A reestruturação curricular do curso de Licenciatura em Física da UFRGS : construção de novas identidades na formação docente inicial do século XXI
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/217849 |
Resumo: | Este artigo objetiva apresentar o processo de reestruturação dos currículos do curso de Licenciatura em Física do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul atendendo à Resolução CNE/CP 02/2015 do MEC. Apresentamos e analisamos ao longo do texto os documentos oficiais que geraram as modificações nos currículos e construímos uma linha histórica dos movimentos que resultaram na reestruturação, além de refletir os desafios que se foram colocando no processo de (re)construção curricular na perspectiva dos diferentes agentes envolvidos (gestores, professores e estudantes). Esperamos que a experiência aqui narrada possa ser útil ao processo de reformulação de outros cursos espalhados pelo Brasil, contribuindo não apenas para questionar o papel da legislação vigente, mas, sobretudo, para refletir as complexas relações de poder e os desafios à construção de uma identidade própria para a licenciatura. |
id |
UFRGS-2_46df73c80d5f7dd316035ee920f26f15 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217849 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Massoni, Neusa TeresinhaBrückmann, Magale ElisaAlves-Brito, Alan2021-02-09T04:08:19Z20202237-9185http://hdl.handle.net/10183/217849001117983Este artigo objetiva apresentar o processo de reestruturação dos currículos do curso de Licenciatura em Física do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul atendendo à Resolução CNE/CP 02/2015 do MEC. Apresentamos e analisamos ao longo do texto os documentos oficiais que geraram as modificações nos currículos e construímos uma linha histórica dos movimentos que resultaram na reestruturação, além de refletir os desafios que se foram colocando no processo de (re)construção curricular na perspectiva dos diferentes agentes envolvidos (gestores, professores e estudantes). Esperamos que a experiência aqui narrada possa ser útil ao processo de reformulação de outros cursos espalhados pelo Brasil, contribuindo não apenas para questionar o papel da legislação vigente, mas, sobretudo, para refletir as complexas relações de poder e os desafios à construção de uma identidade própria para a licenciatura.This article aims to reflectively present the process of restructuring the curricula of the course of formation of Physics Teachers at the Physics Institute of the Federal University of Rio Grande do Sul in compliance with Resolution CNE/CP 02/2015 of the MEC. We present and analyze throughout the text the official documents that generated the changes in the curricula and build a historical line of the movements that resulted in the changes, in addition to reflecting the challenges that were posed in the curriculum (re) construction process from the perspective of the different agents (managers, teachers and students). It is hoped that the experience narrated here can be useful to the process of reformulating other courses spread throughout Brazil, contributing not only to question the role of current legislation, but, above all, to reflect the complex power relations and challenges to the construction of an identity for the degree.Este artículo tiene como objetivo presentar el proceso de reestructuración de los planes de estudio del curso de Física en el Instituto de Física de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul en cumplimiento de la Resolución CNE / CP 02/2015 del MEC. Los documentos oficiales que generaron los cambios en los planes de estudio se presentan y analizan a lo largo del texto y construimos una línea histórica de los movimientos que resultaron en la reestructuración, además de reflejar los desafíos que se plantearon en el proceso de (re) construcción del plan de estudios en el perspectiva de los diferentes agentes (gerentes, docentes y alumnos). Se espera que la experiencia narrada aquí pueda ser útil para el proceso de reformulación de otros cursos distribuidos en todo Brasil, contribuyendo no solo a cuestionar el papel de la legislación actual, sino, sobre todo, a reflejar las complejas relaciones de poder y los desafíos para la construcción de su propia identidad para el grado.application/pdfporRevista Educar Mais. Pelotas, RS. Vol. 4, n. 3 (2020), p. 512-541Formação inicialReestruturação curricularLicenciatura em FísicaInitial formationCurriculum restructuringPhysics teacher training course.Formación inicialReestructuración curricularLicenciada en FísicaA reestruturação curricular do curso de Licenciatura em Física da UFRGS : construção de novas identidades na formação docente inicial do século XXICurriculum restructuring of the Physics teacher training course at UFRGS : the process of rethinking in the formation of teachingReestructuración curricular del curso de formación de profesores de Física en UFRGS : el proceso de repensar en la formación docenteinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001117983.pdf.txt001117983.pdf.txtExtracted Texttext/plain100829http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217849/2/001117983.pdf.txt1d6a9f68d1547fcd23ba5bf12c7d0299MD52ORIGINAL001117983.pdfTexto completoapplication/pdf413955http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217849/1/001117983.pdf56ece90ca192927926edfdd9127ee3b4MD5110183/2178492023-05-14 03:25:12.139455oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217849Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-14T06:25:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A reestruturação curricular do curso de Licenciatura em Física da UFRGS : construção de novas identidades na formação docente inicial do século XXI |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Curriculum restructuring of the Physics teacher training course at UFRGS : the process of rethinking in the formation of teaching |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Reestructuración curricular del curso de formación de profesores de Física en UFRGS : el proceso de repensar en la formación docente |
title |
A reestruturação curricular do curso de Licenciatura em Física da UFRGS : construção de novas identidades na formação docente inicial do século XXI |
spellingShingle |
A reestruturação curricular do curso de Licenciatura em Física da UFRGS : construção de novas identidades na formação docente inicial do século XXI Massoni, Neusa Teresinha Formação inicial Reestruturação curricular Licenciatura em Física Initial formation Curriculum restructuring Physics teacher training course. Formación inicial Reestructuración curricular Licenciada en Física |
title_short |
A reestruturação curricular do curso de Licenciatura em Física da UFRGS : construção de novas identidades na formação docente inicial do século XXI |
title_full |
A reestruturação curricular do curso de Licenciatura em Física da UFRGS : construção de novas identidades na formação docente inicial do século XXI |
title_fullStr |
A reestruturação curricular do curso de Licenciatura em Física da UFRGS : construção de novas identidades na formação docente inicial do século XXI |
title_full_unstemmed |
A reestruturação curricular do curso de Licenciatura em Física da UFRGS : construção de novas identidades na formação docente inicial do século XXI |
title_sort |
A reestruturação curricular do curso de Licenciatura em Física da UFRGS : construção de novas identidades na formação docente inicial do século XXI |
author |
Massoni, Neusa Teresinha |
author_facet |
Massoni, Neusa Teresinha Brückmann, Magale Elisa Alves-Brito, Alan |
author_role |
author |
author2 |
Brückmann, Magale Elisa Alves-Brito, Alan |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Massoni, Neusa Teresinha Brückmann, Magale Elisa Alves-Brito, Alan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação inicial Reestruturação curricular Licenciatura em Física |
topic |
Formação inicial Reestruturação curricular Licenciatura em Física Initial formation Curriculum restructuring Physics teacher training course. Formación inicial Reestructuración curricular Licenciada en Física |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Initial formation Curriculum restructuring Physics teacher training course. |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Formación inicial Reestructuración curricular Licenciada en Física |
description |
Este artigo objetiva apresentar o processo de reestruturação dos currículos do curso de Licenciatura em Física do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul atendendo à Resolução CNE/CP 02/2015 do MEC. Apresentamos e analisamos ao longo do texto os documentos oficiais que geraram as modificações nos currículos e construímos uma linha histórica dos movimentos que resultaram na reestruturação, além de refletir os desafios que se foram colocando no processo de (re)construção curricular na perspectiva dos diferentes agentes envolvidos (gestores, professores e estudantes). Esperamos que a experiência aqui narrada possa ser útil ao processo de reformulação de outros cursos espalhados pelo Brasil, contribuindo não apenas para questionar o papel da legislação vigente, mas, sobretudo, para refletir as complexas relações de poder e os desafios à construção de uma identidade própria para a licenciatura. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-02-09T04:08:19Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/217849 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2237-9185 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001117983 |
identifier_str_mv |
2237-9185 001117983 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/217849 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Educar Mais. Pelotas, RS. Vol. 4, n. 3 (2020), p. 512-541 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217849/2/001117983.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217849/1/001117983.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1d6a9f68d1547fcd23ba5bf12c7d0299 56ece90ca192927926edfdd9127ee3b4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447731378847744 |