A articulação entre o Projeto Político Pedagógico escolar, o plano de trabalho de um professor de educação física e sua prática pedagógica : um estudo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis, Amanda Dória de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/39174
Resumo: Este Projeto propõe investigar sobre a relação entre a prática pedagógica do professor de educação física, o Projeto Político Pedagógico escolar, e o Plano de Trabalho do professor. Na parte introdutória justifico e contextualizo sobre a necessidade de uma prática pedagógica em Educação Física que esteja vinculada ao Projeto Político Pedagógico da escola. Posteriormente, em um breve referencial bibliográfico abordo aspectos legais sobre a educação no Brasil, bem como a importância do Projeto Político Pedagógico. Ainda no referencial, reforço a importância da diversificação dos conteúdos nas aulas de educação física, conforme sugerido pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Esta pesquisa é um estudo de caso onde o sujeito é um professor de educação física de uma escola pública federal de Porto Alegre. Este professor foi entrevistado a respeito do Projeto Político Pedagógico, e do seu Plano de Trabalho. Também foram observadas duas aulas para obter dados que serão associados ao Projeto Político Pedagógico da Escola.
id UFRGS-2_46cf24af7615ab24b1bf5e487755b525
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39174
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Assis, Amanda Dória deGaya, Adroaldo Cezar Araujo2012-04-14T01:23:39Z2011http://hdl.handle.net/10183/39174000826038Este Projeto propõe investigar sobre a relação entre a prática pedagógica do professor de educação física, o Projeto Político Pedagógico escolar, e o Plano de Trabalho do professor. Na parte introdutória justifico e contextualizo sobre a necessidade de uma prática pedagógica em Educação Física que esteja vinculada ao Projeto Político Pedagógico da escola. Posteriormente, em um breve referencial bibliográfico abordo aspectos legais sobre a educação no Brasil, bem como a importância do Projeto Político Pedagógico. Ainda no referencial, reforço a importância da diversificação dos conteúdos nas aulas de educação física, conforme sugerido pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Esta pesquisa é um estudo de caso onde o sujeito é um professor de educação física de uma escola pública federal de Porto Alegre. Este professor foi entrevistado a respeito do Projeto Político Pedagógico, e do seu Plano de Trabalho. Também foram observadas duas aulas para obter dados que serão associados ao Projeto Político Pedagógico da Escola.This project proposes to investigate the relationship between the practice of teaching physical education, the academic Pedagogical Political Project and teacher´s Work Plan. In the introductory, I justify and contextualize the need for a pedagogical practice in physical education that is linked to the Pedagogical Political Project of the school. After that, in a brief bibliographic references, the subject is the legal aspects on education in Brazil, as well as the importance of the Pedagogical Political Project. And also, I reinforce the importance of diversification of content in physical education classes, as suggested by the Brazilian National Curriculum Parameters. This research is a study of case in wich the subject is a physical education teacher working at a federal public school, in the city of Porto Alegre. This teacher was interviewed and asked about the Political Pedagogical Project and the his Work Plan. It was also observed two classes to get data that will be associated with the Pedagogical Political Project of the School.application/pdfporPrática pedagógicaProjeto pedagógicoSchoolPedagogical political projectTeacherPedagogical practiceA articulação entre o Projeto Político Pedagógico escolar, o plano de trabalho de um professor de educação física e sua prática pedagógica : um estudoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2011Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000826038.pdf000826038.pdfTexto completoapplication/pdf626125http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39174/1/000826038.pdf6ee47be0f5b2b33bddad72dade66d81bMD51TEXT000826038.pdf.txt000826038.pdf.txtExtracted Texttext/plain58782http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39174/2/000826038.pdf.txt0002ac71dd248ea8f9670a9266103d76MD52THUMBNAIL000826038.pdf.jpg000826038.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1066http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39174/3/000826038.pdf.jpg4684699d556c580ab4a2bec06dd66f2aMD5310183/391742022-06-17 04:46:54.128104oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39174Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-17T07:46:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A articulação entre o Projeto Político Pedagógico escolar, o plano de trabalho de um professor de educação física e sua prática pedagógica : um estudo
title A articulação entre o Projeto Político Pedagógico escolar, o plano de trabalho de um professor de educação física e sua prática pedagógica : um estudo
spellingShingle A articulação entre o Projeto Político Pedagógico escolar, o plano de trabalho de um professor de educação física e sua prática pedagógica : um estudo
Assis, Amanda Dória de
Prática pedagógica
Projeto pedagógico
School
Pedagogical political project
Teacher
Pedagogical practice
title_short A articulação entre o Projeto Político Pedagógico escolar, o plano de trabalho de um professor de educação física e sua prática pedagógica : um estudo
title_full A articulação entre o Projeto Político Pedagógico escolar, o plano de trabalho de um professor de educação física e sua prática pedagógica : um estudo
title_fullStr A articulação entre o Projeto Político Pedagógico escolar, o plano de trabalho de um professor de educação física e sua prática pedagógica : um estudo
title_full_unstemmed A articulação entre o Projeto Político Pedagógico escolar, o plano de trabalho de um professor de educação física e sua prática pedagógica : um estudo
title_sort A articulação entre o Projeto Político Pedagógico escolar, o plano de trabalho de um professor de educação física e sua prática pedagógica : um estudo
author Assis, Amanda Dória de
author_facet Assis, Amanda Dória de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Assis, Amanda Dória de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gaya, Adroaldo Cezar Araujo
contributor_str_mv Gaya, Adroaldo Cezar Araujo
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica
Projeto pedagógico
topic Prática pedagógica
Projeto pedagógico
School
Pedagogical political project
Teacher
Pedagogical practice
dc.subject.eng.fl_str_mv School
Pedagogical political project
Teacher
Pedagogical practice
description Este Projeto propõe investigar sobre a relação entre a prática pedagógica do professor de educação física, o Projeto Político Pedagógico escolar, e o Plano de Trabalho do professor. Na parte introdutória justifico e contextualizo sobre a necessidade de uma prática pedagógica em Educação Física que esteja vinculada ao Projeto Político Pedagógico da escola. Posteriormente, em um breve referencial bibliográfico abordo aspectos legais sobre a educação no Brasil, bem como a importância do Projeto Político Pedagógico. Ainda no referencial, reforço a importância da diversificação dos conteúdos nas aulas de educação física, conforme sugerido pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Esta pesquisa é um estudo de caso onde o sujeito é um professor de educação física de uma escola pública federal de Porto Alegre. Este professor foi entrevistado a respeito do Projeto Político Pedagógico, e do seu Plano de Trabalho. Também foram observadas duas aulas para obter dados que serão associados ao Projeto Político Pedagógico da Escola.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-04-14T01:23:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/39174
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000826038
url http://hdl.handle.net/10183/39174
identifier_str_mv 000826038
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39174/1/000826038.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39174/2/000826038.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39174/3/000826038.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6ee47be0f5b2b33bddad72dade66d81b
0002ac71dd248ea8f9670a9266103d76
4684699d556c580ab4a2bec06dd66f2a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224426345201664