Dinâmica de grupo "júri simulado virtual" em disciplina do curso de farmácia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/278411 |
Resumo: | A dinâmica de grupo denominada “Júri Simulado”, desenvolvida para a disciplina de Atenção Farmacêutica II do Curso de Farmácia, foi aplicada e avaliada em duas modalidades distintas, a distância (EaD) e presencial. A estratégia pedagógica tem como objetivos estimular nos alunos uma reflexão dialogada e o desenvolvimento de argumentação conjunta. A avaliação foi realizada sobre os seguintes aspectos: uso do fórum como ferramenta de debate; aprendizagem apoiada pela dinâmica; avaliação da metodologia, material de apoio e tarefas utilizadas em aula. Conforme a análise das avaliações dos alunos envolvidos, os objetivos foram alcançados, mas a atividade necessita de ajustes. |
id |
UFRGS-2_45d47c90c5da0ce6f500c55df0298869 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/278411 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Gossenheimer, Agnes NogueiraCastro, Mauro Silveira deCarneiro, Mára Lúcia Fernandes2024-09-03T06:43:18Z20141679-1916http://hdl.handle.net/10183/278411000944940A dinâmica de grupo denominada “Júri Simulado”, desenvolvida para a disciplina de Atenção Farmacêutica II do Curso de Farmácia, foi aplicada e avaliada em duas modalidades distintas, a distância (EaD) e presencial. A estratégia pedagógica tem como objetivos estimular nos alunos uma reflexão dialogada e o desenvolvimento de argumentação conjunta. A avaliação foi realizada sobre os seguintes aspectos: uso do fórum como ferramenta de debate; aprendizagem apoiada pela dinâmica; avaliação da metodologia, material de apoio e tarefas utilizadas em aula. Conforme a análise das avaliações dos alunos envolvidos, os objetivos foram alcançados, mas a atividade necessita de ajustes.The form of group dynamics called "mock jury", which was developed for the Pharmaceutical Care II class at the School of Pharmacy Undergraduate Course, was applied and evaluated in two distinct ways, distance learning (DL) and face-to-face teaching. The pedagogical strategy aims to stimulate students through dialogue-reflection and the development of joint reasoning. The evaluation was carried out regarding the following aspects: use of the forum a discussion tool; learning supported by dynamics; as well as the methodology and support tasks used in class. The objectives established had been achieved according to the student evaluations however the group dynamics will need to be adjusted.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 12, n. 1 (jul. 2014), 10 p.Objetos de aprendizagemEnsino a distânciaDinâmica de grupo "júri simulado virtual" em disciplina do curso de farmáciainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000944940.pdf.txt000944940.pdf.txtExtracted Texttext/plain32421http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/278411/2/000944940.pdf.txt0e2e757bcf723c13d40f89f6bee6a141MD52ORIGINAL000944940.pdfTexto completoapplication/pdf131469http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/278411/1/000944940.pdf76499a386f242d245ae24d264161bc30MD5110183/2784112024-09-04 06:29:05.524869oai:www.lume.ufrgs.br:10183/278411Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-09-04T09:29:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Dinâmica de grupo "júri simulado virtual" em disciplina do curso de farmácia |
title |
Dinâmica de grupo "júri simulado virtual" em disciplina do curso de farmácia |
spellingShingle |
Dinâmica de grupo "júri simulado virtual" em disciplina do curso de farmácia Gossenheimer, Agnes Nogueira Objetos de aprendizagem Ensino a distância |
title_short |
Dinâmica de grupo "júri simulado virtual" em disciplina do curso de farmácia |
title_full |
Dinâmica de grupo "júri simulado virtual" em disciplina do curso de farmácia |
title_fullStr |
Dinâmica de grupo "júri simulado virtual" em disciplina do curso de farmácia |
title_full_unstemmed |
Dinâmica de grupo "júri simulado virtual" em disciplina do curso de farmácia |
title_sort |
Dinâmica de grupo "júri simulado virtual" em disciplina do curso de farmácia |
author |
Gossenheimer, Agnes Nogueira |
author_facet |
Gossenheimer, Agnes Nogueira Castro, Mauro Silveira de Carneiro, Mára Lúcia Fernandes |
author_role |
author |
author2 |
Castro, Mauro Silveira de Carneiro, Mára Lúcia Fernandes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gossenheimer, Agnes Nogueira Castro, Mauro Silveira de Carneiro, Mára Lúcia Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Objetos de aprendizagem Ensino a distância |
topic |
Objetos de aprendizagem Ensino a distância |
description |
A dinâmica de grupo denominada “Júri Simulado”, desenvolvida para a disciplina de Atenção Farmacêutica II do Curso de Farmácia, foi aplicada e avaliada em duas modalidades distintas, a distância (EaD) e presencial. A estratégia pedagógica tem como objetivos estimular nos alunos uma reflexão dialogada e o desenvolvimento de argumentação conjunta. A avaliação foi realizada sobre os seguintes aspectos: uso do fórum como ferramenta de debate; aprendizagem apoiada pela dinâmica; avaliação da metodologia, material de apoio e tarefas utilizadas em aula. Conforme a análise das avaliações dos alunos envolvidos, os objetivos foram alcançados, mas a atividade necessita de ajustes. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-09-03T06:43:18Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/278411 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000944940 |
identifier_str_mv |
1679-1916 000944940 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/278411 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 12, n. 1 (jul. 2014), 10 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/278411/2/000944940.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/278411/1/000944940.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0e2e757bcf723c13d40f89f6bee6a141 76499a386f242d245ae24d264161bc30 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447863675584512 |