Solidariedade ou tolerância? a recepção de futuros/as professores/as sobre as representações não heteronormativas nas mídias de entretenimento
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/222985 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar e discutir, com base nas noções de tolerância e solidariedade, os posicionamentos de futuros/as professores/as do Vale do Sinos/RS sobre as representações das diversidades de gênero e de sexualidade nas mídias de entretenimento. Os dados foram coletados em uma sessão de grupo focal e seis entrevistas individuais semiestruturadas. Realizamos a análise dos mesmos através da metodologia de análise de conteúdo. Identificamos que a maioria dos/as participantes se autodeclararam favoráveis às representações de diversidade de gênero e de sexualidade nas mídias de entretenimento. Contudo, algumas pessoas ressaltaram a necessidade de existirem limitações de circulação destas representações, como horários, evitar a veiculação em televisão aberta, entre outras. Isto nos leva a crer que seus posicionamentos se baseiam na tolerância e no discurso politicamente correto, o que pode estar mascarando uma convicção de superioridade e a tentativa de impor censuras de espaço, circulação e expressão às pessoas não heteronormativas. |
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Testolin, Márcio JoséSanfelice, Gustavo RoeseSilva, André Luiz dos Santos2021-06-29T04:21:03Z20201983-6597http://hdl.handle.net/10183/222985001127330Este artigo tem como objetivo analisar e discutir, com base nas noções de tolerância e solidariedade, os posicionamentos de futuros/as professores/as do Vale do Sinos/RS sobre as representações das diversidades de gênero e de sexualidade nas mídias de entretenimento. Os dados foram coletados em uma sessão de grupo focal e seis entrevistas individuais semiestruturadas. Realizamos a análise dos mesmos através da metodologia de análise de conteúdo. Identificamos que a maioria dos/as participantes se autodeclararam favoráveis às representações de diversidade de gênero e de sexualidade nas mídias de entretenimento. Contudo, algumas pessoas ressaltaram a necessidade de existirem limitações de circulação destas representações, como horários, evitar a veiculação em televisão aberta, entre outras. Isto nos leva a crer que seus posicionamentos se baseiam na tolerância e no discurso politicamente correto, o que pode estar mascarando uma convicção de superioridade e a tentativa de impor censuras de espaço, circulação e expressão às pessoas não heteronormativas.This paper is intended to analyze and discuss, based on the concept of tolerance and solidarity, the behavior of future teachers in Vale dos Sinos/RS when it comes to representing gender and sexual diversity in entertainment media. The data was collected in a focal group session and six individual semi-structured interviews. We have analyzed them using the content analysis methodology. We saw that most participants said to be in favor of gender and sexual diversity representations in entertainment media. However, some people highlighted the need of limiting those representations such as to specific times, avoiding them in open television channels, among others. This makes us believe that their opinions are based on tolerance and a politically correct speech, which may be concealing a belief of superiority and the attempt to impose censorings of space, circulation and expression on non-heteronormative people.El presente artículo tiene como objetivo analizar y discutir, basado en las nociones de tolerancia y solidaridad, los posicionamientos de futuros/as profesores/as del Vale do Sinos/RS sobre las representaciones de las diversidades de género y de sexualidad en los medios de entretenimiento. Los datos fueron recolectados en una sesión de grupo focal y seis entrevistas individuales semiestructuradas. Realizamos el análisis de los datos a través de la metodología de análisis de contenido. Identificamos que la mayoría de los/las participantes se autodeclaran favorables a las representaciones de diversidad de género y de sexualidad en los medios de entretenimiento. Sin embargo, algunas personas destacaron la necesidad de existir limitaciones de circulación de esas representaciones, como horarios, evitar la vehiculación en televisión abierta, entre otras. Ello nos lleva a creer que sus posicionamientos se basan en la tolerancia y en el discurso políticamente correcto, lo que puede estar enmascarando una convicción de superioridad y el intento de imponer censuras de espacio, circulación y expresión a las personas no heteronormativas.application/pdfporRevista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, SE. Vol. 13, n.32, e-12928, (jan./dez. 2020), p. 1-20SexualidadeGêneroHeteronormatividadeMeios de comunicaçãoEntretenimentoGenderSexualityHeteronormativityMediaUndergraduatesGéneroSexualidadHeteronormatividadMedios de comunicaciónUniversitariosSolidariedade ou tolerância? a recepção de futuros/as professores/as sobre as representações não heteronormativas nas mídias de entretenimentoSolidarity or tolerance? the reception of future teachers on non - heteronormative representations in entertainment media¿Solidaridad o tolerancia? La recepción de profesores futuros en Representaciones no Heteronormativas en medios de entretenimiento la recepción de profesores futuros en representaciones no heteronormativas en medios de entretenimientoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001127330.pdf.txt001127330.pdf.txtExtracted Texttext/plain48582http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222985/2/001127330.pdf.txt92507a05c78097c93c63028c44602d43MD52ORIGINAL001127330.pdfTexto completoapplication/pdf1116502http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222985/1/001127330.pdfa770f0773970aa89ea2fb31ce25901fcMD5110183/2229852021-07-09 04:37:59.495951oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222985Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-07-09T07:37:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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