Dinâmica de grupo "júri simulado virtual" em disciplina do curso de farmácia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gossenheimer, Agnes Nogueira
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Castro, Mauro Silveira de, Carneiro, Mára Lúcia Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/278411
Resumo: A dinâmica de grupo denominada “Júri Simulado”, desenvolvida para a disciplina de Atenção Farmacêutica II do Curso de Farmácia, foi aplicada e avaliada em duas modalidades distintas, a distância (EaD) e presencial. A estratégia pedagógica tem como objetivos estimular nos alunos uma reflexão dialogada e o desenvolvimento de argumentação conjunta. A avaliação foi realizada sobre os seguintes aspectos: uso do fórum como ferramenta de debate; aprendizagem apoiada pela dinâmica; avaliação da metodologia, material de apoio e tarefas utilizadas em aula. Conforme a análise das avaliações dos alunos envolvidos, os objetivos foram alcançados, mas a atividade necessita de ajustes.
id UFRGS-2_45d47c90c5da0ce6f500c55df0298869
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/278411
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gossenheimer, Agnes NogueiraCastro, Mauro Silveira deCarneiro, Mára Lúcia Fernandes2024-09-03T06:43:18Z20141679-1916http://hdl.handle.net/10183/278411000944940A dinâmica de grupo denominada “Júri Simulado”, desenvolvida para a disciplina de Atenção Farmacêutica II do Curso de Farmácia, foi aplicada e avaliada em duas modalidades distintas, a distância (EaD) e presencial. A estratégia pedagógica tem como objetivos estimular nos alunos uma reflexão dialogada e o desenvolvimento de argumentação conjunta. A avaliação foi realizada sobre os seguintes aspectos: uso do fórum como ferramenta de debate; aprendizagem apoiada pela dinâmica; avaliação da metodologia, material de apoio e tarefas utilizadas em aula. Conforme a análise das avaliações dos alunos envolvidos, os objetivos foram alcançados, mas a atividade necessita de ajustes.The form of group dynamics called "mock jury", which was developed for the Pharmaceutical Care II class at the School of Pharmacy Undergraduate Course, was applied and evaluated in two distinct ways, distance learning (DL) and face-to-face teaching. The pedagogical strategy aims to stimulate students through dialogue-reflection and the development of joint reasoning. The evaluation was carried out regarding the following aspects: use of the forum a discussion tool; learning supported by dynamics; as well as the methodology and support tasks used in class. The objectives established had been achieved according to the student evaluations however the group dynamics will need to be adjusted.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 12, n. 1 (jul. 2014), 10 p.Objetos de aprendizagemEnsino a distânciaDinâmica de grupo "júri simulado virtual" em disciplina do curso de farmáciainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000944940.pdf.txt000944940.pdf.txtExtracted Texttext/plain32421http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/278411/2/000944940.pdf.txt0e2e757bcf723c13d40f89f6bee6a141MD52ORIGINAL000944940.pdfTexto completoapplication/pdf131469http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/278411/1/000944940.pdf76499a386f242d245ae24d264161bc30MD5110183/2784112024-09-04 06:29:05.524869oai:www.lume.ufrgs.br:10183/278411Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-09-04T09:29:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Dinâmica de grupo "júri simulado virtual" em disciplina do curso de farmácia
title Dinâmica de grupo "júri simulado virtual" em disciplina do curso de farmácia
spellingShingle Dinâmica de grupo "júri simulado virtual" em disciplina do curso de farmácia
Gossenheimer, Agnes Nogueira
Objetos de aprendizagem
Ensino a distância
title_short Dinâmica de grupo "júri simulado virtual" em disciplina do curso de farmácia
title_full Dinâmica de grupo "júri simulado virtual" em disciplina do curso de farmácia
title_fullStr Dinâmica de grupo "júri simulado virtual" em disciplina do curso de farmácia
title_full_unstemmed Dinâmica de grupo "júri simulado virtual" em disciplina do curso de farmácia
title_sort Dinâmica de grupo "júri simulado virtual" em disciplina do curso de farmácia
author Gossenheimer, Agnes Nogueira
author_facet Gossenheimer, Agnes Nogueira
Castro, Mauro Silveira de
Carneiro, Mára Lúcia Fernandes
author_role author
author2 Castro, Mauro Silveira de
Carneiro, Mára Lúcia Fernandes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gossenheimer, Agnes Nogueira
Castro, Mauro Silveira de
Carneiro, Mára Lúcia Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Objetos de aprendizagem
Ensino a distância
topic Objetos de aprendizagem
Ensino a distância
description A dinâmica de grupo denominada “Júri Simulado”, desenvolvida para a disciplina de Atenção Farmacêutica II do Curso de Farmácia, foi aplicada e avaliada em duas modalidades distintas, a distância (EaD) e presencial. A estratégia pedagógica tem como objetivos estimular nos alunos uma reflexão dialogada e o desenvolvimento de argumentação conjunta. A avaliação foi realizada sobre os seguintes aspectos: uso do fórum como ferramenta de debate; aprendizagem apoiada pela dinâmica; avaliação da metodologia, material de apoio e tarefas utilizadas em aula. Conforme a análise das avaliações dos alunos envolvidos, os objetivos foram alcançados, mas a atividade necessita de ajustes.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-09-03T06:43:18Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/278411
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000944940
identifier_str_mv 1679-1916
000944940
url http://hdl.handle.net/10183/278411
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 12, n. 1 (jul. 2014), 10 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/278411/2/000944940.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/278411/1/000944940.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0e2e757bcf723c13d40f89f6bee6a141
76499a386f242d245ae24d264161bc30
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447863675584512