Toda história de vida é uma obra de arte : ateliê biográfico como estratégia de criação de projetos de vida na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arenhaldt, Rafael
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Machado, Alexsandro dos Santos, Santos, Irene Reis dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/248293
Resumo: Trabalho e Projeto de Vida é a sexta competência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e oferece oportunidades para o desenvolvimento de inovadores dispositivos para a (auto)reflexão, dentro de uma abordagem integral do ser humano. Nesse sentido, este texto apresenta os ateliês biográficos de projeto (ABP) como ambiências estratégicas de criação de projetos de vida para que os educandos, numa perspectiva autopoiética, possam se projetar no amanhã, a partir de seus conhecimentos, experienciais de individualização e de subjetivação, em seus contextos sociais. Assim, tomando a vida como uma obra de arte singular, aberta e viva, os ateliês biográficos de projeto podem favorecer a construção reflexiva das existências dos formandos da educação básica. Por fim, é apresentada a Dinâmica das Cartas como um dos dispositivos experienciais possíveis de autobiografizacióne heterobiografización, no âmbito de um ateliê biográfico.
id UFRGS-2_478a6c14ecc209be261f36669705e591
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/248293
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Arenhaldt, RafaelMachado, Alexsandro dos SantosSantos, Irene Reis dos2022-08-31T04:55:16Z20222177-8183http://hdl.handle.net/10183/248293001148221Trabalho e Projeto de Vida é a sexta competência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e oferece oportunidades para o desenvolvimento de inovadores dispositivos para a (auto)reflexão, dentro de uma abordagem integral do ser humano. Nesse sentido, este texto apresenta os ateliês biográficos de projeto (ABP) como ambiências estratégicas de criação de projetos de vida para que os educandos, numa perspectiva autopoiética, possam se projetar no amanhã, a partir de seus conhecimentos, experienciais de individualização e de subjetivação, em seus contextos sociais. Assim, tomando a vida como uma obra de arte singular, aberta e viva, os ateliês biográficos de projeto podem favorecer a construção reflexiva das existências dos formandos da educação básica. Por fim, é apresentada a Dinâmica das Cartas como um dos dispositivos experienciais possíveis de autobiografizacióne heterobiografización, no âmbito de um ateliê biográfico.Work and Life Project is the sixth competence of the National Common Curricular Base (BNCC) and offers opportunities for the development of innovative devices for (self)reflection, within a whole approach to the human being. In this sense, this text presents the biographical project ateliers (ABP) as strategic environments for the creation of life projects so that students, from an autopoietic perspective, can project themselves into tomorrow, based on their knowledge, experiences of individualization and subjectivation, in their social contexts. Thus, taking life as a unique, open, and living work of art, biographical project ateliers can favor the reflective construction of the existence of basic education graduates. Finally, the Dynamics of Letters is presented as one of the possible experiential devices for autobiography and heterobiography, within the scope of a biographical atelier.Trabajo y Proyecto de Vida es la sexta competencia de la Base Nacional Común Curricular (BNCC) y ofrece oportunidades para el desarrollo de dispositivos innovadores para la (auto)reflexión, dentro de un abordaje integral del ser humano. En este sentido, este texto presenta los atelieres biográficos de proyectos (ABP) como entornos estratégicos para la creación de proyectos de vida para que los educandos, desde una perspectiva autopoiética, puedan proyectarse hacia el porvenir, a partir de sus conocimientos,experiencias de individualización y subjetivación, en sus contextos sociales. Así, tomando la vida como una obra de arte única, abierta y viva, los atelieres biográficos de proyectos pueden favorecer la construcción reflexiva de las existencias de los egresados de educación básica. Finalmente, la Dinámica de las Cartas se presenta como uno de los posibles dispositivos experienciales de la autobiografización y la heterobiografización, en el ámbito de un atelier biográfico.application/pdfporREVASF, Revista de Educação do Vale do São Francisco. Petrolina, PE. Vol. 12, n. 27 (abr. 2022), 17 f.Educação básicaFormação de professoresProjeto de vidaBiographical project ateliersLife projectDynamics of lettersAtelier biográfico de proyectoProyecto de vidaDinámica de las cartasToda história de vida é uma obra de arte : ateliê biográfico como estratégia de criação de projetos de vida na educação básicaEvery life history is a work of art : biographical atelier as a strategy to create life projects in basic educationToda historia de vida es una obra de arte : atelier biográfico como estrategia de creación de proyectos de vida en educación básicainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001148221.pdf.txt001148221.pdf.txtExtracted Texttext/plain33636http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248293/2/001148221.pdf.txte8caaf73e1e353476719af47c93da024MD52ORIGINAL001148221.pdfTexto completo (inglês)application/pdf273170http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248293/1/001148221.pdf56e947f6d27395d25168c1b59b06b3f8MD5110183/2482932022-10-21 04:57:00.402969oai:www.lume.ufrgs.br:10183/248293Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-10-21T07:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Toda história de vida é uma obra de arte : ateliê biográfico como estratégia de criação de projetos de vida na educação básica
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Every life history is a work of art : biographical atelier as a strategy to create life projects in basic education
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Toda historia de vida es una obra de arte : atelier biográfico como estrategia de creación de proyectos de vida en educación básica
title Toda história de vida é uma obra de arte : ateliê biográfico como estratégia de criação de projetos de vida na educação básica
spellingShingle Toda história de vida é uma obra de arte : ateliê biográfico como estratégia de criação de projetos de vida na educação básica
Arenhaldt, Rafael
Educação básica
Formação de professores
Projeto de vida
Biographical project ateliers
Life project
Dynamics of letters
Atelier biográfico de proyecto
Proyecto de vida
Dinámica de las cartas
title_short Toda história de vida é uma obra de arte : ateliê biográfico como estratégia de criação de projetos de vida na educação básica
title_full Toda história de vida é uma obra de arte : ateliê biográfico como estratégia de criação de projetos de vida na educação básica
title_fullStr Toda história de vida é uma obra de arte : ateliê biográfico como estratégia de criação de projetos de vida na educação básica
title_full_unstemmed Toda história de vida é uma obra de arte : ateliê biográfico como estratégia de criação de projetos de vida na educação básica
title_sort Toda história de vida é uma obra de arte : ateliê biográfico como estratégia de criação de projetos de vida na educação básica
author Arenhaldt, Rafael
author_facet Arenhaldt, Rafael
Machado, Alexsandro dos Santos
Santos, Irene Reis dos
author_role author
author2 Machado, Alexsandro dos Santos
Santos, Irene Reis dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arenhaldt, Rafael
Machado, Alexsandro dos Santos
Santos, Irene Reis dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação básica
Formação de professores
Projeto de vida
topic Educação básica
Formação de professores
Projeto de vida
Biographical project ateliers
Life project
Dynamics of letters
Atelier biográfico de proyecto
Proyecto de vida
Dinámica de las cartas
dc.subject.eng.fl_str_mv Biographical project ateliers
Life project
Dynamics of letters
dc.subject.spa.fl_str_mv Atelier biográfico de proyecto
Proyecto de vida
Dinámica de las cartas
description Trabalho e Projeto de Vida é a sexta competência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e oferece oportunidades para o desenvolvimento de inovadores dispositivos para a (auto)reflexão, dentro de uma abordagem integral do ser humano. Nesse sentido, este texto apresenta os ateliês biográficos de projeto (ABP) como ambiências estratégicas de criação de projetos de vida para que os educandos, numa perspectiva autopoiética, possam se projetar no amanhã, a partir de seus conhecimentos, experienciais de individualização e de subjetivação, em seus contextos sociais. Assim, tomando a vida como uma obra de arte singular, aberta e viva, os ateliês biográficos de projeto podem favorecer a construção reflexiva das existências dos formandos da educação básica. Por fim, é apresentada a Dinâmica das Cartas como um dos dispositivos experienciais possíveis de autobiografizacióne heterobiografización, no âmbito de um ateliê biográfico.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-31T04:55:16Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/248293
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2177-8183
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001148221
identifier_str_mv 2177-8183
001148221
url http://hdl.handle.net/10183/248293
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv REVASF, Revista de Educação do Vale do São Francisco. Petrolina, PE. Vol. 12, n. 27 (abr. 2022), 17 f.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248293/2/001148221.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248293/1/001148221.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e8caaf73e1e353476719af47c93da024
56e947f6d27395d25168c1b59b06b3f8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225067852464128