As contribuições das mídias na contação de histórias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lang, Carini Fabiele
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/134002
Resumo: A presente monografia tem como objetivo, analisar a importância das contribuições das mídias na contação de histórias, para o desenvolvimento das aprendizagens. Como também, investigar as contribuições das mídias para a construção de uma educação de qualidade, promovendo situações de ensino que aprimorem a aprendizagem, oportunizando momentos em que a criança tenha oportunidade de ampliar as possibilidades de comunicação e expressão, estimulando o desenvolvimento do gosto pelas histórias, despertando o senso crítico. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa isso porque, o trabalho foi desenvolvido com descrições, comparações, interpretações acerca do tema: “As contribuições das mídias na contação de histórias”. A metodologia será baseada em um estudo de caso, com duas turmas de Pré-escola com alunos de quatro e cinco anos: Escola de Educação Infantil Arlindo Kerber e Escola de Ensino Fundamental Joaquim Floriano Pinto, onde as informações serão analisadas através de um processo de ação-reflexão-ação, partindo do trabalho realizado com as turmas que será a aplicação de diferentes atividades com a contação da história Chapeuzinho Vermelho. Os contos abrangem o maravilhoso mundo das crianças e partem de uma situação real e concreta, oportunizando emoções e vivências significativas. Assim, a criança vai construindo uma ponte de significação do mundo exterior para seu mundo interior, aprendendo valores, refletindo sobre suas ações, desenvolvendo seu senso crítico, sua criatividade, sua expressão e linguagem. O grande desafio dos pedagogos é buscar subsídios para aperfeiçoar e qualificar as aulas, utilizando de forma criativa os recursos disponíveis. A interatividade durante a atividade irá despertar um maior interesse para o assunto a ser trabalhado, facilitando também a compreensão de forma atrativa, construindo seu conhecimento de uma forma significativa. A contribuição das mídias na contação de histórias favoreceu uma ampliação significativa na capacidade de concentração, imaginação, criticidade e criatividade entre as crianças, percebidas em momentos distintos da rotina diária, nas diferentes atividades e brincadeiras, também na interação com o meio e no próprio relacionamento das crianças consigo mesmas.
id UFRGS-2_a51a9e47e4884d26cadac7a271a51776
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134002
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lang, Carini FabieleBulegon, Ana Marli2016-03-19T02:04:41Z2015http://hdl.handle.net/10183/134002000976479A presente monografia tem como objetivo, analisar a importância das contribuições das mídias na contação de histórias, para o desenvolvimento das aprendizagens. Como também, investigar as contribuições das mídias para a construção de uma educação de qualidade, promovendo situações de ensino que aprimorem a aprendizagem, oportunizando momentos em que a criança tenha oportunidade de ampliar as possibilidades de comunicação e expressão, estimulando o desenvolvimento do gosto pelas histórias, despertando o senso crítico. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa isso porque, o trabalho foi desenvolvido com descrições, comparações, interpretações acerca do tema: “As contribuições das mídias na contação de histórias”. A metodologia será baseada em um estudo de caso, com duas turmas de Pré-escola com alunos de quatro e cinco anos: Escola de Educação Infantil Arlindo Kerber e Escola de Ensino Fundamental Joaquim Floriano Pinto, onde as informações serão analisadas através de um processo de ação-reflexão-ação, partindo do trabalho realizado com as turmas que será a aplicação de diferentes atividades com a contação da história Chapeuzinho Vermelho. Os contos abrangem o maravilhoso mundo das crianças e partem de uma situação real e concreta, oportunizando emoções e vivências significativas. Assim, a criança vai construindo uma ponte de significação do mundo exterior para seu mundo interior, aprendendo valores, refletindo sobre suas ações, desenvolvendo seu senso crítico, sua criatividade, sua expressão e linguagem. O grande desafio dos pedagogos é buscar subsídios para aperfeiçoar e qualificar as aulas, utilizando de forma criativa os recursos disponíveis. A interatividade durante a atividade irá despertar um maior interesse para o assunto a ser trabalhado, facilitando também a compreensão de forma atrativa, construindo seu conhecimento de uma forma significativa. A contribuição das mídias na contação de histórias favoreceu uma ampliação significativa na capacidade de concentração, imaginação, criticidade e criatividade entre as crianças, percebidas em momentos distintos da rotina diária, nas diferentes atividades e brincadeiras, também na interação com o meio e no próprio relacionamento das crianças consigo mesmas.This thesis aims is analyze the importance of the contribution of media in storytelling, for the development of learning. But also to investigate the contributions of the media to build a quality education, promoting teaching situations that enhance learning, providing opportunities for the child to expand the possibilities of communication and expression, stimulating the development of the taste for stories , awakening the critical sense. The research is characterized as qualitative because, the work will be developed with descriptions, comparisons, interpretations of the theme "The contribution of media in storytelling." The methodology will be based on a case study, with two pre-school classes with students of four and five years: Preschool Arlindo Kerber and Elementary School Joaquim Floriano Pinto, than the information will be analyzed through a process of action-reflection-action, based on the work done with the classes that will be the application of different activities with the storytelling of the story Little Red Riding Hood. The stories span the wonderful world of children and run by a real and concrete situation, providing opportunities emotions and meaningful experiences. So, the child builds a meaning bridge from the outside world to the inside world, learning values, reflecting on his actions, developing their critical thinking, creativity, expression and language. The great challenge for educators is to seek grants to improve and qualify the classes using creatively the resources available. Interactivity during the activity will awaken a greater interest for the subject to be worked also facilitating the understanding of attractive way, building their knowledge in a meaningful way. The contribution of media in storytelling favored a significant increase in concentration, imagination, criticality and creativity among children, perceived at different times of the daily routine in the different activities and games in interaction with the environment and the relationship itself children themselves.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Educação infantilNarração de históriasHora do contoAprendizagemEarly childhood educationStorytellingMedia in educationAs contribuições das mídias na contação de históriasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000976479.pdf000976479.pdfTexto completoapplication/pdf1793607http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134002/1/000976479.pdf1522b2666f8b0bfc97700e9901fcc88aMD51TEXT000976479.pdf.txt000976479.pdf.txtExtracted Texttext/plain66985http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134002/2/000976479.pdf.txt4cddd76d3f73c174eb5b71bf531fb69fMD52THUMBNAIL000976479.pdf.jpg000976479.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg971http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134002/3/000976479.pdf.jpg55be755585ae83e7155c0f629c159b95MD5310183/1340022018-10-29 07:45:18.286oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134002Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:45:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As contribuições das mídias na contação de histórias
title As contribuições das mídias na contação de histórias
spellingShingle As contribuições das mídias na contação de histórias
Lang, Carini Fabiele
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Educação infantil
Narração de histórias
Hora do conto
Aprendizagem
Early childhood education
Storytelling
Media in education
title_short As contribuições das mídias na contação de histórias
title_full As contribuições das mídias na contação de histórias
title_fullStr As contribuições das mídias na contação de histórias
title_full_unstemmed As contribuições das mídias na contação de histórias
title_sort As contribuições das mídias na contação de histórias
author Lang, Carini Fabiele
author_facet Lang, Carini Fabiele
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lang, Carini Fabiele
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bulegon, Ana Marli
contributor_str_mv Bulegon, Ana Marli
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Educação infantil
Narração de histórias
Hora do conto
Aprendizagem
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Educação infantil
Narração de histórias
Hora do conto
Aprendizagem
Early childhood education
Storytelling
Media in education
dc.subject.eng.fl_str_mv Early childhood education
Storytelling
Media in education
description A presente monografia tem como objetivo, analisar a importância das contribuições das mídias na contação de histórias, para o desenvolvimento das aprendizagens. Como também, investigar as contribuições das mídias para a construção de uma educação de qualidade, promovendo situações de ensino que aprimorem a aprendizagem, oportunizando momentos em que a criança tenha oportunidade de ampliar as possibilidades de comunicação e expressão, estimulando o desenvolvimento do gosto pelas histórias, despertando o senso crítico. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa isso porque, o trabalho foi desenvolvido com descrições, comparações, interpretações acerca do tema: “As contribuições das mídias na contação de histórias”. A metodologia será baseada em um estudo de caso, com duas turmas de Pré-escola com alunos de quatro e cinco anos: Escola de Educação Infantil Arlindo Kerber e Escola de Ensino Fundamental Joaquim Floriano Pinto, onde as informações serão analisadas através de um processo de ação-reflexão-ação, partindo do trabalho realizado com as turmas que será a aplicação de diferentes atividades com a contação da história Chapeuzinho Vermelho. Os contos abrangem o maravilhoso mundo das crianças e partem de uma situação real e concreta, oportunizando emoções e vivências significativas. Assim, a criança vai construindo uma ponte de significação do mundo exterior para seu mundo interior, aprendendo valores, refletindo sobre suas ações, desenvolvendo seu senso crítico, sua criatividade, sua expressão e linguagem. O grande desafio dos pedagogos é buscar subsídios para aperfeiçoar e qualificar as aulas, utilizando de forma criativa os recursos disponíveis. A interatividade durante a atividade irá despertar um maior interesse para o assunto a ser trabalhado, facilitando também a compreensão de forma atrativa, construindo seu conhecimento de uma forma significativa. A contribuição das mídias na contação de histórias favoreceu uma ampliação significativa na capacidade de concentração, imaginação, criticidade e criatividade entre as crianças, percebidas em momentos distintos da rotina diária, nas diferentes atividades e brincadeiras, também na interação com o meio e no próprio relacionamento das crianças consigo mesmas.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-19T02:04:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/134002
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000976479
url http://hdl.handle.net/10183/134002
identifier_str_mv 000976479
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134002/1/000976479.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134002/2/000976479.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134002/3/000976479.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1522b2666f8b0bfc97700e9901fcc88a
4cddd76d3f73c174eb5b71bf531fb69f
55be755585ae83e7155c0f629c159b95
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224500815069184