Potencial dos jogos educativos como ferramentas de apoio ao ensino da infectologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carlos Eugenio
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/141535
Resumo: A infectologia é área das ciências da saúde que se ocupa com o efeito dos agentes causadores de doenças sobre o homem e os aspectos relacionados à sua transmissão, abrangendo desde simples partículas protéicas (príons) até organismos eucarióticos tão grandes como a tênia do peixe (Diphyllobothrium latum), que pode alcançar 17 metros no intestino humano. Devido à diversidade de organismos encontrados e as peculiaridades fisiológicas e ecológicas de cada um, a infectologia apresenta um estudo inicial muito conceitual, na forma de disciplinas segmentadas por especialidades como Bacteriologia, Micologia, Virologia, Parasitologia e Imunologia. Este período age como uma introdução ao aprofundamento do estudo das infecções, que deverá ocorrer na fase final de formação dos profissionais de saúde, integrando-se com outras especialidades médicas. Face à importância mencionada e a dispersão dos temas ligados à infectologia, ao longo de cinco semestres, nos cursos da área da saúde, as ferramentas educacionais multimeios, como os jogos, se apresentam como instrumentos importantes para motivar o estudo e sedimentar os conhecimento da infectologia de uma forma continuada, atraente e séria.
id UFRGS-2_44f3c6dd0e4aa14b1fd24acb4aa9e6e2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141535
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Carlos EugenioEhrenbrink, Dolores Verruck2016-05-21T02:09:19Z2010http://hdl.handle.net/10183/141535000988169A infectologia é área das ciências da saúde que se ocupa com o efeito dos agentes causadores de doenças sobre o homem e os aspectos relacionados à sua transmissão, abrangendo desde simples partículas protéicas (príons) até organismos eucarióticos tão grandes como a tênia do peixe (Diphyllobothrium latum), que pode alcançar 17 metros no intestino humano. Devido à diversidade de organismos encontrados e as peculiaridades fisiológicas e ecológicas de cada um, a infectologia apresenta um estudo inicial muito conceitual, na forma de disciplinas segmentadas por especialidades como Bacteriologia, Micologia, Virologia, Parasitologia e Imunologia. Este período age como uma introdução ao aprofundamento do estudo das infecções, que deverá ocorrer na fase final de formação dos profissionais de saúde, integrando-se com outras especialidades médicas. Face à importância mencionada e a dispersão dos temas ligados à infectologia, ao longo de cinco semestres, nos cursos da área da saúde, as ferramentas educacionais multimeios, como os jogos, se apresentam como instrumentos importantes para motivar o estudo e sedimentar os conhecimento da infectologia de uma forma continuada, atraente e séria.The infectious disease is the area of health sciences that deals with the effect of disease-causing agents on the man’s body and the aspects related to its transmission, ranging from simple protein particles (prions) to eukaryotic organisms as large as the broad fish tapeworm (Diphyllobothrium latum), which can reach 17 meters in the human small intestine. The infectious disease are introduced initially as theoretical and conceptual specialties like Bacteriology, Mycology, Virology, Parasitology and Immunology due to diversity, and the physiological and ecological peculiarities of each agent. This period acts as an introduction to a clinical approach of the infections, which should occur in the intermediate and the final phase of training of health professionals, integrated with other medical specialties. Given the highlighted importance of infectious diseases over a period of five semesters in health courses, the multimedia educational tools, such as games, are presented as important tools to motivate students to knowledge of infectious disease in a continuing, attractive and serious manner.application/pdfporJogos pedagógicosEducação médicaMicrobiologiaMicrobiologyInfectious diseasesMedical educationVideo gamesVirtual learning environmentsEducational mediaPotencial dos jogos educativos como ferramentas de apoio ao ensino da infectologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoTecnologias da informação para educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000988169.pdf000988169.pdfTexto completoapplication/pdf499973http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141535/1/000988169.pdf120793fc8f0ffb8a9bf689c78de8047fMD51TEXT000988169.pdf.txt000988169.pdf.txtExtracted Texttext/plain103823http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141535/2/000988169.pdf.txt3842ac2cafe04c5a7cdb4940139d92caMD52THUMBNAIL000988169.pdf.jpg000988169.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1044http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141535/3/000988169.pdf.jpg0ee440bddb4e7fcf3ab28319e1e6587fMD5310183/1415352018-10-25 10:06:13.518oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141535Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:06:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Potencial dos jogos educativos como ferramentas de apoio ao ensino da infectologia
title Potencial dos jogos educativos como ferramentas de apoio ao ensino da infectologia
spellingShingle Potencial dos jogos educativos como ferramentas de apoio ao ensino da infectologia
Silva, Carlos Eugenio
Jogos pedagógicos
Educação médica
Microbiologia
Microbiology
Infectious diseases
Medical education
Video games
Virtual learning environments
Educational media
title_short Potencial dos jogos educativos como ferramentas de apoio ao ensino da infectologia
title_full Potencial dos jogos educativos como ferramentas de apoio ao ensino da infectologia
title_fullStr Potencial dos jogos educativos como ferramentas de apoio ao ensino da infectologia
title_full_unstemmed Potencial dos jogos educativos como ferramentas de apoio ao ensino da infectologia
title_sort Potencial dos jogos educativos como ferramentas de apoio ao ensino da infectologia
author Silva, Carlos Eugenio
author_facet Silva, Carlos Eugenio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Carlos Eugenio
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ehrenbrink, Dolores Verruck
contributor_str_mv Ehrenbrink, Dolores Verruck
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos pedagógicos
Educação médica
Microbiologia
topic Jogos pedagógicos
Educação médica
Microbiologia
Microbiology
Infectious diseases
Medical education
Video games
Virtual learning environments
Educational media
dc.subject.eng.fl_str_mv Microbiology
Infectious diseases
Medical education
Video games
Virtual learning environments
Educational media
description A infectologia é área das ciências da saúde que se ocupa com o efeito dos agentes causadores de doenças sobre o homem e os aspectos relacionados à sua transmissão, abrangendo desde simples partículas protéicas (príons) até organismos eucarióticos tão grandes como a tênia do peixe (Diphyllobothrium latum), que pode alcançar 17 metros no intestino humano. Devido à diversidade de organismos encontrados e as peculiaridades fisiológicas e ecológicas de cada um, a infectologia apresenta um estudo inicial muito conceitual, na forma de disciplinas segmentadas por especialidades como Bacteriologia, Micologia, Virologia, Parasitologia e Imunologia. Este período age como uma introdução ao aprofundamento do estudo das infecções, que deverá ocorrer na fase final de formação dos profissionais de saúde, integrando-se com outras especialidades médicas. Face à importância mencionada e a dispersão dos temas ligados à infectologia, ao longo de cinco semestres, nos cursos da área da saúde, as ferramentas educacionais multimeios, como os jogos, se apresentam como instrumentos importantes para motivar o estudo e sedimentar os conhecimento da infectologia de uma forma continuada, atraente e séria.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-21T02:09:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/141535
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000988169
url http://hdl.handle.net/10183/141535
identifier_str_mv 000988169
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141535/1/000988169.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141535/2/000988169.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141535/3/000988169.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 120793fc8f0ffb8a9bf689c78de8047f
3842ac2cafe04c5a7cdb4940139d92ca
0ee440bddb4e7fcf3ab28319e1e6587f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447174976110592