Galinheiro Pedagógico um espaço de alfabetização científica no Clube de Ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/243436 |
Resumo: | Este artigo teve como objetivo verificar se as atividades desenvolvidas no Clube de Ciências a partir da realidade dos educandos contribuíram para uma aprendizagem significativa dos alunos do 3°, 4° e 5° anos de uma escola do/no campo. Para realização desta pesquisa foram elaboradas oito atividades, em dois meses que envolveu a construção de um galinheiro, evolução da terra e estudo sobre as galinhas. Para levantamento dos dados foi realizado a construção de um livro com os conteúdos estudados. Na análise dos dados se utilizou da Análise Textual Discursiva. Concluiu-se que a Educação em Ciências na escola do/no campo, partindo da realidade dos estudantes através do Clube de Ciências, potencializaram uma aprendizagem significativa. |
id |
UFRGS-2_46a144acaa9fa62992b335f9236bca69 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243436 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rosa, Sabrina Silveira daRodrigues, Andressa Luana MoreiraRobaina, Jose Vicente Lima2022-07-21T04:57:42Z20212525-4863http://hdl.handle.net/10183/243436001145840Este artigo teve como objetivo verificar se as atividades desenvolvidas no Clube de Ciências a partir da realidade dos educandos contribuíram para uma aprendizagem significativa dos alunos do 3°, 4° e 5° anos de uma escola do/no campo. Para realização desta pesquisa foram elaboradas oito atividades, em dois meses que envolveu a construção de um galinheiro, evolução da terra e estudo sobre as galinhas. Para levantamento dos dados foi realizado a construção de um livro com os conteúdos estudados. Na análise dos dados se utilizou da Análise Textual Discursiva. Concluiu-se que a Educação em Ciências na escola do/no campo, partindo da realidade dos estudantes através do Clube de Ciências, potencializaram uma aprendizagem significativa.This article aimed to verify if the activities developed in the Science Club based on the reality of the students contributed to a significant learning of the students of the 3rd, 4th and 5th years of a school in the countryside. In order to carry out this research, eight activities were carried out in two months, which involved the construction of a chicken coop, the evolution of the land and a study on the hens. To collect the data, a book with the studied contents was built. In the analysis of the data it was used the Discursive Textual Analysis where it was concluded that the Science Education in the school of/in the countryside, starting from the reality of the students through the Science Club, potentiated a significant learning.Este artículo tuvo como objetivo verificar si las actividades desarrolladas en el Club de Ciencias a partir de la realidad de los alumnos contribuyeron a un aprendizaje significativo de los alumnos de 3º, 4º y 5º curso de una escuela en el campo. Para la realización de esta investigación se elaboraron ocho actividades, en dos meses, que involucraron la construcción de un gallinero, evolución de la Tierra y estudio de las gallinas. Para la recogida de datos se construyó un libro con los contenidos estudiados. En el análisis de los datos se utilizó el Análisis Textual Discursivo donde se concluyó que la Educación Científica en la escuela de/en el campo, a partir de la realidad de los estudiantes a través del Club de Ciencias, potenció un aprendizaje significativo.application/pdfporRevista Brasileira de Educação do Campo. Tocantinópolis, TO. Vol. 6 (2021), e11573 [24 f.]Educação ruralCiênciasEnsino-aprendizagemRural EducationPopularization of scienceMeaningful learningCountryside science rural educationRural educationPopularización de la cienciaAprendizaje significativaClub de ciencia, educación ruralEducación ruralGalinheiro Pedagógico um espaço de alfabetização científica no Clube de CiênciasPedagogical chicken : a space for scientific literacy in the science clubGallinero pedagógico : un espacio de alfabetización científica en el club de cienciasinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001145840.pdf.txt001145840.pdf.txtExtracted Texttext/plain53445http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243436/2/001145840.pdf.txt0f6650e55172b9efa7ae754aff3324a9MD52ORIGINAL001145840.pdfTexto completoapplication/pdf1246338http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243436/1/001145840.pdf5e59b5140cfa85b2fe5683bd69860df2MD5110183/2434362022-07-22 04:55:20.702663oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243436Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-22T07:55:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Galinheiro Pedagógico um espaço de alfabetização científica no Clube de Ciências |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Pedagogical chicken : a space for scientific literacy in the science club |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Gallinero pedagógico : un espacio de alfabetización científica en el club de ciencias |
title |
Galinheiro Pedagógico um espaço de alfabetização científica no Clube de Ciências |
spellingShingle |
Galinheiro Pedagógico um espaço de alfabetização científica no Clube de Ciências Rosa, Sabrina Silveira da Educação rural Ciências Ensino-aprendizagem Rural Education Popularization of science Meaningful learning Countryside science rural education Rural education Popularización de la ciencia Aprendizaje significativa Club de ciencia, educación rural Educación rural |
title_short |
Galinheiro Pedagógico um espaço de alfabetização científica no Clube de Ciências |
title_full |
Galinheiro Pedagógico um espaço de alfabetização científica no Clube de Ciências |
title_fullStr |
Galinheiro Pedagógico um espaço de alfabetização científica no Clube de Ciências |
title_full_unstemmed |
Galinheiro Pedagógico um espaço de alfabetização científica no Clube de Ciências |
title_sort |
Galinheiro Pedagógico um espaço de alfabetização científica no Clube de Ciências |
author |
Rosa, Sabrina Silveira da |
author_facet |
Rosa, Sabrina Silveira da Rodrigues, Andressa Luana Moreira Robaina, Jose Vicente Lima |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Andressa Luana Moreira Robaina, Jose Vicente Lima |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Sabrina Silveira da Rodrigues, Andressa Luana Moreira Robaina, Jose Vicente Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação rural Ciências Ensino-aprendizagem |
topic |
Educação rural Ciências Ensino-aprendizagem Rural Education Popularization of science Meaningful learning Countryside science rural education Rural education Popularización de la ciencia Aprendizaje significativa Club de ciencia, educación rural Educación rural |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Rural Education Popularization of science Meaningful learning Countryside science rural education Rural education |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Popularización de la ciencia Aprendizaje significativa Club de ciencia, educación rural Educación rural |
description |
Este artigo teve como objetivo verificar se as atividades desenvolvidas no Clube de Ciências a partir da realidade dos educandos contribuíram para uma aprendizagem significativa dos alunos do 3°, 4° e 5° anos de uma escola do/no campo. Para realização desta pesquisa foram elaboradas oito atividades, em dois meses que envolveu a construção de um galinheiro, evolução da terra e estudo sobre as galinhas. Para levantamento dos dados foi realizado a construção de um livro com os conteúdos estudados. Na análise dos dados se utilizou da Análise Textual Discursiva. Concluiu-se que a Educação em Ciências na escola do/no campo, partindo da realidade dos estudantes através do Clube de Ciências, potencializaram uma aprendizagem significativa. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-21T04:57:42Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/243436 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2525-4863 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001145840 |
identifier_str_mv |
2525-4863 001145840 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/243436 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação do Campo. Tocantinópolis, TO. Vol. 6 (2021), e11573 [24 f.] |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243436/2/001145840.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243436/1/001145840.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0f6650e55172b9efa7ae754aff3324a9 5e59b5140cfa85b2fe5683bd69860df2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447798840033280 |