Recomendação de conteúdo em ambientes de aprendizagem baseados em questionamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Acosta, Otavio Costa
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Reategui, Eliseo Berni
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/226042
Resumo: O presente trabalho apresenta um modelo de um ambiente virtual de aprendizagem baseado em questionamentos que dá suporte aos alunos através de funções de recomendação de conteúdo. Este processo de aprendizagem pode ser utilizado como forma de engajar os estudantes ativamente na investigação e descoberta de temas de estudo. As recomendações de conteúdo são baseadas em um texto selecionado pelo professor que determina o tema de uma atividade. Estas recomendações podem ser desde textos que auxiliem na elaboração de questionamentos, imagens, vídeos ou até autores que escrevem sobre tema proposto. Esta abordagem amplia o funcionamento da ferramenta SMILE, ferramenta para apoio à aprendizagem baseada em questionamento desenvolvida na Universidade de Stanford.
id UFRGS-2_44b9c3985116b765a64e9d2af5ef1575
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226042
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Acosta, Otavio CostaReategui, Eliseo Berni2021-08-24T04:11:25Z20121679-1916http://hdl.handle.net/10183/226042000931337O presente trabalho apresenta um modelo de um ambiente virtual de aprendizagem baseado em questionamentos que dá suporte aos alunos através de funções de recomendação de conteúdo. Este processo de aprendizagem pode ser utilizado como forma de engajar os estudantes ativamente na investigação e descoberta de temas de estudo. As recomendações de conteúdo são baseadas em um texto selecionado pelo professor que determina o tema de uma atividade. Estas recomendações podem ser desde textos que auxiliem na elaboração de questionamentos, imagens, vídeos ou até autores que escrevem sobre tema proposto. Esta abordagem amplia o funcionamento da ferramenta SMILE, ferramenta para apoio à aprendizagem baseada em questionamento desenvolvida na Universidade de Stanford.This paper presents an inquiry-based learning environment that supports students through content recommendation functions. This learning process may be used as a way of engage students actively in research and discovery. The content recommendations are based on a text selected by the teacher, who determines the subject of an activity. These recommendations can be texts that assist the students in making questions, as well as images, videos or authors who write about the proposed topic. This approach extends the tool SMILE, an inquiry-based learning tool developed at Stanford University.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 10, n. 1 (jan. 2012), 9 f.Ambiente de aprendizagemAmbiente virtualTecnologia educacionalInquiry-based learningRecommender systemsRecomendação de conteúdo em ambientes de aprendizagem baseados em questionamentoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000931337.pdf.txt000931337.pdf.txtExtracted Texttext/plain25174http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226042/2/000931337.pdf.txtf42e75ee38aab1b6f3dd0eefbf258eb6MD52ORIGINAL000931337.pdfTexto completoapplication/pdf162145http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226042/1/000931337.pdf0b64138f8c55cf082e628bb7b21ac772MD5110183/2260422021-09-19 04:30:29.496749oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226042Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:30:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Recomendação de conteúdo em ambientes de aprendizagem baseados em questionamento
title Recomendação de conteúdo em ambientes de aprendizagem baseados em questionamento
spellingShingle Recomendação de conteúdo em ambientes de aprendizagem baseados em questionamento
Acosta, Otavio Costa
Ambiente de aprendizagem
Ambiente virtual
Tecnologia educacional
Inquiry-based learning
Recommender systems
title_short Recomendação de conteúdo em ambientes de aprendizagem baseados em questionamento
title_full Recomendação de conteúdo em ambientes de aprendizagem baseados em questionamento
title_fullStr Recomendação de conteúdo em ambientes de aprendizagem baseados em questionamento
title_full_unstemmed Recomendação de conteúdo em ambientes de aprendizagem baseados em questionamento
title_sort Recomendação de conteúdo em ambientes de aprendizagem baseados em questionamento
author Acosta, Otavio Costa
author_facet Acosta, Otavio Costa
Reategui, Eliseo Berni
author_role author
author2 Reategui, Eliseo Berni
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Acosta, Otavio Costa
Reategui, Eliseo Berni
dc.subject.por.fl_str_mv Ambiente de aprendizagem
Ambiente virtual
Tecnologia educacional
topic Ambiente de aprendizagem
Ambiente virtual
Tecnologia educacional
Inquiry-based learning
Recommender systems
dc.subject.eng.fl_str_mv Inquiry-based learning
Recommender systems
description O presente trabalho apresenta um modelo de um ambiente virtual de aprendizagem baseado em questionamentos que dá suporte aos alunos através de funções de recomendação de conteúdo. Este processo de aprendizagem pode ser utilizado como forma de engajar os estudantes ativamente na investigação e descoberta de temas de estudo. As recomendações de conteúdo são baseadas em um texto selecionado pelo professor que determina o tema de uma atividade. Estas recomendações podem ser desde textos que auxiliem na elaboração de questionamentos, imagens, vídeos ou até autores que escrevem sobre tema proposto. Esta abordagem amplia o funcionamento da ferramenta SMILE, ferramenta para apoio à aprendizagem baseada em questionamento desenvolvida na Universidade de Stanford.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-24T04:11:25Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/226042
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000931337
identifier_str_mv 1679-1916
000931337
url http://hdl.handle.net/10183/226042
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 10, n. 1 (jan. 2012), 9 f.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226042/2/000931337.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226042/1/000931337.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f42e75ee38aab1b6f3dd0eefbf258eb6
0b64138f8c55cf082e628bb7b21ac772
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225033231630336