Apoio ao letramento por meio de uma ferramenta de mineração textual para construção de narrativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/94697 |
Resumo: | O estudo aqui apresentado procura abordar formas de promoção de letramento aplicando a tecnologia de mineração textual. Sendo assim, desenvolveu-se uma metodologia específica de construção de narrativas aliada a uma ferramenta de mineração textual como proposta pedagógica para promoção do letramento. A ferramenta de mineração textual é capaz de extrair conceitos relevantes de um determinado texto e apresentá-los em forma de grafo de palavras/imagens que auxilia o aluno a construir narrativas que abordem um assunto específico e relacionar com suas experiências de vida. O método para utilização da ferramenta ajuda os estudantes a focar em um dado tema, auxiliando-os a fazer conexões com conhecimentos prévios e a organizar as ideias antes de escrever. Ao professor, essa proposta procura apresentar formas de conciliar o exercício de leitura e escrita com a construção de outros saberes. Ao desafiar o aluno a escrever narrativas que o fazem relacionar um determinado tema a suas experiências de vida, possibilita ao aluno dar mais significado ao que escreve. O estudo foi de caráter qualitativo, onde através da observação participante, realizaram se oficinas onde se aplicou a ferramenta de mineração textual no processo de construção de narrativas. Os resultados da pesquisa permitiram concluir que a ferramenta e método propostos auxiliaram os alunos na escrita de textos com foco nos temas sugeridos, buscando relacioná-los às experiências próprias de cada estudante. |
id |
URGS_dd24db0a173f1fc3b86d6fddad57a45d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/94697 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Langa, Natércia Ricardina TomásReategui, Eliseo Berni2014-04-24T01:52:42Z2014http://hdl.handle.net/10183/94697000914984O estudo aqui apresentado procura abordar formas de promoção de letramento aplicando a tecnologia de mineração textual. Sendo assim, desenvolveu-se uma metodologia específica de construção de narrativas aliada a uma ferramenta de mineração textual como proposta pedagógica para promoção do letramento. A ferramenta de mineração textual é capaz de extrair conceitos relevantes de um determinado texto e apresentá-los em forma de grafo de palavras/imagens que auxilia o aluno a construir narrativas que abordem um assunto específico e relacionar com suas experiências de vida. O método para utilização da ferramenta ajuda os estudantes a focar em um dado tema, auxiliando-os a fazer conexões com conhecimentos prévios e a organizar as ideias antes de escrever. Ao professor, essa proposta procura apresentar formas de conciliar o exercício de leitura e escrita com a construção de outros saberes. Ao desafiar o aluno a escrever narrativas que o fazem relacionar um determinado tema a suas experiências de vida, possibilita ao aluno dar mais significado ao que escreve. O estudo foi de caráter qualitativo, onde através da observação participante, realizaram se oficinas onde se aplicou a ferramenta de mineração textual no processo de construção de narrativas. Os resultados da pesquisa permitiram concluir que a ferramenta e método propostos auxiliaram os alunos na escrita de textos com foco nos temas sugeridos, buscando relacioná-los às experiências próprias de cada estudante.El estudio que aquí se presenta trata de abordar las formas de promover la alfabetización mediante la aplicación de la tecnología de minería de texto. Por lo tanto, hemos desarrollado una metodología específica para la construcción de la narrativa combinada con una herramienta de minería de texto como una propuesta pedagógica para fomentar la alfabetización. La herramienta de minería de texto es capaz de extraer los conceptos relevantes de un texto dado y presentarlos en forma de gráfico de conceptos/ imágenes que ayuda a los estudiantes a construir narrativas que tratan un tema específico y se relacionan con sus experiencias de vida. El método para utilizar la herramienta de ayuda a los estudiantes se centran en un tema en particular, ayudándoles a hacer conexiones con conocimientos previos y organizar ideas antes de escribir. El maestro, esta propuesta busca presentar la forma de conciliar el ejercicio de la lectura y la escritura con la construcción de otros conocimientos. Al desafiar a los estudiantes a escribir narraciones que se refieren a un tema en particular a sus experiencias de vida, permitiendo a los estudiantes para dar más sentido a lo que escriben. El estudio fue de tipo cualitativo, que a través de la observación participante, se realizaron talleres donde se aplicó la herramienta de minería de texto en la proceso de construcción de narrativas. Los resultados del estudio mostraron que el método y la herramienta propuesta ayudaron a los estudiantes en la escritura de textos con un enfoque en temas sugeridos, tratando de relacionarlos con su propia experiencia de cada estudiante.application/pdfporLetramentoNarrativaTecnologia educacionalAlfabetizaciónNarrativasMinería de textoApoio ao letramento por meio de uma ferramenta de mineração textual para construção de narrativasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000914984.pdf000914984.pdfTexto completoapplication/pdf1007123http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94697/1/000914984.pdf981dc3a9f3ed5caf65b5f9bcf53592a0MD51TEXT000914984.pdf.txt000914984.pdf.txtExtracted Texttext/plain137903http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94697/2/000914984.pdf.txtd4d49765c339fc773a86c227e9bf3d0cMD52THUMBNAIL000914984.pdf.jpg000914984.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1018http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94697/3/000914984.pdf.jpg58dccd63add24071eeb1739ebe8f4350MD5310183/946972018-10-05 08:37:55.248oai:www.lume.ufrgs.br:10183/94697Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-05T11:37:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Apoio ao letramento por meio de uma ferramenta de mineração textual para construção de narrativas |
title |
Apoio ao letramento por meio de uma ferramenta de mineração textual para construção de narrativas |
spellingShingle |
Apoio ao letramento por meio de uma ferramenta de mineração textual para construção de narrativas Langa, Natércia Ricardina Tomás Letramento Narrativa Tecnologia educacional Alfabetización Narrativas Minería de texto |
title_short |
Apoio ao letramento por meio de uma ferramenta de mineração textual para construção de narrativas |
title_full |
Apoio ao letramento por meio de uma ferramenta de mineração textual para construção de narrativas |
title_fullStr |
Apoio ao letramento por meio de uma ferramenta de mineração textual para construção de narrativas |
title_full_unstemmed |
Apoio ao letramento por meio de uma ferramenta de mineração textual para construção de narrativas |
title_sort |
Apoio ao letramento por meio de uma ferramenta de mineração textual para construção de narrativas |
author |
Langa, Natércia Ricardina Tomás |
author_facet |
Langa, Natércia Ricardina Tomás |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Langa, Natércia Ricardina Tomás |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Reategui, Eliseo Berni |
contributor_str_mv |
Reategui, Eliseo Berni |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento Narrativa Tecnologia educacional |
topic |
Letramento Narrativa Tecnologia educacional Alfabetización Narrativas Minería de texto |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Alfabetización Narrativas Minería de texto |
description |
O estudo aqui apresentado procura abordar formas de promoção de letramento aplicando a tecnologia de mineração textual. Sendo assim, desenvolveu-se uma metodologia específica de construção de narrativas aliada a uma ferramenta de mineração textual como proposta pedagógica para promoção do letramento. A ferramenta de mineração textual é capaz de extrair conceitos relevantes de um determinado texto e apresentá-los em forma de grafo de palavras/imagens que auxilia o aluno a construir narrativas que abordem um assunto específico e relacionar com suas experiências de vida. O método para utilização da ferramenta ajuda os estudantes a focar em um dado tema, auxiliando-os a fazer conexões com conhecimentos prévios e a organizar as ideias antes de escrever. Ao professor, essa proposta procura apresentar formas de conciliar o exercício de leitura e escrita com a construção de outros saberes. Ao desafiar o aluno a escrever narrativas que o fazem relacionar um determinado tema a suas experiências de vida, possibilita ao aluno dar mais significado ao que escreve. O estudo foi de caráter qualitativo, onde através da observação participante, realizaram se oficinas onde se aplicou a ferramenta de mineração textual no processo de construção de narrativas. Os resultados da pesquisa permitiram concluir que a ferramenta e método propostos auxiliaram os alunos na escrita de textos com foco nos temas sugeridos, buscando relacioná-los às experiências próprias de cada estudante. |
publishDate |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-04-24T01:52:42Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/94697 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000914984 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/94697 |
identifier_str_mv |
000914984 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94697/1/000914984.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94697/2/000914984.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94697/3/000914984.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
981dc3a9f3ed5caf65b5f9bcf53592a0 d4d49765c339fc773a86c227e9bf3d0c 58dccd63add24071eeb1739ebe8f4350 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085284014981120 |