Impactos da pandemia de COVID-19 na execução orçamentária da Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Clara Gomes Veloso da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/258696
Resumo: Como é de conhecimento geral, o avanço da pandemia do novo coronavírus levou ao fechamento de escolas em todo o mundo, a fim de promover o isolamento social e a proteção de toda a comunidade escolar. O Brasil adotou tal medida e no Estado do Espírito Santo, mais especificamente, cerca de 240 mil estudantes da rede pública estadual tiveram aulas no regime remoto ou híbrido durante boa parte dos anos de 2020 e 2021. Conforme previsto na Constituição Federal (BRASIL, 1988), a educação é direito de todos e dever do Estado e, considerando a suspensão das aulas presenciais, surgiu a necessidade de garantir o direito à educação dos estudantes mesmo que a distância. Assim, diversas medidas foram tomadas, entre elas a disponibilização de videoaulas pela TV, de aplicativo com dados patrocinados, e até mesmo de cestas básicas. Neste sentido, buscou-se analisar a execução das ações do programa orçamentário do Estado do Espírito Santo nos anos de 2019 a 2021, com o objetivo de entender como a adoção de medidas emergenciais para garantia do direito à educação impactou a execução orçamentária da Secretaria Estadual de Educação. Foram identificados os rearranjos orçamentários realizados para atendimento à crise, bem como as contratações emergenciais feitas para garantir o acesso à internet e à videoaulas pelos estudantes. Além disso, observou-se um crescimento dos gastos com alimentação e nutrição durante o fechamento das escolas, seguido do aumento de investimentos em tecnologia da informação para promover o ensino híbrido e a inclusão digital de professores e alunos.
id UFRGS-2_45c98884410d32e5fc97798ba848bf56
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258696
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Clara Gomes Veloso daCosta, Pedro de Almeida2023-05-30T03:31:40Z2022http://hdl.handle.net/10183/258696001169866Como é de conhecimento geral, o avanço da pandemia do novo coronavírus levou ao fechamento de escolas em todo o mundo, a fim de promover o isolamento social e a proteção de toda a comunidade escolar. O Brasil adotou tal medida e no Estado do Espírito Santo, mais especificamente, cerca de 240 mil estudantes da rede pública estadual tiveram aulas no regime remoto ou híbrido durante boa parte dos anos de 2020 e 2021. Conforme previsto na Constituição Federal (BRASIL, 1988), a educação é direito de todos e dever do Estado e, considerando a suspensão das aulas presenciais, surgiu a necessidade de garantir o direito à educação dos estudantes mesmo que a distância. Assim, diversas medidas foram tomadas, entre elas a disponibilização de videoaulas pela TV, de aplicativo com dados patrocinados, e até mesmo de cestas básicas. Neste sentido, buscou-se analisar a execução das ações do programa orçamentário do Estado do Espírito Santo nos anos de 2019 a 2021, com o objetivo de entender como a adoção de medidas emergenciais para garantia do direito à educação impactou a execução orçamentária da Secretaria Estadual de Educação. Foram identificados os rearranjos orçamentários realizados para atendimento à crise, bem como as contratações emergenciais feitas para garantir o acesso à internet e à videoaulas pelos estudantes. Além disso, observou-se um crescimento dos gastos com alimentação e nutrição durante o fechamento das escolas, seguido do aumento de investimentos em tecnologia da informação para promover o ensino híbrido e a inclusão digital de professores e alunos.As is well known, the advance of the new coronavirus pandemic has led to the closure of schools around the world, in order to promote social distancing and the protection of the entire school community. Brazil adopted this measure and in the State of Espírito Santo, more specifically, about 240 thousand students from the state public network took classes in the remote or hybrid regime during most part of the years 2020 and 2021. As stated in the Federal Constitution (BRASIL, 1988), education is a universal right. Considering the suspension of face-to-face classes, the government had the duty to guarantee the education of students, even remotely. Thus, several measures were taken, including the availability of video classes on TV and a free mobile app designed for education. In addition, the government provided basic food baskets for the most vulnerable students. In this sense, the financial implementation of the Espírito Santo State public budget from 2019 to 2021 was analyzed, in order to understand how the adoption of emergency measures to guarantee the right to education impacted the budget execution of the State Department of Education.application/pdfporEducação públicaAdministração públicaCOVID-19Orçamento públicoPublic educationPandemicPublic budgetImpactos da pandemia de COVID-19 na execução orçamentária da Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2022especializaçãoCurso de Especialização Administração Pública no Século 21info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001169866.pdf.txt001169866.pdf.txtExtracted Texttext/plain93968http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258696/2/001169866.pdf.txt232fb57613e424bdd2505e425d6b3593MD52ORIGINAL001169866.pdfTexto completoapplication/pdf675981http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258696/1/001169866.pdfc2f37e6dc91cef6e7148ed1926a8617fMD5110183/2586962023-05-31 03:29:25.304308oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258696Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-31T06:29:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Impactos da pandemia de COVID-19 na execução orçamentária da Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo
title Impactos da pandemia de COVID-19 na execução orçamentária da Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo
spellingShingle Impactos da pandemia de COVID-19 na execução orçamentária da Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo
Silva, Clara Gomes Veloso da
Educação pública
Administração pública
COVID-19
Orçamento público
Public education
Pandemic
Public budget
title_short Impactos da pandemia de COVID-19 na execução orçamentária da Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo
title_full Impactos da pandemia de COVID-19 na execução orçamentária da Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo
title_fullStr Impactos da pandemia de COVID-19 na execução orçamentária da Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo
title_full_unstemmed Impactos da pandemia de COVID-19 na execução orçamentária da Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo
title_sort Impactos da pandemia de COVID-19 na execução orçamentária da Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo
author Silva, Clara Gomes Veloso da
author_facet Silva, Clara Gomes Veloso da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Clara Gomes Veloso da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Pedro de Almeida
contributor_str_mv Costa, Pedro de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pública
Administração pública
COVID-19
Orçamento público
topic Educação pública
Administração pública
COVID-19
Orçamento público
Public education
Pandemic
Public budget
dc.subject.eng.fl_str_mv Public education
Pandemic
Public budget
description Como é de conhecimento geral, o avanço da pandemia do novo coronavírus levou ao fechamento de escolas em todo o mundo, a fim de promover o isolamento social e a proteção de toda a comunidade escolar. O Brasil adotou tal medida e no Estado do Espírito Santo, mais especificamente, cerca de 240 mil estudantes da rede pública estadual tiveram aulas no regime remoto ou híbrido durante boa parte dos anos de 2020 e 2021. Conforme previsto na Constituição Federal (BRASIL, 1988), a educação é direito de todos e dever do Estado e, considerando a suspensão das aulas presenciais, surgiu a necessidade de garantir o direito à educação dos estudantes mesmo que a distância. Assim, diversas medidas foram tomadas, entre elas a disponibilização de videoaulas pela TV, de aplicativo com dados patrocinados, e até mesmo de cestas básicas. Neste sentido, buscou-se analisar a execução das ações do programa orçamentário do Estado do Espírito Santo nos anos de 2019 a 2021, com o objetivo de entender como a adoção de medidas emergenciais para garantia do direito à educação impactou a execução orçamentária da Secretaria Estadual de Educação. Foram identificados os rearranjos orçamentários realizados para atendimento à crise, bem como as contratações emergenciais feitas para garantir o acesso à internet e à videoaulas pelos estudantes. Além disso, observou-se um crescimento dos gastos com alimentação e nutrição durante o fechamento das escolas, seguido do aumento de investimentos em tecnologia da informação para promover o ensino híbrido e a inclusão digital de professores e alunos.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-30T03:31:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/258696
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001169866
url http://hdl.handle.net/10183/258696
identifier_str_mv 001169866
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258696/2/001169866.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258696/1/001169866.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 232fb57613e424bdd2505e425d6b3593
c2f37e6dc91cef6e7148ed1926a8617f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447339987369984