Recomendação de conteúdo em um ambiente colaborativo de aprendizagem baseada em projetos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Acosta, Otavio Costa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Reategui, Daniel Reategui, Behar, Patrícia Alejandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/205739
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar de que modo uma atividade de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPr), apoiada por um ambiente tecnológico desenvolvido para este fim, pode contribuir no desenvolvimento de projetos por meio de recursos de recomendação de conteúdo e ferramentas de colaboração entre pares. Para isto é utilizado uma abordagem ativa de aprendizagem, a ABPr, definida como um método de aprendizagem centrado no aluno e que enfatiza atividades para o desenvolvimento de projetos. Para a aplicação do método proposto foi estruturada uma atividade educacional, que consiste no desenvolvimento de um projeto a partir das investigações dos alunos em relação a um tema proposto pelo professor. O desenvolvimento deste projeto se inicia e termina em sala de aula, entretanto as fases intermediárias podem ocorrer em outros locais. Para a execução da atividade foi desenvolvida uma ferramenta que incentiva a colaboração entre os alunos. Isto permite uma maior interação entre os participantes e também a possibilidade dos alunos colaborarem nos projetos uns dos outros. Durante o desenvolvimento de seus projetos, a ferramenta sugere materiais complementares relacionados ao assunto tratado, como forma auxiliar os alunos em seus processos investigativos. Para a avaliação do trabalho proposto foi estruturada uma pesquisa quali-quantitativa, na modalidade estudo de caso, com coleta de dados por meio da análise de projetos, registro de atividades, questionários e entrevistas. Os resultados obtidos através dos experimentos realizados demonstraram que a atividade educacional proposta por este trabalho contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento de projetos e para uma maior interação entre os alunos.
id UFRGS-2_8b6e6f90a41167a428c997e137696912
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205739
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Acosta, Otavio CostaReategui, Daniel ReateguiBehar, Patrícia Alejandra2020-02-12T04:16:14Z20181414-5685http://hdl.handle.net/10183/205739001110917O presente trabalho tem como objetivo investigar de que modo uma atividade de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPr), apoiada por um ambiente tecnológico desenvolvido para este fim, pode contribuir no desenvolvimento de projetos por meio de recursos de recomendação de conteúdo e ferramentas de colaboração entre pares. Para isto é utilizado uma abordagem ativa de aprendizagem, a ABPr, definida como um método de aprendizagem centrado no aluno e que enfatiza atividades para o desenvolvimento de projetos. Para a aplicação do método proposto foi estruturada uma atividade educacional, que consiste no desenvolvimento de um projeto a partir das investigações dos alunos em relação a um tema proposto pelo professor. O desenvolvimento deste projeto se inicia e termina em sala de aula, entretanto as fases intermediárias podem ocorrer em outros locais. Para a execução da atividade foi desenvolvida uma ferramenta que incentiva a colaboração entre os alunos. Isto permite uma maior interação entre os participantes e também a possibilidade dos alunos colaborarem nos projetos uns dos outros. Durante o desenvolvimento de seus projetos, a ferramenta sugere materiais complementares relacionados ao assunto tratado, como forma auxiliar os alunos em seus processos investigativos. Para a avaliação do trabalho proposto foi estruturada uma pesquisa quali-quantitativa, na modalidade estudo de caso, com coleta de dados por meio da análise de projetos, registro de atividades, questionários e entrevistas. Os resultados obtidos através dos experimentos realizados demonstraram que a atividade educacional proposta por este trabalho contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento de projetos e para uma maior interação entre os alunos.The present work aims to investigate how a Project-based Learning (PBL) activity, supported by a technological environment developed for this purpose, can contribute to the development of projects by means of content recommendation resources and collaboration tools among peers. For this reason, an active learning approach is used, PBL, defined as a student-centered learning method that emphasizes activities for project development. For the application of the proposed method an educational activity was structured consisting in the development of a project based on students' investigations related to a topic proposed by the teacher. The development of this project starts and ends in the classroom, but the intermediate stages can occur in other places. For the execution of the activity, a tool was developed for fostering collaboration between students. For the execution of the activity, a tool was developed for fostering collaboration between students. This allows a higher interaction between participants and the possibility of students to collaborate on each other's projects. During the development of their projects, the tool suggests additional materials related to the subject at hand, as a way to assist students in their research processes. For the evaluation of the proposed work, a quali-quantitative case study was structured, with data collected through computer logs, the analysis of the students' projects, questionnaires and interviews. Results from the experiments performed showed that the educational activity proposed by this work has contributed significantly to the development of projects and for a higher interaction among students.application/pdfporRevista brasileira de informática na educação. Florianópolis. Vol. 2, n. 1 (2018), p. 91-111Aprendizagem colaborativaProject-based LearningCollaborationRecommendation SystemsRecomendação de conteúdo em um ambiente colaborativo de aprendizagem baseada em projetosContent recommendation in a collaborative project-based learning environment info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001110917.pdf.txt001110917.pdf.txtExtracted Texttext/plain62698http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205739/2/001110917.pdf.txt888ef8eb977c50c5a6fdb04de1d4b590MD52ORIGINAL001110917.pdfTexto completoapplication/pdf1324534http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205739/1/001110917.pdf255e4e092eaf6eccc1b9b6a91017834bMD5110183/2057392020-02-13 05:22:36.06251oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205739Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-02-13T07:22:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Recomendação de conteúdo em um ambiente colaborativo de aprendizagem baseada em projetos
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Content recommendation in a collaborative project-based learning environment
title Recomendação de conteúdo em um ambiente colaborativo de aprendizagem baseada em projetos
spellingShingle Recomendação de conteúdo em um ambiente colaborativo de aprendizagem baseada em projetos
Acosta, Otavio Costa
Aprendizagem colaborativa
Project-based Learning
Collaboration
Recommendation Systems
title_short Recomendação de conteúdo em um ambiente colaborativo de aprendizagem baseada em projetos
title_full Recomendação de conteúdo em um ambiente colaborativo de aprendizagem baseada em projetos
title_fullStr Recomendação de conteúdo em um ambiente colaborativo de aprendizagem baseada em projetos
title_full_unstemmed Recomendação de conteúdo em um ambiente colaborativo de aprendizagem baseada em projetos
title_sort Recomendação de conteúdo em um ambiente colaborativo de aprendizagem baseada em projetos
author Acosta, Otavio Costa
author_facet Acosta, Otavio Costa
Reategui, Daniel Reategui
Behar, Patrícia Alejandra
author_role author
author2 Reategui, Daniel Reategui
Behar, Patrícia Alejandra
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Acosta, Otavio Costa
Reategui, Daniel Reategui
Behar, Patrícia Alejandra
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem colaborativa
topic Aprendizagem colaborativa
Project-based Learning
Collaboration
Recommendation Systems
dc.subject.eng.fl_str_mv Project-based Learning
Collaboration
Recommendation Systems
description O presente trabalho tem como objetivo investigar de que modo uma atividade de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPr), apoiada por um ambiente tecnológico desenvolvido para este fim, pode contribuir no desenvolvimento de projetos por meio de recursos de recomendação de conteúdo e ferramentas de colaboração entre pares. Para isto é utilizado uma abordagem ativa de aprendizagem, a ABPr, definida como um método de aprendizagem centrado no aluno e que enfatiza atividades para o desenvolvimento de projetos. Para a aplicação do método proposto foi estruturada uma atividade educacional, que consiste no desenvolvimento de um projeto a partir das investigações dos alunos em relação a um tema proposto pelo professor. O desenvolvimento deste projeto se inicia e termina em sala de aula, entretanto as fases intermediárias podem ocorrer em outros locais. Para a execução da atividade foi desenvolvida uma ferramenta que incentiva a colaboração entre os alunos. Isto permite uma maior interação entre os participantes e também a possibilidade dos alunos colaborarem nos projetos uns dos outros. Durante o desenvolvimento de seus projetos, a ferramenta sugere materiais complementares relacionados ao assunto tratado, como forma auxiliar os alunos em seus processos investigativos. Para a avaliação do trabalho proposto foi estruturada uma pesquisa quali-quantitativa, na modalidade estudo de caso, com coleta de dados por meio da análise de projetos, registro de atividades, questionários e entrevistas. Os resultados obtidos através dos experimentos realizados demonstraram que a atividade educacional proposta por este trabalho contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento de projetos e para uma maior interação entre os alunos.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-12T04:16:14Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/205739
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1414-5685
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001110917
identifier_str_mv 1414-5685
001110917
url http://hdl.handle.net/10183/205739
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de informática na educação. Florianópolis. Vol. 2, n. 1 (2018), p. 91-111
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205739/2/001110917.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205739/1/001110917.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 888ef8eb977c50c5a6fdb04de1d4b590
255e4e092eaf6eccc1b9b6a91017834b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224986083459072