Análise Swot da empresa Óticas Livi
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/143729 |
Resumo: | O mercado de varejo de artigos óticos e relógios no Rio Grande do Sul é composto por centenas de pequenas empresas familiares, na sua maioria, conduzidos por gestão amadora e com pontos de venda apenas na sua cidade de origem. Esta pesquisa tem o objetivo de aplicar a matriz SWOT para identificar os pontos fortes, pontos fracos, as oportunidades e as ameaças do mercado de uma tradicional empresa familiar de artigos óticos. A partir da análise de entrevistas foi montada uma análise SWOT da empresa Óticas Livi, e para avaliar o impacto de cada fator, foi criada uma escala de avaliação. Destacaram-se como pontos fortes o atendimento diferenciado, a credibilidade da empresa, além do relacionamento e negociação com fornecedores, e como pontos fracos a falta de comunicação externa, a marca sem tradição e a dificuldade de abrir novas lojas nos maiores shoppings.As oportunidades evidenciadas foram a necessidade do uso de óculos mais cedo em maior número de pessoas, ausência de uma empresa líder de mercado no Rio Grande do Sul e propaganda patrocinada por fornecedores. Entre as ameaças foram citadas o aumento do market share de redes nacionais no Estado, aumento dos concorrentes indiretos e falta de mão de obra qualificada. |
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Livi, Christian AlbertinNique, Walter Meucci2016-07-20T02:18:38Z2014http://hdl.handle.net/10183/143729000944931O mercado de varejo de artigos óticos e relógios no Rio Grande do Sul é composto por centenas de pequenas empresas familiares, na sua maioria, conduzidos por gestão amadora e com pontos de venda apenas na sua cidade de origem. Esta pesquisa tem o objetivo de aplicar a matriz SWOT para identificar os pontos fortes, pontos fracos, as oportunidades e as ameaças do mercado de uma tradicional empresa familiar de artigos óticos. A partir da análise de entrevistas foi montada uma análise SWOT da empresa Óticas Livi, e para avaliar o impacto de cada fator, foi criada uma escala de avaliação. Destacaram-se como pontos fortes o atendimento diferenciado, a credibilidade da empresa, além do relacionamento e negociação com fornecedores, e como pontos fracos a falta de comunicação externa, a marca sem tradição e a dificuldade de abrir novas lojas nos maiores shoppings.As oportunidades evidenciadas foram a necessidade do uso de óculos mais cedo em maior número de pessoas, ausência de uma empresa líder de mercado no Rio Grande do Sul e propaganda patrocinada por fornecedores. Entre as ameaças foram citadas o aumento do market share de redes nacionais no Estado, aumento dos concorrentes indiretos e falta de mão de obra qualificada.The optical goods retail market in Rio Grande do Sul consists of hundreds of small family-owned businesses. Most of the businesses are managed in an amateur way and the stores are usually located in the family’s hometown. This research aims to apply SWOT analysis to identify the strengths, weaknesses, opportunities, and the threats to the family-owned optical goods market. A SWOT analysis of the Óticas Livi company was carried out by evaluating interviews; an evaluation scale was created to assess the impact of each factor investigated.The results suggest that the strengths of this organization include: better customized services and higher credibility, on the customer’s end, and good relationship and better negotiation opportunities on the supplier’s end. The weaknesses, in turn, included poor external communication, lack brand tradition, and difficulty to open new stores in the bigger shopping malls. The opportunities identified included identifying, at an earlier time, the need for wearing glasses; filling a void in the Rio Grande do Sul market as the leading company in the sector, and, finally, using supplier-sponsored advertisement. The main threats to this type of family business included the increasing market share of nationwide companies in the state, the increasing number of indirect competitors, and the shortage of skilled labor.application/pdfporEmpresa familiarPlanejamento estratégicoSWOT analysisFamily-owned businessesOptical shopStrategic planningAnálise Swot da empresa Óticas Liviinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2014/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000944931.pdf000944931.pdfTexto completoapplication/pdf604957http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143729/1/000944931.pdffde5d69d7d73f8dbb8daa2f962eb5fddMD51TEXT000944931.pdf.txt000944931.pdf.txtExtracted Texttext/plain107512http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143729/2/000944931.pdf.txta5969d7b0e9d41dce8c2c564c6ae381bMD52THUMBNAIL000944931.pdf.jpg000944931.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg990http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143729/3/000944931.pdf.jpg72bb45d51b27965d1507cec3ead4f34eMD5310183/1437292018-10-26 10:23:33.603oai:www.lume.ufrgs.br:10183/143729Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-26T13:23:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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O mercado de varejo de artigos óticos e relógios no Rio Grande do Sul é composto por centenas de pequenas empresas familiares, na sua maioria, conduzidos por gestão amadora e com pontos de venda apenas na sua cidade de origem. Esta pesquisa tem o objetivo de aplicar a matriz SWOT para identificar os pontos fortes, pontos fracos, as oportunidades e as ameaças do mercado de uma tradicional empresa familiar de artigos óticos. A partir da análise de entrevistas foi montada uma análise SWOT da empresa Óticas Livi, e para avaliar o impacto de cada fator, foi criada uma escala de avaliação. Destacaram-se como pontos fortes o atendimento diferenciado, a credibilidade da empresa, além do relacionamento e negociação com fornecedores, e como pontos fracos a falta de comunicação externa, a marca sem tradição e a dificuldade de abrir novas lojas nos maiores shoppings.As oportunidades evidenciadas foram a necessidade do uso de óculos mais cedo em maior número de pessoas, ausência de uma empresa líder de mercado no Rio Grande do Sul e propaganda patrocinada por fornecedores. Entre as ameaças foram citadas o aumento do market share de redes nacionais no Estado, aumento dos concorrentes indiretos e falta de mão de obra qualificada. |
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