Apoio ao letramento por meio de uma ferramenta de mineração textual para construção de narrativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Langa, Natércia Ricardina Tomás
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/94697
Resumo: O estudo aqui apresentado procura abordar formas de promoção de letramento aplicando a tecnologia de mineração textual. Sendo assim, desenvolveu-se uma metodologia específica de construção de narrativas aliada a uma ferramenta de mineração textual como proposta pedagógica para promoção do letramento. A ferramenta de mineração textual é capaz de extrair conceitos relevantes de um determinado texto e apresentá-los em forma de grafo de palavras/imagens que auxilia o aluno a construir narrativas que abordem um assunto específico e relacionar com suas experiências de vida. O método para utilização da ferramenta ajuda os estudantes a focar em um dado tema, auxiliando-os a fazer conexões com conhecimentos prévios e a organizar as ideias antes de escrever. Ao professor, essa proposta procura apresentar formas de conciliar o exercício de leitura e escrita com a construção de outros saberes. Ao desafiar o aluno a escrever narrativas que o fazem relacionar um determinado tema a suas experiências de vida, possibilita ao aluno dar mais significado ao que escreve. O estudo foi de caráter qualitativo, onde através da observação participante, realizaram se oficinas onde se aplicou a ferramenta de mineração textual no processo de construção de narrativas. Os resultados da pesquisa permitiram concluir que a ferramenta e método propostos auxiliaram os alunos na escrita de textos com foco nos temas sugeridos, buscando relacioná-los às experiências próprias de cada estudante.
id URGS_dd24db0a173f1fc3b86d6fddad57a45d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/94697
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Langa, Natércia Ricardina TomásReategui, Eliseo Berni2014-04-24T01:52:42Z2014http://hdl.handle.net/10183/94697000914984O estudo aqui apresentado procura abordar formas de promoção de letramento aplicando a tecnologia de mineração textual. Sendo assim, desenvolveu-se uma metodologia específica de construção de narrativas aliada a uma ferramenta de mineração textual como proposta pedagógica para promoção do letramento. A ferramenta de mineração textual é capaz de extrair conceitos relevantes de um determinado texto e apresentá-los em forma de grafo de palavras/imagens que auxilia o aluno a construir narrativas que abordem um assunto específico e relacionar com suas experiências de vida. O método para utilização da ferramenta ajuda os estudantes a focar em um dado tema, auxiliando-os a fazer conexões com conhecimentos prévios e a organizar as ideias antes de escrever. Ao professor, essa proposta procura apresentar formas de conciliar o exercício de leitura e escrita com a construção de outros saberes. Ao desafiar o aluno a escrever narrativas que o fazem relacionar um determinado tema a suas experiências de vida, possibilita ao aluno dar mais significado ao que escreve. O estudo foi de caráter qualitativo, onde através da observação participante, realizaram se oficinas onde se aplicou a ferramenta de mineração textual no processo de construção de narrativas. Os resultados da pesquisa permitiram concluir que a ferramenta e método propostos auxiliaram os alunos na escrita de textos com foco nos temas sugeridos, buscando relacioná-los às experiências próprias de cada estudante.El estudio que aquí se presenta trata de abordar las formas de promover la alfabetización mediante la aplicación de la tecnología de minería de texto. Por lo tanto, hemos desarrollado una metodología específica para la construcción de la narrativa combinada con una herramienta de minería de texto como una propuesta pedagógica para fomentar la alfabetización. La herramienta de minería de texto es capaz de extraer los conceptos relevantes de un texto dado y presentarlos en forma de gráfico de conceptos/ imágenes que ayuda a los estudiantes a construir narrativas que tratan un tema específico y se relacionan con sus experiencias de vida. El método para utilizar la herramienta de ayuda a los estudiantes se centran en un tema en particular, ayudándoles a hacer conexiones con conocimientos previos y organizar ideas antes de escribir. El maestro, esta propuesta busca presentar la forma de conciliar el ejercicio de la lectura y la escritura con la construcción de otros conocimientos. Al desafiar a los estudiantes a escribir narraciones que se refieren a un tema en particular a sus experiencias de vida, permitiendo a los estudiantes para dar más sentido a lo que escriben. El estudio fue de tipo cualitativo, que a través de la observación participante, se realizaron talleres donde se aplicó la herramienta de minería de texto en la proceso de construcción de narrativas. Los resultados del estudio mostraron que el método y la herramienta propuesta ayudaron a los estudiantes en la escritura de textos con un enfoque en temas sugeridos, tratando de relacionarlos con su propia experiencia de cada estudiante.application/pdfporLetramentoNarrativaTecnologia educacionalAlfabetizaciónNarrativasMinería de textoApoio ao letramento por meio de uma ferramenta de mineração textual para construção de narrativasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000914984.pdf000914984.pdfTexto completoapplication/pdf1007123http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94697/1/000914984.pdf981dc3a9f3ed5caf65b5f9bcf53592a0MD51TEXT000914984.pdf.txt000914984.pdf.txtExtracted Texttext/plain137903http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94697/2/000914984.pdf.txtd4d49765c339fc773a86c227e9bf3d0cMD52THUMBNAIL000914984.pdf.jpg000914984.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1018http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94697/3/000914984.pdf.jpg58dccd63add24071eeb1739ebe8f4350MD5310183/946972018-10-05 08:37:55.248oai:www.lume.ufrgs.br:10183/94697Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-05T11:37:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Apoio ao letramento por meio de uma ferramenta de mineração textual para construção de narrativas
title Apoio ao letramento por meio de uma ferramenta de mineração textual para construção de narrativas
spellingShingle Apoio ao letramento por meio de uma ferramenta de mineração textual para construção de narrativas
Langa, Natércia Ricardina Tomás
Letramento
Narrativa
Tecnologia educacional
Alfabetización
Narrativas
Minería de texto
title_short Apoio ao letramento por meio de uma ferramenta de mineração textual para construção de narrativas
title_full Apoio ao letramento por meio de uma ferramenta de mineração textual para construção de narrativas
title_fullStr Apoio ao letramento por meio de uma ferramenta de mineração textual para construção de narrativas
title_full_unstemmed Apoio ao letramento por meio de uma ferramenta de mineração textual para construção de narrativas
title_sort Apoio ao letramento por meio de uma ferramenta de mineração textual para construção de narrativas
author Langa, Natércia Ricardina Tomás
author_facet Langa, Natércia Ricardina Tomás
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Langa, Natércia Ricardina Tomás
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Reategui, Eliseo Berni
contributor_str_mv Reategui, Eliseo Berni
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
Narrativa
Tecnologia educacional
topic Letramento
Narrativa
Tecnologia educacional
Alfabetización
Narrativas
Minería de texto
dc.subject.spa.fl_str_mv Alfabetización
Narrativas
Minería de texto
description O estudo aqui apresentado procura abordar formas de promoção de letramento aplicando a tecnologia de mineração textual. Sendo assim, desenvolveu-se uma metodologia específica de construção de narrativas aliada a uma ferramenta de mineração textual como proposta pedagógica para promoção do letramento. A ferramenta de mineração textual é capaz de extrair conceitos relevantes de um determinado texto e apresentá-los em forma de grafo de palavras/imagens que auxilia o aluno a construir narrativas que abordem um assunto específico e relacionar com suas experiências de vida. O método para utilização da ferramenta ajuda os estudantes a focar em um dado tema, auxiliando-os a fazer conexões com conhecimentos prévios e a organizar as ideias antes de escrever. Ao professor, essa proposta procura apresentar formas de conciliar o exercício de leitura e escrita com a construção de outros saberes. Ao desafiar o aluno a escrever narrativas que o fazem relacionar um determinado tema a suas experiências de vida, possibilita ao aluno dar mais significado ao que escreve. O estudo foi de caráter qualitativo, onde através da observação participante, realizaram se oficinas onde se aplicou a ferramenta de mineração textual no processo de construção de narrativas. Os resultados da pesquisa permitiram concluir que a ferramenta e método propostos auxiliaram os alunos na escrita de textos com foco nos temas sugeridos, buscando relacioná-los às experiências próprias de cada estudante.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-04-24T01:52:42Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/94697
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000914984
url http://hdl.handle.net/10183/94697
identifier_str_mv 000914984
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94697/1/000914984.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94697/2/000914984.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94697/3/000914984.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 981dc3a9f3ed5caf65b5f9bcf53592a0
d4d49765c339fc773a86c227e9bf3d0c
58dccd63add24071eeb1739ebe8f4350
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085284014981120