Recomendação de conteúdo em ambientes de aprendizagem baseados em questionamento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/226042 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta um modelo de um ambiente virtual de aprendizagem baseado em questionamentos que dá suporte aos alunos através de funções de recomendação de conteúdo. Este processo de aprendizagem pode ser utilizado como forma de engajar os estudantes ativamente na investigação e descoberta de temas de estudo. As recomendações de conteúdo são baseadas em um texto selecionado pelo professor que determina o tema de uma atividade. Estas recomendações podem ser desde textos que auxiliem na elaboração de questionamentos, imagens, vídeos ou até autores que escrevem sobre tema proposto. Esta abordagem amplia o funcionamento da ferramenta SMILE, ferramenta para apoio à aprendizagem baseada em questionamento desenvolvida na Universidade de Stanford. |
id |
UFRGS-2_44b9c3985116b765a64e9d2af5ef1575 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226042 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Acosta, Otavio CostaReategui, Eliseo Berni2021-08-24T04:11:25Z20121679-1916http://hdl.handle.net/10183/226042000931337O presente trabalho apresenta um modelo de um ambiente virtual de aprendizagem baseado em questionamentos que dá suporte aos alunos através de funções de recomendação de conteúdo. Este processo de aprendizagem pode ser utilizado como forma de engajar os estudantes ativamente na investigação e descoberta de temas de estudo. As recomendações de conteúdo são baseadas em um texto selecionado pelo professor que determina o tema de uma atividade. Estas recomendações podem ser desde textos que auxiliem na elaboração de questionamentos, imagens, vídeos ou até autores que escrevem sobre tema proposto. Esta abordagem amplia o funcionamento da ferramenta SMILE, ferramenta para apoio à aprendizagem baseada em questionamento desenvolvida na Universidade de Stanford.This paper presents an inquiry-based learning environment that supports students through content recommendation functions. This learning process may be used as a way of engage students actively in research and discovery. The content recommendations are based on a text selected by the teacher, who determines the subject of an activity. These recommendations can be texts that assist the students in making questions, as well as images, videos or authors who write about the proposed topic. This approach extends the tool SMILE, an inquiry-based learning tool developed at Stanford University.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 10, n. 1 (jan. 2012), 9 f.Ambiente de aprendizagemAmbiente virtualTecnologia educacionalInquiry-based learningRecommender systemsRecomendação de conteúdo em ambientes de aprendizagem baseados em questionamentoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000931337.pdf.txt000931337.pdf.txtExtracted Texttext/plain25174http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226042/2/000931337.pdf.txtf42e75ee38aab1b6f3dd0eefbf258eb6MD52ORIGINAL000931337.pdfTexto completoapplication/pdf162145http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226042/1/000931337.pdf0b64138f8c55cf082e628bb7b21ac772MD5110183/2260422021-09-19 04:30:29.496749oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226042Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:30:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Recomendação de conteúdo em ambientes de aprendizagem baseados em questionamento |
title |
Recomendação de conteúdo em ambientes de aprendizagem baseados em questionamento |
spellingShingle |
Recomendação de conteúdo em ambientes de aprendizagem baseados em questionamento Acosta, Otavio Costa Ambiente de aprendizagem Ambiente virtual Tecnologia educacional Inquiry-based learning Recommender systems |
title_short |
Recomendação de conteúdo em ambientes de aprendizagem baseados em questionamento |
title_full |
Recomendação de conteúdo em ambientes de aprendizagem baseados em questionamento |
title_fullStr |
Recomendação de conteúdo em ambientes de aprendizagem baseados em questionamento |
title_full_unstemmed |
Recomendação de conteúdo em ambientes de aprendizagem baseados em questionamento |
title_sort |
Recomendação de conteúdo em ambientes de aprendizagem baseados em questionamento |
author |
Acosta, Otavio Costa |
author_facet |
Acosta, Otavio Costa Reategui, Eliseo Berni |
author_role |
author |
author2 |
Reategui, Eliseo Berni |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Acosta, Otavio Costa Reategui, Eliseo Berni |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambiente de aprendizagem Ambiente virtual Tecnologia educacional |
topic |
Ambiente de aprendizagem Ambiente virtual Tecnologia educacional Inquiry-based learning Recommender systems |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Inquiry-based learning Recommender systems |
description |
O presente trabalho apresenta um modelo de um ambiente virtual de aprendizagem baseado em questionamentos que dá suporte aos alunos através de funções de recomendação de conteúdo. Este processo de aprendizagem pode ser utilizado como forma de engajar os estudantes ativamente na investigação e descoberta de temas de estudo. As recomendações de conteúdo são baseadas em um texto selecionado pelo professor que determina o tema de uma atividade. Estas recomendações podem ser desde textos que auxiliem na elaboração de questionamentos, imagens, vídeos ou até autores que escrevem sobre tema proposto. Esta abordagem amplia o funcionamento da ferramenta SMILE, ferramenta para apoio à aprendizagem baseada em questionamento desenvolvida na Universidade de Stanford. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-24T04:11:25Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/226042 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000931337 |
identifier_str_mv |
1679-1916 000931337 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/226042 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 10, n. 1 (jan. 2012), 9 f. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226042/2/000931337.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226042/1/000931337.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f42e75ee38aab1b6f3dd0eefbf258eb6 0b64138f8c55cf082e628bb7b21ac772 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225033231630336 |