A reestruturação curricular do curso de Licenciatura em Física da UFRGS : construção de novas identidades na formação docente inicial do século XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Massoni, Neusa Teresinha
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Brückmann, Magale Elisa, Alves-Brito, Alan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/217849
Resumo: Este artigo objetiva apresentar o processo de reestruturação dos currículos do curso de Licenciatura em Física do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul atendendo à Resolução CNE/CP 02/2015 do MEC. Apresentamos e analisamos ao longo do texto os documentos oficiais que geraram as modificações nos currículos e construímos uma linha histórica dos movimentos que resultaram na reestruturação, além de refletir os desafios que se foram colocando no processo de (re)construção curricular na perspectiva dos diferentes agentes envolvidos (gestores, professores e estudantes). Esperamos que a experiência aqui narrada possa ser útil ao processo de reformulação de outros cursos espalhados pelo Brasil, contribuindo não apenas para questionar o papel da legislação vigente, mas, sobretudo, para refletir as complexas relações de poder e os desafios à construção de uma identidade própria para a licenciatura.
id UFRGS-2_46df73c80d5f7dd316035ee920f26f15
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217849
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Massoni, Neusa TeresinhaBrückmann, Magale ElisaAlves-Brito, Alan2021-02-09T04:08:19Z20202237-9185http://hdl.handle.net/10183/217849001117983Este artigo objetiva apresentar o processo de reestruturação dos currículos do curso de Licenciatura em Física do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul atendendo à Resolução CNE/CP 02/2015 do MEC. Apresentamos e analisamos ao longo do texto os documentos oficiais que geraram as modificações nos currículos e construímos uma linha histórica dos movimentos que resultaram na reestruturação, além de refletir os desafios que se foram colocando no processo de (re)construção curricular na perspectiva dos diferentes agentes envolvidos (gestores, professores e estudantes). Esperamos que a experiência aqui narrada possa ser útil ao processo de reformulação de outros cursos espalhados pelo Brasil, contribuindo não apenas para questionar o papel da legislação vigente, mas, sobretudo, para refletir as complexas relações de poder e os desafios à construção de uma identidade própria para a licenciatura.This article aims to reflectively present the process of restructuring the curricula of the course of formation of Physics Teachers at the Physics Institute of the Federal University of Rio Grande do Sul in compliance with Resolution CNE/CP 02/2015 of the MEC. We present and analyze throughout the text the official documents that generated the changes in the curricula and build a historical line of the movements that resulted in the changes, in addition to reflecting the challenges that were posed in the curriculum (re) construction process from the perspective of the different agents (managers, teachers and students). It is hoped that the experience narrated here can be useful to the process of reformulating other courses spread throughout Brazil, contributing not only to question the role of current legislation, but, above all, to reflect the complex power relations and challenges to the construction of an identity for the degree.Este artículo tiene como objetivo presentar el proceso de reestructuración de los planes de estudio del curso de Física en el Instituto de Física de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul en cumplimiento de la Resolución CNE / CP 02/2015 del MEC. Los documentos oficiales que generaron los cambios en los planes de estudio se presentan y analizan a lo largo del texto y construimos una línea histórica de los movimientos que resultaron en la reestructuración, además de reflejar los desafíos que se plantearon en el proceso de (re) construcción del plan de estudios en el perspectiva de los diferentes agentes (gerentes, docentes y alumnos). Se espera que la experiencia narrada aquí pueda ser útil para el proceso de reformulación de otros cursos distribuidos en todo Brasil, contribuyendo no solo a cuestionar el papel de la legislación actual, sino, sobre todo, a reflejar las complejas relaciones de poder y los desafíos para la construcción de su propia identidad para el grado.application/pdfporRevista Educar Mais. Pelotas, RS. Vol. 4, n. 3 (2020), p. 512-541Formação inicialReestruturação curricularLicenciatura em FísicaInitial formationCurriculum restructuringPhysics teacher training course.Formación inicialReestructuración curricularLicenciada en FísicaA reestruturação curricular do curso de Licenciatura em Física da UFRGS : construção de novas identidades na formação docente inicial do século XXICurriculum restructuring of the Physics teacher training course at UFRGS : the process of rethinking in the formation of teachingReestructuración curricular del curso de formación de profesores de Física en UFRGS : el proceso de repensar en la formación docenteinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001117983.pdf.txt001117983.pdf.txtExtracted Texttext/plain100829http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217849/2/001117983.pdf.txt1d6a9f68d1547fcd23ba5bf12c7d0299MD52ORIGINAL001117983.pdfTexto completoapplication/pdf413955http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217849/1/001117983.pdf56ece90ca192927926edfdd9127ee3b4MD5110183/2178492023-05-14 03:25:12.139455oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217849Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-14T06:25:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A reestruturação curricular do curso de Licenciatura em Física da UFRGS : construção de novas identidades na formação docente inicial do século XXI
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Curriculum restructuring of the Physics teacher training course at UFRGS : the process of rethinking in the formation of teaching
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Reestructuración curricular del curso de formación de profesores de Física en UFRGS : el proceso de repensar en la formación docente
title A reestruturação curricular do curso de Licenciatura em Física da UFRGS : construção de novas identidades na formação docente inicial do século XXI
spellingShingle A reestruturação curricular do curso de Licenciatura em Física da UFRGS : construção de novas identidades na formação docente inicial do século XXI
Massoni, Neusa Teresinha
Formação inicial
Reestruturação curricular
Licenciatura em Física
Initial formation
Curriculum restructuring
Physics teacher training course.
Formación inicial
Reestructuración curricular
Licenciada en Física
title_short A reestruturação curricular do curso de Licenciatura em Física da UFRGS : construção de novas identidades na formação docente inicial do século XXI
title_full A reestruturação curricular do curso de Licenciatura em Física da UFRGS : construção de novas identidades na formação docente inicial do século XXI
title_fullStr A reestruturação curricular do curso de Licenciatura em Física da UFRGS : construção de novas identidades na formação docente inicial do século XXI
title_full_unstemmed A reestruturação curricular do curso de Licenciatura em Física da UFRGS : construção de novas identidades na formação docente inicial do século XXI
title_sort A reestruturação curricular do curso de Licenciatura em Física da UFRGS : construção de novas identidades na formação docente inicial do século XXI
author Massoni, Neusa Teresinha
author_facet Massoni, Neusa Teresinha
Brückmann, Magale Elisa
Alves-Brito, Alan
author_role author
author2 Brückmann, Magale Elisa
Alves-Brito, Alan
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Massoni, Neusa Teresinha
Brückmann, Magale Elisa
Alves-Brito, Alan
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial
Reestruturação curricular
Licenciatura em Física
topic Formação inicial
Reestruturação curricular
Licenciatura em Física
Initial formation
Curriculum restructuring
Physics teacher training course.
Formación inicial
Reestructuración curricular
Licenciada en Física
dc.subject.eng.fl_str_mv Initial formation
Curriculum restructuring
Physics teacher training course.
dc.subject.spa.fl_str_mv Formación inicial
Reestructuración curricular
Licenciada en Física
description Este artigo objetiva apresentar o processo de reestruturação dos currículos do curso de Licenciatura em Física do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul atendendo à Resolução CNE/CP 02/2015 do MEC. Apresentamos e analisamos ao longo do texto os documentos oficiais que geraram as modificações nos currículos e construímos uma linha histórica dos movimentos que resultaram na reestruturação, além de refletir os desafios que se foram colocando no processo de (re)construção curricular na perspectiva dos diferentes agentes envolvidos (gestores, professores e estudantes). Esperamos que a experiência aqui narrada possa ser útil ao processo de reformulação de outros cursos espalhados pelo Brasil, contribuindo não apenas para questionar o papel da legislação vigente, mas, sobretudo, para refletir as complexas relações de poder e os desafios à construção de uma identidade própria para a licenciatura.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-02-09T04:08:19Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/217849
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2237-9185
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001117983
identifier_str_mv 2237-9185
001117983
url http://hdl.handle.net/10183/217849
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Educar Mais. Pelotas, RS. Vol. 4, n. 3 (2020), p. 512-541
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217849/2/001117983.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217849/1/001117983.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1d6a9f68d1547fcd23ba5bf12c7d0299
56ece90ca192927926edfdd9127ee3b4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447731378847744