Análise Swot da empresa Óticas Livi

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Livi, Christian Albertin
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/143729
Resumo: O mercado de varejo de artigos óticos e relógios no Rio Grande do Sul é composto por centenas de pequenas empresas familiares, na sua maioria, conduzidos por gestão amadora e com pontos de venda apenas na sua cidade de origem. Esta pesquisa tem o objetivo de aplicar a matriz SWOT para identificar os pontos fortes, pontos fracos, as oportunidades e as ameaças do mercado de uma tradicional empresa familiar de artigos óticos. A partir da análise de entrevistas foi montada uma análise SWOT da empresa Óticas Livi, e para avaliar o impacto de cada fator, foi criada uma escala de avaliação. Destacaram-se como pontos fortes o atendimento diferenciado, a credibilidade da empresa, além do relacionamento e negociação com fornecedores, e como pontos fracos a falta de comunicação externa, a marca sem tradição e a dificuldade de abrir novas lojas nos maiores shoppings.As oportunidades evidenciadas foram a necessidade do uso de óculos mais cedo em maior número de pessoas, ausência de uma empresa líder de mercado no Rio Grande do Sul e propaganda patrocinada por fornecedores. Entre as ameaças foram citadas o aumento do market share de redes nacionais no Estado, aumento dos concorrentes indiretos e falta de mão de obra qualificada.
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