Avaliação no ensino superior: as visitas in loco na percepção dos bibliotecários da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/157318 |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso analisa as percepções acerca das visitas do Ministério da Educação (MEC) e suas implicações nas rotinas das Bibliotecas Universitárias Setoriais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na visão de seus bibliotecários. Aborda, inicialmente, a educação superior brasileira, fazendo um breve histórico, a avaliação institucional com seus conceitos, bibliotecas universitárias, avaliação do MEC e sobre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A pesquisa se deu por meio de um estudo bibliográfico e de um instrumento de coleta de dados enviados aos bibliotecários da UFRGS, por e-mail. A partir da análise de dados, através dos discursos dos entrevistados, concluiu-se que a avaliação das bibliotecas universitárias pelo Ministério da Educação é um processo subjetivo que muda de acordo com o avaliador e de acordo com a biblioteca visitada. Propõe-se que é necessário um contato maior entre professores e bibliotecários, para que os itens avaliados, como bibliografia básica, bibliografia complementar e os periódicos especializados, estejam atualizados de acordo com os Planos Pedagógicos dos Cursos, itens que constam no instrumento de avaliação. |
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Silva, Camila Neves daSousa, Rodrigo Silva Caxias de2017-05-04T02:35:44Z2016http://hdl.handle.net/10183/157318001013421Este Trabalho de Conclusão de Curso analisa as percepções acerca das visitas do Ministério da Educação (MEC) e suas implicações nas rotinas das Bibliotecas Universitárias Setoriais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na visão de seus bibliotecários. Aborda, inicialmente, a educação superior brasileira, fazendo um breve histórico, a avaliação institucional com seus conceitos, bibliotecas universitárias, avaliação do MEC e sobre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A pesquisa se deu por meio de um estudo bibliográfico e de um instrumento de coleta de dados enviados aos bibliotecários da UFRGS, por e-mail. A partir da análise de dados, através dos discursos dos entrevistados, concluiu-se que a avaliação das bibliotecas universitárias pelo Ministério da Educação é um processo subjetivo que muda de acordo com o avaliador e de acordo com a biblioteca visitada. Propõe-se que é necessário um contato maior entre professores e bibliotecários, para que os itens avaliados, como bibliografia básica, bibliografia complementar e os periódicos especializados, estejam atualizados de acordo com os Planos Pedagógicos dos Cursos, itens que constam no instrumento de avaliação.Este trabajo de conclusión de curso analiza las percepciones a cerca de las visitas del Ministério da Educação (MEC) y sus implicaciones en las rutinas de las Bibliotecas Universitarias Sectoriales de la Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), en la visión de los bibliotecarios. Aborda, inicialmente, la educación superior brasileña, haciendo un breve histórico, la evaluación institucional con sus conceptos, las bibliotecas universitarias, la evaluación del MEC y sobre la Universidade Federal do Rio Grande do Sul. La investigación fue por medio de un estudio de caso bibliográfico y de un instrumento de recolecta de datos enviados a los bibliotecarios de la UFRGS, por correo electrónico. A partir del análisis de los datos, a través de los discursos de los entrevistados, se concluyó que la evaluación de las bibliotecas universitarias por el Ministério da Educação es un proceso subjetivo que cambia de acuerdo con el evaluador y de acuerdo con la biblioteca visitada. Se hace necesario un contacto mayor entre los profesores y los bibliotecarios, para que los puntos evaluados, como la bibliografía básica, la bibliografía complementar y las revistas especializadas, se actualicen de acuerdo con los Planos Pedagógicos de los Cursos, aspectos que figuran en los instrumentos de evaluación.application/pdfporBiblioteca universitária : AvaliaçãoEvaluación de bibliotecasMECEducación superiorGestión de bibliotecasAvaliação no ensino superior: as visitas in loco na percepção dos bibliotecários da Universidade Federal do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2016Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001013421.pdf001013421.pdfTexto completoapplication/pdf975454http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157318/1/001013421.pdf41377f2ac0dbf859bbdf72997b0d6c08MD51TEXT001013421.pdf.txt001013421.pdf.txtExtracted Texttext/plain202530http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157318/2/001013421.pdf.txt1862091104bd1c46eba1060b37f52d3eMD52THUMBNAIL001013421.pdf.jpg001013421.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1072http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157318/3/001013421.pdf.jpgf41535eb5bfb5fa4d05bb7221df70809MD5310183/1573182024-04-10 06:34:22.774787oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157318Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-04-10T09:34:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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