Alfabetização e letramento na educação infantil : práticas de uma professora da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cesar, Íris Luiza Barcellos de Fraga
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/27406
Resumo: A partir de aportes do campo dos Estudos Culturais e dos estudos sobre alfabetização e letramento, esta pesquisa investiga as concepções de alfabetização e de letramento que orientam a prática pedagógica de uma professora da Educação Infantil. Para tanto, foi desenvolvido um estudo de caso de inspiração etnográfica em uma turma de Jardim B da Educação Infantil de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre que possibilitou analisar as práticas e os eventos de alfabetização e de letramento propostos pela professora. Além de observações da prática pedagógica, foi realizada entrevista com a docente. O corpus empírico constituiu-se de eventos que apresentavam interações entre alunos e professora, atividades impressas utilizadas em aula e livro infantil lido às crianças. Face aos dados levantados, analisou-se a prática docente a partir de quatro perspectivas pedagógicas: os métodos de alfabetização, a psicogênese da língua escrita, os estudos sobre letramento e os sobre consciência fonológica. Ficou evidente, em muitos eventos propostos, a pedagogização do letramento e da literatura, uma vez que as práticas de letramento se tornaram didaticamente selecionadas e organizadas em objetos específicos de ensino, determinando a aquisição da leitura e da escrita como um processo independente de considerações contextuais, culturais e sociais das práticas de ler e de escrever.
id UFRGS-2_ac0344f8a86c533d59e7f59f12ceaf53
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27406
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Cesar, Íris Luiza Barcellos de FragaPiccoli, Luciana2011-01-12T05:59:41Z2010http://hdl.handle.net/10183/27406000764544A partir de aportes do campo dos Estudos Culturais e dos estudos sobre alfabetização e letramento, esta pesquisa investiga as concepções de alfabetização e de letramento que orientam a prática pedagógica de uma professora da Educação Infantil. Para tanto, foi desenvolvido um estudo de caso de inspiração etnográfica em uma turma de Jardim B da Educação Infantil de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre que possibilitou analisar as práticas e os eventos de alfabetização e de letramento propostos pela professora. Além de observações da prática pedagógica, foi realizada entrevista com a docente. O corpus empírico constituiu-se de eventos que apresentavam interações entre alunos e professora, atividades impressas utilizadas em aula e livro infantil lido às crianças. Face aos dados levantados, analisou-se a prática docente a partir de quatro perspectivas pedagógicas: os métodos de alfabetização, a psicogênese da língua escrita, os estudos sobre letramento e os sobre consciência fonológica. Ficou evidente, em muitos eventos propostos, a pedagogização do letramento e da literatura, uma vez que as práticas de letramento se tornaram didaticamente selecionadas e organizadas em objetos específicos de ensino, determinando a aquisição da leitura e da escrita como um processo independente de considerações contextuais, culturais e sociais das práticas de ler e de escrever.application/pdfporEstudos culturaisAlfabetizaçãoLetramentoEducação infantilAlfabetização e letramento na educação infantil : práticas de uma professora da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000764544.pdf.txt000764544.pdf.txtExtracted Texttext/plain93843http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27406/2/000764544.pdf.txt35e5318f3d5df34c0e6747d1b8089df2MD52ORIGINAL000764544.pdf000764544.pdfTexto completoapplication/pdf453752http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27406/1/000764544.pdf9638afdd40665387c1ddfaff4fb4ec3fMD51THUMBNAIL000764544.pdf.jpg000764544.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1041http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27406/3/000764544.pdf.jpg99aca37ee5c0f7e4633f7370da6565fcMD5310183/274062018-10-08 08:08:13.455oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27406Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:08:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Alfabetização e letramento na educação infantil : práticas de uma professora da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre
title Alfabetização e letramento na educação infantil : práticas de uma professora da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre
spellingShingle Alfabetização e letramento na educação infantil : práticas de uma professora da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre
Cesar, Íris Luiza Barcellos de Fraga
Estudos culturais
Alfabetização
Letramento
Educação infantil
title_short Alfabetização e letramento na educação infantil : práticas de uma professora da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre
title_full Alfabetização e letramento na educação infantil : práticas de uma professora da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre
title_fullStr Alfabetização e letramento na educação infantil : práticas de uma professora da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre
title_full_unstemmed Alfabetização e letramento na educação infantil : práticas de uma professora da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre
title_sort Alfabetização e letramento na educação infantil : práticas de uma professora da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre
author Cesar, Íris Luiza Barcellos de Fraga
author_facet Cesar, Íris Luiza Barcellos de Fraga
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cesar, Íris Luiza Barcellos de Fraga
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Piccoli, Luciana
contributor_str_mv Piccoli, Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv Estudos culturais
Alfabetização
Letramento
Educação infantil
topic Estudos culturais
Alfabetização
Letramento
Educação infantil
description A partir de aportes do campo dos Estudos Culturais e dos estudos sobre alfabetização e letramento, esta pesquisa investiga as concepções de alfabetização e de letramento que orientam a prática pedagógica de uma professora da Educação Infantil. Para tanto, foi desenvolvido um estudo de caso de inspiração etnográfica em uma turma de Jardim B da Educação Infantil de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre que possibilitou analisar as práticas e os eventos de alfabetização e de letramento propostos pela professora. Além de observações da prática pedagógica, foi realizada entrevista com a docente. O corpus empírico constituiu-se de eventos que apresentavam interações entre alunos e professora, atividades impressas utilizadas em aula e livro infantil lido às crianças. Face aos dados levantados, analisou-se a prática docente a partir de quatro perspectivas pedagógicas: os métodos de alfabetização, a psicogênese da língua escrita, os estudos sobre letramento e os sobre consciência fonológica. Ficou evidente, em muitos eventos propostos, a pedagogização do letramento e da literatura, uma vez que as práticas de letramento se tornaram didaticamente selecionadas e organizadas em objetos específicos de ensino, determinando a aquisição da leitura e da escrita como um processo independente de considerações contextuais, culturais e sociais das práticas de ler e de escrever.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-01-12T05:59:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/27406
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000764544
url http://hdl.handle.net/10183/27406
identifier_str_mv 000764544
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27406/2/000764544.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27406/1/000764544.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27406/3/000764544.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 35e5318f3d5df34c0e6747d1b8089df2
9638afdd40665387c1ddfaff4fb4ec3f
99aca37ee5c0f7e4633f7370da6565fc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224403889946624