Galinheiro Pedagógico um espaço de alfabetização científica no Clube de Ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Sabrina Silveira da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Rodrigues, Andressa Luana Moreira, Robaina, Jose Vicente Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/243436
Resumo: Este artigo teve como objetivo verificar se as atividades desenvolvidas no Clube de Ciências a partir da realidade dos educandos contribuíram para uma aprendizagem significativa dos alunos do 3°, 4° e 5° anos de uma escola do/no campo. Para realização desta pesquisa foram elaboradas oito atividades, em dois meses que envolveu a construção de um galinheiro, evolução da terra e estudo sobre as galinhas. Para levantamento dos dados foi realizado a construção de um livro com os conteúdos estudados. Na análise dos dados se utilizou da Análise Textual Discursiva. Concluiu-se que a Educação em Ciências na escola do/no campo, partindo da realidade dos estudantes através do Clube de Ciências, potencializaram uma aprendizagem significativa.
id UFRGS-2_46a144acaa9fa62992b335f9236bca69
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243436
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rosa, Sabrina Silveira daRodrigues, Andressa Luana MoreiraRobaina, Jose Vicente Lima2022-07-21T04:57:42Z20212525-4863http://hdl.handle.net/10183/243436001145840Este artigo teve como objetivo verificar se as atividades desenvolvidas no Clube de Ciências a partir da realidade dos educandos contribuíram para uma aprendizagem significativa dos alunos do 3°, 4° e 5° anos de uma escola do/no campo. Para realização desta pesquisa foram elaboradas oito atividades, em dois meses que envolveu a construção de um galinheiro, evolução da terra e estudo sobre as galinhas. Para levantamento dos dados foi realizado a construção de um livro com os conteúdos estudados. Na análise dos dados se utilizou da Análise Textual Discursiva. Concluiu-se que a Educação em Ciências na escola do/no campo, partindo da realidade dos estudantes através do Clube de Ciências, potencializaram uma aprendizagem significativa.This article aimed to verify if the activities developed in the Science Club based on the reality of the students contributed to a significant learning of the students of the 3rd, 4th and 5th years of a school in the countryside. In order to carry out this research, eight activities were carried out in two months, which involved the construction of a chicken coop, the evolution of the land and a study on the hens. To collect the data, a book with the studied contents was built. In the analysis of the data it was used the Discursive Textual Analysis where it was concluded that the Science Education in the school of/in the countryside, starting from the reality of the students through the Science Club, potentiated a significant learning.Este artículo tuvo como objetivo verificar si las actividades desarrolladas en el Club de Ciencias a partir de la realidad de los alumnos contribuyeron a un aprendizaje significativo de los alumnos de 3º, 4º y 5º curso de una escuela en el campo. Para la realización de esta investigación se elaboraron ocho actividades, en dos meses, que involucraron la construcción de un gallinero, evolución de la Tierra y estudio de las gallinas. Para la recogida de datos se construyó un libro con los contenidos estudiados. En el análisis de los datos se utilizó el Análisis Textual Discursivo donde se concluyó que la Educación Científica en la escuela de/en el campo, a partir de la realidad de los estudiantes a través del Club de Ciencias, potenció un aprendizaje significativo.application/pdfporRevista Brasileira de Educação do Campo. Tocantinópolis, TO. Vol. 6 (2021), e11573 [24 f.]Educação ruralCiênciasEnsino-aprendizagemRural EducationPopularization of scienceMeaningful learningCountryside science rural educationRural educationPopularización de la cienciaAprendizaje significativaClub de ciencia, educación ruralEducación ruralGalinheiro Pedagógico um espaço de alfabetização científica no Clube de CiênciasPedagogical chicken : a space for scientific literacy in the science clubGallinero pedagógico : un espacio de alfabetización científica en el club de cienciasinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001145840.pdf.txt001145840.pdf.txtExtracted Texttext/plain53445http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243436/2/001145840.pdf.txt0f6650e55172b9efa7ae754aff3324a9MD52ORIGINAL001145840.pdfTexto completoapplication/pdf1246338http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243436/1/001145840.pdf5e59b5140cfa85b2fe5683bd69860df2MD5110183/2434362022-07-22 04:55:20.702663oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243436Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-22T07:55:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Galinheiro Pedagógico um espaço de alfabetização científica no Clube de Ciências
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Pedagogical chicken : a space for scientific literacy in the science club
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Gallinero pedagógico : un espacio de alfabetización científica en el club de ciencias
title Galinheiro Pedagógico um espaço de alfabetização científica no Clube de Ciências
spellingShingle Galinheiro Pedagógico um espaço de alfabetização científica no Clube de Ciências
Rosa, Sabrina Silveira da
Educação rural
Ciências
Ensino-aprendizagem
Rural Education
Popularization of science
Meaningful learning
Countryside science rural education
Rural education
Popularización de la ciencia
Aprendizaje significativa
Club de ciencia, educación rural
Educación rural
title_short Galinheiro Pedagógico um espaço de alfabetização científica no Clube de Ciências
title_full Galinheiro Pedagógico um espaço de alfabetização científica no Clube de Ciências
title_fullStr Galinheiro Pedagógico um espaço de alfabetização científica no Clube de Ciências
title_full_unstemmed Galinheiro Pedagógico um espaço de alfabetização científica no Clube de Ciências
title_sort Galinheiro Pedagógico um espaço de alfabetização científica no Clube de Ciências
author Rosa, Sabrina Silveira da
author_facet Rosa, Sabrina Silveira da
Rodrigues, Andressa Luana Moreira
Robaina, Jose Vicente Lima
author_role author
author2 Rodrigues, Andressa Luana Moreira
Robaina, Jose Vicente Lima
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Sabrina Silveira da
Rodrigues, Andressa Luana Moreira
Robaina, Jose Vicente Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Educação rural
Ciências
Ensino-aprendizagem
topic Educação rural
Ciências
Ensino-aprendizagem
Rural Education
Popularization of science
Meaningful learning
Countryside science rural education
Rural education
Popularización de la ciencia
Aprendizaje significativa
Club de ciencia, educación rural
Educación rural
dc.subject.eng.fl_str_mv Rural Education
Popularization of science
Meaningful learning
Countryside science rural education
Rural education
dc.subject.spa.fl_str_mv Popularización de la ciencia
Aprendizaje significativa
Club de ciencia, educación rural
Educación rural
description Este artigo teve como objetivo verificar se as atividades desenvolvidas no Clube de Ciências a partir da realidade dos educandos contribuíram para uma aprendizagem significativa dos alunos do 3°, 4° e 5° anos de uma escola do/no campo. Para realização desta pesquisa foram elaboradas oito atividades, em dois meses que envolveu a construção de um galinheiro, evolução da terra e estudo sobre as galinhas. Para levantamento dos dados foi realizado a construção de um livro com os conteúdos estudados. Na análise dos dados se utilizou da Análise Textual Discursiva. Concluiu-se que a Educação em Ciências na escola do/no campo, partindo da realidade dos estudantes através do Clube de Ciências, potencializaram uma aprendizagem significativa.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-21T04:57:42Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/243436
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2525-4863
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001145840
identifier_str_mv 2525-4863
001145840
url http://hdl.handle.net/10183/243436
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação do Campo. Tocantinópolis, TO. Vol. 6 (2021), e11573 [24 f.]
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243436/2/001145840.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243436/1/001145840.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0f6650e55172b9efa7ae754aff3324a9
5e59b5140cfa85b2fe5683bd69860df2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447798840033280