Alfabetização e letramento na educação infantil : práticas de uma professora da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/27406 |
Resumo: | A partir de aportes do campo dos Estudos Culturais e dos estudos sobre alfabetização e letramento, esta pesquisa investiga as concepções de alfabetização e de letramento que orientam a prática pedagógica de uma professora da Educação Infantil. Para tanto, foi desenvolvido um estudo de caso de inspiração etnográfica em uma turma de Jardim B da Educação Infantil de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre que possibilitou analisar as práticas e os eventos de alfabetização e de letramento propostos pela professora. Além de observações da prática pedagógica, foi realizada entrevista com a docente. O corpus empírico constituiu-se de eventos que apresentavam interações entre alunos e professora, atividades impressas utilizadas em aula e livro infantil lido às crianças. Face aos dados levantados, analisou-se a prática docente a partir de quatro perspectivas pedagógicas: os métodos de alfabetização, a psicogênese da língua escrita, os estudos sobre letramento e os sobre consciência fonológica. Ficou evidente, em muitos eventos propostos, a pedagogização do letramento e da literatura, uma vez que as práticas de letramento se tornaram didaticamente selecionadas e organizadas em objetos específicos de ensino, determinando a aquisição da leitura e da escrita como um processo independente de considerações contextuais, culturais e sociais das práticas de ler e de escrever. |
id |
UFRGS-2_ac0344f8a86c533d59e7f59f12ceaf53 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27406 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Cesar, Íris Luiza Barcellos de FragaPiccoli, Luciana2011-01-12T05:59:41Z2010http://hdl.handle.net/10183/27406000764544A partir de aportes do campo dos Estudos Culturais e dos estudos sobre alfabetização e letramento, esta pesquisa investiga as concepções de alfabetização e de letramento que orientam a prática pedagógica de uma professora da Educação Infantil. Para tanto, foi desenvolvido um estudo de caso de inspiração etnográfica em uma turma de Jardim B da Educação Infantil de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre que possibilitou analisar as práticas e os eventos de alfabetização e de letramento propostos pela professora. Além de observações da prática pedagógica, foi realizada entrevista com a docente. O corpus empírico constituiu-se de eventos que apresentavam interações entre alunos e professora, atividades impressas utilizadas em aula e livro infantil lido às crianças. Face aos dados levantados, analisou-se a prática docente a partir de quatro perspectivas pedagógicas: os métodos de alfabetização, a psicogênese da língua escrita, os estudos sobre letramento e os sobre consciência fonológica. Ficou evidente, em muitos eventos propostos, a pedagogização do letramento e da literatura, uma vez que as práticas de letramento se tornaram didaticamente selecionadas e organizadas em objetos específicos de ensino, determinando a aquisição da leitura e da escrita como um processo independente de considerações contextuais, culturais e sociais das práticas de ler e de escrever.application/pdfporEstudos culturaisAlfabetizaçãoLetramentoEducação infantilAlfabetização e letramento na educação infantil : práticas de uma professora da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000764544.pdf.txt000764544.pdf.txtExtracted Texttext/plain93843http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27406/2/000764544.pdf.txt35e5318f3d5df34c0e6747d1b8089df2MD52ORIGINAL000764544.pdf000764544.pdfTexto completoapplication/pdf453752http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27406/1/000764544.pdf9638afdd40665387c1ddfaff4fb4ec3fMD51THUMBNAIL000764544.pdf.jpg000764544.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1041http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27406/3/000764544.pdf.jpg99aca37ee5c0f7e4633f7370da6565fcMD5310183/274062018-10-08 08:08:13.455oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27406Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:08:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Alfabetização e letramento na educação infantil : práticas de uma professora da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre |
title |
Alfabetização e letramento na educação infantil : práticas de uma professora da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre |
spellingShingle |
Alfabetização e letramento na educação infantil : práticas de uma professora da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre Cesar, Íris Luiza Barcellos de Fraga Estudos culturais Alfabetização Letramento Educação infantil |
title_short |
Alfabetização e letramento na educação infantil : práticas de uma professora da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre |
title_full |
Alfabetização e letramento na educação infantil : práticas de uma professora da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre |
title_fullStr |
Alfabetização e letramento na educação infantil : práticas de uma professora da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre |
title_full_unstemmed |
Alfabetização e letramento na educação infantil : práticas de uma professora da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre |
title_sort |
Alfabetização e letramento na educação infantil : práticas de uma professora da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre |
author |
Cesar, Íris Luiza Barcellos de Fraga |
author_facet |
Cesar, Íris Luiza Barcellos de Fraga |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cesar, Íris Luiza Barcellos de Fraga |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Piccoli, Luciana |
contributor_str_mv |
Piccoli, Luciana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudos culturais Alfabetização Letramento Educação infantil |
topic |
Estudos culturais Alfabetização Letramento Educação infantil |
description |
A partir de aportes do campo dos Estudos Culturais e dos estudos sobre alfabetização e letramento, esta pesquisa investiga as concepções de alfabetização e de letramento que orientam a prática pedagógica de uma professora da Educação Infantil. Para tanto, foi desenvolvido um estudo de caso de inspiração etnográfica em uma turma de Jardim B da Educação Infantil de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre que possibilitou analisar as práticas e os eventos de alfabetização e de letramento propostos pela professora. Além de observações da prática pedagógica, foi realizada entrevista com a docente. O corpus empírico constituiu-se de eventos que apresentavam interações entre alunos e professora, atividades impressas utilizadas em aula e livro infantil lido às crianças. Face aos dados levantados, analisou-se a prática docente a partir de quatro perspectivas pedagógicas: os métodos de alfabetização, a psicogênese da língua escrita, os estudos sobre letramento e os sobre consciência fonológica. Ficou evidente, em muitos eventos propostos, a pedagogização do letramento e da literatura, uma vez que as práticas de letramento se tornaram didaticamente selecionadas e organizadas em objetos específicos de ensino, determinando a aquisição da leitura e da escrita como um processo independente de considerações contextuais, culturais e sociais das práticas de ler e de escrever. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-01-12T05:59:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/27406 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000764544 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/27406 |
identifier_str_mv |
000764544 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27406/2/000764544.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27406/1/000764544.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27406/3/000764544.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
35e5318f3d5df34c0e6747d1b8089df2 9638afdd40665387c1ddfaff4fb4ec3f 99aca37ee5c0f7e4633f7370da6565fc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224403889946624 |