Otimização estrutural de uma manga de eixo para um veículo de fórmula SAE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kopacek, Maria Carolina Minusso
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/251702
Resumo: Veículos de competição como um Fórmula SAE devem priorizar performance durante o projeto de seus componentes, logo, redução do peso estrutural é sempre um item importante de projeto. As mangas de eixo são peças que compõem parte da massa não suspensa de um veículo, influenciando significativamente na performance dinâmica e dirigibilidade do veículo. Com a motivação de reduzir o valor da massa não suspensa e, por consequência, do veículo como um todo, é realizada uma otimização estrutural. Primeiramente, são coletadas informações do veículo já fabricado, bem como são definidas as condições de contorno para a análise. Os carregamentos são obtidos usando duas técnicas distintas, fixando a manga ao resto da suspensão e outra aplicando as cargas externas na roda do veículo. Na sequência, tais informações são inseridas em um software do tipo CAE, que retorna uma geometria otimizada. Após a remodelagem dessa geometria, o programa é realimentado para validação da nova geometria. Ao final desse processo iterativo, é obtida uma geometria aplicável para uso no veículo, onde um critério de resistência mecânica equivalente é considerado. Como resultados da metodologia aplicada nesse trabalho foi possível se obter uma redução de aproximadamente 48% da massa inicial da geometria não otimizada.
id UFRGS-2_464138f9011638b04a5f926afcd73f27
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/251702
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Kopacek, Maria Carolina MinussoDe Leon, Daniel Milbrath2022-11-23T04:46:28Z2022http://hdl.handle.net/10183/251702001153268Veículos de competição como um Fórmula SAE devem priorizar performance durante o projeto de seus componentes, logo, redução do peso estrutural é sempre um item importante de projeto. As mangas de eixo são peças que compõem parte da massa não suspensa de um veículo, influenciando significativamente na performance dinâmica e dirigibilidade do veículo. Com a motivação de reduzir o valor da massa não suspensa e, por consequência, do veículo como um todo, é realizada uma otimização estrutural. Primeiramente, são coletadas informações do veículo já fabricado, bem como são definidas as condições de contorno para a análise. Os carregamentos são obtidos usando duas técnicas distintas, fixando a manga ao resto da suspensão e outra aplicando as cargas externas na roda do veículo. Na sequência, tais informações são inseridas em um software do tipo CAE, que retorna uma geometria otimizada. Após a remodelagem dessa geometria, o programa é realimentado para validação da nova geometria. Ao final desse processo iterativo, é obtida uma geometria aplicável para uso no veículo, onde um critério de resistência mecânica equivalente é considerado. Como resultados da metodologia aplicada nesse trabalho foi possível se obter uma redução de aproximadamente 48% da massa inicial da geometria não otimizada.Formula SAE vehicles should prioritize performance while the parts are still being designed, therefore, mass optimization is always relevant. Uprights are parts that compose the unsprung mass of a vehicle, having significant influence on the given vehicle’s dynamic performance and drive ability. With the unsprung mass reduction motivation, and, by consequence, the whole vehicle mass reduction, a topology optimization of the given part will be performed. First there will be collected data from the already built vehicle, as well as the boundary conditions for the analysis. The loads are obtained using two different techniques, Restraining the upright to the rest of the suspension and the other by applying the external loads to the vehicle wheel. Secondly, this data will be inserted in a CAE type Software, which will return an optimized geometry. After remodeling this geometry, the program will be feed again with the data to perform the geometry validation. By the end of this iterative process, an applicable to use geometry will be obtained. As part of the results of the applied methodology on this work, it was obtained a reduction of approximately 48% of the original non optimized geometry mass.application/pdfporVeículos de competiçãoEixos (Engenharia)Formula SAESuspension knuckleStructural optimizationOtimização estrutural de uma manga de eixo para um veículo de fórmula SAEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2022Engenharia Mecânicagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001153268.pdf.txt001153268.pdf.txtExtracted Texttext/plain54332http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251702/2/001153268.pdf.txt7838ed401708dd38ed2971170aa8f603MD52ORIGINAL001153268.pdfTexto completoapplication/pdf1316186http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251702/1/001153268.pdfac3b5e03b142b42f45b09a60bb5f10daMD5110183/2517022022-11-24 05:47:53.159633oai:www.lume.ufrgs.br:10183/251702Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-11-24T07:47:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Otimização estrutural de uma manga de eixo para um veículo de fórmula SAE
title Otimização estrutural de uma manga de eixo para um veículo de fórmula SAE
spellingShingle Otimização estrutural de uma manga de eixo para um veículo de fórmula SAE
Kopacek, Maria Carolina Minusso
Veículos de competição
Eixos (Engenharia)
Formula SAE
Suspension knuckle
Structural optimization
title_short Otimização estrutural de uma manga de eixo para um veículo de fórmula SAE
title_full Otimização estrutural de uma manga de eixo para um veículo de fórmula SAE
title_fullStr Otimização estrutural de uma manga de eixo para um veículo de fórmula SAE
title_full_unstemmed Otimização estrutural de uma manga de eixo para um veículo de fórmula SAE
title_sort Otimização estrutural de uma manga de eixo para um veículo de fórmula SAE
author Kopacek, Maria Carolina Minusso
author_facet Kopacek, Maria Carolina Minusso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kopacek, Maria Carolina Minusso
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv De Leon, Daniel Milbrath
contributor_str_mv De Leon, Daniel Milbrath
dc.subject.por.fl_str_mv Veículos de competição
Eixos (Engenharia)
topic Veículos de competição
Eixos (Engenharia)
Formula SAE
Suspension knuckle
Structural optimization
dc.subject.eng.fl_str_mv Formula SAE
Suspension knuckle
Structural optimization
description Veículos de competição como um Fórmula SAE devem priorizar performance durante o projeto de seus componentes, logo, redução do peso estrutural é sempre um item importante de projeto. As mangas de eixo são peças que compõem parte da massa não suspensa de um veículo, influenciando significativamente na performance dinâmica e dirigibilidade do veículo. Com a motivação de reduzir o valor da massa não suspensa e, por consequência, do veículo como um todo, é realizada uma otimização estrutural. Primeiramente, são coletadas informações do veículo já fabricado, bem como são definidas as condições de contorno para a análise. Os carregamentos são obtidos usando duas técnicas distintas, fixando a manga ao resto da suspensão e outra aplicando as cargas externas na roda do veículo. Na sequência, tais informações são inseridas em um software do tipo CAE, que retorna uma geometria otimizada. Após a remodelagem dessa geometria, o programa é realimentado para validação da nova geometria. Ao final desse processo iterativo, é obtida uma geometria aplicável para uso no veículo, onde um critério de resistência mecânica equivalente é considerado. Como resultados da metodologia aplicada nesse trabalho foi possível se obter uma redução de aproximadamente 48% da massa inicial da geometria não otimizada.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-23T04:46:28Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/251702
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001153268
url http://hdl.handle.net/10183/251702
identifier_str_mv 001153268
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251702/2/001153268.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251702/1/001153268.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7838ed401708dd38ed2971170aa8f603
ac3b5e03b142b42f45b09a60bb5f10da
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447323429306368