GENDER SCENES AND HETERONORMATIVITY IN EARLY EDUCATION: BETWEEN PERMANENCES AND CHANGE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Cássia Cristiane Lopes de
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Mendonça, Viviane Melo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/15441
Resumo: Essa pesquisa traz cenas e discursos de gênero e heteronormatividade que se articulam com seus respectivos referenciais teóricos. A perspectiva metodológica é qualitativa e partiu das memórias de professora-pesquisadora e também de entrevistas semiestruturadas realizadas com profissionais da educação, tendo como objetivo compreender se/quando o gênero e a heteronormatividade estão na atuação de professoras, auxiliares de educação, gestoras/es e funcionárias/os na Educação Infantil. Observou-se que estas pessoas estão reproduzindo em suas práticas pedagógicas e/ou em seus discursos o binarismo de gênero e os conceitos heteronormativos de controle dos corpos infantis. As professoras que abraçaram a mudança de suas práticas pedagógicas foram em busca de formação continuada. Conclui-se com a necessidade de fomento para formação continuada de docentes em gênero e sexualidade e de novas pesquisas que explorem estas questões de um ponto de vista interseccional na Educação Infantil.
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spelling GENDER SCENES AND HETERONORMATIVITY IN EARLY EDUCATION: BETWEEN PERMANENCES AND CHANGEESCENAS DE GÉNERO Y HETERONORMATIVIDAD EN LA EDUCACIÓN INFANTIL: ENTRE PERMANENCIAS Y CAMBIOSCENAS DE GÊNERO E HETERONORMATIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: entre permanências e mudanças GéneroHeteronormatividadEducación InfantilGenderHeteronormativityEarly Childhood EducationGêneroheteronormatividadeeducação infantilEssa pesquisa traz cenas e discursos de gênero e heteronormatividade que se articulam com seus respectivos referenciais teóricos. A perspectiva metodológica é qualitativa e partiu das memórias de professora-pesquisadora e também de entrevistas semiestruturadas realizadas com profissionais da educação, tendo como objetivo compreender se/quando o gênero e a heteronormatividade estão na atuação de professoras, auxiliares de educação, gestoras/es e funcionárias/os na Educação Infantil. Observou-se que estas pessoas estão reproduzindo em suas práticas pedagógicas e/ou em seus discursos o binarismo de gênero e os conceitos heteronormativos de controle dos corpos infantis. As professoras que abraçaram a mudança de suas práticas pedagógicas foram em busca de formação continuada. Conclui-se com a necessidade de fomento para formação continuada de docentes em gênero e sexualidade e de novas pesquisas que explorem estas questões de um ponto de vista interseccional na Educação Infantil.This research presents scenes and discourses of gender and heteronormativity that articulate with theoretical references about gender and heteronormativity in education. The methodological perspective is qualitative and the research is based on the memories of the researcher-teacher and also from semi-structured interviews with education professionals, with the objective of understanding if/when gender and heteronormativity are present in the work of teachers, educational assistants, managers and employees in Early Childhood Education. It was observed that these people are reproducing in their pedagogical practices and/or in their speeches the gender binarism and the heteronormative concepts of control of children's bodies. The teachers who embraced the change in their pedagogical practices were in search of continuous training. The research indicates that it’s necessary to promote continued training of teachers in the subjects of gender and sexuality and to conduct new research that explores these issues from an intersectional point of view in Early Childhood Education.Esta investigación trae escenas y discursos de género y heteronormatividad que se articulan con los referentes teóricos sobre género y heteronormatividad en la educación. La perspectiva metodológica es cualitativa y parte de las memorias de un docente-investigador y también de entrevistas semiestructuradas realizadas con profesionales de la educación, con el objetivo de comprender si / y cuando el género y la heteronormatividad están en el desempeño de los docentes, asistentes de educación, gestores / y empleados en Educación Infantil. Se observó que estas personas están reproduciendo en sus prácticas pedagógicas y / o en sus discursos el binarismo de género y los conceptos heteronormativos de control del cuerpo de los niños. Los profesores que abrazaron el cambio en sus prácticas pedagógicas estaban en busca de una educación continua. Se concluye con la necesidad de promover la formación continua del profesorado en género y sexualidad y nuevas investigaciones que exploren estos temas desde un punto de vista interseccional en Educación Infantil.Universidade Federal de São Paulo2024-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/1544110.34024/olhares.2024.v12.15441Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 12 n. 1 (2024): Revista Olhares - UNIFESP - Publicação contínua (continuous publishing)2317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/15441/11806Copyright (c) 2024 Cássia Cristiane Lopes de Almeida, Vivane Melo de Mendonçahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Cássia Cristiane Lopes de Mendonça, Viviane Melo de2024-06-06T21:44:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15441Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2024-06-06T21:44:12Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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