A influência dos fatores de (in) satisfação nos resultados de uma agência bancária de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lübke, Jose Fernando Pinto
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/29875
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo contribuir para o entendimento da importância dos fatores de satisfação, que se alcançados podem contribuir para um melhor desempenho (SPECTOR, 2005). Considerando que na atividade bancária a gerência precisa alcançar resultados quase que imediatos e muito desafiadores e quase sempre sem alterações de equipe, os fatores de satisfação representam diferencial na melhoria do ambiente de trabalho. Nesta pesquisa foi analisado quais fatores provocam maior satisfação e insatisfação nos empregados de uma Agência Bancária de Porto Alegre e se estes teriam relação com a produtividade dos empregados. A pesquisa foi realizada em uma agência de porte médio localizada na região Central de Porto Alegre, que conta em seu quadro com 37 funcionários. Utilizando como referenciais teóricos autores como Bergamini, Coda, Stewart, Herzberg e Spector que tratam do tema da satisfação a partir de uma linha motivacional dentro da empresa. Destaca-se que esta é uma pesquisa com característica de estudo explanatória, do tipo Survey de cunho qualitativo que busca retratar por meio um questionário realizado com todos empregados da agência Beta do Banco KX, os fatores que podem influenciar na produtividade. Após aplicação dos questionários foi realizado um levantamento por meio de gráficos. Os achados apontam que a pesquisa pôde comprovar que os fatores motivacionais são eficazes e propiciam quando satisfeitos um maior nível de satisfação, possibilitando o crescimento do indivíduo, e que estes atinjam a realização pessoal do empregado, levando então a uma maior produtividade, demonstra ainda que o grupo que alcançou as metas se manteve mais satisfeito nos fatores motivacionais abordados em relação ao grupo que não alcançou.
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