Apoio ao letramento infantil por meio de construção de narrativas empregando uma ferramenta de mineração textual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Langa, Natércia Ricardina Tomás
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Reategui, Eliseo Berni, Mormelo, Belissar, Basso, Edcleia Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/226057
Resumo: O artigo apresenta um estudo sobre o uso de uma tecnologia de mineração textual como elemento disparador na construção de narrativas para apoio ao letramento. As narrativas são uma das primeiras formas com a qual os jovens têm contato para ordenação de experiências, seja no relato de acontecimentos reais ou fictícios. São apresentados no trabalho os resultados de um estudo realizado com alunos de uma escola de ensino fundamental, aplicando-se uma ferramenta de mineração textual capaz de extrair conceitos relevantes de um texto e apresentá-los em forma de uma rede de conceitos ilustrados por imagens. Os resultados do estudo demonstraram que o uso da ferramenta, aliada à metodologia de produção de narrativas, auxiliou os alunos a focar sua escrita num assunto específico e relacioná-lo a suas experiências de vida.
id UFRGS-2_468ceba68c1ba4f0476c9b6defa35c31
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226057
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Langa, Natércia Ricardina TomásReategui, Eliseo BerniMormelo, BelissarBasso, Edcleia Aparecida2021-08-24T04:13:00Z20131679-1916http://hdl.handle.net/10183/226057000931323O artigo apresenta um estudo sobre o uso de uma tecnologia de mineração textual como elemento disparador na construção de narrativas para apoio ao letramento. As narrativas são uma das primeiras formas com a qual os jovens têm contato para ordenação de experiências, seja no relato de acontecimentos reais ou fictícios. São apresentados no trabalho os resultados de um estudo realizado com alunos de uma escola de ensino fundamental, aplicando-se uma ferramenta de mineração textual capaz de extrair conceitos relevantes de um texto e apresentá-los em forma de uma rede de conceitos ilustrados por imagens. Os resultados do estudo demonstraram que o uso da ferramenta, aliada à metodologia de produção de narrativas, auxiliou os alunos a focar sua escrita num assunto específico e relacioná-lo a suas experiências de vida.This paper presents a study about the use of text mining as an element to trigger storytelling as a way to support literacy processes. Narratives are one of the first ways young people have to order their experiences, either when telling real or fictional facts. In this paper we present the results of a study carried out with students of an elementary school about storytelling supported by a text mining tool capable of extracting relevant concepts from a text, and presenting these concepts with images. Results showed that the use of the tool, together with a methodology for the writing of stories, helped students to focus in the writing of a specific topic, while relating it to their own life experiences.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 11, n. 3 (dez. 2013), 10 f.LetramentoNarrativaLiteracyStorytellingText miningApoio ao letramento infantil por meio de construção de narrativas empregando uma ferramenta de mineração textualSupport children's literacy through the construction of narratives using a text-mining tool info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000931323.pdf.txt000931323.pdf.txtExtracted Texttext/plain31652http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226057/2/000931323.pdf.txt06f98286ce1c6553b4b78a92c396b967MD52ORIGINAL000931323.pdfTexto completoapplication/pdf714102http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226057/1/000931323.pdf9c2d017d81fd77e5b99098f8440a0e09MD5110183/2260572021-09-19 04:34:29.240579oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226057Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:34:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Apoio ao letramento infantil por meio de construção de narrativas empregando uma ferramenta de mineração textual
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Support children's literacy through the construction of narratives using a text-mining tool
title Apoio ao letramento infantil por meio de construção de narrativas empregando uma ferramenta de mineração textual
spellingShingle Apoio ao letramento infantil por meio de construção de narrativas empregando uma ferramenta de mineração textual
Langa, Natércia Ricardina Tomás
Letramento
Narrativa
Literacy
Storytelling
Text mining
title_short Apoio ao letramento infantil por meio de construção de narrativas empregando uma ferramenta de mineração textual
title_full Apoio ao letramento infantil por meio de construção de narrativas empregando uma ferramenta de mineração textual
title_fullStr Apoio ao letramento infantil por meio de construção de narrativas empregando uma ferramenta de mineração textual
title_full_unstemmed Apoio ao letramento infantil por meio de construção de narrativas empregando uma ferramenta de mineração textual
title_sort Apoio ao letramento infantil por meio de construção de narrativas empregando uma ferramenta de mineração textual
author Langa, Natércia Ricardina Tomás
author_facet Langa, Natércia Ricardina Tomás
Reategui, Eliseo Berni
Mormelo, Belissar
Basso, Edcleia Aparecida
author_role author
author2 Reategui, Eliseo Berni
Mormelo, Belissar
Basso, Edcleia Aparecida
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Langa, Natércia Ricardina Tomás
Reategui, Eliseo Berni
Mormelo, Belissar
Basso, Edcleia Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
Narrativa
topic Letramento
Narrativa
Literacy
Storytelling
Text mining
dc.subject.eng.fl_str_mv Literacy
Storytelling
Text mining
description O artigo apresenta um estudo sobre o uso de uma tecnologia de mineração textual como elemento disparador na construção de narrativas para apoio ao letramento. As narrativas são uma das primeiras formas com a qual os jovens têm contato para ordenação de experiências, seja no relato de acontecimentos reais ou fictícios. São apresentados no trabalho os resultados de um estudo realizado com alunos de uma escola de ensino fundamental, aplicando-se uma ferramenta de mineração textual capaz de extrair conceitos relevantes de um texto e apresentá-los em forma de uma rede de conceitos ilustrados por imagens. Os resultados do estudo demonstraram que o uso da ferramenta, aliada à metodologia de produção de narrativas, auxiliou os alunos a focar sua escrita num assunto específico e relacioná-lo a suas experiências de vida.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-24T04:13:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/226057
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000931323
identifier_str_mv 1679-1916
000931323
url http://hdl.handle.net/10183/226057
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 11, n. 3 (dez. 2013), 10 f.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226057/2/000931323.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226057/1/000931323.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 06f98286ce1c6553b4b78a92c396b967
9c2d017d81fd77e5b99098f8440a0e09
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447764118536192