Uso de jogos educacionais no processo de ensino e de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Naraline Alvarenga
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/141470
Resumo: Os jogos sempre fizeram parte da vida do ser humano e na infância eles são mais significativos, pois é através deles que a criança se relaciona com o mundo que a cerca. Na sociedade moderna cada vez mais os jogos invadem o nosso dia a dia, e eles são das mais diversas formas e com as mais diferentes finalidades e propostas de entretenimento, dos convencionais que são passados de geração em geração e os digitais (jogos eletrônicos comerciais e educacionais) mais atuais e presentes no cotidiano das crianças em idade escolar. E a educação não pode ficar alheia a esta realidade, mas sim, deve utilizar esta ferramenta no processo de ensino aprendizagem fazendo com que as aulas se tornem mais interessantes e mais próximas da realidade vivenciada pelas crianças desta época. Assim, cabe ao professor perceber que a prática pedagógica deve atender às reais necessidades das crianças, porque desde pequenas, elas apresentam atitudes de interesse em descobrir o mundo que as cerca, e podem realmente construir o conhecimento. Partindo dessas premissas, o presente trabalho busca verificar como os jogos digitais estão inseridos no trabalho pedagógico. A utilização de jogos digitais principalmente os educacionais, na educação proporciona ao aluno motivação, desenvolvendo também hábitos de persistência no desenvolvimento de desafios e tarefas. Os jogos, sob a ótica da criança, se constituem a maneira mais divertida e interessante de aprender e ao professor a oportunidade de observar e analisar a forma como a criança aprende. Tendo em vista o interesse das crianças pelos jogos digitais este trabalho apresenta o potencial dos jogos digitais educacionais, baseados em estudos de especialistas, trás exemplos de jogos utilizados no processo de ensino e de aprendizagem e aponta problemas que ainda precisam ser superados para facilitar o emprego dos jogos digitais educacionais.
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spelling Fernandes, Naraline AlvarengaBulegon, Ana Marli2016-05-20T02:11:05Z2010http://hdl.handle.net/10183/141470000990988Os jogos sempre fizeram parte da vida do ser humano e na infância eles são mais significativos, pois é através deles que a criança se relaciona com o mundo que a cerca. Na sociedade moderna cada vez mais os jogos invadem o nosso dia a dia, e eles são das mais diversas formas e com as mais diferentes finalidades e propostas de entretenimento, dos convencionais que são passados de geração em geração e os digitais (jogos eletrônicos comerciais e educacionais) mais atuais e presentes no cotidiano das crianças em idade escolar. E a educação não pode ficar alheia a esta realidade, mas sim, deve utilizar esta ferramenta no processo de ensino aprendizagem fazendo com que as aulas se tornem mais interessantes e mais próximas da realidade vivenciada pelas crianças desta época. Assim, cabe ao professor perceber que a prática pedagógica deve atender às reais necessidades das crianças, porque desde pequenas, elas apresentam atitudes de interesse em descobrir o mundo que as cerca, e podem realmente construir o conhecimento. Partindo dessas premissas, o presente trabalho busca verificar como os jogos digitais estão inseridos no trabalho pedagógico. A utilização de jogos digitais principalmente os educacionais, na educação proporciona ao aluno motivação, desenvolvendo também hábitos de persistência no desenvolvimento de desafios e tarefas. Os jogos, sob a ótica da criança, se constituem a maneira mais divertida e interessante de aprender e ao professor a oportunidade de observar e analisar a forma como a criança aprende. Tendo em vista o interesse das crianças pelos jogos digitais este trabalho apresenta o potencial dos jogos digitais educacionais, baseados em estudos de especialistas, trás exemplos de jogos utilizados no processo de ensino e de aprendizagem e aponta problemas que ainda precisam ser superados para facilitar o emprego dos jogos digitais educacionais.The games have always been part of human life and in childhood they are more significant, for it is through them that the child relates to the world around them. In modern society increasingly invade our games every day, and they are in many different ways and with different purposes and proposed more entertainment options, the conventional that are passed from generation to generation and digital (electronic games business and educational) and latest in the daily life of children of school age. And education can not remain oblivious to this reality, but rather should use this tool in teaching and learning process so that lessons become more interesting and closer to the reality experienced by the children of this age. Thus, the teacher to realize that teaching practice should meet the real needs of children, because since small, they have attitudes of interest in discovering the world around them, and can actually build knowledge. Based on these assumptions, this paper aims at examining how digital games are embedded in pedagogical work. The use of digital games primarily educational, education provides students with motivation, also developing habits of persistence in the development of tasks and challenges. The games, from the perspective of the child, it is way more fun and interesting to learn and the teacher the opportunity to observe and analyze how the child learns. Given the interest of children by digital games the paper introduces the educational potential of digital games based on experts' opinions, behind examples of games used in teaching and learning and points out problems that still must be overcome to facilitate employment of digital game in education.application/pdfporJogos pedagógicosCriançaEnsinoTeachingLearningEducational gamesUso de jogos educacionais no processo de ensino e de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000990988.pdf000990988.pdfTexto completoapplication/pdf449304http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141470/1/000990988.pdf22a7ff887049ba2229bd6f894eb3418eMD51TEXT000990988.pdf.txt000990988.pdf.txtExtracted Texttext/plain105202http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141470/2/000990988.pdf.txtd50b3a63fa669555a2d96334530db3c9MD52THUMBNAIL000990988.pdf.jpg000990988.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1062http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141470/3/000990988.pdf.jpg065122687bf60ed700563173d9daee29MD5310183/1414702018-10-25 10:01:49.948oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141470Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:01:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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