Apoio ao letramento infantil por meio de construção de narrativas empregando uma ferramenta de mineração textual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/226057 |
Resumo: | O artigo apresenta um estudo sobre o uso de uma tecnologia de mineração textual como elemento disparador na construção de narrativas para apoio ao letramento. As narrativas são uma das primeiras formas com a qual os jovens têm contato para ordenação de experiências, seja no relato de acontecimentos reais ou fictícios. São apresentados no trabalho os resultados de um estudo realizado com alunos de uma escola de ensino fundamental, aplicando-se uma ferramenta de mineração textual capaz de extrair conceitos relevantes de um texto e apresentá-los em forma de uma rede de conceitos ilustrados por imagens. Os resultados do estudo demonstraram que o uso da ferramenta, aliada à metodologia de produção de narrativas, auxiliou os alunos a focar sua escrita num assunto específico e relacioná-lo a suas experiências de vida. |
id |
UFRGS-2_468ceba68c1ba4f0476c9b6defa35c31 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226057 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Langa, Natércia Ricardina TomásReategui, Eliseo BerniMormelo, BelissarBasso, Edcleia Aparecida2021-08-24T04:13:00Z20131679-1916http://hdl.handle.net/10183/226057000931323O artigo apresenta um estudo sobre o uso de uma tecnologia de mineração textual como elemento disparador na construção de narrativas para apoio ao letramento. As narrativas são uma das primeiras formas com a qual os jovens têm contato para ordenação de experiências, seja no relato de acontecimentos reais ou fictícios. São apresentados no trabalho os resultados de um estudo realizado com alunos de uma escola de ensino fundamental, aplicando-se uma ferramenta de mineração textual capaz de extrair conceitos relevantes de um texto e apresentá-los em forma de uma rede de conceitos ilustrados por imagens. Os resultados do estudo demonstraram que o uso da ferramenta, aliada à metodologia de produção de narrativas, auxiliou os alunos a focar sua escrita num assunto específico e relacioná-lo a suas experiências de vida.This paper presents a study about the use of text mining as an element to trigger storytelling as a way to support literacy processes. Narratives are one of the first ways young people have to order their experiences, either when telling real or fictional facts. In this paper we present the results of a study carried out with students of an elementary school about storytelling supported by a text mining tool capable of extracting relevant concepts from a text, and presenting these concepts with images. Results showed that the use of the tool, together with a methodology for the writing of stories, helped students to focus in the writing of a specific topic, while relating it to their own life experiences.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 11, n. 3 (dez. 2013), 10 f.LetramentoNarrativaLiteracyStorytellingText miningApoio ao letramento infantil por meio de construção de narrativas empregando uma ferramenta de mineração textualSupport children's literacy through the construction of narratives using a text-mining tool info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000931323.pdf.txt000931323.pdf.txtExtracted Texttext/plain31652http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226057/2/000931323.pdf.txt06f98286ce1c6553b4b78a92c396b967MD52ORIGINAL000931323.pdfTexto completoapplication/pdf714102http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226057/1/000931323.pdf9c2d017d81fd77e5b99098f8440a0e09MD5110183/2260572021-09-19 04:34:29.240579oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226057Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:34:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Apoio ao letramento infantil por meio de construção de narrativas empregando uma ferramenta de mineração textual |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Support children's literacy through the construction of narratives using a text-mining tool |
title |
Apoio ao letramento infantil por meio de construção de narrativas empregando uma ferramenta de mineração textual |
spellingShingle |
Apoio ao letramento infantil por meio de construção de narrativas empregando uma ferramenta de mineração textual Langa, Natércia Ricardina Tomás Letramento Narrativa Literacy Storytelling Text mining |
title_short |
Apoio ao letramento infantil por meio de construção de narrativas empregando uma ferramenta de mineração textual |
title_full |
Apoio ao letramento infantil por meio de construção de narrativas empregando uma ferramenta de mineração textual |
title_fullStr |
Apoio ao letramento infantil por meio de construção de narrativas empregando uma ferramenta de mineração textual |
title_full_unstemmed |
Apoio ao letramento infantil por meio de construção de narrativas empregando uma ferramenta de mineração textual |
title_sort |
Apoio ao letramento infantil por meio de construção de narrativas empregando uma ferramenta de mineração textual |
author |
Langa, Natércia Ricardina Tomás |
author_facet |
Langa, Natércia Ricardina Tomás Reategui, Eliseo Berni Mormelo, Belissar Basso, Edcleia Aparecida |
author_role |
author |
author2 |
Reategui, Eliseo Berni Mormelo, Belissar Basso, Edcleia Aparecida |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Langa, Natércia Ricardina Tomás Reategui, Eliseo Berni Mormelo, Belissar Basso, Edcleia Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento Narrativa |
topic |
Letramento Narrativa Literacy Storytelling Text mining |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Literacy Storytelling Text mining |
description |
O artigo apresenta um estudo sobre o uso de uma tecnologia de mineração textual como elemento disparador na construção de narrativas para apoio ao letramento. As narrativas são uma das primeiras formas com a qual os jovens têm contato para ordenação de experiências, seja no relato de acontecimentos reais ou fictícios. São apresentados no trabalho os resultados de um estudo realizado com alunos de uma escola de ensino fundamental, aplicando-se uma ferramenta de mineração textual capaz de extrair conceitos relevantes de um texto e apresentá-los em forma de uma rede de conceitos ilustrados por imagens. Os resultados do estudo demonstraram que o uso da ferramenta, aliada à metodologia de produção de narrativas, auxiliou os alunos a focar sua escrita num assunto específico e relacioná-lo a suas experiências de vida. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-24T04:13:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/226057 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000931323 |
identifier_str_mv |
1679-1916 000931323 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/226057 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 11, n. 3 (dez. 2013), 10 f. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226057/2/000931323.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226057/1/000931323.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
06f98286ce1c6553b4b78a92c396b967 9c2d017d81fd77e5b99098f8440a0e09 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447764118536192 |