Avaliação no ensino superior: as visitas in loco na percepção dos bibliotecários da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Camila Neves da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/157318
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso analisa as percepções acerca das visitas do Ministério da Educação (MEC) e suas implicações nas rotinas das Bibliotecas Universitárias Setoriais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na visão de seus bibliotecários. Aborda, inicialmente, a educação superior brasileira, fazendo um breve histórico, a avaliação institucional com seus conceitos, bibliotecas universitárias, avaliação do MEC e sobre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A pesquisa se deu por meio de um estudo bibliográfico e de um instrumento de coleta de dados enviados aos bibliotecários da UFRGS, por e-mail. A partir da análise de dados, através dos discursos dos entrevistados, concluiu-se que a avaliação das bibliotecas universitárias pelo Ministério da Educação é um processo subjetivo que muda de acordo com o avaliador e de acordo com a biblioteca visitada. Propõe-se que é necessário um contato maior entre professores e bibliotecários, para que os itens avaliados, como bibliografia básica, bibliografia complementar e os periódicos especializados, estejam atualizados de acordo com os Planos Pedagógicos dos Cursos, itens que constam no instrumento de avaliação.
id UFRGS-2_458c8e6c1fe8f4d8a15a76141d867e68
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157318
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Camila Neves daSousa, Rodrigo Silva Caxias de2017-05-04T02:35:44Z2016http://hdl.handle.net/10183/157318001013421Este Trabalho de Conclusão de Curso analisa as percepções acerca das visitas do Ministério da Educação (MEC) e suas implicações nas rotinas das Bibliotecas Universitárias Setoriais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na visão de seus bibliotecários. Aborda, inicialmente, a educação superior brasileira, fazendo um breve histórico, a avaliação institucional com seus conceitos, bibliotecas universitárias, avaliação do MEC e sobre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A pesquisa se deu por meio de um estudo bibliográfico e de um instrumento de coleta de dados enviados aos bibliotecários da UFRGS, por e-mail. A partir da análise de dados, através dos discursos dos entrevistados, concluiu-se que a avaliação das bibliotecas universitárias pelo Ministério da Educação é um processo subjetivo que muda de acordo com o avaliador e de acordo com a biblioteca visitada. Propõe-se que é necessário um contato maior entre professores e bibliotecários, para que os itens avaliados, como bibliografia básica, bibliografia complementar e os periódicos especializados, estejam atualizados de acordo com os Planos Pedagógicos dos Cursos, itens que constam no instrumento de avaliação.Este trabajo de conclusión de curso analiza las percepciones a cerca de las visitas del Ministério da Educação (MEC) y sus implicaciones en las rutinas de las Bibliotecas Universitarias Sectoriales de la Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), en la visión de los bibliotecarios. Aborda, inicialmente, la educación superior brasileña, haciendo un breve histórico, la evaluación institucional con sus conceptos, las bibliotecas universitarias, la evaluación del MEC y sobre la Universidade Federal do Rio Grande do Sul. La investigación fue por medio de un estudio de caso bibliográfico y de un instrumento de recolecta de datos enviados a los bibliotecarios de la UFRGS, por correo electrónico. A partir del análisis de los datos, a través de los discursos de los entrevistados, se concluyó que la evaluación de las bibliotecas universitarias por el Ministério da Educação es un proceso subjetivo que cambia de acuerdo con el evaluador y de acuerdo con la biblioteca visitada. Se hace necesario un contacto mayor entre los profesores y los bibliotecarios, para que los puntos evaluados, como la bibliografía básica, la bibliografía complementar y las revistas especializadas, se actualicen de acuerdo con los Planos Pedagógicos de los Cursos, aspectos que figuran en los instrumentos de evaluación.application/pdfporBiblioteca universitária : AvaliaçãoEvaluación de bibliotecasMECEducación superiorGestión de bibliotecasAvaliação no ensino superior: as visitas in loco na percepção dos bibliotecários da Universidade Federal do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2016Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001013421.pdf001013421.pdfTexto completoapplication/pdf975454http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157318/1/001013421.pdf41377f2ac0dbf859bbdf72997b0d6c08MD51TEXT001013421.pdf.txt001013421.pdf.txtExtracted Texttext/plain202530http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157318/2/001013421.pdf.txt1862091104bd1c46eba1060b37f52d3eMD52THUMBNAIL001013421.pdf.jpg001013421.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1072http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157318/3/001013421.pdf.jpgf41535eb5bfb5fa4d05bb7221df70809MD5310183/1573182024-04-10 06:34:22.774787oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157318Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-04-10T09:34:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação no ensino superior: as visitas in loco na percepção dos bibliotecários da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title Avaliação no ensino superior: as visitas in loco na percepção dos bibliotecários da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
spellingShingle Avaliação no ensino superior: as visitas in loco na percepção dos bibliotecários da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Silva, Camila Neves da
Biblioteca universitária : Avaliação
Evaluación de bibliotecas
MEC
Educación superior
Gestión de bibliotecas
title_short Avaliação no ensino superior: as visitas in loco na percepção dos bibliotecários da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_full Avaliação no ensino superior: as visitas in loco na percepção dos bibliotecários da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_fullStr Avaliação no ensino superior: as visitas in loco na percepção dos bibliotecários da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed Avaliação no ensino superior: as visitas in loco na percepção dos bibliotecários da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_sort Avaliação no ensino superior: as visitas in loco na percepção dos bibliotecários da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
author Silva, Camila Neves da
author_facet Silva, Camila Neves da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Camila Neves da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sousa, Rodrigo Silva Caxias de
contributor_str_mv Sousa, Rodrigo Silva Caxias de
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca universitária : Avaliação
topic Biblioteca universitária : Avaliação
Evaluación de bibliotecas
MEC
Educación superior
Gestión de bibliotecas
dc.subject.spa.fl_str_mv Evaluación de bibliotecas
MEC
Educación superior
Gestión de bibliotecas
description Este Trabalho de Conclusão de Curso analisa as percepções acerca das visitas do Ministério da Educação (MEC) e suas implicações nas rotinas das Bibliotecas Universitárias Setoriais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na visão de seus bibliotecários. Aborda, inicialmente, a educação superior brasileira, fazendo um breve histórico, a avaliação institucional com seus conceitos, bibliotecas universitárias, avaliação do MEC e sobre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A pesquisa se deu por meio de um estudo bibliográfico e de um instrumento de coleta de dados enviados aos bibliotecários da UFRGS, por e-mail. A partir da análise de dados, através dos discursos dos entrevistados, concluiu-se que a avaliação das bibliotecas universitárias pelo Ministério da Educação é um processo subjetivo que muda de acordo com o avaliador e de acordo com a biblioteca visitada. Propõe-se que é necessário um contato maior entre professores e bibliotecários, para que os itens avaliados, como bibliografia básica, bibliografia complementar e os periódicos especializados, estejam atualizados de acordo com os Planos Pedagógicos dos Cursos, itens que constam no instrumento de avaliação.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-04T02:35:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/157318
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001013421
url http://hdl.handle.net/10183/157318
identifier_str_mv 001013421
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157318/1/001013421.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157318/2/001013421.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157318/3/001013421.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 41377f2ac0dbf859bbdf72997b0d6c08
1862091104bd1c46eba1060b37f52d3e
f41535eb5bfb5fa4d05bb7221df70809
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224529054269440