Age and proficiency in foreign language anxiety

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dutra, Rafael Leote
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Finger, Ingrid
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/211813
Resumo: Este estudo investigou como proficiência e idade estão relacionadas à Ansiedade em Língua Estrangeira. Para isso, um total de 88 participantes adolescentes e adultos com diferentes níveis de proficiência responderam a um Questionário de Histórico da Linguagem e à Foreign Language Classroom Anxiety Scale. A análise dos dados revelou (1) uma correlação significativa negativa entre a média de proficiência autoavaliada e o nível de ansiedade dos participantes; e (2) uma correlação significativa positiva entre a idade dos participantes e o seu nível de ansiedade. Em outras palavras, no caso dos participantes testados neste estudo, quanto menor o nível de proficiência, maior o nível de ansiedade demonstrado através das respostas na escala. Além disso, quanto maior a idade dos participantes, maior foi o seu nível de ansiedade. Os resultados obtidos, portanto, sugerem que a ansiedade em língua estrangeira parece estar relacionada tanto à proficiência quanto à idade do aprendiz. Tais resultados são discutidos à luz de pesquisas anteriores na área de Linguística Aplicada.
id UFRGS-2_470975db312197caf0094d1ee6741c7e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211813
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Dutra, Rafael LeoteFinger, Ingrid2020-07-11T03:53:13Z20190102-9576http://hdl.handle.net/10183/211813001115747Este estudo investigou como proficiência e idade estão relacionadas à Ansiedade em Língua Estrangeira. Para isso, um total de 88 participantes adolescentes e adultos com diferentes níveis de proficiência responderam a um Questionário de Histórico da Linguagem e à Foreign Language Classroom Anxiety Scale. A análise dos dados revelou (1) uma correlação significativa negativa entre a média de proficiência autoavaliada e o nível de ansiedade dos participantes; e (2) uma correlação significativa positiva entre a idade dos participantes e o seu nível de ansiedade. Em outras palavras, no caso dos participantes testados neste estudo, quanto menor o nível de proficiência, maior o nível de ansiedade demonstrado através das respostas na escala. Além disso, quanto maior a idade dos participantes, maior foi o seu nível de ansiedade. Os resultados obtidos, portanto, sugerem que a ansiedade em língua estrangeira parece estar relacionada tanto à proficiência quanto à idade do aprendiz. Tais resultados são discutidos à luz de pesquisas anteriores na área de Linguística Aplicada.This study aimed to investigate how proficiency and age are related to Foreign Language Anxiety (FLA). A total of 88 teenagers and adults with different levels of proficiency answered the Language History Questionnaire and the Foreign Language Classroom Anxiety Scale. The analyses revealed (1) a significant negative correlation between the participants’ mean self-assessed proficiency and their level of FLA; and (2) a significant positive correlation between the participants’ age and their level of FLA. In other words, the lower the proficiency level, the higher the participants’ anxiety level. In addition to that, the older the participant, the higher his anxiety level. The results of the study suggest that Foreign Language Anxiety seems to be related to both proficiency level and learner age. Such results are discussed in light of previous investigations in the field of Applied Linguistics.application/pdfengCaderno de letras (Pelotas). Pelotas, RS. N. 35 (set./dez. 2019), p. 209-220AnsiedadeIdadeProficiênciaLíngua estrangeiraForeign language anxietyProficiencyAgeAge and proficiency in foreign language anxietyIdade e proficiência na ansiedade em língua estrangeira info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001115747.pdf.txt001115747.pdf.txtExtracted Texttext/plain46773http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211813/2/001115747.pdf.txt89c1a28a202515dd13d6107b62bc6ce8MD52ORIGINAL001115747.pdfTexto completo (inglês)application/pdf591641http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211813/1/001115747.pdfdc46467f0f243a88d5a5c9e5990476abMD5110183/2118132023-09-02 03:33:00.171954oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211813Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-02T06:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Age and proficiency in foreign language anxiety
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv Idade e proficiência na ansiedade em língua estrangeira
title Age and proficiency in foreign language anxiety
spellingShingle Age and proficiency in foreign language anxiety
Dutra, Rafael Leote
Ansiedade
Idade
Proficiência
Língua estrangeira
Foreign language anxiety
Proficiency
Age
title_short Age and proficiency in foreign language anxiety
title_full Age and proficiency in foreign language anxiety
title_fullStr Age and proficiency in foreign language anxiety
title_full_unstemmed Age and proficiency in foreign language anxiety
title_sort Age and proficiency in foreign language anxiety
author Dutra, Rafael Leote
author_facet Dutra, Rafael Leote
Finger, Ingrid
author_role author
author2 Finger, Ingrid
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dutra, Rafael Leote
Finger, Ingrid
dc.subject.por.fl_str_mv Ansiedade
Idade
Proficiência
Língua estrangeira
topic Ansiedade
Idade
Proficiência
Língua estrangeira
Foreign language anxiety
Proficiency
Age
dc.subject.eng.fl_str_mv Foreign language anxiety
Proficiency
Age
description Este estudo investigou como proficiência e idade estão relacionadas à Ansiedade em Língua Estrangeira. Para isso, um total de 88 participantes adolescentes e adultos com diferentes níveis de proficiência responderam a um Questionário de Histórico da Linguagem e à Foreign Language Classroom Anxiety Scale. A análise dos dados revelou (1) uma correlação significativa negativa entre a média de proficiência autoavaliada e o nível de ansiedade dos participantes; e (2) uma correlação significativa positiva entre a idade dos participantes e o seu nível de ansiedade. Em outras palavras, no caso dos participantes testados neste estudo, quanto menor o nível de proficiência, maior o nível de ansiedade demonstrado através das respostas na escala. Além disso, quanto maior a idade dos participantes, maior foi o seu nível de ansiedade. Os resultados obtidos, portanto, sugerem que a ansiedade em língua estrangeira parece estar relacionada tanto à proficiência quanto à idade do aprendiz. Tais resultados são discutidos à luz de pesquisas anteriores na área de Linguística Aplicada.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-11T03:53:13Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/211813
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-9576
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001115747
identifier_str_mv 0102-9576
001115747
url http://hdl.handle.net/10183/211813
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Caderno de letras (Pelotas). Pelotas, RS. N. 35 (set./dez. 2019), p. 209-220
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211813/2/001115747.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211813/1/001115747.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 89c1a28a202515dd13d6107b62bc6ce8
dc46467f0f243a88d5a5c9e5990476ab
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447717210488832