Age and proficiency in foreign language anxiety
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/211813 |
Resumo: | Este estudo investigou como proficiência e idade estão relacionadas à Ansiedade em Língua Estrangeira. Para isso, um total de 88 participantes adolescentes e adultos com diferentes níveis de proficiência responderam a um Questionário de Histórico da Linguagem e à Foreign Language Classroom Anxiety Scale. A análise dos dados revelou (1) uma correlação significativa negativa entre a média de proficiência autoavaliada e o nível de ansiedade dos participantes; e (2) uma correlação significativa positiva entre a idade dos participantes e o seu nível de ansiedade. Em outras palavras, no caso dos participantes testados neste estudo, quanto menor o nível de proficiência, maior o nível de ansiedade demonstrado através das respostas na escala. Além disso, quanto maior a idade dos participantes, maior foi o seu nível de ansiedade. Os resultados obtidos, portanto, sugerem que a ansiedade em língua estrangeira parece estar relacionada tanto à proficiência quanto à idade do aprendiz. Tais resultados são discutidos à luz de pesquisas anteriores na área de Linguística Aplicada. |
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Dutra, Rafael LeoteFinger, Ingrid2020-07-11T03:53:13Z20190102-9576http://hdl.handle.net/10183/211813001115747Este estudo investigou como proficiência e idade estão relacionadas à Ansiedade em Língua Estrangeira. Para isso, um total de 88 participantes adolescentes e adultos com diferentes níveis de proficiência responderam a um Questionário de Histórico da Linguagem e à Foreign Language Classroom Anxiety Scale. A análise dos dados revelou (1) uma correlação significativa negativa entre a média de proficiência autoavaliada e o nível de ansiedade dos participantes; e (2) uma correlação significativa positiva entre a idade dos participantes e o seu nível de ansiedade. Em outras palavras, no caso dos participantes testados neste estudo, quanto menor o nível de proficiência, maior o nível de ansiedade demonstrado através das respostas na escala. Além disso, quanto maior a idade dos participantes, maior foi o seu nível de ansiedade. Os resultados obtidos, portanto, sugerem que a ansiedade em língua estrangeira parece estar relacionada tanto à proficiência quanto à idade do aprendiz. Tais resultados são discutidos à luz de pesquisas anteriores na área de Linguística Aplicada.This study aimed to investigate how proficiency and age are related to Foreign Language Anxiety (FLA). A total of 88 teenagers and adults with different levels of proficiency answered the Language History Questionnaire and the Foreign Language Classroom Anxiety Scale. The analyses revealed (1) a significant negative correlation between the participants’ mean self-assessed proficiency and their level of FLA; and (2) a significant positive correlation between the participants’ age and their level of FLA. In other words, the lower the proficiency level, the higher the participants’ anxiety level. In addition to that, the older the participant, the higher his anxiety level. The results of the study suggest that Foreign Language Anxiety seems to be related to both proficiency level and learner age. Such results are discussed in light of previous investigations in the field of Applied Linguistics.application/pdfengCaderno de letras (Pelotas). Pelotas, RS. N. 35 (set./dez. 2019), p. 209-220AnsiedadeIdadeProficiênciaLíngua estrangeiraForeign language anxietyProficiencyAgeAge and proficiency in foreign language anxietyIdade e proficiência na ansiedade em língua estrangeira info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001115747.pdf.txt001115747.pdf.txtExtracted Texttext/plain46773http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211813/2/001115747.pdf.txt89c1a28a202515dd13d6107b62bc6ce8MD52ORIGINAL001115747.pdfTexto completo (inglês)application/pdf591641http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211813/1/001115747.pdfdc46467f0f243a88d5a5c9e5990476abMD5110183/2118132023-09-02 03:33:00.171954oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211813Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-02T06:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Este estudo investigou como proficiência e idade estão relacionadas à Ansiedade em Língua Estrangeira. Para isso, um total de 88 participantes adolescentes e adultos com diferentes níveis de proficiência responderam a um Questionário de Histórico da Linguagem e à Foreign Language Classroom Anxiety Scale. A análise dos dados revelou (1) uma correlação significativa negativa entre a média de proficiência autoavaliada e o nível de ansiedade dos participantes; e (2) uma correlação significativa positiva entre a idade dos participantes e o seu nível de ansiedade. Em outras palavras, no caso dos participantes testados neste estudo, quanto menor o nível de proficiência, maior o nível de ansiedade demonstrado através das respostas na escala. Além disso, quanto maior a idade dos participantes, maior foi o seu nível de ansiedade. Os resultados obtidos, portanto, sugerem que a ansiedade em língua estrangeira parece estar relacionada tanto à proficiência quanto à idade do aprendiz. Tais resultados são discutidos à luz de pesquisas anteriores na área de Linguística Aplicada. |
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