres grupos: 18 bebés atendidos tres veces por semana (G3X); 23 bebés atendidos una vez por semana (G1X) y 18 bebés del grupo control (GC). Se llevaron a cabo tareas de persecución visual (tres minutos), manejo de objetos (siete minutos) y fuerza, movilidad y estabilización (diez minutos). Se empleó el Alberta Infant Motor Scale (AIMS) para análisis del desarrollo motor de los bebés. Los resultados mostraron que los del G1X fueron quienes presentaron mejoras en la clasificación (p=0,007), mientras que en las posturas, fueron los G3X quienes presentaron mayores diferencias significativas en las posturas prono, sentada y de pie, aun siendo más jóvenes que los demás. Se concluye que los bebés que realizaron intervención motora, una o tres veces por semana, presentaron mejores resultados en la comparación con los del grupo control.application/pdfengFisioterapia e pesquisa. São Paulo. Vol. 23, no. 2 (Apr./June 2016), p. 178-184FisioterapiaDesenvolvimento infantilDesenvolvimento motorCrecheChild developmentChild day care centersPhysical therapy modalitiesDesarollo infantilGuarderias infatilesModalidades de fisioterapiaWeekly frequency of a motor intervention program for day care babiesFrequência semanal de um programa de intervenção motora para bebês de berçário La frecuencia semanal de un programa de intervención motora en bebés info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001003290.pdf001003290.pdfTexto completo (inglês)application/pdf174066http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150144/1/001003290.pdfe829a6891fa55daeadb52fbb9110bd2fMD51001003290-02.pdf001003290-02.pdfTexto completoapplication/pdf177995http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150144/2/001003290-02.pdf35462b044e67dbaf51da0fe78bd88179MD52TEXT001003290-02.pdf.txt001003290-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain29552http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150144/3/001003290-02.pdf.txt7b3a4540c64da10d722bd1ad5aff2427MD53001003290.pdf.txt001003290.pdf.txtExtracted Texttext/plain28463http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150144/4/001003290.pdf.txt81d9d35f71d3c94f71884995f3a2e963MD54THUMBNAIL001003290.pdf.jpg001003290.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1696http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150144/5/001003290.pdf.jpgd81ca1727cd96497794e7c1f62d8cae6MD55001003290-02.pdf.jpg001003290-02.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1654http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150144/6/001003290-02.pdf.jpg28fd826771fd004fe073e4b2db5583adMD5610183/1501442021-09-18 04:46:09.442999oai:www.lume.ufrgs.br:10183/150144Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2021-09-18T07:46:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Weekly frequency of a motor intervention program for day care babies
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv Frequência semanal de um programa de intervenção motora para bebês de berçário
dc.title.alternative.es.fl_str_mv La frecuencia semanal de un programa de intervención motora en bebés
title Weekly frequency of a motor intervention program for day care babies
spellingShingle Weekly frequency of a motor intervention program for day care babies
Gerzson, Laís Rodrigues
Fisioterapia
Desenvolvimento infantil
Desenvolvimento motor
Creche
Child development
Child day care centers
Physical therapy modalities
Desarollo infantil
Guarderias infatiles
Modalidades de fisioterapia
title_short Weekly frequency of a motor intervention program for day care babies
title_full Weekly frequency of a motor intervention program for day care babies
title_fullStr Weekly frequency of a motor intervention program for day care babies
title_full_unstemmed Weekly frequency of a motor intervention program for day care babies
title_sort Weekly frequency of a motor intervention program for day care babies
author Gerzson, Laís Rodrigues
author_facet Gerzson, Laís Rodrigues
Catarino, Bruna Maciel
Azevedo, Kelly Andara de
Demarco, Paula Ribeiro
Palma, Miriam Stock
Almeida, Carla Skilhan de
author_role author
author2 Catarino, Bruna Maciel
Azevedo, Kelly Andara de
Demarco, Paula Ribeiro
Palma, Miriam Stock
Almeida, Carla Skilhan de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gerzson, Laís Rodrigues
Catarino, Bruna Maciel
Azevedo, Kelly Andara de
Demarco, Paula Ribeiro
Palma, Miriam Stock
Almeida, Carla Skilhan de
dc.subject.por.fl_str_mv Fisioterapia
Desenvolvimento infantil
Desenvolvimento motor
Creche
topic Fisioterapia
Desenvolvimento infantil
Desenvolvimento motor
Creche
Child development
Child day care centers
Physical therapy modalities
Desarollo infantil
Guarderias infatiles
Modalidades de fisioterapia
dc.subject.eng.fl_str_mv Child development
Child day care centers
Physical therapy modalities
dc.subject.spa.fl_str_mv Desarollo infantil
Guarderias infatiles
Modalidades de fisioterapia
description O objetivo do estudo foi comparar o efeito de um Programa de Intervenção Motora no desenvolvimento de bebês de escolas de educação infantil públicas de Porto Alegre. Participaram do estudo 59 bebês, estratificados aleatoriamente em três grupos: 18 bebês atendidos três vezes por semana (G3X); 23 bebês atendidos uma vez por semana (G1X) e 18 bebês do grupo controle (GC). Foram realizadas tarefas de perseguição visual (três minutos), manipulação de objetos (sete minutos) e força, mobilidade e estabilização (dez minutos). O instrumento utilizado foi a Alberta Infant Motor Scale (AIMS) para avaliar o desenvolvimento motor dos bebês. Os resultados do estudo mostraram que os bebês do G1X foram os que melhoraram na classificação (p=0,007); nas posturas, foram os bebês do G3X que obtiveram diferença significativa maior na postura prono, sentado e em pé, mesmo sendo mais novos. Em conclusão, os bebês que realizaram intervenção motora, uma ou três vezes por semana, obtiveram melhores resultados quando comparados ao grupo controle.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-12-16T02:17:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/150144
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1809-2950
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001003290
identifier_str_mv 1809-2950
001003290
url http://hdl.handle.net/10183/150144
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Fisioterapia e pesquisa. São Paulo. Vol. 23, no. 2 (Apr./June 2016), p. 178-184
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150144/1/001003290.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150144/2/001003290-02.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150144/3/001003290-02.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150144/4/001003290.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150144/5/001003290.pdf.jpg
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150144/6/001003290-02.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e829a6891fa55daeadb52fbb9110bd2f
35462b044e67dbaf51da0fe78bd88179
7b3a4540c64da10d722bd1ad5aff2427
81d9d35f71d3c94f71884995f3a2e963
d81ca1727cd96497794e7c1f62d8cae6
28fd826771fd004fe073e4b2db5583ad
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817724993161658368