A contação de histórias na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/72006 |
Resumo: | A Literatura Infantil é uma prática interdisciplinar que está relacionada com outros modos de expressão (o movimento, a imagem, a música) que formam a bagagem comunicativa da criança desde os seus primeiros anos. Este trabalho traz como tema “A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL” e tem como objetivo compreender a importância da contação de histórias na Educação Infantil como incentivo a leitura, auxílio na aprendizagem e no desenvolvimento integral da criança. É importante para a formação de qualquer criança ouvir histórias, pois suscita o imaginário infantil, estimula o intelecto e a formulação de hipóteses desenvolvendo assim, o potencial e as habilidades da criança. Durante o Estágio, que foi realizado em uma escola de Educação Infantil da rede municipal com uma turma de pré-escola, inseri em vários momentos a contação de histórias infantis, utilizando a literatura como um recurso metodológico e também em atividades lúdicas, pois percebia que as crianças adoravam estes momentos de interação com os livros. Foi muito gostoso trabalhar com história, pois eles prestavam muita atenção no que estava sendo contado, e consequentemente se interessavam nas atividades seguintes, demonstrando prazer em executá-las, além de aguçar o seu imaginário e desenvolver a sua oralidade deixando as aulas sempre mais instigantes. A partir de leituras realizadas e da prática de estágio, construí a pergunta central deste trabalho interrogando, “COMO A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL”, pois acredito que a criança necessita ouvir histórias infantis para desenvolver sua personalidade em todas as etapas do seu desenvolvimento. Para fundamentar o tema escolhido busquei referencias em Abramovich, Áries, Lajolo, entre outros. Este estudo se caracteriza por uma pesquisa qualitativa com estudo de caso, pois investiga a experiência vivenciada no estágio, tendo como foco a contação de histórias na Educação Infantil. Os dados envolveram o registro de observações e conclusões das conversas, atividades desenvolvidas e rotinas diárias na escola campo de estágio. Com base nos estudos, nas questões levantadas e nas práticas vivenciadas no estágio, constata-se que a contação de história vai muito além de ouvir histórias. É viajar pelo mundo dos livros e da imaginação, encantando e despertando no aluno a curiosidade e o desejo por novas descobertas e aprendizagens. |
id |
UFRGS-2_e4b2d290a96d072bae97a230ea3e1443 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72006 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Mittmann, Edinei RodriguesGil, Carmem Zeli de Vargas2013-05-28T01:45:14Z2010http://hdl.handle.net/10183/72006000880912A Literatura Infantil é uma prática interdisciplinar que está relacionada com outros modos de expressão (o movimento, a imagem, a música) que formam a bagagem comunicativa da criança desde os seus primeiros anos. Este trabalho traz como tema “A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL” e tem como objetivo compreender a importância da contação de histórias na Educação Infantil como incentivo a leitura, auxílio na aprendizagem e no desenvolvimento integral da criança. É importante para a formação de qualquer criança ouvir histórias, pois suscita o imaginário infantil, estimula o intelecto e a formulação de hipóteses desenvolvendo assim, o potencial e as habilidades da criança. Durante o Estágio, que foi realizado em uma escola de Educação Infantil da rede municipal com uma turma de pré-escola, inseri em vários momentos a contação de histórias infantis, utilizando a literatura como um recurso metodológico e também em atividades lúdicas, pois percebia que as crianças adoravam estes momentos de interação com os livros. Foi muito gostoso trabalhar com história, pois eles prestavam muita atenção no que estava sendo contado, e consequentemente se interessavam nas atividades seguintes, demonstrando prazer em executá-las, além de aguçar o seu imaginário e desenvolver a sua oralidade deixando as aulas sempre mais instigantes. A partir de leituras realizadas e da prática de estágio, construí a pergunta central deste trabalho interrogando, “COMO A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL”, pois acredito que a criança necessita ouvir histórias infantis para desenvolver sua personalidade em todas as etapas do seu desenvolvimento. Para fundamentar o tema escolhido busquei referencias em Abramovich, Áries, Lajolo, entre outros. Este estudo se caracteriza por uma pesquisa qualitativa com estudo de caso, pois investiga a experiência vivenciada no estágio, tendo como foco a contação de histórias na Educação Infantil. Os dados envolveram o registro de observações e conclusões das conversas, atividades desenvolvidas e rotinas diárias na escola campo de estágio. Com base nos estudos, nas questões levantadas e nas práticas vivenciadas no estágio, constata-se que a contação de história vai muito além de ouvir histórias. É viajar pelo mundo dos livros e da imaginação, encantando e despertando no aluno a curiosidade e o desejo por novas descobertas e aprendizagens.application/pdfporLiteratura infantilNarração de históriasHora do contoEducação infantilA contação de histórias na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000880912.pdf000880912.pdfTexto completoapplication/pdf680847http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72006/1/000880912.pdfa0bad0722d1b7f197e603cc33e01b772MD51TEXT000880912.pdf.txt000880912.pdf.txtExtracted Texttext/plain90278http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72006/2/000880912.pdf.txt37fd7fd90cc2ab0d827d80a67d39d8f0MD52THUMBNAIL000880912.pdf.jpg000880912.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1039http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72006/3/000880912.pdf.jpg8b8863d193edc7a837c2b07142136100MD5310183/720062018-10-15 07:43:53.176oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72006Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T10:43:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A contação de histórias na educação infantil |
title |
A contação de histórias na educação infantil |
spellingShingle |
A contação de histórias na educação infantil Mittmann, Edinei Rodrigues Literatura infantil Narração de histórias Hora do conto Educação infantil |
title_short |
A contação de histórias na educação infantil |
title_full |
A contação de histórias na educação infantil |
title_fullStr |
A contação de histórias na educação infantil |
title_full_unstemmed |
A contação de histórias na educação infantil |
title_sort |
A contação de histórias na educação infantil |
author |
Mittmann, Edinei Rodrigues |
author_facet |
Mittmann, Edinei Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mittmann, Edinei Rodrigues |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gil, Carmem Zeli de Vargas |
contributor_str_mv |
Gil, Carmem Zeli de Vargas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura infantil Narração de histórias Hora do conto Educação infantil |
topic |
Literatura infantil Narração de histórias Hora do conto Educação infantil |
description |
A Literatura Infantil é uma prática interdisciplinar que está relacionada com outros modos de expressão (o movimento, a imagem, a música) que formam a bagagem comunicativa da criança desde os seus primeiros anos. Este trabalho traz como tema “A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL” e tem como objetivo compreender a importância da contação de histórias na Educação Infantil como incentivo a leitura, auxílio na aprendizagem e no desenvolvimento integral da criança. É importante para a formação de qualquer criança ouvir histórias, pois suscita o imaginário infantil, estimula o intelecto e a formulação de hipóteses desenvolvendo assim, o potencial e as habilidades da criança. Durante o Estágio, que foi realizado em uma escola de Educação Infantil da rede municipal com uma turma de pré-escola, inseri em vários momentos a contação de histórias infantis, utilizando a literatura como um recurso metodológico e também em atividades lúdicas, pois percebia que as crianças adoravam estes momentos de interação com os livros. Foi muito gostoso trabalhar com história, pois eles prestavam muita atenção no que estava sendo contado, e consequentemente se interessavam nas atividades seguintes, demonstrando prazer em executá-las, além de aguçar o seu imaginário e desenvolver a sua oralidade deixando as aulas sempre mais instigantes. A partir de leituras realizadas e da prática de estágio, construí a pergunta central deste trabalho interrogando, “COMO A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL”, pois acredito que a criança necessita ouvir histórias infantis para desenvolver sua personalidade em todas as etapas do seu desenvolvimento. Para fundamentar o tema escolhido busquei referencias em Abramovich, Áries, Lajolo, entre outros. Este estudo se caracteriza por uma pesquisa qualitativa com estudo de caso, pois investiga a experiência vivenciada no estágio, tendo como foco a contação de histórias na Educação Infantil. Os dados envolveram o registro de observações e conclusões das conversas, atividades desenvolvidas e rotinas diárias na escola campo de estágio. Com base nos estudos, nas questões levantadas e nas práticas vivenciadas no estágio, constata-se que a contação de história vai muito além de ouvir histórias. É viajar pelo mundo dos livros e da imaginação, encantando e despertando no aluno a curiosidade e o desejo por novas descobertas e aprendizagens. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-05-28T01:45:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/72006 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000880912 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/72006 |
identifier_str_mv |
000880912 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72006/1/000880912.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72006/2/000880912.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72006/3/000880912.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a0bad0722d1b7f197e603cc33e01b772 37fd7fd90cc2ab0d827d80a67d39d8f0 8b8863d193edc7a837c2b07142136100 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224448111542272 |