THE CONVERGING POINTS AMONG THE THEORISTS OF RURAL EDUCATION

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Heloisa da Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Oliveira, Bianca da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6376
Resumo: Este artigo é resultado da pesquisa de Iniciação Científica da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas, que teve como título: “Os Teóricos da Educação do Campo”. O estudo centrou-se nos principais autores/as teóricos/as referente à coletânea Por Uma Educação do Campo e outros, que tratam a Educação do Campo, dentre os quais se destacam: Arroyo (1999), Fernandes (1999), Caldart (2000), Molina (2004) e Benjamin (2000). O artigo está divido em 4 (quatro) pontos: 1) Breve histórico sobre a Educação do Campo; 2) Os Movimentos Sociais e a Educação do Campo; 3) Os/as Teóricos/as e a concepção da Educação do Campo; 4) Os/as teóricos/as e os pontos fundamentais para compreender a concepção da Educação do Campo. A pesquisa teve como foco o seguinte objetivo geral: Analisar os Teóricos que sustentam a concepção de Educação do Campo. Objetivos específicos são: 1) Estudar os referenciais teóricos da Educação do Campo; 2) Refletir sobre a concepção da Educação do Campo e os pontos convergentes. O procedimento metodológico da pesquisa teve como base a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, centrada nos autores que vem discutindo os princípios, fundamentos epistemológicos e conceituais da Educação do Campo. A conclusão da pesquisa centrou nos estudos da temática da Educação do Campo e sua relação com a perspectiva dos Movimentos Sociais do Campo, considerando suas contribuições para a formulação de uma educação significativa e contextualizada para os sujeitos desse contexto. Assim, evidenciaram-se as concepções de Educação do Campo atribuídas pelos/as autores/as teóricos/as ao longo da pesquisa, bem como a contribuição dos Movimentos Sociais para a elaboração de propostas educacionais voltadas para a realidade do campo brasileiro.
id UESB-7_51572bf56f8cecf090f82e2a7f35cef4
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6376
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling THE CONVERGING POINTS AMONG THE THEORISTS OF RURAL EDUCATIONOS PONTOS CONVERGENTES ENTRE OS/AS TEÓRICOS/AS DA EDUCAÇÃO DO CAMPOLOS PUNTOS CONVERGENTES ENTRE LA EDUCACIÓN TEÓRICA/DEL CAMPOEducação do CampoMovimento SocialEducação RuralEducación del campomovimiento socialeducación ruralRural EducationSocial MovementCountryside EducationEste artigo é resultado da pesquisa de Iniciação Científica da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas, que teve como título: “Os Teóricos da Educação do Campo”. O estudo centrou-se nos principais autores/as teóricos/as referente à coletânea Por Uma Educação do Campo e outros, que tratam a Educação do Campo, dentre os quais se destacam: Arroyo (1999), Fernandes (1999), Caldart (2000), Molina (2004) e Benjamin (2000). O artigo está divido em 4 (quatro) pontos: 1) Breve histórico sobre a Educação do Campo; 2) Os Movimentos Sociais e a Educação do Campo; 3) Os/as Teóricos/as e a concepção da Educação do Campo; 4) Os/as teóricos/as e os pontos fundamentais para compreender a concepção da Educação do Campo. A pesquisa teve como foco o seguinte objetivo geral: Analisar os Teóricos que sustentam a concepção de Educação do Campo. Objetivos específicos são: 1) Estudar os referenciais teóricos da Educação do Campo; 2) Refletir sobre a concepção da Educação do Campo e os pontos convergentes. O procedimento metodológico da pesquisa teve como base a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, centrada nos autores que vem discutindo os princípios, fundamentos epistemológicos e conceituais da Educação do Campo. A conclusão da pesquisa centrou nos estudos da temática da Educação do Campo e sua relação com a perspectiva dos Movimentos Sociais do Campo, considerando suas contribuições para a formulação de uma educação significativa e contextualizada para os sujeitos desse contexto. Assim, evidenciaram-se as concepções de Educação do Campo atribuídas pelos/as autores/as teóricos/as ao longo da pesquisa, bem como a contribuição dos Movimentos Sociais para a elaboração de propostas educacionais voltadas para a realidade do campo brasileiro.This article is the result of a Scientific Initiation research at the Faculty of Education, Federal University of Amazonas, which had the title: “The Theorists of Rural Education”. The study focused on the main theoretical authors referring to the collection Por Uma Educação do Campo and others, which deal with Rural Education, among which stand out: Arroyo (1999), Fernandes (1999), Caldart (2000 ), Molina (2004) and Benjamin (2000). The article is divided into 4 (four) points: 1) Brief history of Rural Education; 2) Social Movements and Rural Education; 3) Theorists and the concept of Rural Education; 4) Theorists and the fundamental points to understand the concept of Rural Education. The research focused on the following general objective: To analyze the theorists who support the concept of rural education. The specific objectives are: 1) To study the theoretical references of Rural Education; 2) To reflect on the concept of Rural Education and the converging points. The methodological procedure of research was based on qualitative bibliographic research, centered on the authors who have been discussing the principles, epistemological and conceptual foundations of Rural Education. The conclusion of the research centered on studies on the theme of Rural Education and its relationship with the perspective of Social Movements in the Countryside, considering their contributions to the formulation of meaningful and contextualized education for subjects in this context. Thus, the conceptions of Rural Education attributed by the theoretical authors became evident throughout the research, as well as the contribution of the Social Movements for the elaboration of educational proposals focused on the reality of the Brazilian countryside.Este artículo es el resultado de la investigación de Iniciación Científica de la Facultad de Educación de la Universidad Federal de Amazonas, que tenía el título: "Los teóricos de la educación rural". El estudio se centró en los principales autores teóricos que se refieren a la colección Por Uma Educação do Campo y otros, que tratan sobre Educación Rural, entre los que destacan: Arroyo (1999), Fernandes (1999), Caldart (2000), Molina (2004) y Benjamin (2000). El artículo está dividido en 4 (cuatro) puntos: 1) Breve historia de la educación rural; 2) Movimientos sociales y educación rural; 3) teóricos y el concepto de educación rural; 4) Los teóricos y los puntos fundamentales para comprender el concepto de Educación Rural. La investigación se centró en el siguiente objetivo general: analizar a los teóricos que apoyan el concepto de educación rural. Los objetivos específicos son: 1) estudiar las referencias teóricas de la educación rural; 2) Reflexionar sobre el concepto de Educación Rural y los puntos convergentes. El procedimiento metodológico de la investigación se basó en la investigación bibliográfica cualitativa, centrada en los autores que han estado discutiendo los principios, fundamentos epistemológicos y conceptuales de la educación rural. La conclusión de la investigación se centró en estudios sobre el tema de la educación rural y su relación con la perspectiva de los movimientos sociales en el campo, considerando sus contribuciones a la formulación de una educación significativa y contextualizada para los sujetos en este contexto. Así, se hizo evidente las concepciones de la educación rural atribuidas por los autores teóricos a lo largo de la investigación, así como la contribución de los movimientos sociales para la elaboración de propuestas educativas centradas en la realidad del campo brasileño.Edições UESB2020-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/637610.22481/praxisedu.v16i39.6376Práxis Educacional; v. 16 n. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 238-258Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 238-258Práxis Educacional; Vol. 16 No. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 238-2582178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6376/4702Borges, Heloisa da SilvaOliveira, Bianca da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:21:41Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6376Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:21:41Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv THE CONVERGING POINTS AMONG THE THEORISTS OF RURAL EDUCATION
OS PONTOS CONVERGENTES ENTRE OS/AS TEÓRICOS/AS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO
LOS PUNTOS CONVERGENTES ENTRE LA EDUCACIÓN TEÓRICA/DEL CAMPO
title THE CONVERGING POINTS AMONG THE THEORISTS OF RURAL EDUCATION
spellingShingle THE CONVERGING POINTS AMONG THE THEORISTS OF RURAL EDUCATION
Borges, Heloisa da Silva
Educação do Campo
Movimento Social
Educação Rural
Educación del campo
movimiento social
educación rural
Rural Education
Social Movement
Countryside Education
title_short THE CONVERGING POINTS AMONG THE THEORISTS OF RURAL EDUCATION
title_full THE CONVERGING POINTS AMONG THE THEORISTS OF RURAL EDUCATION
title_fullStr THE CONVERGING POINTS AMONG THE THEORISTS OF RURAL EDUCATION
title_full_unstemmed THE CONVERGING POINTS AMONG THE THEORISTS OF RURAL EDUCATION
title_sort THE CONVERGING POINTS AMONG THE THEORISTS OF RURAL EDUCATION
author Borges, Heloisa da Silva
author_facet Borges, Heloisa da Silva
Oliveira, Bianca da Silva
author_role author
author2 Oliveira, Bianca da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Heloisa da Silva
Oliveira, Bianca da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do Campo
Movimento Social
Educação Rural
Educación del campo
movimiento social
educación rural
Rural Education
Social Movement
Countryside Education
topic Educação do Campo
Movimento Social
Educação Rural
Educación del campo
movimiento social
educación rural
Rural Education
Social Movement
Countryside Education
description Este artigo é resultado da pesquisa de Iniciação Científica da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas, que teve como título: “Os Teóricos da Educação do Campo”. O estudo centrou-se nos principais autores/as teóricos/as referente à coletânea Por Uma Educação do Campo e outros, que tratam a Educação do Campo, dentre os quais se destacam: Arroyo (1999), Fernandes (1999), Caldart (2000), Molina (2004) e Benjamin (2000). O artigo está divido em 4 (quatro) pontos: 1) Breve histórico sobre a Educação do Campo; 2) Os Movimentos Sociais e a Educação do Campo; 3) Os/as Teóricos/as e a concepção da Educação do Campo; 4) Os/as teóricos/as e os pontos fundamentais para compreender a concepção da Educação do Campo. A pesquisa teve como foco o seguinte objetivo geral: Analisar os Teóricos que sustentam a concepção de Educação do Campo. Objetivos específicos são: 1) Estudar os referenciais teóricos da Educação do Campo; 2) Refletir sobre a concepção da Educação do Campo e os pontos convergentes. O procedimento metodológico da pesquisa teve como base a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, centrada nos autores que vem discutindo os princípios, fundamentos epistemológicos e conceituais da Educação do Campo. A conclusão da pesquisa centrou nos estudos da temática da Educação do Campo e sua relação com a perspectiva dos Movimentos Sociais do Campo, considerando suas contribuições para a formulação de uma educação significativa e contextualizada para os sujeitos desse contexto. Assim, evidenciaram-se as concepções de Educação do Campo atribuídas pelos/as autores/as teóricos/as ao longo da pesquisa, bem como a contribuição dos Movimentos Sociais para a elaboração de propostas educacionais voltadas para a realidade do campo brasileiro.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6376
10.22481/praxisedu.v16i39.6376
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6376
identifier_str_mv 10.22481/praxisedu.v16i39.6376
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6376/4702
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 16 n. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 238-258
Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 238-258
Práxis Educacional; Vol. 16 No. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 238-258
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068814373879808