Contribuições das tecnologias visuais, na contação de histórias, no processo de percepção das crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bertuol, Bianca Lopes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/134006
Resumo: O presente trabalho apresenta um estudo relacionado ao uso das mídias visuais na contação de histórias na Educação Infantil, contribuindo assim para o processo de percepção e aprendizagem das crianças. As práticas envolvendo o uso de recursos visuais possibilitam que a criança interaja com os mesmos, sendo um sujeito ativo no seu processo de construção. A pesquisa também contrapõe as estratégias tradicionais, com os recursos utilizados na atualidade, além de contar com registros e citações de crianças de diferentes idades, que ouviram histórias contadas com diferentes recursos, demonstrando que as tecnologias são aliadas no processo de ensino e aprendizagem.
id UFRGS-2_450494d47c2973c48e138bad3caa9d86
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134006
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bertuol, Bianca LopesBulegon, Ana Marli2016-03-19T02:04:43Z2015http://hdl.handle.net/10183/134006000976471O presente trabalho apresenta um estudo relacionado ao uso das mídias visuais na contação de histórias na Educação Infantil, contribuindo assim para o processo de percepção e aprendizagem das crianças. As práticas envolvendo o uso de recursos visuais possibilitam que a criança interaja com os mesmos, sendo um sujeito ativo no seu processo de construção. A pesquisa também contrapõe as estratégias tradicionais, com os recursos utilizados na atualidade, além de contar com registros e citações de crianças de diferentes idades, que ouviram histórias contadas com diferentes recursos, demonstrando que as tecnologias são aliadas no processo de ensino e aprendizagem.This paper presents a study related to the use of visual media in storytelling in kindergarten, thereby contributing to the process of perception and learning of children, through practical and innovative features, to consider the specifics of each age group, allowing the child interacts with them, being an active subject in its construction process. The survey also opposed the traditional strategies with the new features used today, in addition to having records and quotes from children of different ages, who heard stories with different features, demonstrating that the technologies are allies in the process of teaching and learning.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)AprendizagemPercepçãoNarração de históriasHora do contoStorytellingVisual technologiesPerception and learningContribuições das tecnologias visuais, na contação de histórias, no processo de percepção das criançasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoCarazinho, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000976471.pdf000976471.pdfTexto completoapplication/pdf1277878http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134006/1/000976471.pdf8a7785d53bbae8b61b0aad534efb25c4MD51TEXT000976471.pdf.txt000976471.pdf.txtExtracted Texttext/plain64202http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134006/2/000976471.pdf.txt382d0dda572882638000a42ee5fad907MD52THUMBNAIL000976471.pdf.jpg000976471.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1113http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134006/3/000976471.pdf.jpge692555a9beb20ed4f3c1809f9eb9573MD5310183/1340062018-10-29 07:45:55.477oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134006Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:45:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Contribuições das tecnologias visuais, na contação de histórias, no processo de percepção das crianças
title Contribuições das tecnologias visuais, na contação de histórias, no processo de percepção das crianças
spellingShingle Contribuições das tecnologias visuais, na contação de histórias, no processo de percepção das crianças
Bertuol, Bianca Lopes
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Aprendizagem
Percepção
Narração de histórias
Hora do conto
Storytelling
Visual technologies
Perception and learning
title_short Contribuições das tecnologias visuais, na contação de histórias, no processo de percepção das crianças
title_full Contribuições das tecnologias visuais, na contação de histórias, no processo de percepção das crianças
title_fullStr Contribuições das tecnologias visuais, na contação de histórias, no processo de percepção das crianças
title_full_unstemmed Contribuições das tecnologias visuais, na contação de histórias, no processo de percepção das crianças
title_sort Contribuições das tecnologias visuais, na contação de histórias, no processo de percepção das crianças
author Bertuol, Bianca Lopes
author_facet Bertuol, Bianca Lopes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bertuol, Bianca Lopes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bulegon, Ana Marli
contributor_str_mv Bulegon, Ana Marli
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Aprendizagem
Percepção
Narração de histórias
Hora do conto
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Aprendizagem
Percepção
Narração de histórias
Hora do conto
Storytelling
Visual technologies
Perception and learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Storytelling
Visual technologies
Perception and learning
description O presente trabalho apresenta um estudo relacionado ao uso das mídias visuais na contação de histórias na Educação Infantil, contribuindo assim para o processo de percepção e aprendizagem das crianças. As práticas envolvendo o uso de recursos visuais possibilitam que a criança interaja com os mesmos, sendo um sujeito ativo no seu processo de construção. A pesquisa também contrapõe as estratégias tradicionais, com os recursos utilizados na atualidade, além de contar com registros e citações de crianças de diferentes idades, que ouviram histórias contadas com diferentes recursos, demonstrando que as tecnologias são aliadas no processo de ensino e aprendizagem.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-19T02:04:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/134006
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000976471
url http://hdl.handle.net/10183/134006
identifier_str_mv 000976471
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134006/1/000976471.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134006/2/000976471.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134006/3/000976471.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a7785d53bbae8b61b0aad534efb25c4
382d0dda572882638000a42ee5fad907
e692555a9beb20ed4f3c1809f9eb9573
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224500825554944