Anxiety and foreign language learning : dealing with negative emotions in the classroom

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dutra, Rafael Leote
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/199967
Resumo: Este estudo investigou como proficiência e idade estão relacionadas à Ansiedade em Língua Estrangeira. Para isso, 88 participantes, adultos e adolescentes com diferentes níveis de proficiência, responderam ao Language History Questionnaire e à Foreign Language Classroom Anxiety Scale. A análise dos dados revelou que (1) existe uma correlação significativa negativa entre a média de proficiência autoavaliada e o nível de ansiedade dos participantes; e (2) existe uma correlação significativa positiva entre a idade dos participantes e o seu nível de ansiedade. Em outras palavras, quanto menor o nível de proficiência, maior o nível de ansiedade, e, quanto maior a idade, maior o nível de ansiedade. Os resultados deste estudo mostram que a ansiedade em língua estrangeira está relacionada à proficiência e idade.
id UFRGS-2_b1a507884364dae645c965ee2449f88c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199967
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Dutra, Rafael LeoteFinger, Ingrid2019-10-03T03:45:41Z2019http://hdl.handle.net/10183/199967001102181Este estudo investigou como proficiência e idade estão relacionadas à Ansiedade em Língua Estrangeira. Para isso, 88 participantes, adultos e adolescentes com diferentes níveis de proficiência, responderam ao Language History Questionnaire e à Foreign Language Classroom Anxiety Scale. A análise dos dados revelou que (1) existe uma correlação significativa negativa entre a média de proficiência autoavaliada e o nível de ansiedade dos participantes; e (2) existe uma correlação significativa positiva entre a idade dos participantes e o seu nível de ansiedade. Em outras palavras, quanto menor o nível de proficiência, maior o nível de ansiedade, e, quanto maior a idade, maior o nível de ansiedade. Os resultados deste estudo mostram que a ansiedade em língua estrangeira está relacionada à proficiência e idade.This study aimed to investigate how proficiency and age are related to Foreign Language Anxiety. 88 participants, adults and teenagers with different levels of proficiency, answered the Language History Questionnaire and the Foreign Language Classroom Anxiety Scale. The data analyses revealed that (1) there is a significant negative correlation between the participants’ mean self-assessed proficiency and level of anxiety, and (2) there is a significant positive correlation between participants’ age and their level of anxiety. In other words, the lower the proficiency level, the higher the anxiety level. Likewise, the older the participant is, the higher the anxiety level. The results of the study demonstrate that Foreign Language Anxiety is related to level of proficiency and age.application/pdfengAquisição da linguagem (segunda língua)AnsiedadeAprendizagem de língua estrangeiraAnxietyForeign language learningProficiencyAgeAnxiety and foreign language learning : dealing with negative emotions in the classroominfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2018Letras: Língua Moderna: Inglês: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001102181.pdf.txt001102181.pdf.txtExtracted Texttext/plain58597http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199967/2/001102181.pdf.txtd9503ed8d29dd074d54e4a8fb2eeea71MD52ORIGINAL001102181.pdfTexto completo (inglês)application/pdf558726http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199967/1/001102181.pdf2df0724e51a65392d6371eae78404d24MD5110183/1999672022-08-06 04:50:00.4669oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199967Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Anxiety and foreign language learning : dealing with negative emotions in the classroom
title Anxiety and foreign language learning : dealing with negative emotions in the classroom
spellingShingle Anxiety and foreign language learning : dealing with negative emotions in the classroom
Dutra, Rafael Leote
Aquisição da linguagem (segunda língua)
Ansiedade
Aprendizagem de língua estrangeira
Anxiety
Foreign language learning
Proficiency
Age
title_short Anxiety and foreign language learning : dealing with negative emotions in the classroom
title_full Anxiety and foreign language learning : dealing with negative emotions in the classroom
title_fullStr Anxiety and foreign language learning : dealing with negative emotions in the classroom
title_full_unstemmed Anxiety and foreign language learning : dealing with negative emotions in the classroom
title_sort Anxiety and foreign language learning : dealing with negative emotions in the classroom
author Dutra, Rafael Leote
author_facet Dutra, Rafael Leote
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dutra, Rafael Leote
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Finger, Ingrid
contributor_str_mv Finger, Ingrid
dc.subject.por.fl_str_mv Aquisição da linguagem (segunda língua)
Ansiedade
Aprendizagem de língua estrangeira
topic Aquisição da linguagem (segunda língua)
Ansiedade
Aprendizagem de língua estrangeira
Anxiety
Foreign language learning
Proficiency
Age
dc.subject.eng.fl_str_mv Anxiety
Foreign language learning
Proficiency
Age
description Este estudo investigou como proficiência e idade estão relacionadas à Ansiedade em Língua Estrangeira. Para isso, 88 participantes, adultos e adolescentes com diferentes níveis de proficiência, responderam ao Language History Questionnaire e à Foreign Language Classroom Anxiety Scale. A análise dos dados revelou que (1) existe uma correlação significativa negativa entre a média de proficiência autoavaliada e o nível de ansiedade dos participantes; e (2) existe uma correlação significativa positiva entre a idade dos participantes e o seu nível de ansiedade. Em outras palavras, quanto menor o nível de proficiência, maior o nível de ansiedade, e, quanto maior a idade, maior o nível de ansiedade. Os resultados deste estudo mostram que a ansiedade em língua estrangeira está relacionada à proficiência e idade.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-03T03:45:41Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/199967
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001102181
url http://hdl.handle.net/10183/199967
identifier_str_mv 001102181
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199967/2/001102181.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199967/1/001102181.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d9503ed8d29dd074d54e4a8fb2eeea71
2df0724e51a65392d6371eae78404d24
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224582880821248